Tipos de areia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça jan 24, 2012 11:59 am

Olá mais uma vez, agora venho aqui com outra pequena dúvida :lol:

Tenho a minha gatinha desde novembro e sempre usei areia normal da mais barata (gasto mais na alimentação, tenho de poupar por outro lado :oops: ), da marca do Continente ou do Jumbo. Significa que 10 kg de areia me ficam a menos de 2 euros, o que me parece um bom negócio. No entanto, a verdade é que a areia fica muito suja muito depressa. Os xixis «empapam» a areia toda, que fica logo com um aspecto horrível, e o cheiro também se torna mais intenso. Além disso, a areia está sempre espalhada pela casa toda porque facilmente fica agarrada às patas da gata, ando sempre a varrer as divisões todas por causa de tanta areia! Tenho de mudar a areia da caixa muito frequentemente, porque nem uma semana me dura, apesar de eu tirar todos os dias os cocós e tentar livrar-me da areia empapada em xixi.

Estou a começar a pensar em arranjar alternativas, e sei que existe sílica ou areia aglomerante. Nunca experimentei nenhuma das duas, por causa do preço ser mais elevado, mas começo a considerar comprar porque se calhar são alternativas que me duram mais tempo sem eu ter de mudar constantemente a areia nem haver tanta areia espalhada pela casa.

Entre sílica e aglomerante, qual recomendariam? Já vi nos sites espanhóis muitas marcas diferentes de aglomerante e acabo por ficar um pouco confusa, dura mesmo tanto tempo como eles dizem sem precisar de ser trocada? Suja menos a casa e melhora os maus cheiros? A sílica parece-me uma alternativa um bocadinho estranha porque olho para aquelas «bolinhas» e não consigo entender como fica um xixi ou um cocó no meio daquilo :lol:

Desde já obrigada :)
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

terça jan 24, 2012 12:04 pm

Eu prefiro aglomerante, a sílica não dura o tempo que dizem. Na sílica, o xixi é absorvido pelas bolinhas, que vão ficando amarelas. O cocó retira-se normalmente. Na aglomerante retira-se o xixi aglomerado todos os dias.

Em relação aos sítios onde comprar vou enviar mp.
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jan 24, 2012 12:26 pm

Eu uso a aglomerante e sem duvida é a minha eleita! Pode á priori parecer mais cara, mas é um engano pois dura imenso, alem de ser mais higiénica tanto para os gatuxos como para os donos, pois a limpeza é muito fácil.

Acredite que se experimentar não vai querer outra coisa!
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

terça jan 24, 2012 2:19 pm

Olá,
Pessoalmente gosto de aglomerante, mas nunca comprei silica.

Conheço algumas pessoas que compraram silica e que os gatos nao acharam grande piada :evil:
Desde que tenho os meus gatos que compro aglomerante, realmente pode parecer caro inicialmente, mas a areia mantém-se limpa por mais tempo.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça jan 24, 2012 2:24 pm

Eu já usei a aglomerante a agora uso a silica.
Pessoalmente prefiro a silica, os gatos não estranharam e acho bem mais higiénico. Com o aglomerante há mais pó e vem sempre areia agarrada as patinhas quando saiem da caixa.
Com a silica (uso uma xxl da zooplus) para além de ser mais absorvente as pedrinhas como são maiores não vêm agarradas as patas nem eles têm tendência para escavar tanto a procura de ouro dentro da caixinha :)
Helena2012
Registado: segunda jan 23, 2012 2:54 pm

terça jan 24, 2012 2:32 pm

Eu também prefiro a silica.

Já experimentei de todas, desde a normal de supermercado, aglomerante, aglomerante de madeira e silica. E a preferência vai para a silica... prefiro eu e preferem as minhas gatas, que são 2.

A aglomerante resulta de estivermos em cima do acontecimento e retirarmos logo a bolinha que forma com o xixi, senão aquilo forma uma papa no fundo e vem agarrado às patas.

A silica, pode parecer estranha ao principio, mas na verdade não é facil que fique agarrada as patas e portanto não se espalha tanto pela casa. e mantém-se limpa por mais tempo e com menos cheiro.

Principalmente noto isso, por causa de ter 2 gatinhas.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jan 24, 2012 2:35 pm

Tenho 6 gatas em casa, sendo que 5 delas partilham 2 Wc's e que mudo a areia 1 vez por semana, salvo algumas excepções e principalmente no verão. Quando chegaram as 2 primeiras gatinhas, experimentei de várias qualidades, uma delas até bem carota, mas em relação preço/qualidade, optei pela da marca do Pingo Doce. Fica uma boa camada com cerca de 10 cms de areia, e tenho o cuidado de retirar os cocós "sempre" de manhã e à noite, e nem sequer tenho problemas de mau cheiros em casa. Quanto à areia espalhada pelo chão, seja ela qual for, acho que vai ter esse problema, eu tenho o mesmo, e a minha tijoleira é vermelha e nota-se muito, mas ainda assim, tenho sempre um tapete, daqueles de algodão tipo passadeira, em frente às caixas e acho que ajuda um bocadinho, aprendi com alguém aqui do forum e até resulta.
Bom, mas esta é a minha opinião, e haverá com certeza, alguma sugestão melhor :) :) :)
MDFF
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

terça jan 24, 2012 5:07 pm

Ola Keera :)
Eu uso a areia do continente, essa de 10kg.
Gasto 2 sacos por mes, mais ou menos.
Tenho 2 gatas e elas dividem as necessidades na caixa. Fazem o xixi a entrada e o coco atras (nao me pergunte porquê, porque tambem nao sei).
Todas as noites tiro os cocos com a pá e ao fim-de-semana tiro a areia que tem xixi e coloco mais areia limpa.
Uso um desodorizante na areia e não sinto cheiro em casa.
Tambem tenho um tapete a frente da caixa e sacudo-a lá para dentro para não deitar a areia fora.
Já utilizei aglumerante e gostei. Dá jeito porque o xixi fica em bolas e é so retirar essas bolas e a areia fica como limpa. O se-não é o preço que é mais caro.
A silica, nunca exprimentei mas conheço quem tenha comprado e o gato não gostou e fazia as necessidades ao lado da caixa.

:)
<p><strong>"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça jan 24, 2012 5:33 pm

muito obrigada por todas as respostas :D sendo assim, acho que vou mas é fazer por tentativa e erro... compro um saco de sílica e outro de aglomerante e logo vejo o que acontece :lol: se realmente a sílica melhorar o problema da areia pela casa fico fã :lol: vou aproveitar que tenho de fazer uma encomenda de comida e mando já vir areias.

obrigada uma vez mais :)
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça jan 24, 2012 5:40 pm

Eu também optei pela sílica. E também fiz a experiência com todas elas.

Ao principio o meu Tareco também estranhou a silica, porque aquilo é um pouco estranho ao tacto, mas o que eu fiz para ele se habituar, foi misturar um pouco das 2. Juntava uma parte da areia do continente e a outra da silica e aos poucos acabei por ficar só com a silica e ele acabou por se habituar.

Depois tive um 2 em 1... quer dizer: Quando não encontrava silica ou porque não me dava jeito ao bolso, punha só da normal e o gajinho, já não se importava e aceitava as duas... era conforme calhava, mas sempre dei a preferência à silica. tem menos pó...

O que eu não gosto é do aglomerado.

Agora com a minha gatinha pequena também uso silica.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

terça jan 24, 2012 9:51 pm

Eu estou a usar a aglomerante do Continente que custa 4,49€/4Kg. Já tentei usar a Catsan, mas a menina não gosta, recusa-se a entrar dentro da caixa.
Como tenho duas liteiras acabo por gastar cerca de 10Kg por semana.
Podem-me indicar algumas marcas boas de areia fina e aglomerante para experimentar? É que acho que ela não gosta muito daquela, mas ainda não consegui encontrar nenhum que ela gostasse mais :roll:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jan 24, 2012 11:51 pm

mi_xen Escreveu:Eu estou a usar a aglomerante do Continente que custa 4,49€/4Kg. Já tentei usar a Catsan, mas a menina não gosta, recusa-se a entrar dentro da caixa.
Como tenho duas liteiras acabo por gastar cerca de 10Kg por semana.
Podem-me indicar algumas marcas boas de areia fina e aglomerante para experimentar? É que acho que ela não gosta muito daquela, mas ainda não consegui encontrar nenhum que ela gostasse mais :roll:
Oi mi_xen :D

Dentro das areias aglomerantes no nosso mercado (lojas de animais) tenta arranjar a Bio Sand e experimenta, é uma das minhas eleitas em qualidade e as minhas gatas parece ser a que mais gostam.
Também não desgosto da Golden White. Ambas as areias são muito branquinhas e agradáveis á vista, dão-me aquele aspecto de limpinho :wink:
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta jan 25, 2012 1:44 am

MDFF Escreveu:Ola Keera :)
Eu uso a areia do continente, essa de 10kg.
Gasto 2 sacos por mes, mais ou menos.
Tenho 2 gatas e elas dividem as necessidades na caixa. Fazem o xixi a entrada e o coco atras (nao me pergunte porquê, porque tambem nao sei).
Todas as noites tiro os cocos com a pá e ao fim-de-semana tiro a areia que tem xixi e coloco mais areia limpa.
Uso um desodorizante na areia e não sinto cheiro em casa.
Tambem tenho um tapete a frente da caixa e sacudo-a lá para dentro para não deitar a areia fora.
Já utilizei aglumerante e gostei. Dá jeito porque o xixi fica em bolas e é so retirar essas bolas e a areia fica como limpa. O se-não é o preço que é mais caro.
A silica, nunca exprimentei mas conheço quem tenha comprado e o gato não gostou e fazia as necessidades ao lado da caixa.

:)
Só posso dizer que faço minhas as palavras desta forista pois com n de população de modo algum consigo adquirir areia mais carota...infelizmente... comida isso creio que comem uma das melhores marcas existentes no mercado,o areão vai-se vivendo com o que temos pois tb temos medidas de contenção e o tapetito em frente tb dá 1 ajudinha.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Lipinhaa
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:46 pm

quarta jan 25, 2012 1:04 pm

Alguém me sabe falar da areia aglomerante sanicat vendia no continente?
Vou ter uma gatinha e também não sei qual hei-de comprar.
Gostava de dicas de preços/qualidade e marcas.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quarta jan 25, 2012 2:06 pm

Em relação ao preço da sanicat a qualidade não é má. É melhor do que a da marca continente, na minha opinião
Responder

Voltar para “Gatos”