Algumas questões sobre as vacinas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jan 28, 2004 4:35 pm

Se eu morasse num apartamento, onde os riscos de fuga são muito baixos, provavelmente também dispensaria a vacina da leucose. Mas não é o caso. Embora o sítio onde vivo seja "aquela santa paz" para os gatos que vão à rua e os peludos de pelagem de difícil trato estejam fechados em casa, com tanta criança (e não só) a entrar e sair prefiro estar prevenida e optei por vaciná-los mesmo contra a leucose. E impaciente para que cheguem as vacinas para FIV e PIF. Porque estou plenamente convencida que, actualmente, os riscos da vacina não são significativos.

O que me perturba é a contradição de informação dada pelos vários vet. pois segundo a informação dada por inúmeros criadores é que, definitivamente, provoca cancro.
Foi esta contradição que me levou a pôr também esta questão e não só a referida no meu post anterior e que, para mim, até é mais importante. Estava esperançada em ouvir a opinião de "profissionais" e não foi minha intenção, de forma alguma, gerar pânico nos foristas. Gostaria então que quem tenha que ir ao vet. proximamente lhe coloque a questão e retorne ao tópico, certo?
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 28, 2004 4:39 pm

Olá

A mim parece-me que mesmo os vets nem todos são da mesma opinião. na clinica onde vou, o que me atende normalmente acho que se deve dar e que o risco é minimo (isso eu acredito), mas a vet que trabalha com ele e que tem muitos anos de experiência acha que em gatos de casa não é necessário dar.
O vet onde a Mai-Mai vai que é um vet bastante conceituado também acha que em gatos de casa não se deve dar.

Beijokas
kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jan 28, 2004 5:33 pm

Também acho que a opinião a esse respeito varia de vet para vet. No meu caso, a Lindi, que é felv +, levou a vacina pentofel (corizas e felv). Segundo a vet a parte da vacina relativa ao felv não vai fazer nenhuma diferença. Mas a pentofel defende contra a clamídia (coisa que mais nenhuma vacina tem) e tem menos probabilidade de desenvolver sarcomas (como os felv+ têm um bocado de tendência para isso, é bom dar uma vacina que é melhor nesse aspecto).
Na opinião desta vet o risco de cancro é menor que o risco de contrair as doenças (mesmo num apartamento ninguém está livre que um gato fuja). Mesmo no caso de gatos FIV + tanto quanto sei deve-se vacinar.
Mas ao que parece as opiniões variam mesmo. Eu nesta vet tenho confiança, logo sigo as suas indicações. Claro que as vacinas deverão ser sempre aplicadas na parte traseira do corpo.
Responder

Voltar para “Gatos”