Foi um gatinho que foi retirado por crianças da ninhada. A minha mãe encontrou-o e trouxe-o. Adoptámo-lo. Na altura tínhamos uma cadela pequenois, que o aceitou logo. Ele sempre conviveu com outros cães. Em Agosto a minha cadela faleceu com 17 anos. Em Setembro foi-me oferecida uma pequenois, a Mini. Pensámos que com o tempo ele a aceitaria, pois sempre conviveu com cães.
Inicialmente ele demonstrou alguns ciúmes. Apresentava-os todos os dias um pouco. Enquanto ele descansava no sofá ela podia andar pelo apartamento que ele nada lhe fazia. Apenas mostrava-se extremamente interessado nela. Um mês depois, um dia ela saltou da cama e correu atrás dele para brincar. Ele ficou com medo e fugiu e defendeu-se. Deu-lhe com as patas e magoou-a, mas nada de grave. Desde ai a situação piorou, porque a Mini teme o Miauzz. Se ela está no meu colo ele joga patadas. Ela dorme no meu quarto e durante o dia tento que dividir por ambos o tempo que passam comigo no resto do apartamento.
Há dias a Mini estava solta na sala e sem querer a minha mãe deixou o gato fugir do quarto. Este foi ao encontro da Mini e atacou-a. É impossível descrever a agressividade. Ela ficou um pouco magoada com arranhões. Ele perdeu as unhas ao agarrá-la. Desde dai esta teme-o ainda mais. A verdade é que também o temo. Quando mudamos de casa, há relativamente 4 anos, o Miauzz derrepente tornou-se extremamente agressivo.
Ele sempre foi extremamente brincalhão. Demos-lhe muita baboseira. Mas nesta altura não podíamos fazer muito barulho que ele nos atacava. Magoou-nos a sério por duas vezes. A veterinária na altura, o primeiro conselho que nos deu foi o de abate-lo. Mudei de veterinário. O novo receitou-me um calmante e ensinou-me alguns truques para lidar com o gato. O gato recusou o calmante, mas com o tempo e comigo a seguir os conselhos do médico o comportamento mudou. Deixou de nos atacar, embora tenha sempre um comportamento agressivo não ataca ninguém.
Devido a esta situação com a cadela, a veterinária actual receitou-lhe um xarope que se trata de um calmante com o nome Kalm Aid para lhe adicionar à comida. Ele nota e rejeita. Outra solução foi comprar um difusor com o nome Felliway, que libertava feromonas que tornavam o gato mais calmo. Infelizmente não resultou.
Não sei se me poderão ajudar de alguma forma. É um pouco complicado viver desta assim num apartamento. Além do mais sei que ambos sofrem por estarem trancados. Faria tudo o que estivesse ao meu alcance para que pudessem conviver harmoniosamente...
