Atenção ao facto, também, de que se por acaso demonstrar ansiedade, às suas gatas, pela situação que descreve... mais ansiosas ficam o que, só por si, pode estar estar a agravar toda a situação entre elas...!
Boa sorte,
Leo
Moderador: mcerqueira
catrules Escreveu:Na minha opinião um simples Pssst não vai fazer nada.
Uma chinelada bem dada é a solução logo no momento em que vir que uma se prepara para atacar a outra.
Os meus dão-se muito bem mas por vezes também se esticam é só agarrar no chinelo nem preciso fazer mais nada foge cada um para seu lado e acalmam logo, daí a uns minutos aparecem todos amiguinhos como se não tivessem feito nada
Eu já não acredito em nada!MiCas2011 Escreveu:Só uma pergunta: Você costuma brincar com elas? As duas ao mesmo tempo? é que pode ser uma reacção de ciumes...
E não me parece viável ter esse difusor ligado semanas ou meses a fio...![]()
Eu acredito nas consultas de comportamento animal, mas apenas em cães. Eu não acredito que um gato seja moldável através das consultas de psicologia animal! Um gato é um animal que não se doma...ele faz o que quer e de acordo com a sua personalidade, a não ser que ande sempre drogado...
A meu ver, essas consultas de comportamento animal, são mais dirigidas aos donos dos gatos... a fim de que eles percebam o tipo de animal, (e a sua personalidade) que têm!
Mas esta é apenas a minha opinião... e vale o que vale... e pode não valer nada!
Acho que uma chinelada não vai resolver nada, como já aqui disseram são gatos e os gatos "fazem " o que querem.catrules Escreveu:Na minha opinião um simples Pssst não vai fazer nada.
Uma chinelada bem dada é a solução logo no momento em que vir que uma se prepara para atacar a outra.
Os meus dão-se muito bem mas por vezes também se esticam é só agarrar no chinelo nem preciso fazer mais nada foge cada um para seu lado e acalmam logo, daí a uns minutos aparecem todos amiguinhos como se não tivessem feito nada
Sinceramente acho que não será mesmo a melhor solução.catrules Escreveu:Mas tem de intervir.
Os gatos não são cães é verdade, mas tb não são selvagens.
Também aprendem a respeitar os donos de tal forma que se começar a ser mais firme e a agir, futuramente basta fazer o tal psssst e elas páram.
Mas agora não as deixe à luta só com pssst, intervenha seja com um chinelo ou com um jornal e palmada nelas, assuste-as para que elas fujam e enquanto estão escondidas elas vão acalmar.
Chamarrita Escreveu:Esteja descansada. Durante o dia, sozinhas elas estão bem, ou encontraria tufos de pêlo pela casa. É a sua presença e a atenção individual que elas exigem quwe gera essas zaragatas. Sugiro que deixe de ralhar com a Cuca, passe a ignorá-la e explico-lhe já porquê: a Cuca age e provoca-lhe uma reacção, obtendo atenção. Só para nós, que temos "moral", é que atenções positivas ou negativas, para os gatos é apenas atenção e qualquer forma de obter é válida. Enquanto alimentar o "jogo", a Cuca dará sovas cada vez maiores à Amora, que ficará cada vez mais infeliz, amedrontada e insegura. Dê atenção à Cuca apenas quando ela está bem e não "pede".
E sugiro também q aprenda a divertir-se a brincar sozinha com os brinquedos deles. Se não conseguir, é porque os brinquedos não são grande coisa.
E volto a refrisar o mesmo até porque denoto, pelos posts da dianasousa, que está muito patente o factor ansiedade por parte dela. Assim, os felinos, estão a "absorver" toda essa ansiedade e libertam-na da forma que têm demonstrado: da pior forma.leonildecarvalho Escreveu:(…)demonstrar ansiedade, às suas gatas, pela situação que descreve... mais ansiosas ficam o que, só por si, pode estar estar a agravar toda a situação entre elas...!
Ninguém consegue entrar na cabecinha dum felino... e algo se passou entre elas para começarem com essa situação... mas, continuo a dizer: Não demonstre ansiedade...actue só mesmo em caso de luta renhida, que se aperceba, e na hora!!! Se não há ferimentos nelas, apesar dos tufos pela casa... deixe que continuem soltas... e se, na eventualidade, um dia apareça uma delas com um ferimento notável... então aí sim, terá que as separar de cada vez que se ausentar de casa. Fora isso, deixe-as interagir da forma que melhor lhes aprouver, com tufos ou sem eles!dianasousa Escreveu:Eu acho que não me expliquei bem.
Elas sempre se deram bem até ao inicio de dezembro, desde então lutam pq a brincadeiras brutas estou habituada (cambalhotas, vão contra portas, janelas na brincadeira, caem do sofá) agora realmente eu não mencionei mas os tufos de pelo aparecem pela casa.
A unica vez que vi gatos assim a n ser os da minha rua quando andam à briga por causa das gatas.
Por isso acho mesmo que isto não é brincadeira e temo que isto não passe.
Dai ter comprado o tal difusor com feromonas pois uma coisa que a Cuca gosta de fazer é esfregar-se nos cantos da mesa, sofas, chinelos, livros p a tal libertação de feromonas e desde do inicio de dezembro q so vi isso acontecer ontem (com o difusor ligado já a algumas horas).