Dúvidas de gato...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 13, 2002 10:23 pm

Olá outra vez... cá estou eu a mostrar a minha ignorância sobre gatos...

1º O meu gato parece-me que têm um dos caninos partido. Devo fazer alguma coisa?

2º Pelo o que eu percebi eles mudam os dentes aos 4 meses. Devo fazer alguma coisa para me preparar?

3º As orelhas do meu gato na zona mais exterior parecem separadas da carne. Mas não lhe dói, nem nada! Isso é normal?

4º Como ensino o gato que não deve roer fios eléctricos? O cão é fácil pois este não curte muito brincar com fios, mas o gatos adoram fios!

5º Com que idade é que o gato começa a poder ser ensinado as coisas básicas, como seja vir ao ser chamado?

6º pelo o que eu percebi um gato atinge a maturidade muito mais cedo que um cão. Estes atingem a maturidade perto dos dois anos. E os gatos?

7º Esta é mesmo de ignorante de gatos: aonde é que eles gostam mais de festas? (o meu parece seguir o exemplo do cão e gosta debaixo do queixo!)

Ok, pronto. Para já esta é a minha mais recente lista de dúvidas! :D

Obrigado pela vossa ajuda.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta ago 14, 2002 12:36 am

Olá Aragão

1. Em relação aos caninos, não te posso aconselhar muito, mas se não notares nada de anormal no seu comportamento, penso que só vale a pena quando ele for ao veterinário.
2. Não te preocupes com a mudança dos dentes, se queres que te diga, eu nem dei por isso.
3. Em relação às orelhas é perfeitamente normal. Eles parece que têm a parte externa da orelha "folheada", não sei se me faço entender.... oops , mas é mesmo assim.
4. Nestas coisas com gatos, ensinar é muito complicado. Eu já cheguei a ficar sem net, pois a minha ligação é por linha telefónica e o meu Chico roía tudo, agora está melhor. O meu conselho é desligares todas as fichas que sejam desnecessárias, tentares colocar os fios o mais possível atrás de obstáculos, de modo a impedi-los de chegarem aos fios e usares uns repelentes para os gatos, o "GET OFF", nos fios que estejam a descoberto e não possas de todo desligar da corrente elétrica.
5. Um gato não vem ao nosso chamamento como um cão. Deves no entanto habituá-lo ao seu nome. Para tal vai repetindo o nome dele sempre que lhe estiveres a fazer festas, ou quando lhe fores dar comida (normalmente de lata...). Também o podes fazer quando estiveres a brincar com ele. Os gatos só respondem ao chamamento quando acham que lhes pode interessar algo. Os meus respondem lindamente ao chamamento se lhes vou dar uma lata da comida preferida, mas se estiverem ensonados e eu os chamar, não respondem...é óbvio que dão sinais de reconhecer o nome (batem com a cauda, abrem os olhos, ou se estiverem um pouco mais activos, até podem vir ter comigo...).
6. O pleno desenvolvimento sexual de um gato (penso que é um macho que tens, não é? ? ...) ocorre por volta de um ano, normalmente um pouco mais cedo. O meu Chico (o meu único macho...) atingiu a maturidade sexual por volta dos 7 meses. Na altura em que o gato começa a marcar território, em que a urina altera o seu odor deves marcar a esterilização. É que ter um gato inteiro em casa é totalmente incomportável evil ....
7. Á medida que fores conhecendo o animal vai aumentando a confiança e vais fazendo festas em mais zonas. Normalmente os gatos gostam que lhes cocem a cabecinha e debaixo do queixo. A zona da barriga é das zonas mais sensíveis e ele só te põe à disposição se tiver muita confiança em ti, é uma espécie de último reduto. Dos meus 4, só 2 das meninas me deixam mexer totalmente à vontade na barriga, os outros 2 mostram-na, mas ficam por aqui. Vais também te aperceber das coisas que eu acho mais lindas neles, que é o "passinho do leite". Eles tentam mamar em ti e em peças de roupa tuas como faziam com a mãe. É totalmente enternecedor...
Espero ter-te ajudado.
Elsa Pereira
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta ago 14, 2002 12:51 am

O meu merlin aos 5 meses engravidou a miriam felizmente tudo foi resolvido a tempo.
e há mais gente aqui que teve o mesmo problema.

Não se é dono dum gato como se é de um cão. Convive-se com o gato. Há livros espetaculares sobre isto.

O cão vem ao dono quando este o chama, o gato regista no atendedor de chamadas e vem quando lhe convém....

Acredita eu tenho 19 simultaneamente mais 8 para dar,,,,,
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quarta ago 14, 2002 9:11 am

2º Eu também nao dei pela mudança de dentes
4º fios... tentar outros brinquedos para o gato se entreter e esquecer os fios electricos.
5º tenho uma gata que vem ao assobio e sabe o seu nome, pode dizer mil palavras mas ao dizer o seu nome a sua atençao desperta mas nem sempre vem. Até estando ela de costas, se pode ver as orelhas a acusarem a sua reacção de reconhecimento do seu nome. O sacudir da caixa de biscoitos também é um óptimo chamamento para todos os gatos.
7º sim, debaixo do queixo costumam gostar mas cada gato pode tambem ter outras zonas que goste tanto ou mais de atenção.
Responder

Voltar para “Gatos”