Problemas Renais - Causas, Prevenção, Sintomas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

segunda abr 30, 2012 1:20 pm

Obrigada pelos votos de melhoras maraya e fmoniz.
As notícias não são muito animadoras. O meu Moki está internado faz amanhã 1 semana. O funcionamento dos rins está comprometido em 80%, tem estado sempre a soro e embora esteja a comer (coisa que em casa tinha deixado de fazer) os valores das análises baixaram pouco.
Deve poder sair hoje ao fim do dia. Tem que passar a comer ração renal e convém que vá lá fazer fluidoterapia pelo menos 1 vez/semana.
Vamos lá a ver a evolução.....
Eis aqui o meu velhote quando veio cá para casa faz amanhã precisamente 12 anos:
Imagem
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda abr 30, 2012 4:02 pm

MariaPaz Escreveu:Obrigada pelos votos de melhoras maraya e fmoniz.
As notícias não são muito animadoras. O meu Moki está internado faz amanhã 1 semana. O funcionamento dos rins está comprometido em 80%, tem estado sempre a soro e embora esteja a comer (coisa que em casa tinha deixado de fazer) os valores das análises baixaram pouco.
Deve poder sair hoje ao fim do dia. Tem que passar a comer ração renal e convém que vá lá fazer fluidoterapia pelo menos 1 vez/semana.
Vamos lá a ver a evolução.....
Eis aqui o meu velhote quando veio cá para casa faz amanhã precisamente 12 anos:
Imagem
com 12 anos não deviam ser velhotes, mas infelizmente esta doença começa a atacar a partir dos 10. como diz a vet, o problema dos gatos, são os rins. tenho 3 assim e já partiram 2 com essa doença :evil:
as melhoras do menino
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 01, 2012 1:57 pm

Segundo sei por vários Vets é que a alteração constante de rações podem contribuir para alterações do pH da urina, fazendo alterações no sistema urinário que em nada contribuem para o bom funcionamento do mesmo...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MariaPaz
Membro

quinta mai 03, 2012 3:04 pm

leonildecarvalho Escreveu:Segundo sei por vários Vets é que a alteração constante de rações podem contribuir para alterações do pH da urina, fazendo alterações no sistema urinário que em nada contribuem para o bom funcionamento do mesmo...

Leo
Leo, eu nunca mudei a ração, eles comiam sempre a mesma, RC para gatos esterilizados. Mudei a do mais velho há poucos meses para diabética e depois senior, devido à pancreatite que os vets lhe diagnosticaram.
Infelizmente ele acabou com uma gravíssima insuficiência renal. Depois de uma semana a soro e 2 dias em casa sem comer absolutamente nada e tendo os valores das análises baixado uma insignificãncia, o meu Moki foi adormecido ontem à tarde. Passou em pouco tempo dos 6 kg habituais para 4 Kg. Estive com ele ao colo até ao último segundo e agora o meu menino está em paz....
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta mai 03, 2012 4:04 pm

ai moki faz companhia à alicinha. tantos meninos a partirem ao mesmo tempo. e quase pelas mesmas razões. agora não sofrem mais. deixam cá os amigos humanos a penarem por eles. descansa em paz meu menino :cry:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta mai 03, 2012 4:11 pm

Mas o que se passou aqui nestes últimos dias... :o tantos meninos estimados partiram em tão pouco tempo :cry:

Muita força para as donas e donos destes pequenos!
Que Descansem em Paz..
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MariaPaz
Membro

sexta mai 04, 2012 10:00 am

Obrigada anja-azul e maraya.
Ao contrário do que escrevi algures, faz hoje precisamente 12 anos que o meu Moki veio cá para casa, e não no dia 1. Isso é irrelevante, claro. Apesar de ter mais 3 gatas, sente-se um enorme vazio. O tempo vai ajudar...
Bom fim-de-semana.
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sexta mai 04, 2012 12:14 pm

Depois de tantos anos a consumir RC, o seu gatinho ficou com problemas renais? (Eu peço desculpa, tenho imensa dificuldade para decorar nomes e li tanta coisa que pronto...) Isto deixa-me apreensiva. Vou começar a dar essa ração aos meus gatos que foram esterilizados há pouco tempo. Espero que valha a pena. Talvez a ração não evita por completo o problema, mas mnimiza-o. Não sei...
O vet de uma colega minha disse-lhe que os gatos só deenvolvem problemas renais se comerem da nossa comida. Eu fiquei :o Tendo dito isto, a minha colega diz que não vai mudar a ração da gata esterilizada. O Vet é que é o entendido na matéria, segundo ela. Acho que não está a agir bem...
Tenho outra dúvida. Quando adoptei o meu Shuffle, todos os dias lhe dava uma latinha à noite, mas muita gente me disse que isso faz mal aos dentes dos gatos e não sei que. Que devia ser só ração e água. Acabei por retirar, para mal dos pecados do bicho lol. O Shuffle bebe água, mas não é amante da mesma.
A minha Billie Jean, em contrapartida, só não vive no bidé porque pronto... Está sempre à espera que lhe abra a torneira. Já tive muitos gatos ao longo da minha infância, mas nunca vi uma gata beber tanta água como a minha. O que me deixa feliz.
Ok... a dúvida: as latinhas fazem mesmo mal? É um mal necessário? Ou se não forem dadas em excesso até fazem bem? Ou não fazem mal nenhum? Devemos dar a gatos tipo o Shuffle que não liga muito a àgua? Com que frequência? De que marca? :o
Os problemas renais afligem-me pois tenho percebido que afectam muito os bichanos. Nem quero imaginar os meus lindo ficarem doentinhos! Não quero imaginar! Só de espirrarem já é um "ai Jesus" aqui em casa!

Obrigado :D
MariaPaz
Membro

sexta mai 04, 2012 12:55 pm

É verdade Yesi, depois de toda a sua vida consumir RC p/gatos esterilizados o meu Moki acabou com problemas renais. Era extremamente raro dar-lhe a ele ou às "manas" comida húmida, latinhas, patés, etc. Comida nossa era um bocadinho microscópico de peixe cozido ou frango e muito raramente, mas o Moki quando sentia o cheiro de peixe cozido ou frango aparecia logo na cozinha. Curiosamente as "manas" não ligavam.
Já li tanto sobre o assunto de insuficência renal que estou um pouco confusa.
Sempre quis dar uma ração de boa qualidade aos meus gatarecos. Fiz mal? Fiz bem? Não sei. Fiz o melhor que julguei saber...
As minhas 3 gatas, com 3, 4 e 5 anos têm sido muito saudáveis (mas também o Moki foi, quase toda sua vida....). A Lili é que tem asma é tem que levar uma injecção mais ou menos de 3 em 3 meses.

Leia este artigo, eu gostei muito:
http://arte-ophicio.blogspot.pt/2010/08 ... renal.html
Yesi
Membro
BillieJean

sexta mai 04, 2012 1:14 pm

Gostei muito do artigo. Bastante informativo e comovedor. Logo eu que sou choramingas... Enfim!
No entanto deixou-me ainda mais apreensiva. A minha Billie Jean tem só 8 meses. Muito novinha portanto. Fiquei alarmada quando li que um dos indícios desta doença é o "gosto" excessivo pela água. Já comecei a ficar paranóica porque a minha Billie Jean gosta muito de aguinha. Mas pronto... Não vou stressar :o Ela pode só gostar de água e pronto!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta mai 04, 2012 1:46 pm

Obrigada pelo artigo!

Yesi, quanto ás latinhas à quem defenda que é a melhor opção e só dê ao seu gato latas (completas, nao aquelas que servem como "miminhos") se pesquisar encontra muitos artigos em ingles sobre a teoria de que alimentar à base de latas é melhor porque tem mais agua.

Eu tenho optado por humedecer a raçao 1 vez por dia em vez de dar latas (saia mais caro) no entanto nao deixo de dar uma latinha de vez em quando :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
anja-azul
Membro Veterano

sexta mai 04, 2012 2:43 pm

Yesi Escreveu:Gostei muito do artigo. Bastante informativo e comovedor. Logo eu que sou choramingas... Enfim!
No entanto deixou-me ainda mais apreensiva. A minha Billie Jean tem só 8 meses. Muito novinha portanto. Fiquei alarmada quando li que um dos indícios desta doença é o "gosto" excessivo pela água. Já comecei a ficar paranóica porque a minha Billie Jean gosta muito de aguinha. Mas pronto... Não vou stressar :o Ela pode só gostar de água e pronto!
os gatos devem beber bastante água. o problema é quando não bebem. claro que em exagero, é alarmante. em princípio, com 8 meses, não se corre o perigo de i.r. e esta vem associada a outros sintomas como vómitos e falta de apetite.
uma boa ração há-de ser melhor que uma má. e mesmo com ração renal, o problema não se resolve. só minimiza. a i.r. não tem cura. só se podem encontrar paliativos. como em todas as doenças, há alturas que o organismo já não responde a nada.
Yesi
Membro
BillieJean

sexta mai 04, 2012 7:44 pm

Pois, foi o que pensei...

E relativamente às latinhas, patés e coisas do género? Sempre é verdade que não se deve dar aos gatos? Que eles só devem comer ração e água?
anja-azul
Membro Veterano

domingo mai 06, 2012 12:02 pm

eu não costumo dar latinhas, porque ou dava de boa qualidade ou as outras provocam-lhes diarreia. e com as despesas que tenho, dispenso as latas. com boa ração e água, não me parece que precisem de mais
gatosmimados
Membro Júnior
Registado: quinta nov 08, 2007 6:32 pm

terça mai 08, 2012 4:22 pm

O meu querido Freddy partiu há um mês e meio com doença renal e entre o diagnóstico por análises ao sangue (com "apenas" 2,6 de creatinina) até ao aparecimento dos primeiros sintomas e falecimento passaram apenas 15 dias.
No caso dele penso que deveria ter uma maior predisposição genética (siamês), mas, pelo que tenho visto ao longo dos anos esta doença afecta uma grande percentagem de gatos velhotes.
O meu gatinho desde as 4 semanas até aos 15 anos sempre comeu rações de qualidade e nos últimos 7 anos só comeu ração p/problemas urinários e ração renal. Tinha água e fontes pela casa toda e desde há dois anos fazia análises regularmente. Apesar de todos estes cuidados não consegui evitar que ele viesse a sofrer disto.
Mas como todos os veterinários têm uma opinião diferente deixo aqui a opinião da minha, que eu apesar de tudo resolvi não seguir com o Freddy mas que passei agora a fazer com os outros:
- os gatos na natureza são estritamente carnívoros e alimentam-se de pequenas aves e pequenos roedores cuja composição é de mais 70% de água. Neese sentido ela não concorda que se alimentem os gatos exclusivamente com comida seca, sendo de opinião que devem comer uma latinha das pequeninas diariamente.
Desejo muito boa sorte a todos os que ainda estão nesta luta contra a doença renal e lembrem-se que a vida deles só faz sentido enquanto tiver qualidade e não houver sofrimento. Por vezes deixá-los partir é um acto de amor.
O problema é o vazio que fica e as enormes saudades.. :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”