Gato alérgico, quem tem???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta ago 14, 2002 11:07 am

Olá

Apesar de ser a feliz proprietária de 16 gatos é a 1ª vez que venho aqui colocar uma pergunta, até é bom porque é sinal que todos eles são saudáveis ;)
O meu picolino tem aprox 1 ano e meio e desde gatinho que sofre de uma alergia que lhe causa algum transtorno porque leva os doias com lágrimas nos olhos e com o narizito sempre com ranhoca. Tem andado no vet e já fez duas raspagens para saber qual a origem, porém nada acusa . Ele piora sempre que a estação do ano muda. Espirra imenso e de cada vez que o faz sai-lhe a tal ranhoca do nariz e é ver a minha casa com alguns "selos" na parede. Gostaria de saber se mais alguém tem um gatinho com este tipo de sintomas para ver se eu ajudo o meu picolino.

Obrigada
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta ago 14, 2002 1:55 pm

Olá, Sandra

Por acaso, o teu gato já fez os testes do FIV e do FELV? O único caso que conheço de gatos que andam sempre "ranhosos" e a espirrar são duas gatas de uma amiga minha, em que uma tem FIV e outra tem FELV.
O meu Ronrom, quando me veio parar às mãos estava com uma grande constipação, e cada vez que espirrava também tinha de limpar assim umas porcarias das paredes e do chão. Demorou uns três meses a fricar curado, e só conseguimos com uns comprimidos para humanos que se tomam só durante três dias, e foi "tiro e queda". A vet chegou a suspeitar de FIV. Felizmente, os testes do FIV e do FELV deram ambos negativos. Não sei mais o que te diga... O gato de outra amiga minha é alérgico, mas não se sabe a quê. Mas esse não espirra. Aparece-lhe é uma ferida no nariz, e o gato tem de tomar cortisona.

Fica bem

Florinda Lopes
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quarta ago 14, 2002 2:07 pm

Olá Sandra,
por acaso até tenho um gato alérgico a várias coisas que lhe provocam espirros e muita tosse: a 1ª coisa são os ambientadores para a casa (tudo o que é aparelho electrico de largar cheiro ou óleos para queimar), a segunda são os tapetes, como ele gosta muito de brinca com os tapetes, os ácaros e poeiras que inevitavelmente se encontram lá agarrados provocam-lhe alergia. Tive que retirar todos estas coisas dos lugares que ele mais frequentava e ele lá melhorou.

Mas também já me aconteceu uma situação semelhante sem ser devido a uma alergia: o meu gato Pulgas uma vez caiu do 1º andar e partiu-se todo, mesmo quando começou a recuperar continuava a espirrar imenso e com alguma secreção, depois de muito procurar chegámos à conclusão que o problema era que ele tinha partido a cana do nariz com a queda e que o volume da calcificação estava aprovocar-lhe os espirros. Conclusão, poderá ser alguma coisa que ele tenha no nariz e que não consiga expelir.

Monica
Sandrara
Membro Veterano

quarta ago 14, 2002 2:10 pm

Olá Florinda

O meu picolino já fez os testes FIV/FELV ( e não aqueles tipo estarei grávida sim ou não) e deu negativo. Andei a fazer um tratamento que consistia em vibramicina e posteriormente medrol 4mg de 12h/12h, ele realmente melhora mas é só um bocadinho e assim que acabam os dias de tratamento volta ao mesmo. Agora estou a dar-lhe (de minha autoria) Ronaxan 20 e ele tá um bocadito melhor mas é só a nivel dos olhitos, estão mais sequinhos, mas a ranhoca essa veio para ficar como o Toyota.
Eu vou entrar de férias e vou levá-lo novamente ao vet na 2ª feira para fazer novos testes e raspagem, alguma coisa se há-de descobrir, eu é que olhos para ele e dá-me imensa pena porque tem dificuldade em respirar e depis já tá farto de mim e pira-se cada vez que o quero tratar. :(
Sandrara
Membro Veterano

quarta ago 14, 2002 2:17 pm

OLá Mónica

A minha casa já é tão despojada de móveis e outros apetrechos que se tirar os tapetes pensam que não mora lá ninguém :o .
O icolino já fez duas raspagens ao narizito e eu confio a 100%, ou melhor a 500% no meu veterinário e se não se falou em cana do nariz partido é porque ele não a tem partida. Eu já cheguei à conclusão que tem a haver com a mudança das estações porque ele fica mesmo mal nestas alturas. Parece aqueles putos sempre com o ranho no nariz, com dificuldade em respirar e com muitas lágrimas nos olhos. Eu também ainda não frisei que o meu picolino é quase branco e sempre me disseram que estes gatos são mais fracos que os outros. Por exemplo se fica deitado ao sol (quando eu estou desprevenida) chega a casa com a cabeça, perto das orelhas , vermelha tipo bronzeado.
O que me irrita é que ele nunca chega a ganhar confiança em mim pois só me vê como "aquela gaja que enfia os comprimidos" e então cada vez que me vê, oh pernas para que te quero :roll:
monicalagoa
Membro
Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm

quarta ago 14, 2002 2:22 pm

Se me dizes que é principalmente na mudança das estações é de questinar se tens muitas árvores perto de ti (por causa dos polens). e plantas com flores em casa tens?? Os polens podem ser muito irritantes tanto para as pessoas como para os gatos. verifica todas as hipóteses.

Boa sorte

Mónica
Sandrara
Membro Veterano

quarta ago 14, 2002 2:39 pm

Olá Mónica

Eu moro na Charneca da Caparica e temos muitas arvores essencialmente pinheiros. No meu quintal existe um figueira e uma ameixieira, não temos flores porque quando se tem animais, existem coisas que não podemos mesmo ter ;)
Vou continuar com o Ronaxan até ir ao vet na 2º feira .

Obrigada pela ajuda Florinda e Mónica
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

quarta ago 14, 2002 3:29 pm

eu tb tenho um gato que na estaçao do verão tb fica com os olhos cheios de lágrimas e o vet disse que aquilo era a mudança do clima. (aqui nos açores no verão um dia faz sol, o outro dia chove,faz vento...) o vet disse que era para limpar os olhos todos os dias com soro que depois aquilo passava.. devo dizer que está muito melhor.. Havia dias de manhã quando acordavamos lá estava ele a dar cabeçadas na parede e com os olhos fechados :( coitaadinho
Espero que com o picolino não seja nada de grave, boa sorte

Sandra ;)
Responder

Voltar para “Gatos”