terça mar 20, 2012 9:48 am
Se eles são gatinhos penso que seja natural serem mais atrevidotes... já experimentou confina-los a um espaço da casa que não dê acesso à sala? Por exemplo, uma vez morei num apartamento em que a sala tinha uma porta... bastaria ter fechado a porta da sala e eles podiam andar pela casa toda, mas não tinham acesso à sala, onde está o sofá! Se não confia neles e se de facto a mobília não lhe pertence (e pode perder p.ex. cauções à conta disso), o melhor será prevenir esse tipo de erros. Não estando em casa, não pode controlar... por isso o ideal é afastá-los do sofá quando não está em casa...
Também aconselho a que corte as unhas dos seus gatinhos. É complicado, eu sei, mas também quanto mais cedo eles forem habituados, melhor, e talvez não resistirão tanto no futuro... cuidado é ao cortar. Mais vale cortar só as pontinhas, porque eles têm terminações nervosas nas unhas (a parte irrigada, meio vermelha), e se cortar aí acredite que será extremamente doloroso para eles e poderão ficar assustadiços e renitentes quando virem o corta unhas na próxima "poda".
Já experimentou um spray que "supostamente" repele os gatos? Eu comprei um na Tiend* antes da Marie vir para casa. É que tenho sofás, mesa de café e um cadeirão, tudo em pele, tudo novinho... e o meu namorado tinha um fanico se ela arranhasse fosse o que for... conclusão, no 1º dia que ela veio, comecei a colocar esse spray perto dessas zonas... a ver se a afastava... não sei se resulta muito bem. Sei que ela não gosta do cheiro, mas não sei se ela é simplesmente uma gata desinteressada de sofás e afins (só gosta do tapete de sisal, que está lá mesmo para ela arranhar, o que é uma SORTE!!). Mas experimente isso, pode funcionar!
As capas são também uma boa solução! Se não encontra capas baratas então opte por mantas, ou colchas (que não goste muito ou que sejam velhas p.ex. já que vão ser, provavelmente, arranhadas...), e tente prendê-las... assim se eles arranharem, arranham a colcha/manta e não o sofá propriamente dito...
De resto não encontro mais nenhuma solução.
Mas em casa, quando estiver com eles, continue a borrifa-los com agua quando vir que vão arranhar o sofá e diga um firme "não!". Eles aprendem.