Educação que damos aos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sexta abr 06, 2012 11:05 pm

Boas!

Surgiu-me entretanto outra dúvida.
È lógico que se uma gata tem uma ninhada de gatos na rua, com pouco contacto humano, os gatinhos adquirirão também muitos dos comportamentos "selvagens" da mãe e provavelmente tornar-se-ão pouco sociáveis. Certo?

E isso poderá querer significar que no futuro, independentemente da educação que um dono de um gatinho dessa ninhada lhe der, o gato revelará esses mesmos comportamentos instintivos? (como fugir de casa, etc , etc).

Ou pelo contrário, tudo reside na educação que damos ao gatinho ao longo do seu desenvolvimento?

Pergunto isto, porque essa é a realidade de muitas das ninhadas que aparecem nas associações.

Obrigado. :)
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sexta abr 06, 2012 11:11 pm

Penso que o meu Shuffle terá nascido na SPAD, onde o adoptei. Embora já esteja a ficar mais sociável, ele não gosta de colo, mas não resiste a um mimo.
Fugir de casa é que não me parece... Ele foge a 7 pés para o quarto sempre que abro a porta de casa.

Outra situação que me aconteceu em criança. Uma gata de rua lembrou-se de ter a sua ninhada dentro da minha casa :o Embora a gata não fosse nossa fã, os gatinhos foram um amor. Uma delas ficou connosco 8 anos. A minha Sassy <3

Penso que irá depender da personalidade do gatinho e da forma como lidamos com ele, não sei. Já apanhei de tudo 0.o
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sábado abr 07, 2012 3:02 am

Acho que isso terá a ver com tudo o que o gatinho viver antes de ter contacto com humanos, e com a própria personalidade...

Adotei uma gatinha que foi resgata de uma colónia, já tinha 7 meses. Já a tenho há 3 meses e meio, e apesar de, por exemplo, vir dormir na nossa cama, não se deixa agarrar, coloca as orelhitas para trás cheia de medo quando nos chegamos a ela... Não é agressiva! No início soprava quando a tentávamos agarrar, mas por puro medo (aliás, tenho algures um tópico sobre isso aqui na arca).

Ela apenas ainda não confia nos humanos. Até pode vir a nunca gostar de colinho... Mas lá está, isso é a personalidade dela, e verdade seja dita, sei lá eu o que ela passou antes de vir para nossa casa... Se calhar até tem todos os motivos para ter medo dos humanos!

O meu outro gato também veio de uma associação de animais de rua. Veio mais novinho, com 2 meses. Esse é um poço de mel, nunca vi coisa tão meiguinha e dada às pessoas.

Recebem os dois a mesma educação e o mesmo carinho.
Penso que isso é relativo: depende do historial, depende da personalidade... I guess.
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sábado abr 07, 2012 1:51 pm

Ok, obrigado pelas vossas respostas. ;) A ver vamos o que vai sair dali :)

Quanto à questão da cor dos olhos será que alguém me conseguia esclarecer? Está num tópico mais abaixo que já vou subir.

Obrigado
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado abr 07, 2012 2:52 pm

tudo depende da...a sociabilização que faça ao animal.

para além de o manipular o mais possivel o mais cedo possivel deverá fazer com que tenha contacto com o maior numero possivel de 2 patas!

tenho um gato, filho de mãe feral, apanhado na rua (no motor de um carro mais precisamente) com cerca de 5/6 semanas.
esteve no gatil até aos 6 meses mas, como esteve muito doente e era muito bonito (o boneco do gatil) foi muito manipulado por muitos humanos diferentes - hoje, um adulto com cerca de 4 anos é um animal grande, com muita força mas....muito sociavel e muito habituado a humanos.
pode ficar zangado, bufar mas...até hoje nunca o vi atacar (nem agredir) nenhum humano.

a sociabilização do animal já em adulto...embora mais complicada também é possivel.
introer1206
Registado: quarta abr 11, 2012 2:19 am

quarta abr 11, 2012 2:21 am

Est&#65533; num tópico mais abaixo que j&#65533; vou subir. Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”