Perseguição aos gatos de rua na minha Freguesia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tuchoslindos
Registado: quinta mar 01, 2012 10:46 pm

quinta mar 01, 2012 11:32 pm

Olá ! Vou contar-vos uma história, melhor dizendo uma realidade macabra.
Moro em Azeitão e com em todo o lado, existem gatos na rua, só que estes são perseguidos pela presidente de junta e seus amiguinhos(as). A perseguição começou também a ser às pessoas que davam comer aos animais, de tal modo que a senhora presidente se passou da cabeça, andando pela vila a apanhar as caixinhas da comida e da água e a pôr tudo no lixo. É verdade ! Teve até a coragem de entrar num pátio privado, onde estavam recipientes que a dona de 83 anos colocava para os gatinhos.
Como se isto não chegasse, tem agora uma aliada completamente ignorante que anda a dizer às pessoas que continuam a dar de comer aos animais, que os gatos são um perigo para a saúde pública. Acreditam nisto ?!

Uma senhora minha amiga, foi abordada por esta senhora que lhe falou do tal perigo para a saúde e ainda lhe disse : " A senhora não pode dar de comer aos gatos, arrisca-se a ser multada pelos fiscais da câmara" e como a minha amiga não lhe deu razão, enfureceu-se e poucos dias depois, pelas 07h00 da manhã vieram uns heróis da CMS a pedido da Junta de Freguesia de S. Lourenço, e apanharam alguns gatinhos que não sabemos que fim tiveram.
Em Azeitão existem muitos amigos dos animais (gatos e cães) e estamos a pensar criar um grupo que defenda os direitos dos pobres animais abandonados, não necessariamente uma associação.
A senhora presidente vive o seu 1º mandato nesta junta e acredita que vai lá ficar para a vida, pode esperar sentada lá na secretária, pois com este comportamento vai de certeza saltar fora.

Com a Camara M de Setúbal não se pode contar, toda a gente sabe que o Canil e gatil de Setúbal desrespeitam os direitos dos animais.

Gostava de ter os vossos comentários e conselhos se possível.

Muito obrigada,
Ana Martins[/b]
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mar 02, 2012 12:08 am

Ana, no vosso lugar eu procurava, de facto, constituir um grupo e começar por reunir documentação que prova que não é capturando os gatos de rua que se resolve o problema da sobrepopulação, mas sim criando colónias controladas.

Deve encontrar muita documentação no site da Animais de Rua: http://www.animaisderua.org/

Os gatos errantes não constituem um perigo para a saúde pública, pelo contrário. E se as colónias estiverem controladas, nem sequer constituem fonte de incómodo. Armado de documentação (e com um eventual abaixo-assinado da população local), o vosso grupo pode tentar sensibilizar as forças políticas locais, dando até o exemplo de que algumas câmaras já perceberam (talvez mais no papel que na prática, mas enfim, sempre é alguma coisa) que não são esses métodos arcaicos e desumanos que põem fim ao problema.

Contactem a própria Animais de Rua pedindo ajuda, e também, digo eu, as forças do BE e do PAN locais (pela minha experiência e até agora, confio mais nos primeiros que nos segundos).

Preparem-se para uma luta dura e prolongada, que é o normal, e para terem forças para não desistirem.

Isto é o que me ocorre para já. Desejo-vos toda a sorte.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mar 02, 2012 12:12 am

Ah, façam barulho em todo o lado em que consigam, nomeadamente órgãos de comunicação local, eventual página da junta de freguesia no Facebook, página da câmara no Facebook. Lembro-me de um caso semelhante ocorrido em Almada há pouco tempo, em que a câmara promulgou um edital a ameaçar as pessoas que alimentavam gatos num determinado local com coimas pesadas e a dizer que iam capturar os gatos para os encaminhar para «adopção», e deu muita celeuma.

E assumam uma postura também cooperativa, de educação da população nos cuidados de alimentação e outros a prestar aos animais de rua, e disponibilizando-se para campanhas de esterilização (para isto entrem em contacto com clínicas veterinárias e associações de protecção animal locais).

Dá muito trabalho, mas não há outra maneira.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 02, 2012 11:19 am

"Em Azeitão existem muitos amigos dos animais (gatos e cães) e estamos a pensar criar um grupo que defenda os direitos dos pobres animais abandonados, não necessariamente uma associação."

Mesmo não sendo uma organização, juntem-se e façam alguma coisa, não se deixem ficar, afinal esses meninos só podem contar com vocês.

Quem pensa que essa Sra que é? que direito tem ela de determinar o fim de vida desses animais? sim porque com certeza não os levou para adopção

:evil:

O que faz isto, é não termos em Portugal leis que os protejam :(
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 02, 2012 11:52 am

já sei que me vai cair tudo em cima, mas os gatos de rua são sim, muitas das vezes, um perigo para a saude publica!! andam por todo o lado (muitas vezes a dar cabo da nossa fauna autóctone, mas isso são outros 500), mijam e cagam em todo o lado, provocam acidentes quando se atravessam à frente de carros, muitos deles adoecem na rua e ai acabam por morrer... e quando isso acontece a responsabilidade muda automaticamente de mãos...

criar mais um grupo de defesa dos animais... para quê? é mais uma gota no oceano! juntem-se, unam esforços e façam vaquinhas paa castrar e esterilizar essa colónia! acho que é o melhor que podem fazer!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta mar 02, 2012 11:59 am

Aqui onde vivo as ruas estão cheias de dejectos e urina nao de gatos, mas de cães e todos eles têm donos, não será isto também um perigo para a saude pública? É que são as ruas, são os jardins frequentados por crianças é tudo deles :roll:
S&oacute;nia
indigo003
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:03 pm

sim, mas nesse caso alguem pode e deve ser responsabilizado ( o dono!). no caso dos gatos de rua... quem se responsabiliza?
</p>
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta mar 02, 2012 12:25 pm

indigo003 Escreveu:criar mais um grupo de defesa dos animais... para quê? é mais uma gota no oceano! juntem-se, unam esforços e façam vaquinhas paa castrar e esterilizar essa colónia! acho que é o melhor que podem fazer!
Concordo que devam juntar-se para os esterilizar, mas é necessário criar um grupo para ajudar a organizar a castração/esterilização dos gatos e defender a colónia e até tentarem dar cuidados veterinários aos que parecerem doentes.

catrules Escreveu:Aqui onde vivo as ruas estão cheias de dejectos e urina nao de gatos, mas de cães e todos eles têm donos, não será isto também um perigo para a saude pública? É que são as ruas, são os jardins frequentados por crianças é tudo deles
Mas isso é culpa dos donos... existe muita mania de culpar os bichos e que são a causa de perigos de saude publica, eles só fazem o que lhes é natural... os donos é que são porcos que não apanham...
Por essas e por outras que em Portugal é proibido levar os cães para a praia, para a esplanadas, etc etc... noutros países civilizados não é assim pois sabem bem que a culpa é dos donos e não dos animais, e por uns pagam outros...

E uma colónia de gatos esterilizada, contida, com alguns cuidados veterinários, não é perigo nenhum para a saúde publica! (ambiental é outra história verdade, mas os humanos fazem estragos bem MAIORES ambientais e não nos mandam para o "humanil" e não somos mandados abater)
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta mar 02, 2012 12:29 pm

indigo003 Escreveu:sim, mas nesse caso alguem pode e deve ser responsabilizado ( o dono!). no caso dos gatos de rua... quem se responsabiliza?
Deveríamos ser nós humanos, graças a nós é que eles existem da forma que os conhecemos e é graças a nós que existem tantos e estão na rua...

Como é outra questão, muito longa... mas neste caso concordo que deveriam esterilizar a colónia para conte-la para não crescer mais.
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
indigo003
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:43 pm

pois... mas encaremos a realidade: quantas colónias de gatos, pequenas, com os animais devidamente esterelizados, controladas e com cuidados veterinários conhecemos nós? eu só conheço duas. uma aqui em Vila REal e outra no Entroncamento.

e o argumento de que "os humanos fazem bem pior ao ambiente", e por isso já não é tão grave o caso dos gatos... não parece muito válido. é a mesma coisa que dizer "se aquele senhor roubou um banco, então n faz mal eu roubar um tb!" ;)
</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:53 pm

indigo003 Escreveu:(...) provocam acidentes quando se atravessam à frente de carros(...)
E os carros que se atravessam à frente dos outros e provocam acidentes? Ui, é mato! Eu também sou da opinião que o único carro que devia andar na estrada era o meu, para não haver acidentes. :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:55 pm

indigo003 Escreveu: (...)
criar mais um grupo de defesa dos animais... para quê? é mais uma gota no oceano! juntem-se, unam esforços e façam vaquinhas paa castrar e esterilizar essa colónia! acho que é o melhor que podem fazer!
Sim, esterilizem e não façam mais nada, e depois a presidente da junta e a câmara vêm buscá-los, já esterilizadinhos e tudo, para «adopção». Ó indigo, você não existe! :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
indigo003
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:56 pm

pronto... começou a parvoice!! o tópico até estava bom... sem ofensas e tal, mas como sempre é sol de pouca dura!

brigada Tassebem ;)

beijinhos e abraços*
</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:58 pm

indigo003 Escreveu:pois... mas encaremos a realidade: quantas colónias de gatos, pequenas, com os animais devidamente esterelizados, controladas e com cuidados veterinários conhecemos nós? eu só conheço duas. uma aqui em Vila REal e outra no Entroncamento.
Isso é encarar a realidade, ou é a sua realidade que é muito «pequenininha»? Aqui em Lisboa há dezenas, para não dizer mais, de colónias controladas e registadas no programa CER (Capturar, Esterilizar e Devolver) da câmara.
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 1:05 pm

indigo003 Escreveu:pronto... começou a parvoice!! o tópico até estava bom... sem ofensas e tal, mas como sempre é sol de pouca dura!

brigada Tassebem ;)

beijinhos e abraços*
Sempre às ordens, indigo. Outros para si. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”