Stress felino?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Yesi
Membro
Mensagens: 185
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
Localização: Shuffle
BillieJean

segunda abr 02, 2012 11:01 pm

Nem sabia que título havia de dar ao tópico. Nem eu sei bem explicar o que se passa. Ainda por cima é o meu primeiro tópico...
Ora, podem ser paranóias minhas, ma acho que o meu gato tem algum problema.
Há sensivelmente 2 dias, o gato começou a ter uma espécie de náusea, isto é, tem aquele reflexo de que vai vomitar, mas depois não sai nada. Da única vez que vi sair algo, era só água. O gato anda meio abatido. Já não brinca tanto como antes.
Apesar disto, ele come bem (o que me deixa menos alarmada) e as fezes também me parecem normais.
O que mais me intriga nisto tudo é o miar do gato. Ele sempre teve um miar muito agudo, activo, irritante até :roll: , mas agora o miar é arrastado, rouco, quase que forçado. Não me parece normal.
Já pensei que fossem bolas de pêlo, mas ele sempre consumiu os anti hairball da Whiskas e coisas afins. Nunca teve problemas com bolas de pelo antes, não vejo motivos para ter agora. Já começo a pensar que tenha alguma coisa na garganta e já ando aflita...
Também já pensei em stress felino. Ontem o meu namorado viajou e vai passar uns tempos fora. Sei que os gatos sentem estas mudanças, mas ele está muito mais ligado a mim do que a ele... Teria mais lógica se fosse eu a viajante.
Outro motivo que me leva a crer que possa ser stress, é o facto de ter adoptado uma gata há duas semanas. As coisas não correram tão bem como esperava, mas eles já se vão dando melhor. Mesmo assim, acho que seria mais normal que mostrasse sintomas de stress no início e não duas semanas depois. Eles até já vão dormindo e comendo juntos...

Stress ou não, o miar do gato anda a consumir-me o juízo... Isto de ser "mãe" galinha tem os seus problemas...
O gato é Europeu comum do pêlo comprido. Faz um ano para o mês que vem. Castrado em Dezembro. Não tem registo de doenças nem nenhuma alteração comportamental... Vacinas em dia, etc e tal. Foi sempre saudável e muito activo.

Desde já agradeço qualquer ajuda, mesmo que seja para dizer-me que ando a ver coisas :lol:
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda abr 02, 2012 11:17 pm

Não há ninguem que conheça o seu animal melhor que um dono atento.
Eu no seu lugar levava o gato ao vet para ser examinado, pode não ser nada como até pode ser alguma coisa que precise de tratamento.
Não deixe passar o tempo e marque já um consulta. Rouquidão sem razão aparente não deve ser ignorada.

Depois diga-nos como correu.
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça abr 03, 2012 12:01 am

o stress nos gatos manifesta-se através de debilidades físicas. A adopção da nova gatinha provocou stress, certamente, o que diminui a imunidade e os torna atreitos a doenças que, estando relaxados, não se manifestariam. Eu tb iria com o gatito ao veterinário...
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça abr 03, 2012 12:04 am

a minha gata também anda com uma tosse meio engasgada e rouca que me deixa aflita de todo. o veterinário disse que podiam ser várias coisa, entre as quais parasitas alojados nos pulmões e asma.

desparasitou-a com um produto especial para esses parasitas e disse para eu esperar e ver se melhorava. mas desde aí só piorou. quando eu voltar das férias torno a levá-la até lá.

pelo que o vet me disse a tosse nos gatos é pouco comum e também difícil de tratar. :C

eu sei que não referiu tosse no seu gato, mas decidi comentar na mesma com a minha experiência porque lembrei-me logo da minha gata quando referiu as náuseas e o som rouco. não poderá ser algum tipo de alergia? ambientadores? novos produtos de limpeza? plantas de casa que ele coma?

acima de tudo leve o gatinho ao veterinário para ver se descobrem do que se trata. tanto pode não ser nada, como ser algo mais chatinho. eu ando preocupada de todo com a minha miúda e esta tosse horrível de se ouvir! ainda por cima o vet disse que se fosse mesmo asma o tratamento seria muito agressivo para ela, tendo em conta que é tão novinha... ai eu :c
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça abr 03, 2012 12:18 am

depende da asma, Keera. Sei de gatos asmáticos que têm boa qualidade de vida. Eu tenho uma gatita com asma alérgica, tem um ano e meio e até hoje fez apenas duas crises, só a primeira com mais gravidade, da segunda vez percebi logo os primeiro sintomas - tosse, justamente - e foi logo tratada. Como é alérgica apenas ao fumo do tabaco, basta-me ter o cuidado de ir fumar para a rua ou, estando dentro de casa, evitar fumar ao pé dela. Acaba por ser bom para as duas, ela não tem crises e eu fumo menos. :P Como também quase não choveu há muitos pólens no ar, podem provocar alergias. Mas também pode ser algo mais grave, como calicivirus... nada como ir ao vet ver do que se trata!
Marirosa
Mensagens: 8
Registado: segunda jul 30, 2007 11:24 am

terça abr 03, 2012 7:40 am

Sem querer ser alarmista, mas pela minha experiencia recente, penso que deveria ir ao Vet. O meu gato Kikker deixou-me em Janeiro e os sintomas eram esses vómitos e só deitava aguadilha transparente. Começou perto do Natal, eu entretanto contraí pneumonia e os dias foram passando sem que eu tivesse possibilidade de o levar ao Vet. Comia, fezes normais, mas começou a ficar progressivamente menos activo e a perder peso. Quando finalmente o levei ao médico, 2 semanas depois dos 1ºs sintomas, foi-lhe diagnosticada uma hepatite e pancreatite. Foi medicado, esteve internado uma semana, veio para casa com tratamento e continuou a definhar até que foi necessário acabar com o sofrimento dele e não desejo a ninguém o que passei e a falta que ainda hoje me faz, apesar de ter mais 2 gatos. Felicidades para o seu bichano e desejo que seja mesmo só stress.
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça abr 03, 2012 9:08 am

A minha Maria também teve sintomas idênticos, parecia que queria vomitar e não conseguia e engasgava-se , pensei que fossem bolas de pêlo e tratei de dar uma pomada que ajuda nesse sentido. No dia seguinte continuou e levei-a ao vet, era uma traqueiite, teve de tomar antibiótico durante 10 dias. Há sintomas muito idênticos, mas que podem ser diversas coisas, e nada como ser o vet a avaliar.

As melhoras do gatuxo :wink:
Yesi
Membro
Mensagens: 185
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
Localização: Shuffle
BillieJean

terça abr 03, 2012 7:25 pm

Muitíssimo obrigado pelos testemunhos. Se já estava preocupada, então agora... :lol:
A consulta está marcada para quinta-feira. Só não vou já amanhã porque o horário de trabalho não mo permite.
Muito obrigado mesmo pelas dicas.
Depois conto como correu.
O miau agradece os votos de melhoras :D

Boa noite a todos.
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

terça abr 03, 2012 10:46 pm

Eu mudei ontem de casa. Desde hoje de manhã que o Billy andava todo inquieto, a miar sem parar, e pensei que fosse stress, até que à hora de almoço fez diarreia, e encontrei lá um bocadinho de plástico!
Vet com ele, raio-x para aqui, raio-x para acolá, resultado: tem 2 pequenas massas junto ao recto, mas que aparentam ser cocós. Está a tomar dois medicamentos para a flora intestinal e para regularizar essas coisinhas, mas se até quinta não mandar fora as ditas massas, ou se continuar com diarreias... Lá se terá que investigar mais profundamente.

Digo isto porque a verdade é que se eu não tivesse ido ver os cocós dele, se calhar andava eu a pensar que era stress, e afinal o animal até pode ter algo nos intestinos!

Esperemos que o veterinário dê boas notícias, e que tudo não passe de um susto :) As melhoras!
Yesi
Membro
Mensagens: 185
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
Localização: Shuffle
BillieJean

quinta abr 05, 2012 1:32 pm

Olá a todos :D
Fui hoje ao veterinário como tinha dito.
Foi-lhe diagnosticado coriza ([/url]http://www.felinus.org/index.php?area=a ... id=823[url]). Desde que seja rapidamente tratado, não é grave, mas é preciso ter cuidado.
Terá que tomar um comprimido durante 10 dias e usar dois colírios para os olhos durante 8 dias.
Caso não melhore, terei que voltar lá. Espero que não passe do "equivalente à constipação humana" como ele disse que era...
Obrigado a todos, mais uma vez.
<3[/url]
DaniCFM
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 12, 2012 6:50 pm

quinta abr 19, 2012 6:33 pm

olá a todos!
Bem já que se fala de stress neste tópico, resolvi levantar a minha questão tb.
Nós mudamos de casa á relativamente pco tempo, anteriormente o Riscas vivia solto, a casa era grande. com quintal e jardim, mas agora a nova casa é uma espécie de apartamento, ele está preso muito tempo, e n tem contacto com o exterior...as vezes k tentei ele fugiu e njá passei um grande sufoco com isso pelo que n tenciono passar nvamente por isso...Bem, a questão é que agora o Riscas é um gato mais nervoso, que pára menos tempo na nssa companhia, não aceita mimos mt facilmente, e as brincadeiras envolvem sempre arranhões nda bonitos e ferradelas :( Para além disso tem um comportamento perigoso com Led recentemente adquirido, está sempre a ir para trás dele, e a qlqr momento pode fazê-lo cair, o k seria uma despesa insuportavel (nem quero pensar! :cry: )! Todas as noites temos de nos pôr a pé várias vezes para o tirar de perto da tv, e por fim, para dormir soms obrigados a prendê-lo no wc... :(

Em conversa com o Vet ele diss para tentar ter em casa um difusor que liberta feromonas felinas para ver se ele acalmava, mas n tive grandes resultados até agra...

Ai...algma ajuda que me possam dar relativament a estes problemas?
Algma forma de o educar para evitar o local da tv?
E passeá-lo á trela seria uma boa ajuda?

Obrigada desde já a todos que atenderem ao meu post.

Turrinhas
DaniCFM
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 12, 2012 6:50 pm

quinta abr 19, 2012 6:36 pm

olá a todos!
Bem já que se fala de stress neste tópico, resolvi levantar a minha questão tb.
Nós mudamos de casa á relativamente pco tempo, anteriormente o Riscas vivia solto, a casa era grande. com quintal e jardim, mas agora a nova casa é uma espécie de apartamento, ele está preso muito tempo, e n tem contacto com o exterior...as vezes k tentei ele fugiu e njá passei um grande sufoco com isso pelo que n tenciono passar nvamente por isso...Bem, a questão é que agora o Riscas é um gato mais nervoso, que pára menos tempo na nssa companhia, não aceita mimos mt facilmente, e as brincadeiras envolvem sempre arranhões nda bonitos e ferradelas :( Para além disso tem um comportamento perigoso com Led recentemente adquirido, está sempre a ir para trás dele, e a qlqr momento pode fazê-lo cair, o k seria uma despesa insuportavel (nem quero pensar! :cry: )! Todas as noites temos de nos pôr a pé várias vezes para o tirar de perto da tv, e por fim, para dormir soms obrigados a prendê-lo no wc... :(

Em conversa com o Vet ele diss para tentar ter em casa um difusor que liberta feromonas felinas para ver se ele acalmava, mas n tive grandes resultados até agra...

Ai...algma ajuda que me possam dar relativament a estes problemas?
Algma forma de o educar para evitar o local da tv?
E passeá-lo á trela seria uma boa ajuda?

Obrigada desde já a todos que atenderem ao meu post.

Turrinhas
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

quinta abr 19, 2012 6:40 pm

Esse Riscas é muito parecido com o meu Billy!

Quanto ao LED, não dá para fechar só a porta da sala, para não terem de o trancar no wc? Não sou especialista em comportamento felino, longe disso, mas se o gato já anda meio stressado com a enorme mudança de ambiente e rotinas, passar as noites trancado num espaço tão pequenino não deve ajudar... :\

Os meus também andaram nervosos nos primeiros tempos aqui na casa nova, nem sequer queriam dormir connosco... Agora já voltaram ao que eram. Quanto ao passear com a trela, eu tenho a peitoral prós meus, era o que usava para os levar às varandas, mas confesso que eles não gostam muito... É uma questão de experimentar!

Boa sorte!
DaniCFM
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 12, 2012 6:50 pm

segunda abr 23, 2012 2:45 pm

olá Kelinhapbl! Bem, qto á questão do espaço diminuto, a verdade é k n lhe dou mais margem para a cozinha k é o espaço mais próximo, pk ele nos primeiros minutos preso n pára de arranhar a porta, n nos deixando dormir na mesma...O problema maior é que tenho de pôr-me a pé mt cedo e é complicado se n dormir bem...
De qualquer forma obrigada pelas dicas! :)
A trela vou acabar por experimentar e depois já lhe digo se correu bem :wink:

Obrigada, turrinhas
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 23, 2012 2:49 pm

É um animal castrado? Se não é, avance com a castração.
Gatos e pouco espaço, quanto a mim não combinam e resultam nisso mesmo, animais stressados que podem aleijar a sério e que vivem a tentar fugir.
Responder

Voltar para “Gatos”