Diagnóstico: Doença Renal Crónica

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gatosmimados
Membro Júnior
Registado: quinta nov 08, 2007 6:32 pm

segunda mar 12, 2012 5:38 pm

O meu Freddy, o meu querido Freddy está com Doença renal crónica.
Nestes últimos dias não consigo pensar em mais nada.
Eu sei que ele faz 15 anos em Abril, eu sei que todos os amigos e família estão sempre a dizer: tens que te ir preparando...
Mas como nos preparamos para nos separarmos dum ser com quem vivemos uma amizade tão grande? Com quem nos levantamos, com quem brincamos com quem fomos crescendo?
Sei que estou numa fase pessimista e que possivelmente muito terei que ir lendo sobre esta doença mas até agora a pouca informação que há em português também não é animadora.
Desde bebé que sempre comeu rações de qualidade e há mais de 6 anos que só comia CD da Hills. Por ter conhecimento de que esta é uma das grandes causas de morte nos gatos também tive sempre muito cuidado com a água, com fontes pela casa, etc...Mas mesmo assim....
Que tratamentos conhecem?
Alguém está a passar pelo mesmo?
:cry:
[/img]
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda mar 12, 2012 5:49 pm

Queria apenas dizer-lhe para ter coragem.

Eu costumo dizer que o maior defeito dos animais é terem uma vida tão curta.

Força!
gatosmimados
Membro Júnior

segunda mar 12, 2012 5:50 pm

Obrigada
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda mar 12, 2012 6:11 pm

Infelizmente o raio dessa doençaque tanto leva os nossos bichinhos na mior dos casos não tem a ver com a alimentação e a quantidade de agua que bebem. Deriva mesmo da idade e da condição genetica do animal.

Já me informei com a minha vet para tentar prevenir o aparecimento futuramente, e ela disse-me que não havia muito a fazer para evitar a insuficiencia renal, não passava apenas por beber muita agua, as vezes deriva de condições geneticas (Raças).
É uma preocupação que tenho porque segundo ela, o meu jimmy tendo a fisionomia de um azul da russia supostamente vai ser propenso a isso mais tarde na velhice. :(

ps: as melhoras do seu gatinho, esperemos que ainda não seja a vez ele ser uma estrelinha
gatosmimados
Membro Júnior

segunda mar 12, 2012 6:22 pm

Obrigada. Ele está tão bem fisicamente que foi apenas por precaução pela idade que se fizeram as análises. Como é siamês também tem alguma propensão genética.
Vou fazer tudo o que for possível enquanto a vida dele for boa.
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça mar 13, 2012 4:23 pm

Olá.

Tive uma gata que sempre foi magra, não era de raça nenhuma, alias, era uma Tartaruga puríssima. Até o mau feitio característico ela tinha. :lol:
Mas houve um dia, que ao acordar, reparei nela mesmo de cima e vi que ela estava SUPER magra, levei de urgência ao veterinário (nem carteira levei, alias, nem dinheiro tinha por isso, eu era estudante, nem trabalhava), para mexer na gata tiveram que lhe dar um sedativo, e confirmou-se através de uns exames a insuficiência renal. Desde aquele dia que começou com ração renal da Royal Canin. Ela tinha 11 anos, e sinceramente acho que foi da ''má'' alimentação que teve. Desde sempre que comeu Whiskas e uma posta de peixe cozido todos os dias. E a ração estava à disposição o dia todo (não é como os que tenho agora que mal meto a comida, só largam o prato quando não há mais nada pra comer)...
Entretanto as coisas normalizaram, mas aos 14 anos, apareceram-lhe 2 tumores mamarios. Foi operada, retirou-se essa cadeia, passados 3 meses tinha mais 3 caroços. Foi operada outra vez (sempre com anestesia volátil). A vet disse que se aparecesse mais algum, que não valia a pena operar porque percebia que era propensa a formação de tumores. Um deles até estava no peito e num teste rápido deu benigno, e quando foi operada na segunda vez, ja que estava a dormir retiraram esse caroço e ao fazerem biopsia confirmaram ser maligno, até porque ele estava enorme e ninguém tinha reparado nele na 1ª operação, nem sabiamos que estava lá)

Imagem

Passados mais 2 anos da Insuficiencia Renal estar sempre controlada, ela começou a passar mal, vomitava a comida, já nem sabia o que lhe dar, até que decidi internar para perceberem o que tinha, estava muito desidratada. Em todos esses dias foram sempre feitas analises ao sangue, e nao percebiam o que se passava porque nao era dos rins o problema, mas ela continuava a nao estar bem. No fim de 1 semana de internamento, sugeriram uma ecografia, e perceberam que naquele tempo todo o problema era no pâncreas que estava com uma inflamação brutal, acabando por morrer no veterinário ainda internada passados 2 dias. Morreu em Outubro, e ia fazer 17 anos em Dezembro.

Se só lhe foi detectada insuficiência renal agora, se for bem medicada, tente descansar a cabeça, isso controlado ainda dá para um gato viver muito mais tempo. Sei que é dificil e a minha reacção foi a mesma que a sua. Mas como passei por isso, e sei o que é ter um gato durante tanto tempo e de o vermos mais do que um bichinho de estimação. Eu nao tenho recordações de muita coisa antes da minha gata existir na minha vida, e ela foi para minha casa eu tinha 6 anos.
Ela morreu à 2 anos e meio.
Mas nao pense nisso agora, transforme essa energia negativa, em energia positiva, de-lhe a ração apropriada e muitos mimos. Ela vai viver durante mais um tempinho :wink: Como vê, a minha gata tinha 11 anos quando foi diagnosticado a Insuf. Renal e passados 5 anos, nao foi disso que ela morreu.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
martiis
Registado: quarta mar 14, 2012 9:09 am

quarta mar 14, 2012 9:16 am

Ela tinha 11 anos, e sinceramente acho que foi da ''m�'' alimentação que teve. Desde sempre que comeu Whiskas e uma posta de peixe cozido todos os dias. Imagem
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta mar 14, 2012 10:12 am

Catarina1 Escreveu:Olá.

Tive uma gata que sempre foi magra, não era de raça nenhuma, alias, era uma Tartaruga puríssima. Até o mau feitio característico ela tinha. :lol:
Mas houve um dia, que ao acordar, reparei nela mesmo de cima e vi que ela estava SUPER magra, levei de urgência ao veterinário (nem carteira levei, alias, nem dinheiro tinha por isso, eu era estudante, nem trabalhava), para mexer na gata tiveram que lhe dar um sedativo, e confirmou-se através de uns exames a insuficiência renal. Desde aquele dia que começou com ração renal da Royal Canin. Ela tinha 11 anos, e sinceramente acho que foi da ''má'' alimentação que teve. Desde sempre que comeu Whiskas e uma posta de peixe cozido todos os dias. E a ração estava à disposição o dia todo (não é como os que tenho agora que mal meto a comida, só largam o prato quando não há mais nada pra comer)...
Entretanto as coisas normalizaram, mas aos 14 anos, apareceram-lhe 2 tumores mamarios. Foi operada, retirou-se essa cadeia, passados 3 meses tinha mais 3 caroços. Foi operada outra vez (sempre com anestesia volátil). A vet disse que se aparecesse mais algum, que não valia a pena operar porque percebia que era propensa a formação de tumores. Um deles até estava no peito e num teste rápido deu benigno, e quando foi operada na segunda vez, ja que estava a dormir retiraram esse caroço e ao fazerem biopsia confirmaram ser maligno, até porque ele estava enorme e ninguém tinha reparado nele na 1ª operação, nem sabiamos que estava lá)

Imagem

Passados mais 2 anos da Insuficiencia Renal estar sempre controlada, ela começou a passar mal, vomitava a comida, já nem sabia o que lhe dar, até que decidi internar para perceberem o que tinha, estava muito desidratada. Em todos esses dias foram sempre feitas analises ao sangue, e nao percebiam o que se passava porque nao era dos rins o problema, mas ela continuava a nao estar bem. No fim de 1 semana de internamento, sugeriram uma ecografia, e perceberam que naquele tempo todo o problema era no pâncreas que estava com uma inflamação brutal, acabando por morrer no veterinário ainda internada passados 2 dias. Morreu em Outubro, e ia fazer 17 anos em Dezembro.

Se só lhe foi detectada insuficiência renal agora, se for bem medicada, tente descansar a cabeça, isso controlado ainda dá para um gato viver muito mais tempo. Sei que é dificil e a minha reacção foi a mesma que a sua. Mas como passei por isso, e sei o que é ter um gato durante tanto tempo e de o vermos mais do que um bichinho de estimação. Eu nao tenho recordações de muita coisa antes da minha gata existir na minha vida, e ela foi para minha casa eu tinha 6 anos.
Ela morreu à 2 anos e meio.
Mas nao pense nisso agora, transforme essa energia negativa, em energia positiva, de-lhe a ração apropriada e muitos mimos. Ela vai viver durante mais um tempinho :wink: Como vê, a minha gata tinha 11 anos quando foi diagnosticado a Insuf. Renal e passados 5 anos, nao foi disso que ela morreu.
Catarina1 a sua gata era mesmo muito bonita... lamento muito pelo que aconteceu, mas de facto ao ler a sua história fiquei mesmo triste e sensibilizada... vou fazer de tudo para que a minha gata tenha também as melhores condições. Ela até bebe água regularmente e tenho alimentado com purina one (e agora vou passar a dar Royal Canin sterilized - que comprei online, é só esperar que a encomenda chegue).

@ gatosmimados --> não tenho nenhuma informação sobre tratamentos nem estou a passar pelo mesmo (pelo menos com gatos... mas o meu cão também anda com problemas, mas ele já é velhinho, mais de 16 anos e de porte grande...). Só lhe posso aconselhar a ter calma, a aproveitar bem os momentos que tem, mas a resignar-se e aceitar que o inevitável acontece... e temos que o aceitar e seguir em frente. Não quero dizer com isto "esquecer", porque nunca nos esquecemos... mas agora que sabe da doença, já está mais preparado/a... ao menos não será uma morte súbita (isso sim é muito pior, entramos em choque). Também pode ser que o seu gatinho ainda dure mais uns anos... eles são muito fortes :wink: por detrás do focinho meigo e fofinho está sempre um super gato!=) muita força e acredite que ele ainda vai por cá andar muito tempo para receber festinhas :wink:
gatosmimados
Membro Júnior

quarta mar 14, 2012 6:13 pm

Obrigada Catarina (que gatinha linda) e Helene pelo apoio e pela energia positiva.
Como há muitos anos que sou uma apaixonada por gatos e faço voluntariado com eles, estava bem informada sobre a doença e o Freddy já estava a comer ração renal há mais de um ano.
Nunca comeu comida de supermercado, sempre comeu rações de qualidade e apesar disso ficou doente na mesma.
Só discordo um bocadinho da morte súbita porque apesar de ser um grande choque para nós é uma grande dádiva para eles. Porque o que mais custa é o sofrimento.
E isto eu aprendi com uma perda humana.
Obrigada
Cristina
Imagem
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta mar 14, 2012 6:37 pm

sim, de facto nisso da morte súbita tem razão... foi uma perspectiva egoísta da minha parte... mais vale eles não sofrerem... foi só porque quando falei lembrei-me do caso das minhas duas cadelas... uma estava muito velhinha... muito trenga, cega e surda... metia-se debaixo da roda do carro.. era sempre um perigo... e um dia a minha mae atropelou-a sem querer (era uma cadela pequenina --> https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hp ... 8219_n.jpg )

E foi um choque.. fiquei meses e meses a sonhar com ela... que afinal não tinha morrido. às vezes sonhos meio mórbidos, como ela sair da "campa" dela x) enfim... e depois foi a minha cadela do meio... ( https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hp ... 2840_n.jpg ) que era a minha perdição, um dos amores da minha vida.. tinhamos uma empatia, uma química incrível... compreendíamo-nos mutuamente só com um olhar... e era extremamente territorial comigo... morreu do nada, no dia 31 de Outubro...:\ e eu estava fora... enfim...

mas tem razão no que diz... o que importa é eles não sofrerem... o nosso luto é meramente secundário...o que fica mesmo são as boas recordações e uma (muita) saudade
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 15, 2012 12:24 am

martiis Escreveu:Ela tinha 11 anos, e sinceramente acho que foi da ''m�'' alimentação que teve. Desde sempre que comeu Whiskas e uma posta de peixe cozido todos os dias. Imagem
Só me citou e logo a pior parte. Realmente ela comia Whiskas, porque eu nao tinha o poder de escolha da ração, nem sequer foi esterilizada cedo, foi aos 14 anos quando lhe apareceram os tumores nas maminhas.
Mas a posta de peixe cozido era a perdição dela, e o meu enjoo matinal. 11 anos a levar todas as manhas com o cheiro de peixe cozido é obra. Mas mal comecei a trabalhar, comecei eu a fazer as contas á vida e a pagar todas as despesas. E apesar do que lhe aconteceu mais pro final da sua vida, teve a melhor vida que alguma vez podia sonhar e o pior feitio que eu alguma vez podia imaginar. :lol:
Passados 2 meses (+/-) fiz isto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =homenagem
Catarina Duarte

gatosmimados
Membro Júnior

domingo mar 25, 2012 12:13 pm

O meu querido Freddy está cada vez pior.
Ate´fazer as análises e apesar de já ter 15 anos andava por aí na maluquice a saltar, a brincar. Já depois de eu iniciar este tópico continuava feliz e contente.
Mas desde dia 18 foi deixando de comer levou soro sub-cutâneo, tomou ipakitine, anti-ácidos mas foi sempre piorando.
Hoje tive que o deixar a soro intra-venoso durante algumas horas.
Parece-me impossível que passado apenas 2 semanas do diagnóstico e 1 da manifestação da doença já todos estejamos a pensar em deixá-lo partir.
Vamos esperar 3 ou 4 dias para ver se ele melhora ou não.
:cry:
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 25, 2012 4:41 pm

Muita força e coragem!!
Peça para fazerem uma ecografia. Só com isso, é que detectaram o que a minha gata tinha, porque ela também andava assim antes de ficar internada. Comia muito mal, troquei varias vezes de ração e sabores. Vomitava e ficava parada... E no final de tudo o problema estava no pâncreas e só com a ecografia é que lá chegaram. Inicialmente a ecografia era para ver o estado dos rins, que tamanho tinham e afins, mas como estava tudo dentro do normal, começaram a subir pelo corpo até chegarem ao ponto onde detectaram uma infecção no pâncreas.

Beijinhos
Catarina Duarte

gatosmimados
Membro Júnior

domingo mar 25, 2012 5:10 pm

Obrigada pela sugestão Catarina
Cristina
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 25, 2012 7:42 pm

Opah, ainda nao tinha visto essa foto que publicou Cristina. Ele é lindo e não dá ares de ter 15 anos. Vai ter que viver mais tempo, veja o que a vet diz em relação à ecografia. A mim custou-me 65€, mas sinceramente? Nem que tivesse custado 100€... aliás, concordei em fazerem sem sequer ter perguntado o preço.
Realmente não é normal, passado 1 semana de se saber que tem IR, começar a ficar tão mal, isso foi quase de um dia para o outro. Veja mesmo se não será outra coisa!! Muitas doenças têm sintomas semelhantes à da Insuf. Renal, que é o caso de problemas no pancreas. Os sintomas são os mesmos, mas não batia certo com o resultado que andavam a fazer aos rins da Bianca, por isso tinha que ser outra coisa... Já ela estava toda picada de lhe tirarem sangue todos os dias e lhe deixarem a soro.
Catarina Duarte

Responder

Voltar para “Gatos”