quarta ago 14, 2002 12:36 am
Olá Aragão
1. Em relação aos caninos, não te posso aconselhar muito, mas se não notares nada de anormal no seu comportamento, penso que só vale a pena quando ele for ao veterinário.
2. Não te preocupes com a mudança dos dentes, se queres que te diga, eu nem dei por isso.
3. Em relação às orelhas é perfeitamente normal. Eles parece que têm a parte externa da orelha "folheada", não sei se me faço entender.... oops , mas é mesmo assim.
4. Nestas coisas com gatos, ensinar é muito complicado. Eu já cheguei a ficar sem net, pois a minha ligação é por linha telefónica e o meu Chico roía tudo, agora está melhor. O meu conselho é desligares todas as fichas que sejam desnecessárias, tentares colocar os fios o mais possível atrás de obstáculos, de modo a impedi-los de chegarem aos fios e usares uns repelentes para os gatos, o "GET OFF", nos fios que estejam a descoberto e não possas de todo desligar da corrente elétrica.
5. Um gato não vem ao nosso chamamento como um cão. Deves no entanto habituá-lo ao seu nome. Para tal vai repetindo o nome dele sempre que lhe estiveres a fazer festas, ou quando lhe fores dar comida (normalmente de lata...). Também o podes fazer quando estiveres a brincar com ele. Os gatos só respondem ao chamamento quando acham que lhes pode interessar algo. Os meus respondem lindamente ao chamamento se lhes vou dar uma lata da comida preferida, mas se estiverem ensonados e eu os chamar, não respondem...é óbvio que dão sinais de reconhecer o nome (batem com a cauda, abrem os olhos, ou se estiverem um pouco mais activos, até podem vir ter comigo...).
6. O pleno desenvolvimento sexual de um gato (penso que é um macho que tens, não é? ? ...) ocorre por volta de um ano, normalmente um pouco mais cedo. O meu Chico (o meu único macho...) atingiu a maturidade sexual por volta dos 7 meses. Na altura em que o gato começa a marcar território, em que a urina altera o seu odor deves marcar a esterilização. É que ter um gato inteiro em casa é totalmente incomportável evil ....
7. Á medida que fores conhecendo o animal vai aumentando a confiança e vais fazendo festas em mais zonas. Normalmente os gatos gostam que lhes cocem a cabecinha e debaixo do queixo. A zona da barriga é das zonas mais sensíveis e ele só te põe à disposição se tiver muita confiança em ti, é uma espécie de último reduto. Dos meus 4, só 2 das meninas me deixam mexer totalmente à vontade na barriga, os outros 2 mostram-na, mas ficam por aqui. Vais também te aperceber das coisas que eu acho mais lindas neles, que é o "passinho do leite". Eles tentam mamar em ti e em peças de roupa tuas como faziam com a mãe. É totalmente enternecedor...
Espero ter-te ajudado.
Elsa Pereira