Síndrome da hiperestesia felina ou stress ou outro/a
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: terça jan 31, 2012 3:12 pm
O meu gato tem 8 anos e ando a tentar controlar a sua obsessão por se lamber há já dois/três meses, aproximadamente. Ele tem peladas de tanto se lamber (usa muito os dentes), mas não lhe reconheço mais nenhum sintoma. Não tem feridas, nada. É um lorde em casa. Esta a tomar vários medicamentos para tentarmos que se acalme, mas nada parece resultar. O veterinário não identifica mais nenhuma causa, nem fungos, nem alergias, nem qualquer outra doença... Já estou a desesperar! Será hiperestesia? Não sei! Qualquer comentário sobre situações semelhantes será uma óptima ajuda! obrigada
[/i]

Estou a passar pela mesma situação com a minha Pequenina (Xinoca), desde inicio de Dezembro que ela começou com esses sintomas, levei-a ao vet que me disse que ou era stress ou pulguinhas. Pulgas achei que não era, mas em todo caso comprei as pipetas e coloquei em todas, mas não, a história continuou, e até onde ela chegava, cortava o pêlo todo com os dentes, mas como não tinha qualquer ferida, e como andou algum tempo com o cio, pensei que isso pudesse ter ajudado.
Na semana passada, ao ler um artigo neste Forum, depois de ler o ultimo paragrafo, no dia seguinte levei logo a menina ao vet. Deu-lhe uma injecção para controlar os níveis hormonais e receitou-lhe um anti-depressivo, que é utilizado nos humanos, e que parece estar a resultar, anda mais calma, não está tão agressiva com as outras, e nunca mais me apercebi que cortasse o pêlo. O vet diagnosticou uma situação obsessiva/compulsiva, e está a tomar um único medicamento uma vez ao dia e que é 1/4 de um comprimido minúsculo que me vejo aflita para cortar em doses iguais, e que tenho de dar pelo menos durante 2 meses.
As melhoras do gatinho
Na semana passada, ao ler um artigo neste Forum, depois de ler o ultimo paragrafo, no dia seguinte levei logo a menina ao vet. Deu-lhe uma injecção para controlar os níveis hormonais e receitou-lhe um anti-depressivo, que é utilizado nos humanos, e que parece estar a resultar, anda mais calma, não está tão agressiva com as outras, e nunca mais me apercebi que cortasse o pêlo. O vet diagnosticou uma situação obsessiva/compulsiva, e está a tomar um único medicamento uma vez ao dia e que é 1/4 de um comprimido minúsculo que me vejo aflita para cortar em doses iguais, e que tenho de dar pelo menos durante 2 meses.
As melhoras do gatinho

-
Pois é... apesar de tudo o meu veterinário não queria entrar logo em antidepressivos desse tipo e acabou por lhe receitar medicação mais "leve".
Mas, talvez, tenhos mesmo que ir por esse caminho.
Até ao final da semana vamos avaliar o resultado do xpto. Entretanto também come: Calm (Royal Canin) e toma: 1/4 de XXX e duas doses de VVV.
Curiosidade, o meu gato evita todos os locais onde ponho o Feliway.

Até ao final da semana vamos avaliar o resultado do xpto. Entretanto também come: Calm (Royal Canin) e toma: 1/4 de XXX e duas doses de VVV.

Última edição por Cfribeiro2 em quarta fev 01, 2012 3:11 pm, editado 1 vez no total.
Desculpe, o que é o FeliwayCfribeiro2 Escreveu:Pois é... apesar de tudo o meu veterinário não queria entrar logo em antidepressivos desse tipo e acabou por lhe receitar medicação mais "leve".
Até ao final da semana vamos avaliar o resultado do Calmex. Entretanto também come: Calm (Royal Canin) e toma: 1/4 de Lepecortinol e duas doses de KalmAid.

-
São feromonas felinas (spray ou difusor) que dizem que ao serem pulverizadas nos locais onde o gato dorme, por exemplo, lhes dá uma sensação agradável de bem estar e calma. " O segredo para gatos felizes", mas o meu não gosta muito.
Pelo menos é a sensação que tenho, que ele evita os locais onde pulverizo com as feromonas.

Pelo menos é a sensação que tenho, que ele evita os locais onde pulverizo com as feromonas.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Cfribeiro, por favor apague os nomes dos medicamentos. Não é permitido e faz sentido, porque há muito boa gente que se automedica e faz o mesmo em relação aos seus animais, o que pode ter consequências muito graves, como sabemos.
Tenho uma gatinha para adopção que também cortava o pêlo todo onde conseguia chegar, mas felizmente não chegou a fazer peladas, ficava era com o pêlo raso. Também se despistaram as possibilidades de alergia à picada de pulga ou alimentar, e não era. Felizmente, o problema acabou por passar por si entretanto.
Desejo que o seu gatinho melhore rapidamente.
Tenho uma gatinha para adopção que também cortava o pêlo todo onde conseguia chegar, mas felizmente não chegou a fazer peladas, ficava era com o pêlo raso. Também se despistaram as possibilidades de alergia à picada de pulga ou alimentar, e não era. Felizmente, o problema acabou por passar por si entretanto.
Desejo que o seu gatinho melhore rapidamente.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
Ups!!!Peço desculpa, mas já é a ansiedade pelas melhoras do bichano! Estou a ficar tão stressada como ele!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke

Quanto à medicação, quando vi os efeitos secundários, confesso que me deixaram um pouco apreensiva, mas espero que não seja nada, também ando desde Setembro a tomar antidepressivos, e quando vi o folheto, andei uns dias a pensar se havia de os tomar ou não, quando falei novamente ao médico, ele perguntou-me se eu já tinha lido o do paracetamol...
Cada caso é um caso, e o que parece estar a fazer bem à minha, pode não fazer bem ao seu, em todo caso posso depois dar-lhe o nome do medicamento e verificar a opinião do vet.
Durante os mêses de Novembro e Dezembro, tive em casa vários gatinhos que entretanto foram adoptados, e o vet acha mais que tenha sido por causa disso do que o facto de ela andar constantemente com o cio. Quem sabe se essas feromonas não produzem nele um efeito contrário.
Às vezes dava tanto jeito que eles falassem

-
Ele fala, eu é que não percebo!
No seu caso os gatinhos justificam esse ciume/stress. No meu caso sei que foi a mudança de casa.
Infelizmente, ele está é a demorar muito tempo para se acalmar e tornou-se, realmente, obsessivo pelas lambidelas/mordidelas. Ele tem aquele comportamento típico de um gato feliz... vira a barriga para cima para umas festinhas, é super simpático... Mas não larga o próprio pelo e aquela forma de se coçar!

No seu caso os gatinhos justificam esse ciume/stress. No meu caso sei que foi a mudança de casa.
Infelizmente, ele está é a demorar muito tempo para se acalmar e tornou-se, realmente, obsessivo pelas lambidelas/mordidelas. Ele tem aquele comportamento típico de um gato feliz... vira a barriga para cima para umas festinhas, é super simpático... Mas não larga o próprio pelo e aquela forma de se coçar!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Tenho esse problema com a minha Leo, desde sempre. Aliás, desde a castração. Já fez testes a tudo possível e imginário e não se encontra ponta por onde pegar...
Já experimentei ração para gatos sensíveis, nada! Outras sem cereais, nada! Finalmente come uma que é para gatos com muito pêlo, isto porque ingere pêlo a mais, de tanto se lamber. Tem a barriga que mais parece que foi rapada para fazer uma ecografia.
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Penso que a hiperestesia é uma sensibilidade exacerbada ao toque, pelo que não creio que leve a coçarem-se/roerem o pelo.
Tenho um que rata o pelo, principalmente na barriga e patas de trás. É um stressadinho. Já fez tratamentos com medicação e melhorava. Ultimamente anda outra vez a ratar o pelo, mas como teve os valores do figado alterados não se justifica medicar já que não faz feridas e a medicação é agressiva para o figado
Tenho um que rata o pelo, principalmente na barriga e patas de trás. É um stressadinho. Já fez tratamentos com medicação e melhorava. Ultimamente anda outra vez a ratar o pelo, mas como teve os valores do figado alterados não se justifica medicar já que não faz feridas e a medicação é agressiva para o figado
-
leonildecarvalho,
Já tentou ou foi aconselhada com os antidepressivos?
Esta parece-me ser, realmente, a última das tentativas para solucionar este problema.
Pois...As minhas maiores reservas são as questões associadas aos efeitos secundários destes medicamentos.
Já tentou ou foi aconselhada com os antidepressivos?
Esta parece-me ser, realmente, a última das tentativas para solucionar este problema.
Pois...As minhas maiores reservas são as questões associadas aos efeitos secundários destes medicamentos.
A minha Pequenina parece que parou de o fazer, pelo menos que eu veja, e os pelinhos estão a começar a crescer, embora muito lentamente, tadinha, a cauda dela parece a de uma ratazana, toda peladinha, mas não deixo de me preocupar, anda calma demais, ainda há pouco estava no arranhador a tentar arranhar as unhas e parecia que o fazia em câmara lenta. Ela come bem, dá-me mtos miminhos, mas não é a mesma, em todo o caso, ainda só está a tomar a medicação desde o dia 25 de Janeiro, ainda é cedo para ver resultados.
Ao menos que lhe desse para roer as unhas, talvez não me estragassem tantas coisas

Ao menos que lhe desse para roer as unhas, talvez não me estragassem tantas coisas

A minha gata tem quase 1 ano e meio e também está/esteve com esse problema. Lambia-se imenso, a barriga até ficou com ferida. Mudei a ração para uma hipoalergénica e foi medicada durante algum tempo. Acho que agora está melhor, pelo menos a barriga está a voltar a ficar com pêlo. As peladas das patas também não pioraram.
Mas a veterinária diz que vai ter sempre este problema. O máximo que se pode fazer é controlar com medicação...
Mas a veterinária diz que vai ter sempre este problema. O máximo que se pode fazer é controlar com medicação...