Perseguição aos gatos de rua na minha Freguesia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta mar 02, 2012 1:09 pm

indigo003 Escreveu:pois... mas encaremos a realidade: quantas colónias de gatos, pequenas, com os animais devidamente esterelizados, controladas e com cuidados veterinários conhecemos nós? eu só conheço duas. uma aqui em Vila REal e outra no Entroncamento.
Olhe conheço outra, ao pé do trabalho do meu marido que todos se juntaram esterilizaram os animais e deram cuidados aos que estavam piores, e agora está contida :) e com gatos bem tratados... Não lhe posso dizer mais por que não conheço outras realidades e não gosto de generalizar...
mas não concorda que neste caso se eles tentarem fazer isso não seria otimo? :) mas para isso precisam criar um grupo...

indigo003 Escreveu:e o argumento de que "os humanos fazem bem pior ao ambiente", e por isso já não é tão grave o caso dos gatos... não parece muito válido. é a mesma coisa que dizer "se aquele senhor roubou um banco, então n faz mal eu roubar um tb!" ;)
Não percebeu o que eu quis dizer, não disse que não era tão grave, disse que não podemos deixar de os ajudar e os deixar abater porque provocam alguns danos no ambiente à volta...
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta mar 02, 2012 1:10 pm

Ana,

não se deixe intimidar pela troca de opiniões :), quando houver evoluções vá informando sff.
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 02, 2012 1:19 pm

Sem tomar partidos pró ou contra gatos de rua, vou contar-vos duas pequenas histórias que talvez sirvam para esclarecer um nadinha o papel que os gatos vadios desempenham.

Quando o presidente da Câmara de Lisboa, Eng. Cruz Abecassis, lá pelos anos 80 do século passado, decidiu (e quase conseguiu) acabar com os gatos vadios da capital, a cidade começou a queixar-se de que os ratos se estavam a tornar uma verdadeira praga, invadindo as casas e causando estragos muitas vezes irreparáveis.

O caso assumiu tais proporções que o engenheiro acabou por ter de chamar uma empresa alemã para desinfestar a cidade. A meio da operação, a televisão entrevistou o técnico da Bayer que geria a operação, o qual, entre outras coisas, disse esta, espantosa: as cidades têm de manter populações de gatos em liberdade, pois são os predadores naturais dos ratos. Quando não há gatos em número suficiente, os ratos proliferam, e a responsabilidade da situação que nesse campo se vivia então em Lisboa era produto da ignorância de quem se tinha empenhado em exterminar as colónias de gatos da cidade.

A segunda história é mais corriqueira e insignificante: uma amiga minha alimentava uma pequena colónia de gatos na margem de um bairro clandestino. Um dia, um dos moradores desse bairro veio ter com ela e invectivou-a por dar de comer aos gatos, que assim, de barriga cheia, já não caçavam ratos, dizia ele. Estavam nesta conversa e eis que surge um dos tais gatos "de barriga cheia" com um rato na boca.

É claro que virão dizer-me agora que Azeitão não é Lisboa, encher o tópico com os grandes estragos na fauna autóctone (ah, como eu gosto destes chavões emprenhados pelos ouvidos e pelos olhos!), etc. e tal. Mas a realidade é esta: os gatos livres são extremamente úteis ao ambiente, sim. E sim, as colónias devem ser mantidas, com os animais devidamente tratados e o mais saudáveis possível, e as comidas e bebidas devidamente mantidas em condições de higiene e salubridade dos locais.

Por isso, Tuchoslindos, lutem pelos vossos gatos. Boa sorte e bom trabalho!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mar 02, 2012 1:31 pm

Floripes2 Escreveu:Sem tomar partidos pró ou contra gatos de rua, vou contar-vos duas pequenas histórias que talvez sirvam para esclarecer um nadinha o papel que os gatos vadios desempenham.

Quando o presidente da Câmara de Lisboa, Eng. Cruz Abecassis, lá pelos anos 80 do século passado, decidiu (e quase conseguiu) acabar com os gatos vadios da capital, a cidade começou a queixar-se de que os ratos se estavam a tornar uma verdadeira praga, invadindo as casas e causando estragos muitas vezes irreparáveis.

O caso assumiu tais proporções que o engenheiro acabou por ter de chamar uma empresa alemã para desinfestar a cidade. A meio da operação, a televisão entrevistou o técnico da Bayer que geria a operação, o qual, entre outras coisas, disse esta, espantosa: as cidades têm de manter populações de gatos em liberdade, pois são os predadores naturais dos ratos. Quando não há gatos em número suficiente, os ratos proliferam, e a responsabilidade da situação que nesse campo se vivia então em Lisboa era produto da ignorância de quem se tinha empenhado em exterminar as colónias de gatos da cidade.

(...)
Desde a Peste Negra de Londres, em 1665, que se sabe disso, mas as pessoas tendem a achar que a História é uma coisa chata e inútil. :roll:

Seja em que meio for, pequeno ou grande, as colónias de gatos já fazem parte do sistema e cumprem um papel. Têm é de estar controladas e devidamente cuidadas. Esse é o trabalho que compete às pessoas. A pouco e pouco, chega-se lá. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 02, 2012 1:41 pm

bom fim de semana! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 02, 2012 2:03 pm

De acordo com a história da Floripes. , é bem verdade, a minha cunhada tem um gato que está castrado e é bem tratado, passa normalmente o dia fora de casa, caça os ratos, mata-os e por norma vai pô-los à porta de casa.

Quanto às fezes e à urina, nunca me lembro de ter visto nas minhas redondezas nada de gatos, mas de cães , é uma fartura, na sua maioria Labradores, que metidos em apartamentos, vão sempre é à rua, e agora, fazer queixa a quem? Para depois se virem livres deles para não terem chatices, é muito mais prático do que ter de andar a apanhar as fezes e colocá-las num saco plástico :evil:

Não têm a culpa de terem nascido, ainda bem que ainda há pessoas boas dispostas a ajudar, e o controlo das colónias é essencial.

Na minha zona não existe nada disso, o que é uma pena, as esterilizações são carotas, mas também ao pé de mim só la vejo os "meus pretinhos", que todos os dias lá estão à espera da comidinha, mas não se deixam tocar nem por nada, ela então é super brava, assim que me aproximo mais um bocadinho, começa a rosnar que mais parece um cão, mas se a conseguisse apanhar, lá fazia um choradinho ao vet para pagar a esterilização em prestações. As coisas estão cada vez mais dificeis, e os abandonos vão sendo cada vez mais, mas mesmo assim, vamos esperando, que muita gente mesmo com o pouco que tem, vá ajudado
:wink:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 02, 2012 3:09 pm

Tassebem Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Sem tomar partidos pró ou contra gatos de rua, vou contar-vos duas pequenas histórias que talvez sirvam para esclarecer um nadinha o papel que os gatos vadios desempenham.

(...)
Desde a Peste Negra de Londres, em 1665, que se sabe disso, mas as pessoas tendem a achar que a História é uma coisa chata e inútil. :roll:

Seja em que meio for, pequeno ou grande, as colónias de gatos já fazem parte do sistema e cumprem um papel. Têm é de estar controladas e devidamente cuidadas. Esse é o trabalho que compete às pessoas. A pouco e pouco, chega-se lá. :wink:
As minhas historietas destinavam-se a esclarecer quem diz que os gatos são um perigo para a saúde pública, mas a sua resposta também pode ser aproveitada noutro aspecto: despreza-se a História e as suas lições, tal como se despreza os mais velhos e a sua experiência, para além de se abusar deles, como terá sido o caso da invasão do quintal da tal senhora de 84 anos.

Essa Junta de Freguesia e seu pessoal precisa muito de umas liçõezinhas de História e sobre leis, parece-me...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta mar 02, 2012 5:51 pm

indigo003 Escreveu:já sei que me vai cair tudo em cima, mas os gatos de rua são sim, muitas das vezes, um perigo para a saude publica!! andam por todo o lado (muitas vezes a dar cabo da nossa fauna autóctone, mas isso são outros 500), mijam e cagam em todo o lado, provocam acidentes quando se atravessam à frente de carros, muitos deles adoecem na rua e ai acabam por morrer... e quando isso acontece a responsabilidade muda automaticamente de mãos...

criar mais um grupo de defesa dos animais... para quê? é mais uma gota no oceano! juntem-se, unam esforços e façam vaquinhas paa castrar e esterilizar essa colónia! acho que é o melhor que podem fazer!
Se são um perigo para a saúde pública, agradeça a quem os abandonou. Porque eles se estão na rua é porque alguém os pôs na rua. E eles não fazem as necessidades em qualquer lado. Quem faz isso são os cães cujos donos não são capazes de apanhar a caca e de colocar no contentor do lixo!

E concordo que não é apanhando os animais e colocá-los nos gatis que vai resolver o problema. Passa sim pela castração dos animais, isso sim, resolve o problema da saúde pública. E depois, não resolve o abandono de mais animais que vão aparecendo. E por aí adiante...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta mar 02, 2012 5:51 pm

editei porque apareceu em duplicado. Sorry :oops:
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

sábado mar 03, 2012 3:12 am

Eu primeiro pensei .. não vale a pena comentar o que aqui foi dito … mas depois não seria eu se não disse-se o que me vai na alma.

Quem responde a dizer que já sabe que todos lhe vão cair em cima a um tópico onde alguém desesperado pede ajuda nem sequer merece que se escreva tanto a lhe dar reposta ... pois me parece que quer mais provocar que encontrar soluções para os problemas

Sempre ouvi dizer que nos colhemos aquilo que semeamos e que a vida nos devolve em duplicado tudo aquilo que fazemos de bom … por isso tuchoslindos … obrigada por ser uma pessoa responsável e com o dom de quer ajudar quem precisa… força e vá dando noticias.

Por isso fico feliz de perceber que o bem ainda vence sobre o mal.
tuchoslindos
Registado: quinta mar 01, 2012 10:46 pm

sábado mar 03, 2012 10:27 pm

Obrigada pelas vossas sugestões. Vou preparar-me com todas as "armas" para uma luta que não vai ser fácil, mas não desistirei.
Eu e algumas amigas já fazemos algum trabalho de resgate de gatos em perigo ou doentes, e temos felizmente uma vet na Quinta do Conde que colabora connosco. A seguir procuramos donos responsáveis, o que acontece também com cães.
Quanto aos gatos, é evidente que eles são muito importantes no combate aos ratos, também Roma viveu uma epidemia de ratos e o governo tomou medidas inteligentes.

"Perigo para a saúde pública", há tanto humano (ser racional) que o é !
Cocozitos de animais na rua ? E os lixos que os seres racionais deixam na rua ? Garrafas vazias de bebida, plástico ou vidro, embalagens várias... será que a senhora presidente vai mandar os seres humanos para a Lua ?

Meus queridos amigos, OBRIGADA.
GungaDin
Membro
Registado: sábado mar 03, 2012 10:06 am

sábado mar 03, 2012 11:26 pm

Porque razão as pessoas acreditam de imediato no que é dito num topico sem usar a cabeça ?
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo mar 04, 2012 2:49 pm

indigo003 Escreveu:já sei que me vai cair tudo em cima, mas os gatos de rua são sim, muitas das vezes, um perigo para a saude publica!! andam por todo o lado (muitas vezes a dar cabo da nossa fauna autóctone, mas isso são outros 500), mijam e cagam em todo o lado, provocam acidentes quando se atravessam à frente de carros, muitos deles adoecem na rua e ai acabam por morrer... e quando isso acontece a responsabilidade muda automaticamente de mãos...

criar mais um grupo de defesa dos animais... para quê? é mais uma gota no oceano! juntem-se, unam esforços e façam vaquinhas paa castrar e esterilizar essa colónia! acho que é o melhor que podem fazer!
A parte a negrito não é verdade, a não ser no caso de animais não esterilizados. É verdade que os gatos machos não castrados fazem marcação de território através da urina. No entanto, os gatos cobrem sempre as fezes.

Colónias de gatos controladas, felizmente conheço várias, entre as quais uma perto de minha casa que é apoiada por uma pequena associação.

A quem colocou o tópico, sugiro que contacte a Animais de Rua para iniciar uma campanha de esterilização. Entretanto arranjem forma de falar a presidente da junta e mostrem-lhe algum material sobre a utilidade dos gatos e a importância das colónias controladas. Se mesmo assim a senhora presidente quiser continuar na ignorância, contactem a comunicação social que eles adoram estes casos.
GungaDin
Membro
Registado: sábado mar 03, 2012 10:06 am

domingo mar 04, 2012 2:53 pm

Butterfly_21 Escreveu:
A parte a negrito não é verdade, a não ser no caso de animais não esterilizados.
Portanto gatos de rua esterilzados, vão ao wc ? :wink:
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

domingo mar 04, 2012 2:58 pm

Só agora é que li o tópico, nem acredito que existem pessoas capazes de fazerem mal aos animais, nem que me pagassem milhões eu faria uma coisa dessas, meu Deus :o
Responder

Voltar para “Gatos”