Faisca
Moderador: mcerqueira
Olá a todos,
Ontem adoptei um gatinho de cerca de 5 meses
Ele esconde-se muito, com qualquer coisa fica assustado e assanha-se, o simples facto de o ir pegar é o suficiente.
Alguém tem dicas que me possa dar para a adaptação dele ser mais fácil?
Disseram-me também que ao castra-lo (que qualquer das formas é o que pretendo fazer) ele ficaria mais calmo, será?
Desde já obrigada
Ele esconde-se muito, com qualquer coisa fica assustado e assanha-se, o simples facto de o ir pegar é o suficiente.
Disseram-me também que ao castra-lo (que qualquer das formas é o que pretendo fazer) ele ficaria mais calmo, será?
Desde já obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
de lhe tempo e tenha paciencia, os caes ensinam-se, os gatos conquistam-sedanifcc Escreveu:Olá a todos,
Desde já obrigada

Pois isso é o que estou a fazer 
Mas qualquer das formas quero castrar porque já tem cerca de uns 5 meses, e um gato com o cio... ele tá dentro de casa, por isso não convém mesmo, para além que não quero que ele me arranje netinhos
Mas gostava realmente de saber se isso ajuda depois no temperamento dele.
Obrigada

Mas qualquer das formas quero castrar porque já tem cerca de uns 5 meses, e um gato com o cio... ele tá dentro de casa, por isso não convém mesmo, para além que não quero que ele me arranje netinhos

Mas gostava realmente de saber se isso ajuda depois no temperamento dele.
Obrigada

-
- Membro Veterano
da experiencia q tenho, quando castrei o Junior ele tinha apenas 5 meses e ja andava a urinar onde nao devia, sempre foi um "terrorista". Depois de castrado... bem, continuou igual
eu brincava com o vet e dizia-lhe "tem a certeza que o castrou?"
deixou de urinar fora do wc (bem às vezes ainda o fazia), mas o seu temperamento continuou igual, não se tornou mais "meloso" logo de imediato. Acho q só agora (quase 2 anos) está mais calminho. Não se assuste, ele nunca foi mau, nunca se assanhou ou se virou a ninguem, mas gostava de morder os dedos dos pés
e chatear o "mano" velho.
Agora tenho dois pirralhos de +- 6 meses e são mais meigos q o junior e ainda não urinam fora do wc... irei castrá-los em breve...
resumindo (e baralhando
) cada gato é um gato, diz-se q na maioria das vezes a castração torna-os mais doces e molengões, mas nem sempre é assim.
Tem que o conquistar pela barriga (como diz um amigo meu
, aproveite a hora da refeição para lhe fazer muitas festas, faça tudo com calma e tenha especialmente muuuuuuuuuita paciência... vai valer a pena, acredite.

Agora tenho dois pirralhos de +- 6 meses e são mais meigos q o junior e ainda não urinam fora do wc... irei castrá-los em breve...
resumindo (e baralhando

Tem que o conquistar pela barriga (como diz um amigo meu

Pois, mas ele até na alimentação anda um pouco esquisito... não tá a comer muito...
Amanhã quero ver se marco uma consulta com a veterinaria para ver o que ela me diz.
é que ele não tem vacinas ainda, por isso também não sei se ela faz já a castração. não sei como isso funciona.
Amanhã quero ver se marco uma consulta com a veterinaria para ver o que ela me diz.
é que ele não tem vacinas ainda, por isso também não sei se ela faz já a castração. não sei como isso funciona.
-
- Membro Veterano
faz muito bem em ir ao vet, é fundamental levar o pequenino ao vet para, entre outras coisas, ser desparasitado. a questão q coloca, de ele nao comer muito, pode estar relacionada com isso. pergunte tudo ao vet, um dono bem informado, é um dono melhor. 

-
- Membro Veterano
e fotos?!? há?

-
- Membro Veterano
crie o seu petsite, é mais facil e mais rapido.
Não consigo passar do primeiro passo
Depois aparece me isto
Bad Request
Your browser sent a request that this server could not understand.
"dexe o gato ambientar-se e depois faça tudo o que é preciso. o animal está stressado da mudança."
Sim mas qualquer das formas não posso deixar muito tempo, primeira porque ele já é grande com 5 meses, e segundo porque tenho uma criança com 3 anos em casa, o gato tem que ter todos os cuidados porque se arranha o miudo ou morde é uma situação complicada. por mais cuidado que se tenha as crianças têm sempre curiosidade para ver, não é que ele lhe faça mal porque ele so lhe faz festas, mas o gato pode se mandar a ele. ele tá muito assustado, ao minimo movimento estranho para ele tenho medo que ele se mande ao menino, por isso quero tratar de tudo o mais rapido possivel
Depois aparece me isto
Bad Request
Your browser sent a request that this server could not understand.
"dexe o gato ambientar-se e depois faça tudo o que é preciso. o animal está stressado da mudança."
Sim mas qualquer das formas não posso deixar muito tempo, primeira porque ele já é grande com 5 meses, e segundo porque tenho uma criança com 3 anos em casa, o gato tem que ter todos os cuidados porque se arranha o miudo ou morde é uma situação complicada. por mais cuidado que se tenha as crianças têm sempre curiosidade para ver, não é que ele lhe faça mal porque ele so lhe faz festas, mas o gato pode se mandar a ele. ele tá muito assustado, ao minimo movimento estranho para ele tenho medo que ele se mande ao menino, por isso quero tratar de tudo o mais rapido possivel
-
- Membro Veterano
bem, eu concordo com a anja-azul, terá mesmo que dar tempo e calma ao Faísca. Se foi buscá-lo ontem, ainda é muito cedo (muito cedo mesmo), ele deve estar cheio de medo. entendo o seu receio por causa da sua criança, mas então é preferível, não deixar chegá-la perto do gato sem supervisão, pelo menos nestes primeiros dias. tem que deixar o gatinho ambientar-se à casa, deixá-lo descobrir o que o rodeia, eles são curiosos. 
com certeza outros users lhe deixarão aqui bons conselhos, é uma questão de ir passando por aqui, eu também "iniciei" a minha família animal em 2009 com a ajuda deste fórum. no meio de algumas mensagens menos agradáveis, vai encontrar aqui muita gente amiga dos animais, disposta a ajudar e com muita experiencia.

com certeza outros users lhe deixarão aqui bons conselhos, é uma questão de ir passando por aqui, eu também "iniciei" a minha família animal em 2009 com a ajuda deste fórum. no meio de algumas mensagens menos agradáveis, vai encontrar aqui muita gente amiga dos animais, disposta a ajudar e com muita experiencia.
Só não tou a perceber uma coisa, estão a dizer que é cedo leva-lo ao veterinário?
É que ele não se mexe muito, tá deitado, quando tem que ir fazer as necessidades levanta-se, come mas não é muito...
Eu não percebo muito do assunto... que ele está assustado está, mas será normal esta atitude?
É que ele não se mexe muito, tá deitado, quando tem que ir fazer as necessidades levanta-se, come mas não é muito...
Eu não percebo muito do assunto... que ele está assustado está, mas será normal esta atitude?
-
- Membro Veterano
como normalmente os primeiros dias são de ambientação, os sintomas q possa estar a ter hoje podem nada ter a ver com doenças, mas apenas com stress de mudança, mas eu acho que se sente q o animal não está bem, é preferível levá-lo já amanhã ao vet e nao ser nada, do q levá-lo depois e ser tarde demais. Sempre fica mais descansada e tira as suas duvidas.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
deve levá-lo ao vet e depressa. o que não deve fazer já é castrá-lo e querer que ele ande espevitado. está cheio de medo. oxalá não esteja doente.
no início, eles mal comem ou não comem nada. por isso, uma ida ao vet é de todo aconselhável. até para vacinar e desparasitar.
no início, eles mal comem ou não comem nada. por isso, uma ida ao vet é de todo aconselhável. até para vacinar e desparasitar.