As gatas e a pílula...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
kiki1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2004 4:20 pm

quarta jan 21, 2004 1:48 am

Olá, hoje a pergunta é outra.
Tenho 2 gatas que ainda não estão esterilizadas (serão brevemente).
O problema é que uma delas, dois dias antes de cada toma, fica com o cio e o gato acha piada, a sorte é que o gato ainda não entende muito bem o que é que ela quer (espero eu).
É normal isto acontecer? É que a outra gata não tem nada disto.
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jan 21, 2004 1:57 am

Se o gato está ainda "inteiro", castre-o ou esterilize-as o quanto antes ou corre o sério risco de ver aumentada a prol aí em casa mto rapidamente.

Qto à pílula, não sei se sabe das enormes contra-indicações. É péssima.
Não sei há qto tempo a utiliza, mas a médio prazo, desde quistos nos ovários, a tumores nas cadeias mamárias, pode provocar um enorme rol de doenças... :?
kiki1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2004 4:20 pm

quarta jan 21, 2004 2:08 am

Pois é, a pílula foi-me indicada por uma vet., a primeira dos meus gatos.
Agora mudei de vet. e este está farto de me dar na cabeça e com toda a razão, para eu tratar do assunto.
Mas ainda não tive possibilidades. Castrar o gato é mais barato, mas o gato apesar de ter já 14 meses, comporta-se como um gato bébé, não marca território nem mia, e como tem cerca de 7 quilos tenho medo que engorde muito o que também se pederá tornar problemático.
A opção será mesmo tratar as gatas.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 21, 2004 10:07 am

Olá

Dar a pilula ás gatas não é de todo aconselhável e confesso que não percebo como é que ainda há vets que a receitam sem problemas.
A pilula tem tendência para fazer aparecerem tumores mamários.

Castrar um gato é bastante mais barato, se o seu problema em relação á sgatas é financeiro, castre primeiro o gato. Ele só enfgorda se não controlar o que ele come, pode passar a dar-lhe uma ração específica para gatos castrados.

Em relação ás gatas convém esterilizá-las o mais depressa possível, pode chegar a um acordo com o vet para pagar parcelarmente.

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jan 21, 2004 10:17 am

Boas...

Tal como a Kathleen eu não percebo como é que há vets que recomendam a pilula :evil: :evil: :evil: é impressionante!

Para alem do rol de doenças que já mencionaram, a administração da pilula provoca infecções uterinas que podem levar à morte...

Não dê mais a pilula. Faça um acordo com o vet e pergunte se pode pagar a esterilização das gatas em prestações :) . Eles costumam facilitar.

Miau
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta jan 21, 2004 11:21 am

O Vet dos meus gatos aconselhou fazer a cirurgia à Rita. Sempre são 120€, mas o que tem de ser tem muita força.

Cheguei a dar-lhe a pilula quando tive um gato adulto mas depois de ele se "ir" deixei de o fazer... assustei-me com o que lhe podia acontecer em consequência da toma da pilula. Ela está muito gorda e assim também se vai descobrir que existe alguma massa anomala para além da massa gorda que o médico detectou.

Agora que tenho o Boris, desde Outubro, vou pedir ao Vet para "operar" a Rita, porque mais vale prevenir que remediar e além do mais não pretendo que ela tenha crias.

O Boris também vai a faca, no caso dele só quando tiver os órgãos sexuais desenvolvidos. A cirurgia do Boris fica em 60€.
Eu sei que me vai custar, pois não gostava que me tirassem as minhas bolinhas, mas já me foi explicado tudo ponto por ponto e já estou a encaixar.

Vou pedir a cirurgia aos dois ao mesmo tempo cm o Vet aconselhou para eles não estranharem o cheiro um do outro se for só um. Se assim for ambos regressam a casa com o mesmo cheiro.
Responder

Voltar para “Gatos”