Boa tarde

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JTDias
Membro Júnior
Registado: sexta abr 09, 2010 8:39 am

sexta fev 17, 2012 12:40 pm

Tenho uma questão... Tenho uma gatinha, a Kika, que foi adoptada vai fazer em Abril, 2 anos, e tenho um problema: ela tem tido o cio intervalado ás vezes com 2 semanas apenas, e o próprio cio demora também 2 semanas... Isso é normal? Ela não foi operada e nem toma a pilula, uma vez que não tem hipoteses de conviver com outros gatos, o veterinário não achou necessidade...
No entanto, mia bastante de noite/madrugada, não gosta de estar sozinha, gosta de companhia, numa determinada parte da casa... Como devem entender, isso torna-se um pouco complicado...
Alguem tem uma gatinha a quem o cio também demore assim tanto?
Agradecido pela atenção... :)
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

sexta fev 17, 2012 12:59 pm

Não concordo de todo com a não castração só porque não tem contacto com outros gatos.
O cio provoca stress desnecessário ao gato/a, a estelização/castração previne também inumeras doenças.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta fev 17, 2012 1:50 pm

O cio provoca stress desnecessário ao gato/a, a estelização/castração previne também inumeras doenças.[/quote]

Sem duvida, até dá dó ver algumas gatinhas naquele sofrimento, a minha Princesa foi esterilizada em Dezembro, depois de ter o primeiro cio, bem, foi horrivel, para além de não poder ver a bichana assim, era muito incomodativo dia e noite. A única que me falta, é a Pequenina, que era para ser ao mesmo tempo da Princesa, mas como ficou doentita e ainda está fazer tratamento, sê-lo-à logo que possivel. Esta quase não se nota quando está com o cio, mal mia, mas o facto é que ainda estamos em duvida (eu e vet) se entrou em stress por causa dos cios, se foi pelo entra e sai de gatinhos que tive em casa em Novembro e Dezembro.

Faça um esforço e esterilize a gatinha, podem-se evitar muitos problemas :wink:
JTDias
Membro Júnior
Registado: sexta abr 09, 2010 8:39 am

sexta fev 17, 2012 2:22 pm

Alexpat Escreveu: Faça um esforço e esterilize a gatinha, podem-se evitar muitos problemas :wink:
Agradeço a vossa atenção...
Há mais algumas dúvidas relativamente à operação:
- Ouço dizer que após a operação, têm tendência a engordar e a perder a actividade, ou seja, passam muito mais tempo a dormir... Isso é verdade ou é apenas um mito?
- Quanto à cicatrização, pode haver complicações? Ou seja, os gatos têm muito a tendência de se lamber, de tratar do pelo, etc. Isso pode trazer problemas?
Thks
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta fev 17, 2012 2:39 pm

JTDias Escreveu:
Alexpat Escreveu: Faça um esforço e esterilize a gatinha, podem-se evitar muitos problemas :wink:
- Ouço dizer que após a operação, têm tendência a engordar e a perder a actividade, ou seja, passam muito mais tempo a dormir... Isso é verdade ou é apenas um mito?
- Quanto à cicatrização, pode haver complicações? Ou seja, os gatos têm muito a tendência de se lamber, de tratar do pelo, etc. Isso pode trazer problemas?
Thks
Já esterilizei 4 e confesso que as 2 primeiras acho que foi sofri mais do que elas, a Malhadinha no segundo dia já tinha saltado para cima do roupeiro, apanhei um susto, mas aquelas duas são umas verdadeiras rafeiras, e não engordaram nada, já a Maria encheu mais um bocadinho, mas tem uma estrutura diferente e não a posso chamar-lhe propriamente de gorda, digamos que é corpolenta, e também mais calma, mas tb tem os seus momentos de brincadeira. Passei também a dar-lhes ração para esterilizados, embora também tenha à disposição da normal, mas a outra é a que comem mais.

Quanto à cirurgia em si, não tive qualquer complicação com nenhuma delas, foi costura intradérmica e leva por cima um penso super potente que só vai saindo após algum tempo e com um pouquinho da nossa ajuda, aplicando um creme gordo que vai ajudando a descolar e elas próprias vão arrancando aos poucos. Nunca tiveram de usar colar e pestes como eram, não havia colar que se aguentasse. :) :) :)
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta fev 17, 2012 5:45 pm

Para é que quer a gata inteira em sofrimento, só pk não tem contacto com outros gatos? A castração serve para acalmar o stress das gatas, o nosso por causa do miar e do desassossego delas, e ainda evita que mais tarde tenha tumores nos órgão reprodutores.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta fev 17, 2012 5:51 pm

JTDias Escreveu:
Thks
Tal como nas pessoas ninguém garante como vai correr o pós-operatorio.
Depende da reacção de cada Ser a anestesia. O que deve fazer é garantir que consegue estar em casa os 1ºs dias para ver como ela se sente. Tipo fazer a uma 6ª feira e estar de alerta no fim de semana, ou mesmo tirar uns dias de ferias para estar com ela em casa.
Tirando prováveis erros veterinários as operações correm bem e os pós-operatorios são suportáveis.
Se colocar um cone no pescoço da gata ela não se vai lavar durante os dias do pós operatório nem há o risco de se ir morder, lamber ou arrancar pontos e pensos.

Fale com o seu Vet sobre como se vai proceder a intervenção e quais os cuidados que recomenda nos dias seguintes.
Responder

Voltar para “Gatos”