Ajuda! O que faço com um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 08, 2002 4:19 pm

Olá a todos.

A minha família vai crescer e eu precisava de ajuda.
O meu cachorro cresce mental e fisicamente a um ritmo fabuloso, por isso chegou a altura da segunda fase. Ou seja arranjar-lhe uma companhia para as longas horas em que o dono não está. Como a minha casa (e eu) não aguenta com dois cachorros, a sua companhia vai ser um gato.

Já me arranjaram um gatito, com perto de 1 mês de idade. A mãe é vadia e antes que limpem o sarampo aos gatitos um dos vizinhos está a tentar arranjar donos para a ninhada. (um já está! :) )
O problema é que eu de cães percebo, toda a vida lidei com eles, mas de gatos sou um nabo! Já vi que, infelizmente, não vou ter a hipótese de me preparar tão bem para o gato como fiz para o cão, ai é que entra a vossa ajuda...

Precisava de sites na net sobre gatos, principalmente sobre a sua educação.
O que é que eu devo saber sobre juntar um cachorro (com quase 3 meses) com um gato de 1 mês?
O que é que eu deveria saber sobre gatos? (esta é daquelas perguntas especificas e fáceis de responder... :) )
Para os cães o nosso leite é mau e para os gatos? É verdade que eles gostam de leite?
O que é que um gato de 1 mês precisa? Quais são as suas fases mais próximas de desenvolvimento?
Por último, quando eu começar a ensinar o meu gato, como ensinei o meu cão o que falha? Existe algum motivo para que o gato não possa aprender pelos mesmos métodos que o cão?

Como podem ver as questões e dúvidas são muitas, mas até encomendar livros de gatos e os receber ainda vai demorar um bocado...

Obrigado pela vossa ajuda.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta ago 08, 2002 4:29 pm

olá,

antes de mais deves levar o gatinho ao veterinário para ver se está tudo bem, uma vez que o apanhaste na rua. eu ainda há poucos dias recolhi 2 da rua e estavam cheios de coriza :-( neste momento estão internados no vet mas assim que sairem também vão procurar um lar.

quanto ao leite, não lhe deves dar leite de vaca porque a lactose é de dificil digestão para os gatos. os veterinários vendem leite em pó especifico para gatos. sinceramente, não sei bem se é aconselhável dar leite aos gatos ou a qualquer outro animal. aliás, o ser humano é o único mamifero que nunca perde a capacidade de digerir a lactose; os restantes mamiferos vão-na perdendo ao longo da vida. eu nunca dou leite à minha gata mas o melhor mesmo é aconselhares-te com o teu vet.

outra coisa a fazer quanto antes é vacinar o teu gatinho.

boa sorte
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quinta ago 08, 2002 4:46 pm

Olá

Antes de mais, parabéns por teres adoptado um gatinho. Com certeza que não te vais arrepender.

Vai ao site do "gatices" (faz uma busca directa pelo google). Lá existem uma serie de links sobre gatos. Para começar já vai ser uma boa ajuda.

Em relação à aproximação dos dois, só tens que ter cuidado por causa das brincadeiras do cão. Com apenas 3 meses, não tem noção da força e pode magoar o gatinho (que com um mês é microscópico) sem querer. Deves juntar os dois sempre que possas, mas atenção, deves estar sempre presente para evitar acidentes. Entretanto o gatinho vai crescer e já se poderá defender melhor das brincadeiras do cão.

Não caias no erro de pensar que um gato se educa como um cão. Os gatos são muito mais teimosos e mais independentes. Não aprendem tudo o que os cães aprendem porque não estão para isso. Em contrapartida, dão menos trabalho e são mais higiénicos (não vais precisar de o ensinar a ir à areia porque provavelmenet com 1 mês já sabe).

Cães e gatos são de longe os animais que prefiro. Adorava ter um cão e um gato como tu, mas não dá. Por isso goza bem a convivência com os dois. Vais ver que todos os dias nos surpeendem...em relação aos gatos, aquilo que dizem sobre não serem fiéis nem meigos, é pura mentira. Vais ver que o gatinho te vai provar isso mesmo.

Espero ter ajudado.

Ah, em relação ao leite, experimenta o da whiskas. Mas duvido que ele goste :)) os meus dois gatos não gostam, mas podes sempre tentar. Nao lhe vai fazer mal...aliás ele próprio te dirá quando já não sentir necessidade de leite.

Boa sorte e vai dando noticias. Já agora, como se chamam os teus bichinhos?

Scooby
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

quinta ago 08, 2002 4:50 pm

Olá!

Realmente um gato é muito diferente de um cão.
E um gato com 1 mês de vida ainda é muito pequenino...

Deixo-lhe alguns sites que tenho nos meus favoritos embora ainda não os tenha explorado a 100%

http://www.catfriend.hpg.ig.com.br/index.htm
http://cats.about.com/mbody.htm
http://www.peteducation.com/index.cfm?cls=1

No entanto há pessoas aqui no fórum que, de certeza, saberão muito mais coisas sobre gatos do que eu.

Entretanto encontrei um site cujo título é “Dogs and Cats living together”
http://www.dogs-with-cats.com/
Pode ser que ajude...

boa sorte para os pequenotes
:D
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta ago 08, 2002 5:34 pm

Olá Aragão!
Parabéns pelo novo membro da família... :lol:
Algumas das coisas já foram ditas antes:
- Levar o pequenito ao Vet.
- Desparasitá-lo internamente
- Desparasitá-lo externamente
- Vaciná-lo (a 1ª vacina deve ser dada + ou - aos 2 meses)
- Arranjar um tabuleiro ou uma caixinha c/ porta para a areia
- Arranjar pratinhos para a ração e para a água (deves ter sempre água à disposição do gatito)
- Arranjar ração (de preferência seca) própria para gatinhos pequenos
- Arranjar uma caminha (embora ele provavelmente vá preferir a tua)
- Arranjar uns brinquedinhos (por exemplo uma bolinha) os brinquedos não devem ser muito pequenos para ele não os engolir, nem muito grandes para que ele os possa transportar na boca (os brinquedos são muito importantes, iste é um aviso que o Mixteco me pediu para fazer, é que ele não passa sem a sua bolinha! ;) )
- Deves arranjar uma escova para o escovares, a escova depende do tipo de pelo
- Deves arranjar uma tesourinha própria para lhe cortares as unhas (esta ferramenta é prioritária, conselho de amigo!)
- Depois, com o tempo, podes ir lendo os posts da arca e descobrir que existem rações próprias para os dentes, pastas para evitar a acumulação de pêlos no interior, etc.

Em relação ao leite, existem lojas de animais que vendem leite em pó próprio para gatinhos (podes verificar se o que dás ao cachorrinho também serve para gatinhos).

Verás que os gatos são excelentes companheiros! Muito meigos e sempre prontos a "ajudar" :lol: ;)

Os foristas mais experientes decerto te darão mais conselhos (ou corrigirão alguns dos meus).

No relacionamento entre cão e gato não posso ajudar, pois só tenho gatos.

Boa sorte

(espero não te ter assustado com a minha lista)

P.S.-> Estava a esquecer-me da transportadora
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quinta ago 08, 2002 9:13 pm

Depois de tudo o que foi dito deixa só dizer uma coisa leite nenhum nem whiskas e se ele ainda precisar de leite compra o especial. Ainda era muito cedo para o tirar à mãe mas percebo a situação. Ele ainda não pode ficar sozinho com essa idade por causa da comida. Tens de ir ensinando a comer tens de ter uma caixa com areia muito baixinha e po-lo lá muitas vezes.

É que aos dois meses idade ideal para serem adoptados já fazem tudo sós mas agora durante uma semana ou 15 dias tens de ser mãe ou seja pai....Os gatos são mais limpos que os cães e mais fáceis de educar mas são animais totalmente diferentes. O vet também te vai ajudar.

Há também livros bons que devias ter mas tens aqui montes de tias do teu gatinho no forum que te ajudadão.....

Felicidades.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quinta ago 08, 2002 11:43 pm

Olá Aragão

Eu sou uma das "tias" daqui do fórum que te vai indicar alguns livros sobre os apetrechos essenciais e também alguns livros que te ajudam a compreender o comportamento do gato e dão algumas dicas de como aproximar de um cão (...Gwen, a "tia" é a meter-me contigo ;) ).
Então é assim:

Livros de fácil acesso, ou seja, facilmente adquiridos num hiper:
"101 sugestões - Como cuidar do seu gato" - Edit: Civilização, contexto (na capa não tem referência ao autor(es), é um guia ilustrado de carácter prático. É óptimo para o início...)
"Novo guia dos gatos - Katrin Behrend - Colecção Habitat (é mais completo que o guia atrás referido, fala em linhas muito gerais das características de algumas raças...)
"O gato - mais um membro na famíla - Ed. Girassol (...não é tão fácil de encontrar em hipers como os outros, mas é bem mais completo e abrangente...)
Livros de menor acessibilidade ( se fores de Lisboa, recomendo-te sobretudo a Bertrand ou a FNAC, dentro de hipers, onde costumo encontrar estes livros mais "rebuscados" é no CONTINENTE do "Vasco da Gama", passe a publicidade :o ....)
"Guia Essencial do Comportamento do Gato" - Desmond Morris -Publicações Europa-América.
"As 101 perguntas que o seu gato faria se pudesse falar" - Bruce Fogle- Ed. Temas da Actualidade.
Estes 2 últimos livros referem-se sobretudo ao comportamento felino e tentam explicar algumas das reacçõe destes nossos amigos...
Beijinhos e espero ter-te ajudado ;)
Elsa Pereira
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

sexta ago 09, 2002 9:37 am

Bom dia Aragão!

Antes de mais, parabéns pela opção que fizeste em adoptar um gatinho! Vais ver que é bem fácil educar um gato dentro de um apartamento! Há dez anos que tenho gatos e quando adquiri o meu Luquinhas (cão), julguei que nunca fosse ser capaz de o educar, pois as diferenças com os gatos são muitas.
Nunca tive dificuldade em educar os meus gatos para fazerem as necessidades na liteira, acho até que eles aprenderam por si, inclusive a Naná que foi lá para casa com 15 dias. Era super engraçado assistir a Naná a saltar para dentro da liteira. Entrar, a Naná entrava, mas para sair é que eram elas!!! A Liteira era muito alta para o tamanho minúsculo da Naná, de modo que a única solução que ela encontrava para sair lá de dentro, era rebolar-se para o chão. Ri-me muito com ela nessa fase!
Quanto aos utensilios necessários para a recepção do gato e à alimentação, penso que já tudo foi dito aqui. Agora é mesmo a convivência com o gatinho que te vai ensinar o resto, e claro, qualquer dúvida cá estaremos para tentar ajudar-te!
Os meus gatos têm 10, 5 e 3 anos e a entrada agora de um cachorro lá em casa até que não foi muito complicada. Como o teu cachorro ainda só tem 3 meses, a convivência entre eles talvez seja bem mais fácil, mais rápida e melhor!
Na minha casa quem mandam são os gatos! O Lucas limita-se a obedecer! Nunca separei o Lucas dos gatos, quando o trouxe, mas cedo ele aprendeu que tinha que respeitar a hierarquia imposta pelos "manos" mais velhos! É claro que existem muitas brigas e ciumes por parte dos 5 bichanos! Os gatos sempre que podem dão "um chega pra lá" ao Lucas e este por sua vez, quando apanha os gatos desprevenidos, vinga-se, mordendo-lhes as caudas ou os dorsos! Mas no fundo dão-se todos bem e creio que uns e outros já não passam bem sózinhos.
De noite é que se dão melhor, pois todos querem dormir na minha cama e por isso são obrigados a conviverem bem de perto, gatos e cão!

Depois vai dando notícias, tá?

Jinhos

Rita Santos
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta ago 09, 2002 11:03 am

Gatos - São óptimos madrugadores a aparecer na cama e a darem lambidelas (bem diferentes dos caes) e mordiscadelas para sairmos da cama.
Uma das principais diferenças é a sua personalidade e independência.
Por vezes, as pessoas dizem que os gatos são muito individualistas e que nao ligam tanto as pessoas como os cães.
Eu não concordo, é preciso dar é bastante mimo para ficarem isso mesmo mimados.
No meu caso posso dizer que onde estou, a gata também está, e até me vai esperar à porta quando chego em casa, nao anda por cima de móveis, sabe quando estamos a falar com ela ou dela (ter atenção às orelhas pois são bastante expressivas), quando a chamamos vem (quando lhe apetece), sabe coisas como "quieta, chão, (para) baixo, salta (para cima), não, anda, "dá beijinho".
O que aprendi foi através da convivencia. Cada gato tem a sua personalidade, uns mais sociáveis que outros.
O cão é proveniente do lobo, logo é a ideia de alcateia, neste caso o dono é o chefe. Com os gatos já é diferente, por vezes um desafio aos humanos. Fazemos festas quando eles querem e nao porque nos apetece.
Deve-se ter a comida em separado, a do gato deverá estar mais alta por exemplo para o cao nao comer a comida de gato.
Falo por experiencia da guerra que é do gato comer a do cão e a do cão comer a do gato.
Para bem da casa e dos donos, começar de cedo a cortar as unhas do gato e sempre com muito carinho para que fique habituado.
Se o gato se puser deitado de costas de barriga para cima voltado para si, nao quer dizer que quer festinhas na barriga mas sim que tem confiança em si pois este modo de estar é o menos protegido para os gatos.
E ter muitos, mas muitos brinquedos, bolas de ping pong por exemplo. Mas lembre-se de as recolher antes de se deitar senao fica sujeito a acordar as 4 da manha devido ao barulho.
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

sexta ago 09, 2002 11:39 am

A minha relação com os gatos é muito engraçada.. Tou a tomaar conta dos animais do meu irmão que está de férias e é um tal velos brincar os cães a "lavar" os Gatos o pirolito com 1 mês e meio a ir atrás do rabo do nico (gatinho com 4 meses) é o negrito (gato com ano e meio) a miar pedir mimos e a boneca la vai dar umas lambidelas.

Quanto á comida tenho uma gata que está para ter gatinhos e come a ração dos cães (desejos de grávida)

sO vim contar a minha historia com cães e gatos.. porque de resto o que fazer já foi tudo dito ..

Boa Sorte

Sandra
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta ago 09, 2002 12:51 pm

É sempre bom estar prevenido.

«REVIRAVOLTA
Gatinho sobrevive a banho em máquina de lavar roupas

Quarta, 08 de agosto de 2001, 10h54

Um gato que pulou dentro de uma máquina de lavar roupas sem que sua dona percebesse sobreviveu a 20 minutos virando de um lado para o outro dentro da máquina, em água quente, disse um jornal dinamarquês na quarta-feira. "Ele estava gritando, mas eu não conseguia abrir a máquina", disse a dona do animal, Bianca Marten.

Quando ela finalmente conseguiu isso, Sylvester, de 3 meses, estava confuso e azul por causa da falta de oxigênio. Sylvester se recuperou depois de ser tratado numa clínica veterinária no oeste da Dinamarca. Porém, aparentemente ele ainda precisa aprender sua lição: assim que chegou em casa, ele pulou dentro da máquina outra vez.

"Agora eu sempre vou checar se ele está dentro da máquina antes de ligá-la", disse Marten. »
Luazul
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 10:48 pm

terça ago 13, 2002 3:50 pm

Ola...
Desde ja dou os meus parabens pelo novo menbro da familia, depois acho que é normal teres tantas dúvidas!
Nomes da sites que te posso dar sao:

www.filhotes.com.br = se ainda nao tiveres nome para o animal
www.catfriend.hpg.ig.com.br = tem algumas informaçoes importantes!
www.hospvetprincipal.pt = hospital veterinário

Para juntar um gato e um cão desde ja fez algo que eu acho que ajuda e se calhar nao pensou nisso, acho que é sempre melhor que o gato seja mais novo que o cão porque o gato é mais agressivo e se fosse mais velho poderia magoar o cao, logo que o cão (conhece) o gato deve controlar o o cão colocando trela se necessario para que ele nao ladrar isso assustaria o gato, espere que o cão e o gato se habituem um ao outro antes de permitir que o cão se aproxime demasiado do gato ou o lamba, apos mais ou menos 2 semanas de vigilancia apertada, em principio se tudo correr bem devem conseguir aceitar bem a presença um do outro na mesma sala, é muito provavel que o gato se torne o parceiro dominante da relação mas isso ja é comun nos gatos!
Em relação a educação que referiu vai ser dificil pois os caes quando nascem necessitam de educaçao o gato é muito independente, por isso nao ha muito a ensinar so o comun, basta colocar um caixote de areia num local aberto que o gato vai concerteza fazer as necessidades la, a minha gata quando a trouxe ela ainda nao tinha caixote e fomos comprar quando chegamos ela tinha feito as suas necessidades num cantinho, se fosse o meu cao fazia as necessidades pela casa toda, outra coisa que talvez o gato faça é arranhar os moveis e comer plantas, para que nao o faça sempre que estiver a arranhar os seus sofas dê uma palmadinha leve no focinho ou borrife o focino de água , assim ele perceberá que esta a fazer algo errado e que nao deve continuar em relaçao as plantas, pode ou comprar relva para o gato pois eles gostam muito de relva e faz lhes bem ao intestino, tenha cuidado pois algumas plantas sao perigosas para a saude do gato!
Sim os gatinhos e as vezes os gatos gostam de leite!
mas fizeste uma pergunta sobre qual o leite para gatinhos mais indicado; eu fiz essa mesma pergunta no forum para gatos e a "monicalagoa" e "caneco" responderam que o leite de vaca é muito agressivo para os gatinhos e pode provocar-lhes disturbios gastro-intestinais. No entanto, nas lojas de animais, existe leite em pó próprio para gatinhos e cachorros ou tambem podes dar iogurte desde que este seja NATURAL (ou seja sem aromas, frutas ou açucar) pois as bactérias que formam o iogurte alimentam-se da lactose. podes perferir comprar leite para gatinhos da whiskas, o outro é mais cara mas é melhor!
um gatinho tem as suas fases como os caes vais necessitar de um vet para te acompanhar essas fases!
ATENÇAO nao podes ensinar o teu gato da mesma maneira que ensinas te o teu cao porque sao animais totalmente diferentes, enquanto que o teu cao gosta de festa de rolar na relva correr contigo o gato nao eles sao muito independentes por isso o melhor é nao o fazeres!

Olha como livro de gatos aconcelho te um que tambem tenho é muito completo fala desde que ainda é bebe ate quando ja for velho e necessita de outros cuidades

o livro chama se: "Manual Completo de Tratamento de Gatos" é de Andrew Edney - a editora é a "Livros e Livros" quando o comprei custava 3.512$00!
vende se em qualque livraria!

Se tiveres duvidas basta dizeres...

beijos caninos e felinos...

p.s= tambem coloquei esta mesma resposta no forum dos cães!
... e desculpa o tamanho da resposta!
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 13, 2002 9:48 pm

Sucesso!
Custou, mas consegui!
Tenho pena de não conseguir tirar fotografias!

Quando cheguei a casa tinha uma lição do meu cão, a explicar-me que apesar de estar muito bem ensinado ainda pode fazer asneiras se o dono for preguiçoso! Para o demonstrar desligou-me uma das colunas da minha sala! Para a próxima eu que cubra o fio como fiz com os outros!

EM COMPENSAÇÃO, os meus bichanos estavam uma maravilha! A ideia do cheiro deve ter resultado, pois o gato já não bufava ao cão e este também já não lhe ladrava! Pelo contrario, a cena que se viu no meu sofá só gravada! O cão achou que o gato não se limpou bem e toca a lavar-lhe o traseiro, o gato nem pestanejou! No final foi uma total promiscuidade! Eu lambia o focinho do gato e beijava o cão, o cão lambia as orelhas ao gato e o focinho, o gato, esse ronronava como um tolo! Acho que nunca vi (ouvi) um gato ronronar tanto tempo! Achei um piadão aos beijinhos do gato!

Agora está o cão aos meus pés a tentar destruir uma espécie de manga de treino e o gato a brincar com uma bola de guizo aqui ao meu lado no sofá!

Próximo passo: comerem junto! Com um bocado de sorte no final da semana já brincam juntos!

P.S. O estafermo do gato já me apanhou a mania do cão, de conduzir a minha mão para aonde quer que eu lhe faça festas!!!!
Responder

Voltar para “Gatos”