Gato que não aceita o novo cão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xi07
Membro Júnior
Registado: quinta set 08, 2011 11:34 am

segunda mar 19, 2012 8:56 pm

Boa noite, Chamo-me Carolina e sou da ilha da Madeira. Estou com um grande problema com o meu gato, o Miauzz. O Miauzz tem cinco anos neste momento.

Foi um gatinho que foi retirado por crianças da ninhada. A minha mãe encontrou-o e trouxe-o. Adoptámo-lo. Na altura tínhamos uma cadela pequenois, que o aceitou logo. Ele sempre conviveu com outros cães. Em Agosto a minha cadela faleceu com 17 anos. Em Setembro foi-me oferecida uma pequenois, a Mini. Pensámos que com o tempo ele a aceitaria, pois sempre conviveu com cães.

Inicialmente ele demonstrou alguns ciúmes. Apresentava-os todos os dias um pouco. Enquanto ele descansava no sofá ela podia andar pelo apartamento que ele nada lhe fazia. Apenas mostrava-se extremamente interessado nela. Um mês depois, um dia ela saltou da cama e correu atrás dele para brincar. Ele ficou com medo e fugiu e defendeu-se. Deu-lhe com as patas e magoou-a, mas nada de grave. Desde ai a situação piorou, porque a Mini teme o Miauzz. Se ela está no meu colo ele joga patadas. Ela dorme no meu quarto e durante o dia tento que dividir por ambos o tempo que passam comigo no resto do apartamento.

Há dias a Mini estava solta na sala e sem querer a minha mãe deixou o gato fugir do quarto. Este foi ao encontro da Mini e atacou-a. É impossível descrever a agressividade. Ela ficou um pouco magoada com arranhões. Ele perdeu as unhas ao agarrá-la. Desde dai esta teme-o ainda mais. A verdade é que também o temo. Quando mudamos de casa, há relativamente 4 anos, o Miauzz derrepente tornou-se extremamente agressivo.

Ele sempre foi extremamente brincalhão. Demos-lhe muita baboseira. Mas nesta altura não podíamos fazer muito barulho que ele nos atacava. Magoou-nos a sério por duas vezes. A veterinária na altura, o primeiro conselho que nos deu foi o de abate-lo. Mudei de veterinário. O novo receitou-me um calmante e ensinou-me alguns truques para lidar com o gato. O gato recusou o calmante, mas com o tempo e comigo a seguir os conselhos do médico o comportamento mudou. Deixou de nos atacar, embora tenha sempre um comportamento agressivo não ataca ninguém.

Devido a esta situação com a cadela, a veterinária actual receitou-lhe um xarope que se trata de um calmante com o nome Kalm Aid para lhe adicionar à comida. Ele nota e rejeita. Outra solução foi comprar um difusor com o nome Felliway, que libertava feromonas que tornavam o gato mais calmo. Infelizmente não resultou.

Não sei se me poderão ajudar de alguma forma. É um pouco complicado viver desta assim num apartamento. Além do mais sei que ambos sofrem por estarem trancados. Faria tudo o que estivesse ao meu alcance para que pudessem conviver harmoniosamente... :(
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça mar 20, 2012 9:56 am

É uma situação complicada, o gatinho parece estar a sentir-se ameaçado/trocado pela presença da sua nova cadela...

Já lhe deram algumas soluções mas não resultaram...

Às vezes, quando estou no google a tirar dúvidas sobre gatos, vou ter a sites brasileiros (são um país enorme, é normal que apareçam sempre nas pesquisas lol), e eles falam muito em "florais". E dizem que resulta... que o comportamento do gato muda para melhor. E há florais para tudo! Ciume, xixi fora da caixa, etc etc... Não sei se é treta ou se resulta, mas não custa nada experimentar/investigar...

Boa sorte!!
xi07
Membro Júnior

terça mar 20, 2012 3:50 pm

Obrigada. Onde podemos arranjar esses florais??
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça mar 20, 2012 3:54 pm

Eu penso que online... basta pesquisar pelo google e deve encontrar alguns sites :)
xi07
Membro Júnior

terça mar 20, 2012 8:57 pm

Oki. vou tentar ver isso!
Obrigada :)
Responder

Voltar para “Gatos”