Faisca

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

danifcc
Membro Júnior
Registado: quarta jan 11, 2012 10:09 pm

domingo jan 15, 2012 3:45 pm

Olá a todos,
Ontem adoptei um gatinho de cerca de 5 meses
Ele esconde-se muito, com qualquer coisa fica assustado e assanha-se, o simples facto de o ir pegar é o suficiente.
Alguém tem dicas que me possa dar para a adaptação dele ser mais fácil?
Disseram-me também que ao castra-lo (que qualquer das formas é o que pretendo fazer) ele ficaria mais calmo, será?
Desde já obrigada
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

domingo jan 15, 2012 4:06 pm

danifcc Escreveu:Olá a todos,
Ontem adoptei um gatinho de cerca de 5 meses
Ele esconde-se muito, com qualquer coisa fica assustado e assanha-se, o simples facto de o ir pegar é o suficiente.
Alguém tem dicas que me possa dar para a adaptação dele ser mais fácil?
Disseram-me também que ao castra-lo (que qualquer das formas é o que pretendo fazer) ele ficaria mais calmo, será?
Desde já obrigada
de lhe tempo e tenha paciencia, os caes ensinam-se, os gatos conquistam-se :wink:
danifcc
Membro Júnior

domingo jan 15, 2012 4:10 pm

Pois isso é o que estou a fazer :)
Mas qualquer das formas quero castrar porque já tem cerca de uns 5 meses, e um gato com o cio... ele tá dentro de casa, por isso não convém mesmo, para além que não quero que ele me arranje netinhos :)
Mas gostava realmente de saber se isso ajuda depois no temperamento dele.

Obrigada :)
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 4:31 pm

da experiencia q tenho, quando castrei o Junior ele tinha apenas 5 meses e ja andava a urinar onde nao devia, sempre foi um "terrorista". Depois de castrado... bem, continuou igual :wink: eu brincava com o vet e dizia-lhe "tem a certeza que o castrou?" :D deixou de urinar fora do wc (bem às vezes ainda o fazia), mas o seu temperamento continuou igual, não se tornou mais "meloso" logo de imediato. Acho q só agora (quase 2 anos) está mais calminho. Não se assuste, ele nunca foi mau, nunca se assanhou ou se virou a ninguem, mas gostava de morder os dedos dos pés :( e chatear o "mano" velho.

Agora tenho dois pirralhos de +- 6 meses e são mais meigos q o junior e ainda não urinam fora do wc... irei castrá-los em breve...

resumindo (e baralhando :wink:) cada gato é um gato, diz-se q na maioria das vezes a castração torna-os mais doces e molengões, mas nem sempre é assim.

Tem que o conquistar pela barriga (como diz um amigo meu :D , aproveite a hora da refeição para lhe fazer muitas festas, faça tudo com calma e tenha especialmente muuuuuuuuuita paciência... vai valer a pena, acredite.
danifcc
Membro Júnior

domingo jan 15, 2012 4:35 pm

Pois, mas ele até na alimentação anda um pouco esquisito... não tá a comer muito...
Amanhã quero ver se marco uma consulta com a veterinaria para ver o que ela me diz.
é que ele não tem vacinas ainda, por isso também não sei se ela faz já a castração. não sei como isso funciona.
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 4:41 pm

faz muito bem em ir ao vet, é fundamental levar o pequenino ao vet para, entre outras coisas, ser desparasitado. a questão q coloca, de ele nao comer muito, pode estar relacionada com isso. pergunte tudo ao vet, um dono bem informado, é um dono melhor. :wink:
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 4:42 pm

e fotos?!? há? :D :D :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jan 15, 2012 4:49 pm

dexe o gato ambientar-se e depois faça tudo o que é preciso. o animal está stressado da mudança.
danifcc
Membro Júnior

domingo jan 15, 2012 4:59 pm

Não tou a conseguir por fotos.
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 5:00 pm

crie o seu petsite, é mais facil e mais rapido.
danifcc
Membro Júnior

domingo jan 15, 2012 5:10 pm

Não consigo passar do primeiro passo
Depois aparece me isto
Bad Request

Your browser sent a request that this server could not understand.

"dexe o gato ambientar-se e depois faça tudo o que é preciso. o animal está stressado da mudança."
Sim mas qualquer das formas não posso deixar muito tempo, primeira porque ele já é grande com 5 meses, e segundo porque tenho uma criança com 3 anos em casa, o gato tem que ter todos os cuidados porque se arranha o miudo ou morde é uma situação complicada. por mais cuidado que se tenha as crianças têm sempre curiosidade para ver, não é que ele lhe faça mal porque ele so lhe faz festas, mas o gato pode se mandar a ele. ele tá muito assustado, ao minimo movimento estranho para ele tenho medo que ele se mande ao menino, por isso quero tratar de tudo o mais rapido possivel
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 5:20 pm

bem, eu concordo com a anja-azul, terá mesmo que dar tempo e calma ao Faísca. Se foi buscá-lo ontem, ainda é muito cedo (muito cedo mesmo), ele deve estar cheio de medo. entendo o seu receio por causa da sua criança, mas então é preferível, não deixar chegá-la perto do gato sem supervisão, pelo menos nestes primeiros dias. tem que deixar o gatinho ambientar-se à casa, deixá-lo descobrir o que o rodeia, eles são curiosos. :wink:

com certeza outros users lhe deixarão aqui bons conselhos, é uma questão de ir passando por aqui, eu também "iniciei" a minha família animal em 2009 com a ajuda deste fórum. no meio de algumas mensagens menos agradáveis, vai encontrar aqui muita gente amiga dos animais, disposta a ajudar e com muita experiencia.
danifcc
Membro Júnior

domingo jan 15, 2012 5:29 pm

Só não tou a perceber uma coisa, estão a dizer que é cedo leva-lo ao veterinário?
É que ele não se mexe muito, tá deitado, quando tem que ir fazer as necessidades levanta-se, come mas não é muito...
Eu não percebo muito do assunto... que ele está assustado está, mas será normal esta atitude?
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 15, 2012 5:33 pm

como normalmente os primeiros dias são de ambientação, os sintomas q possa estar a ter hoje podem nada ter a ver com doenças, mas apenas com stress de mudança, mas eu acho que se sente q o animal não está bem, é preferível levá-lo já amanhã ao vet e nao ser nada, do q levá-lo depois e ser tarde demais. Sempre fica mais descansada e tira as suas duvidas.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jan 15, 2012 5:36 pm

deve levá-lo ao vet e depressa. o que não deve fazer já é castrá-lo e querer que ele ande espevitado. está cheio de medo. oxalá não esteja doente.
no início, eles mal comem ou não comem nada. por isso, uma ida ao vet é de todo aconselhável. até para vacinar e desparasitar.
Responder

Voltar para “Gatos”