Pedido de ajuda para 2 gatinhos muito irrequietos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cbarroso
Registado: terça mar 13, 2012 9:01 pm

terça mar 13, 2012 10:08 pm

Olá,
Estou com uma situação que está complicada de gerir... se me puderem ajudar.
Tenho 2 gatinhos muito traquinas, com 7 meses mais ou menos. Ambos esterilizados... São muito brincalhoes , saltam e correm muito o que é normal e até engraçado.

Optei por ter os dois gatinhos porque são irmãos e para fazerem companhia um ao outro, mas nas brincadeiras só fazem porcaria..
O problema é que quando chego a casa do trabalho deparo-me com situaçoes não la muito agradaveis.... fico completamente :(
Eles estão sempre a partir coisas... e a subir por tudo o que é lado.. claro que se mexerem cai, depois ou se parte ou estraga-se... destroem-me a casa.
A minha casita é pequena, mas quando saiu para trabalhar deixo-lhes o hall de entrada, cozinha e varanda para estarem a vontade. Tem bastante iluminação... de comida, agua e para a higiene sempre tudo ok...

Por isso pergunto se há algum conselho que possam partilhar...
Eu ralho com eles, bato, ponho-os separados em divisões diferentes da casa, fecha-os fora da sala e eu fica na sala, bem tento chama-los a razao de que fizeram mal, mas não estou a conseguir... Enfim estou a desesperar...

Se me puderem ajudar para tentar “educar” estas pestinhas...
Obrigada...
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>C Barroso</strong> (Sam e Lia)</p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça mar 13, 2012 10:22 pm

gostava de poder dar algum conselho mais específico, mas a única coisa que já verifiquei com a minha gata é que... com o tempo algumas coisas passam...

eu compreendo o que quer dizer, às vezes chego a casa ao fim do dia para descobrir um cenário de guerra que só me dá vontade de a encher de palmadas, para ser assim brutalmente sincera. nunca me hei-de esquecer das vezes que cheguei a casa e havia cocó por todo o lado, que ela tinha atirado para fora da caixa para brincar, ou de quando partiu coisas, ou ainda quando roeu pacotes de um litro de leite até os furar todos e fiquei com o chão cheio de leite e cheiro a leite azedo... enfim.

o problema é que quando chega a casa e vê as asneiras, já eles «estão noutra», já se esqueceram do que fizeram, e qualquer castigo ou ralhete nessa altura não vai fazer diferença, acho que só os deixa confusos porque não entendem o que se passa.

ou se arma com uma dose inesgotável de paciência... ou não sei... olhe eu às vezes quando vejo as asneiras é respirar fundo e contar até 10 e pensar que podia ser pior, pronto. bem sei que os bichanos às vezes conseguem mesmo dar-nos cabo dos nervos.
cbarroso

terça mar 13, 2012 10:30 pm

Obrigada pela resposta...

Bem assim já nao me sinto a unico. É mesmo desesperante.
E como disse eles nao percebem... ja passou a brincadeira deles :(

sera que vai melhorar com a idade???...

Bem mas obrigada na mesma ;)
<p>&nbsp;</p>
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça mar 13, 2012 11:48 pm

Eles ainda são novinhos...podem (ou não) melhorar com a idade ... eu acho q sim, tenha esperança...:)
Sem os apanhar em flagrante, é dificil ensina los, são obstinados e de uma teimosia maluca!
Até eles se acalmarem ... não deixe coisas que não quer ver estragadas ao alcance deles ...
Não lhe consigo dizer mais nada, a não ser que não é a única a desesperar...;) Os meus tem 5 anos os dois e há dias (e principalmente noites...rrrrrrr) que parecem que estão possuidos ... Como o forista disse é contar até 100 respirar fundo e pensar: o que é umas coisitas estragadas? tenho dinheiro para comprar outra igual ... mas dinheiro nenhum compra amigos como eles ... é ou não é verdade?

P.S. Por favor nada de varandas abertas...o mais certo é os gatinhos cairem!!!
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 14, 2012 12:45 am

Realmente é ter paciencia. Tenho um gato de 2 anos e meio, outro com quase 2 anos, e outra de 8 meses que fazem montes de asneiras. O mais velho adora roer tudo o que é plastico, e os pacotes seja do que for sao outra perdição, fura logo a palete toda.

O do meio nao faz nada de grave, só mia. Muito e alto.

A mais nova, ainda agora estava eu a tentar ver um filme e ela sempre a esgueirar-se para trás do computador e punha-se a brincar com os fios e arranhar sei lá o quê que ainda não consegui perceber. Acabei com a brincadeira, pondo uma transportadora no sitio do buraco por onde ela entra. E eu já estava a desesperar, nem vi o filme como deve de ser. Sentei-me aqui, porque nem sono tenho, e ela tá aninhada ali na cama a dormir. E o do meio a miar do outro lado da porta. Ainda a mantenho fechada aqui no meu quarto, porque quando eles se juntam só estragam coisas e mandam tudo para o chão, e eu sinceramente, tenho que dormir.

Mas muitas vezes não há paciência. Alias, nem tenho quando os 3 gatos + a cadela se juntam e só fazem M**** .... Mas continuo a dizer.... muita paciência. Pena que não se compra disso em lado nenhum!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta mar 14, 2012 1:21 am

cbarroso não sei se por acaso lhes comprou 1 arranhador talvez tamanho medio pois daria para os pequenos saltarem,treparem,arranhar unhas e talvez quem sabe o atirarem tb ao chão mas isto seria opção de em vez de algumas coisas de casa ficarem destruidas, quem seria a vitima em parte era esse dito arranhador que é optimo,ajuda tambem a nada estragar de sofás enfim um bom utensilio mesmo, recomendo pois utilizo já há varios anos e não só um....

Não são muito economicos mas talvez compensem e existem sites espanhois onde os mesmos teem promoçoes e preços convidativos.

boa sorte, calma,paciencia e por vezes "vontade de esganar" tanta asneirola :roll:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Tiitaa
Membro Júnior
Registado: sexta mar 02, 2012 11:33 pm

quarta mar 14, 2012 1:21 am

Boa noite,
`
É normal serem tão irrequietos, pois ainda são ambos muito novinhos :wink: Tem de dar tempo ao tempo e vai ver que aos poucos eles se vão acalmar.

O arranhador é um óptima ideia, assim como brinquedos diversos para eles irem brincando durante o dia.

O site da zooplus tem produtos bastante variados e a preços bastante razoáveis.

Não se lhes deve bater, pois não ajuda em nada e só vai fazer com que eles acabem por ter medo de si. O melhor é ter sempre à mão uma garrafa de spray com água e assim que algum seja apanhado em flagrante, vai de spray para cima. Vão acabar por associar determinada atitude à borrifadela de água o que quase todos detestam.

Quando se encontram sós em casa ... aí não poderei ser de grande ajuda, pois nunca passei por esse tipo de situação. Os que tenho tido são mais para o calminho.
<p>A morte n&atilde;o nos rouba os seres amados. Pelo contr&aacute;rio guarda-os e imortaliza-os na nossa recorda&ccedil;&atilde;o. A vida assim, &eacute; que no-los rouba muitas vezes e definitivamente. </p>
<p>(Autor desconhecido) </p>
<p>&nbsp;</p>
<p>TiTa</p>
martiis
Registado: quarta mar 14, 2012 9:09 am

quarta mar 14, 2012 9:16 am

Sentei-me aqui, porque nem sono tenho, e ela t� aninhada ali na cama a dormir. Imagem
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta mar 14, 2012 10:26 am

Tiitaa Escreveu:Boa noite,
`
É normal serem tão irrequietos, pois ainda são ambos muito novinhos :wink: Tem de dar tempo ao tempo e vai ver que aos poucos eles se vão acalmar.

O arranhador é um óptima ideia, assim como brinquedos diversos para eles irem brincando durante o dia.

O site da zooplus tem produtos bastante variados e a preços bastante razoáveis.

Não se lhes deve bater, pois não ajuda em nada e só vai fazer com que eles acabem por ter medo de si. O melhor é ter sempre à mão uma garrafa de spray com água e assim que algum seja apanhado em flagrante, vai de spray para cima. Vão acabar por associar determinada atitude à borrifadela de água o que quase todos detestam.

Quando se encontram sós em casa ... aí não poderei ser de grande ajuda, pois nunca passei por esse tipo de situação. Os que tenho tido são mais para o calminho.

Subscrevo por inteiro... Acrescento apenas que quando está ausente, pode experimentar deixar as zonas onde eles se encontram livre de objectos que se possam partir... Mas de facto sendo pequeninos tendem a ser mais irrequietos... Pode ser que com o tempo eles se acalmem. Mas tente não bater... Senão vão ficar sentidos consigo, vão ter medo de si e vão perder o elo de confiança que seguramente têm consigo... O ideal é ser firme, autoritário, mas calmo... porque os animais sentem o nosso estado de espírito... às vezes nem precisamos de falar, eles baixam as orelhinhas e sabem que fizeram algo de errado (caso dos cães p.ex.).

De qualquer das formas, boa sorte!! :wink:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta mar 14, 2012 10:47 am

Olá cbarroso, benvindo à Arca 8)

Essas brincadeiras são normais para a idade. Afinal ainda são 2 gatinhos na fase das descobertas e das tropelias. Dão-nos cabo da paciência mas faz parte.

Compre um arranhador e habitue-os a arranhar e a brincar lá. Cuidado com as bolas, ratinhos, etc, que normalmente vêm pendurados nos arranhadores por um elástico. Embora eles adorem tais brinquedos, facilmente se podem emaranhar nos fios e a coisa correr muito mal. O mesmo se aplica a outros brinquedos do mesmo género.
Eu optei por cortar. Fios, sacos e afins só vigiados de perto.

Atenção às varandas! Ao contrário do que se pensa os gatos não têm 7 vidas, não caem sempre de pé. Embora dotados de um equilíbrio excepcional, não é perfeito nem estão livres de se distrairem com um pássaro ou um simples insecto e haver um acidente, que acontecendo, mesmo que o gato sobreviva, pode ficar gravemente ferido e o mais certo é esconder-se ou fugir assustado.

Tenha os devidos cuidados com a segurança deles, encha-se de uma grande dose de paciência e dê umas valentes gargalhadas à conta disso… Rir lava a alma e só por isso já vale bem a pena aturar todas as tropelias ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mar 14, 2012 5:56 pm

Gatinhos é mesmo assim. Se não fosse assim era sinal que estavam gravemente doentes. Com o tempo acalmam mas lembre-se que não são bonecos de peluche, não podem passar 24 h a dormir quietos.
Com animais em casa não se pode ter muitos bibelots, muita coisinha porque eles deitam tudo abaixo.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta mar 14, 2012 10:36 pm

sasquatch Escreveu:Gatinhos é mesmo assim. Se não fosse assim era sinal que estavam gravemente doentes. Com o tempo acalmam mas lembre-se que não são bonecos de peluche, não podem passar 24 h a dormir quietos.
Com animais em casa não se pode ter muitos bibelots, muita coisinha porque eles deitam tudo abaixo.[/quote

não podem passar 24 h a dormir mas há momentos em que bem me apetecia que o demónio do bicho se deitasse a dormir e parasse de fazer asneira :lol: e quando já é de noite e ela está ao meu lado a dormir a sono alto, e mal me levanto para ir lavar os dentes e vestir o pijama, ela fica completamente desperta e não para de fazer barulho quando eu já estou na cama e quero é dormir?

eu sei que a fase de gatinhos é muito engraçada e tenho a certeza que ainda vou ter muitas saudades. mas acho que não sou a única dona a desejar que o seu bichinho fosse um bocadinho mais 'gato de sofá' quando vejo as asneiras :lol:
cbarroso

quarta mar 14, 2012 11:00 pm

Agradeço de coração a todos os comentarios...
Pelo menos fiquei certa que não sou a unica e que é uma fase...

Eu tive um cão muitos anos, que era um doce.. o meu amor... mas já faleceu! Como as pessoas tudo tem o seu fim... :( :( ainda sofro por isso.. :(
Nesta fase da minha vida, pensei porque nao um gatinho. Mas eles são irmãos, não iria conseguir ficar só com um, separa-los. então tenho os dois, que são os meus meninos como carinhosamente chamo.

Bem, e quando chego a casa e me deparo com coisas partidas, moveis abertos.. enfim ja nem sei o que dizer mais... principalmente o partirem ... magoa-me e chateia-me... Mas vou tentar ter muita calma.

Refiro só que eles tem um arranhador e imensos brinquedos.. por isso é que me tiram do serio de vez em quando .
Se têm os brinquedos .. porque não brincam... em vez de correrem e me partirem as coisas... enfim...
O arranhador é uma constante em casa, usam com frequencia, sem qualquer problema...

Terei que ter paciencia.. são meninos.. crianças..
Mas muito obrigada a todos pelas dicas que deram. Deram-me imenso jeito...
por exemplo que bater não resulta (diferente de um cão) ... de um burrifador com agua para chamar a atenção .... e outras coisas.
O meu muito obrigada.

Bem haja a todos!

Que os vossos meninos lindos continuem a dar o amor e companheirismo que dao tao gratuitamente.. diferente do ser humano.

Obrigada. Bjus
<p>&nbsp;</p>
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quarta mar 14, 2012 11:09 pm

cbarroso Escreveu:Agradeço de coração a todos os comentarios...
Pelo menos fiquei certa que não sou a unica e que é uma fase...

Eu tive um cão muitos anos, que era um doce.. o meu amor... mas já faleceu! Como as pessoas tudo tem o seu fim... :( :( ainda sofro por isso.. :(
Nesta fase da minha vida, pensei porque nao um gatinho. Mas eles são irmãos, não iria conseguir ficar só com um, separa-los. então tenho os dois, que são os meus meninos como carinhosamente chamo.

Bem, e quando chego a casa e me deparo com coisas partidas, moveis abertos.. enfim ja nem sei o que dizer mais... principalmente o partirem ... magoa-me e chateia-me... Mas vou tentar ter muita calma.

Refiro só que eles tem um arranhador e imensos brinquedos.. por isso é que me tiram do serio de vez em quando .
Se têm os brinquedos .. porque não brincam... em vez de correrem e me partirem as coisas... enfim...
O arranhador é uma constante em casa, usam com frequencia, sem qualquer problema...

Terei que ter paciencia.. são meninos.. crianças..
Mas muito obrigada a todos pelas dicas que deram. Deram-me imenso jeito...
por exemplo que bater não resulta (diferente de um cão) ... de um burrifador com agua para chamar a atenção .... e outras coisas.
O meu muito obrigada.

Bem haja a todos!

Que os vossos meninos lindos continuem a dar o amor e companheirismo que dao tao gratuitamente.. diferente do ser humano.

Obrigada. Bjus
:lol: :lol: :lol: :lol:
coragem! eles "amadurecem" :wink:

lembro-me do meu junior a baloiçar nos cortinados e ainda me rio. são animais, nao espere deles um comportamento humano. Antecipe, evite, guarde o que se parte dentro dos armários fechados.

como ja lhe foi dito, nao bata, borrife :wink:

experimente brincar com eles com uma cana, os meus gatos adoram, e assim sempre gastam energia de forma saudavel! :wink:

boa sorte e dê noticias!
cbarroso

quarta mar 14, 2012 11:12 pm

Muito OBRIGADA por tudo :)

8)
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”