Gata enorme procura conselhos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bluma
Membro
Registado: terça abr 02, 2002 9:16 pm

terça jan 20, 2004 3:15 pm

Olá pessoal! Há muito que não apareço aqui porque ando mto atarefada, precisava que me ajudassem porque a minha gata a Bluma, já vai fazer 4 anos em Abril e não sei se deve levar alguma vacina agora já crescida. Como vive dentro de casa e é "castrada" está enorme, para não dizer gorda! Pesa cerca de 7 kg e não sei o que fazer, pois come muita comida de lata (desde já aproveito para sugerir a comida do Carrefour que é de alta qualidade e é a mais barata), mas não liga muito à ração :? !

É tudo aproveitem e vão votar na Bluma ou na Nikas a minha cadela especial... para o animal da semana! Beijos!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jan 20, 2004 3:21 pm

Olá

A sua gata está vacinada? os gatos normalmente são vacinados em pequenos e todos os anos levam um reforço das vacinas, por isso a sua este ano deve tomar o reforço.
Se não está vacinada fale com o vet para a vacinar.

Em relação á alimentação, ela não devia comer comida de latas, pode vir a ter problemas renais e de caries, para além de que é muito mais complicado controlar o que ela come.

7kg parece-me peso a mais mesmo que seja uma gata muito grande... Tente encontrar uma ração seca da qual ela goste e veja se ela se habitua só á ração seca. Provavelmente ela deveria fazer uma dieta...

A minha gata Amélia está com 4.800 e é uma gata grande, o vet achou que ela estava um bocadinho gorda e disse-me que era melhor ela emagrecer porque senão so orgãos dela começam a ganhar gordura e ela começa a ter problemas de saúde.

Beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 20, 2004 3:38 pm

Boa tarde.

O facto da gata estar num apartamento, não impede o facto de ter que ser vacinada. Pode e já devia...

Quanto ao facto de estar gorda, não é de admirar porque come ração em lata ( ração húmida ) .

Comece a dar, lentamente, a ração seca até parar com as latas. Não se importe que coma pouca, o importante é que ela passe, só, à seca.
De preferencia uma ração seca, de marca seleccionada para gatos com tendencia a engordar.

Espero ter ajudado,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jan 20, 2004 3:44 pm

bluma Escreveu: ...a minha gata a Bluma, já vai fazer 4 anos em Abril e não sei se deve levar alguma vacina agora já crescida. Como vive dentro de casa e é "castrada" está enorme, para não dizer gorda! Pesa cerca de 7 kg e não sei o que fazer, pois come muita comida de lata (desde já aproveito para sugerir a comida do Carrefour que é de alta qualidade e é a mais barata), mas não liga muito à ração :? !
....
Todos os gatos devem ser vacinados não importando que seja um gato caseiro ou não. Quando fui buscar o pequeno Boris em Outubro, já tinha a Rita com cerca de 06 anos e é claro que não o vacinei só a ele.

A comida do dito supermercado é de alta qualidade? :o "vai la vai" . Sinceramente nunca lhe daria isso, muito menos de lata, porque para além de lhe poder trazer problemas gastrointestinais pode, como a Kath disse, trazer problemas relacionados com caries.
Não se esqueça igualmente que esse tipo de comida (lata) nem sempre é o mais completo. O conselho de todos ou quase todos os Vet é que a ração seca é o mais completo possível. É aconselhado sempre a ver a composição das rações secas e escolher o tipo certo para o gato certo. Uma ração razoável que até nem é cara isso sim é a Whiskas.
Eu dava uma ração seca ... à Rita e a outros que tive, depois passei a dar Whiskas, a seguir Iams e agora que tenho também o Boris também este come Iams.
No consultório do Vet dos meus gatos têm lá uma marca xpto de altissima qualidade ( e $$$) e quando lhe falei que estava a dar Iams aos meus ele disse que era muito boa e que podia e devia continuar a dar. Só lhe vou mudar a marca se eles adoecerem e necessitarem de um tipo especifico de alimentação adequado ao seu problema. É claro que vario entre borrego, galinha, light etc.
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

terça jan 20, 2004 3:58 pm

bluma Escreveu: Olá pessoal! Há muito que não apareço aqui porque ando mto atarefada, precisava que me ajudassem porque a minha gata a Bluma, já vai fazer 4 anos em Abril e não sei se deve levar alguma vacina agora já crescida.
Os gatos adultos devem ser vacinados anualmente.
bluma Escreveu: Como vive dentro de casa e é "castrada" está enorme, para não dizer gorda! Pesa cerca de 7 kg e não sei o que fazer, pois come muita comida de lata ...
Em relação aos er castrada e pesar 7 Kg, penso que deve consultar imediatamente um bom vet pois, é excesso de peso e deve sere controlada.
bluma Escreveu: ...(desde já aproveito para sugerir a comida do Carrefour que é de alta qualidade e é a mais barata), mas não liga muito à ração :? !
Desculpe a franquesa, mas não pode estar a dar-lhe alimentação pior.Para além de a gata se alimentar de comida de lata, ainda por cima 'marca hipermercado', pior coisa não há.
Olhe que o barato pode sair bem caro.
Só uma pergunta:Quem lhe disse que a marca carrefour é de alta qualidade??????
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jan 20, 2004 4:38 pm

carlaaoliveira Escreveu: Só uma pergunta:Quem lhe disse que a marca carrefour é de alta qualidade??????
O vendedor?? do carrefour?!? :p
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jan 20, 2004 5:16 pm

Bem eu nem vou dizer mais nada em relação à ração húmida, pois já foi tudo referido.

Se a gata não quer ração seca ponha-lhe um pouco de levedura de cerveja por cima da ração, pois isso atraias a comer. Não mude drasticamente a alimentação da gatinha. Fale com o vet e perg qual a ração light mais indicada para a gatinha (ou gatona :D ).
Não se preocupe, muitos de nós não temos a experiência suficiente quando adquirimos um gatinho, mas tente informar-se em livros e tudo o mais, pois é uma grande ajuda. Espero então que mude a ração da gatinha. Eu sei que eles fazem um bocadinho de fita, mas lá acabam por ceder a comer.

Boa sorte.
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jan 20, 2004 5:42 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Se a gata não quer ração seca ponha-lhe um pouco de levedura de cerveja por cima da ração
Cuidado com o uso de levedura nos gatos com gengivite! É totalmente desconselhado.
Gato que come ração húmida em exclusivo pode ter destes problemas...
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

terça jan 20, 2004 7:14 pm

Segundo a veterinária dos meus gatos..a base da alimentação deles deve ser a ração seca...mas se n lhes causar diarreia..eles podem comer também latas...normalmente dou-lhes gourmet..
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jan 20, 2004 9:37 pm

Sim noggy tens razão :oops: . Dei aquele conselho porque foi o que o vet. me deu, quando a Iscas veio e não queria comer, de qualquer maneira o melhor para a senhora é ir ao veterinário, porque essa gordura é demais até para uma gatona e pode causar-lhe futuramente algumas doenças, para não falar no tártaro nos dentinhos.
bluma
Membro
Registado: terça abr 02, 2002 9:16 pm

quarta jan 21, 2004 12:46 am

A todos os que me responderam a duas questões que coloquei no fórum, com o intuito de ser ajudada, esqueçam. Estou muito arrependida de ter pensado sequer em pedir conselhos, porque foram do mais agressivo e irónico possivel, em vez de me ajudarem. Para quem quer saber a minha gata foi vacinada desde que nasceu, e se ainda não lhe dei mrlhor marca de comer é pk não tenho possibilidades para isso, porque a Bluma é como minha filha e deixo muitas vezes de comer para ter algum para ela. Ela é muito comilona e a ração não lhe toca, não é falta de ração, é mesmo porque ignora. Já muitas vezes vim colocar questões no fórum e fui atacada, de maneira que agradeço a todos os que me ajudaram e que entenderam a minha questão, mas nunca mais venho ao "tronco", são muito inteligentes mas pouco sensiveis e tolerantes (quem escreveu aquelas ofensas e piadinhas)
Já pensaram em dar a opinião sem crucificar ninguém um dia que seja??
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta jan 21, 2004 1:33 am

Olá bluma

Por favor tenha calma, sabe que aqui é muito mais fácil acusar do que ajudar, já aconteceu com todos nós, não é por mal é só no intuito de dar um boa contribuição para melhorar os problemas dos outros.
Regra geral é assim como lhe aconselharam, que se deve tratar um gato, mas cada animal é especial e só ao Vet. , é que compete o acompanhamento do seu gatinho. Isto é ponto assente aqui.

Mas voltando ao assunto, gostaria de lhe dizer que eu tenho um gatão :lol: :lol: , o Beethoven, é um gato branco, de pêlo comprido, , mede um metro de comprimento, da cabeça ao rabo e pesa 8 kg. e está castrado. Pode ve-lo no meu álbum. Ora para o tamanho que tem, não está gordo, palavras do Veterinário.

Só que este gato é o que se costuma dizer uma seca.
Come muita pouca ração, só quando tem muita fome e eu não lhe dou mesmo nada, de resto passa o tempo todo a pedir comida, se eu lhe desse as vezes que ele pede, possivelmente estaria dar-lhe latinhas “Groumet” das pequeninas de 10 em 10 minutos. Claro que não o faço, mas ele volta a pedir e eu volto a dar-lhe a ração, já me tem vencido pela persistência, estamos nesta luta à 3 anos. É incrível como tendo 4 gatos só este é que me dá estes problemas. Todos os outros comem só ração.
Já estive a ver os seus animais no Álbum e terei todo gosto em votar neles. Li também a história do seu cão, espero que fique bem. Gostaria de a ver aqui entre nós mais vezes.

Um beijo

Franky
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 21, 2004 10:03 am

Olá

Bluma, não vale a pena reagir assim. Na sua primeira mensagem não explicava que a gata estava vacinada, nem o porquê de lhe dar ração de lata. Os conselhos que lhe foram dados foram os melhores.

Já sabe que tem de lhe dar o reforço da vacina este ano, no boletim dela deve estar assinalado o mês em que ela foi vacinada o ano passado, o reforço deve ser dado no mesmo mês.

Em relação á comida, deve tentar ir mudando para ração seca. Mesmo que ela tenha fome, vale a pena tentar. E acredite que lhe fica mais barato alimentar a gata a ração seca do que a latas. E se ela está gorda deve fazer com que ela emagreça pois pode vir a desenvolver problemas de saúde graves e que podem vir a ser dispendiosos.

Beijokas
kathleen
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quarta jan 21, 2004 11:14 am

bluma Escreveu: A todos os que me responderam a duas questões que coloquei no fórum, com o intuito de ser ajudada, esqueçam. Estou muito arrependida de ter pensado sequer em pedir conselhos, porque foram do mais agressivo e irónico possivel, em vez de me ajudarem. Para quem quer saber a minha gata foi vacinada desde que nasceu, e se ainda não lhe dei mrlhor marca de comer é pk não tenho possibilidades para isso, porque a Bluma é como minha filha e deixo muitas vezes de comer para ter algum para ela. Ela é muito comilona e a ração não lhe toca, não é falta de ração, é mesmo porque ignora. Já muitas vezes vim colocar questões no fórum e fui atacada, de maneira que agradeço a todos os que me ajudaram e que entenderam a minha questão, mas nunca mais venho ao "tronco", são muito inteligentes mas pouco sensiveis e tolerantes (quem escreveu aquelas ofensas e piadinhas)
Já pensaram em dar a opinião sem crucificar ninguém um dia que seja??
Olá Bluma,

Acho que a Bluma não ficou muito satisfeita por ler as respostas que lhe deram aqui no seu tópico mas não acho que tenham sido respostas irónicas nem muito menos agressivas mas se a Bluma assim o acha é livre de pensar o que quiser.Pessoalmente, respondi-lhe o que pensava pois também tenho três lindas gatinhas em casa e gosto de as tratar o melhor possivel.
A única coisa a que lhe respondemos foi ao facto de afirmar que a ração humida marca Carrefour era óptima e barata, coisa que é falsa mas a Bluma é livre de dar o que quiser à sua gata, só achamos que há rações e rações e nós não concordamos que essa seja das melhores.
Em relação ao resto, quando se abre um tópico aqui na arca estamos sujeitos a ler respostas boas e umas menos boas mas como deve compreender não somos todos iguais.
;)

Muitos Beijinhos para si e para a sua gatinha ;)
Responder

Voltar para “Gatos”