Toxoplasmose

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

kiki1
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda jan 12, 2004 4:20 pm

segunda jan 19, 2004 11:58 pm

Olá a todos,
Gostava que me dessem uma opinião e uma opção, se possível.
A minha irmã, que vive no Algarve e tem uma gata muito gira mas um autentico diabinho no que diz respeito a outros gatos, quer engravidar.
O unico problema é que a minha irmã não é imune á toxoplasmose.
A médica disse-lhe que o melhor era ver-se livre da gata, mas como é obvio, isso está fora de questão.
Em ultimo caso, terei de ficar eu com a gata cá em Lisboa, apesar de saber que vão ser os 9 meses mais problemáticos da minha vida e dos meus 4 gatos e 1 cão.
Adorava ajudar a minha irmã, mas não sei o que fazer, porque também gostava muito de ter o 1º sobrinho(a).
Gostava que me dessem a vossa opinião, ficarei muito agradecida.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jan 20, 2004 12:00 am

A nossa opinião não lhe serve de muito, eu não quero opinar com a vida de uma pessoa em causa. Existem riscos, tal como existem em comer vegetais mal lavados. Se tem esse receio se calhar o melhor é ter o gato durante 9 meses noutro local, ou arranjar um bom dono, porque já sabemos que a médica depois irá falar bem ou não sobre alergias da criança a animais.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

terça jan 20, 2004 12:12 am

A única pessoa que conheço que contraiu toxoplasmose - e esteve mesmo mal, agora já recuperou - contraiu-a por ter o hábito de comer saladas cruas a todas as refeições, incluindo nos restaurantes. A alface crua é um dos veículos mais vulgares.
topdown
Membro Veterano
Mensagens: 463
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
Localização: Gatas: Morgana e Adowa; Cadelas: Sioux e Shaka

terça jan 20, 2004 12:13 am

Cara KiKi1:

Se a sua irmã não é imune à toxoplasmose deve ter alguns cuidados com o gato (assim como com outras coisas, como vegetais e carne crua). Existe sempre risco, mesmo para as imunes (embora menor), e esses riscos passam por problemas de deficiência mental do feto/criança. Há formas de diminuir e evitar os riscos mas esses conselhos só devem ser dados pela obstetra que acompanha a sua irmã.
Tenho uma filha de 15 meses e estou imune, pelo que nunca tive que ter cuidados excessivos com os meus 2 gatos. Já a minha cunhada... o obstetra dela foi muito elucidativo quanto aos riscos (dos gatos e não só), e mesmo ela não tendo gatos já estava a ficar obcessiva com o medo que sentia face aos perigos.
Ela que siga sempre os conselhos do obstetra.
DoLL
Membro Veterano
Mensagens: 747
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

terça jan 20, 2004 12:16 am

olá aqui ficam algumas informaçoes ,acho que podem ser uteis.!

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário pode infectar qualquer animal de sangue quente.

As vias de transmissão possíveis são :

1.ingestão de cistos na carne crua ou mal cozida de animais portadores. É a forma mais comum de contaminação em humanos.

2.ingestão de oocistos (forma resistente do T. gondii) provenientes de fezes de gatos, seja pelo manuseio da caixa de areia, contato com solo ou verduras contaminados pelos oocistos.

3.infecção transplacentária, quando o parasita ataca o feto antes do nascimento, através da placenta, nos casos em que a gestante tem seu primeiro contato com o Toxoplasma. Quando ela já tem anticorpos no início da gestação isso não ocorre, pois não desenvolverá a doença.



Qual é o risco de pegar Toxoplasmose?



Quando um ser humano tem seu primeiro contato com agente causador da Toxoplasmose, ele pode desenvolver sintomas semelhantes aos de uma gripe, como dores no corpo, tosse, entre outros. As defesas do organismo costumam ser suficientes para conter o processo, embora pessoas com deficiências imunológicas (portadores de AIDS, por exemplo) possam desenvolver sintomas graves em função dessa infecção. O parasita pode ainda retornar caso a imunidade seja afetada no futuro. Após esta primeira infecção o indivíduo normal ganha imunidade contra a doença. O grande perigo da infecção ocorre quando uma mulher gestante entra em contato com o Toxoplasma pela primeira vez em sua vida e desenvolve a infecção. O feto poderá se infectar e apresentar mal-formações como deficiência visual grave quando nascer, entre outros problemas graves de saúde.



Como a mulher gestante pode se prevenir?



Não comendo alimentos crus ou mal-cozidos, usando luvas ao fazer jardinagem (lavando as mãos depois) e deixando de limpar a caixa de areia dos seus gatos. Deve-se limpar cuidadosamente o material que irá entrar em contato com carne crua, como a tábua de cortar carne. A caixa de areia dos gatos precisa ser limpa todos os dias. É bom que a gestante possa saber se já tem ou não anticorpos contra a Toxoplasmose, até para poder regular o grau de atenção para as medidas preventivas. Isso se consegue através de um exame de sangue.



É preciso se desfazer dos gatos da casa?



Não, conviver e manusear gatos é seguro, seguindo as recomendações acima.



Qual é o papel dos gatos na transmissão da doença? Como eles se contaminam?



Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do Toxoplasma. A reprodução sexuada do se dá em seus intestinos. Após a infecção em um gato, por exemplo, ele irá eliminar cistos (formas resistentes do parasita) nas fezes por um período máximo de quinze dias. Acontece que esses cistos ficam no solo por até mais de um ano e podem contaminar alimentos e ser transportados por moscas, baratas e até minhocas. Os gatos se contaminam geralmente ingerindo carne contaminada, seja servida pelos donos ou ingerindo suas presas, como ratos e pássaros.



Como evitar a infecção em gatos?



Evitando que possam caçar e não oferecendo leite cru (principalmente de cabra) nem carne crua.



Mulheres grávidas devem evitar manipular gatos?



A manipulação é segura, porque mesmo que o gato esteja no período de eliminação dos cistos (que dura apenas quinze dias e ocorre apenas uma vez na vida do gato), eles não estarão em sua forma esporulada, ou seja, contaminante. Isso porque é preciso pelo menos 24 horas para que isso aconteça, e os gatos possuem hábitos de higiene muito desenvolvidos, não ficando em contato com suas próprias fezes e limpando-se boa parte do dia.





Qual o papel dos gatos na transmissão da Toxoplasmose?



Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos da toxoplasmose. Somente eles eliminam cistos contaminantes nas fezes, que são resistentes no meio ambiente. Portanto são responsáveis pela transmissão para os outros animais, que podem ingerir os cistos na água, por exemplo. Os felinos, principalmente os gatos, são os reservatórios naturais da doença e espalham o parasita para muitas outras espécies através dos cistos resistentes eliminados nas fezes. São essas espécies que acabam contaminando outros felinos, normalmente quando lhes servem de alimento. Se não houvessem felinos no mundo, não haveria toxoplasmose.



Referências na internet :womens health - UK; EDCP
;) ;) ;)
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jan 20, 2004 9:56 am

Olá

Acho que a explicação da Doll foi muito elucidativa. Sempre ouvi dizer que as grávidas não deviam limpar as caixinhas de areia dos gatos, que esse era o grande perigo de contrair toxoplasmose.
A gata está sempre em casa e só come ração?

mas se a sua irmã se sentir mais segura talvez seja melhor a gata estar em sua casa durante os 9 meses.

beijokas
kathleen
miriel
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm
Localização: 2 gatas, Blackie e Pandora

terça jan 20, 2004 11:07 am

Olá!

Além dos conselhos que os outros foristas já deram, pode sempre fazer o teste da toxoplamose à gatinha.
Eu estou a pensar em engravidar e resolvi fazer o teste às minhas duas gatas. O teste deu negativo, elas nunca tiveram contacto com o toxoplasma (gatas de casa que só comem ração), por isso terei que ter cuidado, sobretudo, com a minha alimentação.

Espero ter ajudado!

Felicidades

Sofia
ALONGO
Membro
Mensagens: 146
Registado: quarta out 08, 2003 4:24 pm
Localização: 1 GATA, 1 CANÁRIO E 3 PEIXES

terça jan 20, 2004 11:28 am

Olá eu também não sou emune á Toxoplasmose e no entanto quando estive grávida não deixei de ter a minha gata e não deixei de lhe fazer carinhos.

Tive muito cuidado com a minha alimentação e a tarefa da higiene da caixa da minha gata foi passada completamente para o meu marido.

A minha gata também não anda na rua e não come nada cru, por isso os riscos são menores.

Mas convem sempre seguir á risca todas as indicações dos médicos.

Beijinhos e muitas felicidades para o futuro bébé.
sromao
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am
Localização: Camila (gata);Janota(cadela)

terça jan 20, 2004 12:48 pm

Olá,

Antes de engravidar, fiz o teste e descobri não estar imune à toxoplasmose; Fiquei com receio pois não queria ter de me afastar da minha Camila. No entanto, a médica tranquilizou-me pois a minha gata estava vacinada e não tinha de alterar em nada o meu comportamento para com ela; Apenas tinha de ter cuidado em comer a carne bem passada,não mexer em terra e lavar bem os vegetais e frutas.

Engravidei e nunca deixei de afagar a Camila; Hoje tenho uma bébé saudável. :)

Susana
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

terça jan 20, 2004 2:44 pm

Eu tenho uma amiga que nao era imune á toxoplasmose e á rubeola (a pior combinação para uma gravida, né? :roll: ) Ela, quando engravidou tinha uma gata e continuou a te-la, simplesmente nao mexia no caixotinho das necessidades da gata e tinha cuidados reforçados de higiene na alimentação. Teve um lindo e saudavel menino! ;) ... mas o melhor mesmo é falar com os medicos.
mai-mai
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça jan 20, 2004 3:33 pm

Olá,


Se o médico da sua irmã a aconselhou a livrar-se do gato, acho que ela não se deve livrar do gato, mas sim do médico. Sempre que se tenham as devidas precauções não existe qualquer perigo de contágio da toxaplasmose, via gato, o maior perigo reside, como lhe foi dito aqui, nos alimentos crus e carne mal passada. Se a sua irmã, por excesso de zelo que aconselho, se abstiver de limpar o caixote do gato, não corree perigo algum. Já uma vez chamei, publicamente na TV, estúpidos aos médicos que aconselham as grávidas a despacharem os gatos para evitarem o contágio. Hoje reitero a minha afirmação, esses médicos são uns cretinos que não gostam de animais!

TOME AS DEVIDAS PRECAUÇÕES E EVITE OS ALIMENTOS CRÚS OU MAL PASSADOS.

Uma feliz gravidez e que o bébe tenha tudo de bom



Mai-mai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça jan 20, 2004 3:40 pm

Musky Escreveu: A única pessoa que conheço que contraiu toxoplasmose - e esteve mesmo mal, agora já recuperou - contraiu-a por ter o hábito de comer saladas cruas a todas as refeições, incluindo nos restaurantes. A alface crua é um dos veículos mais vulgares.
...e/ou carne mal cozinhada ( mal passada ) ;) :D .

Olá kiki1.

Como pôde verificar, não é necessário a sua irmã separar-se do bichano... precisa, SIM, é ter cuidado e mta higiene... ;) :D

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jan 20, 2004 4:14 pm

mai-mai Escreveu: Olá,
Já uma vez chamei, publicamente na TV, estúpidos aos médicos que aconselham as grávidas a despacharem os gatos para evitarem o contágio. Hoje reitero a minha afirmação, esses médicos são uns cretinos que não gostam de animais!

TOME AS DEVIDAS PRECAUÇÕES E EVITE OS ALIMENTOS CRÚS OU MAL PASSADOS.

Uma feliz gravidez e que o bébe tenha tudo de bom
Mai-mai
E "mai" nada!! ;)

E os abandonos que acontecem à conta disto?? E das supostas alergias??
Já assisti a um abandono em que os donos levaram a criança ao médico pq tinha fugagem na pele. O médico, sem sequer mandar fazer testes às alergias, recomendou que se livrassem do gatinho e lá foram eles entregá-lo à UZ... e agora, quem ia conseguir convencer uns donos a mudar de médico e antes de descartar o animal confirmar se era ele mesmo a razão da dita alergia??
Felizmente, o gato foi rapidamente adoptado... pobrezinho, já tinha 7 mesitos e ficou aterrorizado qdo se viu naqueles novos "aposentos"...
topdown
Membro Veterano
Mensagens: 463
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
Localização: Gatas: Morgana e Adowa; Cadelas: Sioux e Shaka

terça jan 20, 2004 9:33 pm

mai-mai Escreveu: Olá,

Se o médico da sua irmã a aconselhou a livrar-se do gato, acho que ela não se deve livrar do gato, mas sim do médico. (...)

Mai-mai
Cada um sabe de si, só por o médico ter dito isso não faz dele um mau obstetra. Confiar num médico é difícil e neste a pessoa pode confiar, por isso não vamos radicalizar!!!!

Nada pode ser garantido a 100%, há sempre algum risco. Eu, se fosse médica, não gostaria de ter essa responsabilidade...

O que é importante é encontrar uma solução viável durante o tempo da gravidez e, se a pessoa em questão estiver ansiosa ou com medo que algo aconteça, então porque não tentar gerir as duas questões o melhor possível? Interessa muito aquilo que a pessoa que vai engravidar/está grávida pensa ou sente.
Gatosca
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 21, 2003 9:47 pm
Localização: Cão (srd) e 2 gatos (europeus comuns)

terça jan 20, 2004 11:26 pm

Boa noite

kiki1, já lhe deram aqui informações muito precisas. O(a) forista DoLL, sobretudo foi muito preciso(a).

O primeiro passo, de facto, parece-me ser fazer o teste.
Se estiver imune, não precisa de ficar obcecada.
Mas de qualquer das formas, pode e deve ter sempre determinados cuidados. Infelizmente difundiu-se o preconceito de serem os gatos (e/ou os cães, noutras questões, como as alergias, já referidas) os grandes culpados. É sempre a nossa tendência em encontar um bode expiatório.
O maior perigo reside mesmo é nos alimentos - vegetais mal lavados, ou carne mal passada. Mas isso não ocorre aos médicos (a alguns, note-se) dizer em primeiro lugar. Apetece de facto mandá-los fazer uma reciclagem.

Não podemos também desenvolver o preconceito de que todos os médicos (ou outros especialistas) sabem o que estão a dizer. Temos de ter espírito crítico.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”