Como habituar um gato e um cao!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
janililiana
Registado: quinta mai 10, 2012 9:53 am

quinta mai 10, 2012 10:01 am

Ola a todos estou a abrir este topico, pois tenho um dilema enorme, visto que tenho um cao e adoptei recentemente um gato, mas eles nao se entendem de maneira nenhuma, ja tentamos de tudo e mais alguma coisa, neste momento estao em divioses separadas nem sequer se podem cruzar senao temos uma rebeliao em casa.. :cry: Ela è muito meiga e ele igualmente, ela quer brincar, e ele tem muito medo dela, nem seuqer pode ouvir um passao dela que bufa logo e torna sr agressivo, mas quando ela aparece nao a ataca, simplesmente foge.. Acho que com muita pena vou ter de arranjar um novo dono.. :cry: pois ja nao tenho mais opcoes.. Ele tem cerca de um ano e ela tbm.. sera que podem me ajudar???
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mai 10, 2012 10:16 am

Há quanto tempo adoptou o gato? Lembre-se que os animais demoram o seu tempo a habituarem-se à presença de outro animal...
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Tchintchas
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am

sexta mai 11, 2012 4:12 pm

Antes de pensar em arranjar novo dono, dê tempo ao tempo.

Eu também trouxe um gatinho (apareceu no meu jardim) e o meu pug ficou maluco, eu tb postei um topico sobre isso no forum dos cães e pugs na tentativa de obter alguma ajuda.
A realidade é que passado 2 semanas a situação está melhor. O meu cão continua a aterroriza-lo e correr em cima dele, e fica um bocadinho nervoso se o gatinho vir ao meu encontro quando ele está comigo. Mas toleram-se mais. No início o meu cão não deixava o gatinho sair da casotinha dele e ficava sempre à frente dele a chatear, agora já não.

Penso e vejo que aos poucos a situação vai melhorando.
Podem não vir a ser grandes amigos, mas habituam-se um ao outro e relaxam.

Um forista aconselhou-me a ver isto:
http://www.youtube.com/watch?v=wnlfrRVMPOQ

Tenha paciência.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 11, 2012 9:18 pm

Deixo-lhe aqui um artigo meu o qual talvez lhe sirva de algum proveito:
"JUNTAR GATO E CÃO"

Que gato escolher para o meu cão?

Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.

Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé, mas não que seja regra a opção de que o felino seja “bebé”. Também é possível a socialização entre canídeo e gato adulto.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o felino tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente mais fácil se a aquisição for a de um amiguinho bebé, canídeo, para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas. Mas, volto a referir que a idade não é regra e existem cães adultos a tolerarem muito bem o felino da casa. É tudo uma questão de disciplina e bom senso por parte do dono/tratador e acima de tudo muito amor e paciência
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro ou cão. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado: “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro, ou cão, a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Os cuidados a ter, descritos acima, no caso de se ausentar, aplicam-se a este caso, de igual modo.

Leonilde Carvalho"
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
janililiana
Registado: quinta mai 10, 2012 9:53 am

quinta mai 17, 2012 9:14 am

Obrigada a todos, eles realmente ja se toleram mais, comecaram se a aproximar um do outro por vontade deles, e agora nao sao amigos mas pelo menos nao andam a pancada.. Ignoram se totalmente..
Responder

Voltar para “Gatos”