Gata que quer ir para a rua!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quinta mai 31, 2012 11:10 pm

Olá a todos, já há algum tempo que não escrevo aqui mas hoje aconteceu-me uma situação inédita e ando a tentar perceber o porquê.

Tenho uma gata com cerca de 10 meses. Muito meiga e mimada... não lhe falta absolutamente nada...

Hoje... Desapareceu! Sem que desse conta! Esteve 12h desaparecida. Estive todo o dia à procura dela nas redondezas e nada... Felizmente, por sua iniciativa voltou agora à noite. Estava toda sujinha e esfomeada por isso dei-lhe comida. Depois de se alimentar foi para o pé da porta, começou aos saltos e apanhou o manípulo da porta, abriu-a e foi para a rua novamente. Fiquei :o :o :o !!!!! Fui logo atrás dela, trouxe-a para dentro e tranquei a porta. Fiquei danada porque foi aí que me apercebi que ela não tinha desaparecido... ela tinha fugido!

A minha dúvida é... Porquê? Porque é que de repente ela sente necessidade de sair? Ela é esterelizada.. e tem companhia de um gato da mesma idade... Será que devia levá-la à rua?
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quinta mai 31, 2012 11:16 pm

Olá!

Eu acho sinceramente que sim, que devia levá-la à rua.

Tenho uma gata com 4 meses e noto que fica bastante stressada quando não vai lá fora apanhar um pouco de sol. Na minha opinião, o interior da casa é muito monótono pois passam lá a maior parte do tempo.

Leve-a à trela por um sítio calmo e verá como ela fica feliz por explorar o mundo do lado de fora.

Espero ter ajudado :wink:
KaluGold
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 8:21 am

Vai ser mesmo isso que vou fazer... Geralmente só a deixo ir à rua quando eu também estou... mas não saímos do quintal. Era uma forma de a proteger.

Provavelmente sente necessidade de ver mais. De explorar mais um bocadinho. Irei começar a passeá-la. Não quero que isto volte a acontecer. Agora tenho de trancar as portas todas... Meu Deus, o que os gatos aprendem!
tinoco27
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 3:19 pm

sexta jun 01, 2012 12:27 pm

KaluGold Escreveu:Vai ser mesmo isso que vou fazer... Geralmente só a deixo ir à rua quando eu também estou... mas não saímos do quintal. Era uma forma de a proteger.

Provavelmente sente necessidade de ver mais. De explorar mais um bocadinho. Irei começar a passeá-la. Não quero que isto volte a acontecer. Agora tenho de trancar as portas todas... Meu Deus, o que os gatos aprendem!

meu gato tambem é castrado e pede sempre para ir á rua,eu como tenho estado por casa deixo ir 30 min de tarde e 30min á noite,claro que estou a vigiar e não deixo avançar muito,só mesmo pela casa,porque tenho sempre medo que alguem lhe faça mal ao outro animal,ele fica sempre melhor quando volta do passeio :D
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

sexta jun 01, 2012 1:57 pm

Olá!

Olhe, as minhas gatas também gostam de dar a sua voltinha...neste caso é apenas pelo prédio porque não tenho mesmo como as levar à rua (muitos cães e carros...se fosse uma zona calma também adoraria! até cheguei a comprar trela para gatos e tudo!mas não dá)

Se você tem essa oportunidade, de certeza que ela ficará bem feliz :)

Eles são curiosos por natureza e devem ficar cansados de ver sempre as mesmas coisas eheh :)

Bons passeios!!! :D
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sexta jun 01, 2012 2:24 pm

Eu tive um gato meio selvagem que adorava ir à rua pastar, ia mais ou menos uma vez por mês, um dia decidiu que não queria esperar e mandou-se da janela quando fui busca-lo estava todo satisfeito a pastar :roll:
Acabou por ficar na terra com a minha avó onde viveu durante 8 anos na rua em liberdade como tanto gostava :oops: :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta jun 01, 2012 5:02 pm

Deixar sair à vontade é arriscar que a gata seja agredida (por humanos ou outros animais), envenenada, atropelada...

Se puder vedar o quintal de forma a ela não sair, óptimo, senão não a deixe sair. Leve a passear de trela se ela gostar, senão não morre por não sair.
A curiosidade é natural mas cabe-nos a nós salvaguardar a sua segurança.
Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

sexta jun 01, 2012 9:16 pm

O meu Miró tem onze anos, habituo-se a ir a rua, saia e entra pela janela, e bate qd quer entrar ou mia qd quer sair. A rua é relativamente calma e ele ja conhece as redondezas. Ja ficou vezs fechado em garagens. Ja o Kiwi o tal que se aventurou pelos quintais em lisboa, adora ir p a rua aqui mas nos n deixamos. ele n conhece, refugia-se debaixo dos carros e tem medo. Só que passa os dias à janela a ver o Miró e a pequenina , que é uam gatinha da rua a que nós damos comida.
<p>Lya </p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sexta jun 01, 2012 9:18 pm

Realmente é mesmo de uma responsabilidade tremenda deixar os nossos gatos irem para a rua, sem trela... sinceramente Lya7...
Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

sexta jun 01, 2012 9:36 pm

onze anos... ele paseia calmamente pela rua...toda a gente o conhece...obvio k pode ter um azar...m n vivo numa cidade...uma vez comprei uma trela pk ele ia p cima do carro de um vizinho e foi o medo. esteve 5 semanas sem ir à rua por causa do colar e foi muito complicado... agora...cada caso é um caso,,,ele é castrado n se afasta...e se sairmos apé quer ir tras de nós...há coisa melhor que mal estaciono o carro ele aparece logo vindo n sei de onde?
<p>Lya </p>
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sexta jun 01, 2012 11:01 pm

A minha Billie Jean, quando estava na SPAD tinha a fama de fugir das jaulas todas onde era metida. Agora aqui em casa, num humilde T1, corre por todo lado e sinto que tem muita energia acumulada.
Sempre que chego a casa ela aproveita para sair do apartamento e cheirar as portas dos vizinhos.
Ao ler este tópico fez-se luz! Podia tentar leva-la a passear! O estacionamento do prédio é ao ar livre e é bastante calminho. Vou mesmo comprar uma trela e experimentar :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jun 01, 2012 11:13 pm

o serafim tem 11 anos e moe-me o juizo todo o dia porque quer sair. mas não dá.
vejo gatos que ficam muito sossegados nos quintais. este é um vadio. mas pode, ou se pudesse, pirava-se. lamento mas já não tenho saúde para tanto. já me basta o que tenho. fica em casa e mais stressada fico eu de o ouvir. gato em jaula com dourada :P
KaluGold
Membro Veterano

sábado jun 02, 2012 8:11 pm

Bingley Escreveu:Deixar sair à vontade é arriscar que a gata seja agredida (por humanos ou outros animais), envenenada, atropelada...

Se puder vedar o quintal de forma a ela não sair, óptimo, senão não a deixe sair. Leve a passear de trela se ela gostar, senão não morre por não sair.
A curiosidade é natural mas cabe-nos a nós salvaguardar a sua segurança.
Nem mais... por isso mesmo é que não a deixava sair. Mas visto que ela tem vontade, será feita a sua vontade mas com vigilância. :) É mais seguro! Assim fica satisfeita a curiosidade e pode ser que não volte a fugir.. mas pra já é portas trancadas! :) lol
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jun 02, 2012 8:41 pm

Cuidado com as trelas, a maioria dos gatos odeia-as e como são muito mais flexíveis do que os cães, conseguem libertar-se delas.
O ideal é vedar o jardim à prova de gato, o que é muito diferente de à prova de cão e soltar nesse espaço. Os gatos adoram espaço, exercício e sempre que podem tentam recuperar a liberdade.
Um gato não é um cão e é triste vê-los a tentar escapar sempre que podem, basta uma fresta na porta.
Até o gato mais dedicado, se pudesse mandava os donos à fava e ia caçar sózinho!

:lol:
Responder

Voltar para “Gatos”