Olá,
Normalmente leio a e acompanho os vários tópicos sem participar, hoje calhou-me a mim abrir um tópico sobre mais uma doença, o Megacólon.
Um dos meus gatos padece desta condição, começou com dificuldade em defecar, depois não conseguia defecar mesmo, começou a ficar apático, tinha um fecaloma e teve que ser sedado para o "desintegrarem manualmente". Esta situação já se repetiu várias vezes, hoje foi mais uma vez, teve que ser sedado pois não conseguia defecar.
Nos raios-x, feitos logo na primeira vez que aconteceu, vimos que tem um estreitamento ósseo, o que faz com que ele defeque com dificuldade, fazendo com que as as fezes fiquem retidas facilmente. Neste momento toma Laxatone e Laevolac diariamente para amolecer as fezes, come também ração para prevenir as bolas de pêlo, mas nem isso lhe tem garantido uma defecação fácil.
O veterinário recomendou que lhe comece a dar também comida húmida diariamente e talvez mudar a ração para uma com mais teor de gordura.
Gostaria de saber se alguém já passou por esta situação. Se sim, conseguiram encontrar uma alimentação que permita que os vossos gatos defequem com facilidade?
É muito aflitivo (claro que é mais aflitivo para ele) observá-lo a tentar defecar e o desespero e a força com que o tenta fazer e mesmo assim não conseguir, ou conseguir apenas um pouquinho. Custa-me vê-lo sofrer e saber que já faço o recomendado pelo veterinário e mesmo assim os fecalomas formam-se. Não procuro recomendações para tratamentos, pois nesse aspecto irei sempre aconselhar-me com o médico veterinário que o está a seguir, procuro apenas desabafar e procurar alguma partilha de experiências sobre este assunto.
Obrigada desde já!
Megacólon - Partilha de experiências
Moderador: mcerqueira
<p>Desprotegidos - Associação de Animais em Risco, Leiria! http://www.desprotegidos-aar.blogspot.com/</p>
por vezes é difícil, mas e possível controlar a doença. Consulte o fórum Felinus (tem de registar-se - www.felinus.org), na secção de saúde encontrará a história da Gwenny, q estava a superar a doença quando um incendio na casa da dona a intoxicou e matou (os outros safaram-se graças às janelas abertas, foram para o telhado...). Lá tem muitas, muitas informações.
as melhoras!

Obrigada pela sugestão! Seria o tópico "As Aventuras da Fernanda e dos seus Patinhas!!!"? Estive a ler algumas páginas, mas não vi nada sobre o megacólon, sabe indicar-me em que página estará, mais ou menos?
<p>Desprotegidos - Associação de Animais em Risco, Leiria! http://www.desprotegidos-aar.blogspot.com/</p>
sim, provavelmente está nesse tópico, a Fernanda é a dona.
tem aqui o tópico inicial da Gwenny: http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=7018

E se lhe der comida feita em casa, com carne e peixe?
Nunca tinha ouvido falar desse problema e tive vários gatos, mas demos sempre comida caseira porque das vezes que tentámos passar para ração, os animais recusaram totalmente. Os meus gatos viveram sempre bastantes anos e com saúde.
Nunca tinha ouvido falar desse problema e tive vários gatos, mas demos sempre comida caseira porque das vezes que tentámos passar para ração, os animais recusaram totalmente. Os meus gatos viveram sempre bastantes anos e com saúde.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Interessante, não sabia que a doença também existia em gatos!
Nas ratazanas é uma doença incurável de origem genética.
Nas ratazanas é uma doença incurável de origem genética.
-
- Membro
- Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am
Olá, um dos meus gatos é ligeiramente obstipado, comecei a dar-lhe ração RC Fibre, embora não tenha surtido o efeito desejado, no entanto melhorou ligeiramente, tem as fezes menos duras, e defeca mais vezes.
A minha Sury tb tem tendencia a obstipações, agora anda a defecar dia sim dia não. A nossa vet recomendou ela comer ração da RC Fibre Response. Ração a base de fibra para ajudar a eles irem a caixinha. Mas o problema que nos contou tem de ter mais cuidados do que apenas um gato que é "preguiçoso" a defecar e não apresenta nenhuma anomalia genetica ou fisica.
fale bem com o seu vet e siga a risca as recomendações.... Não procure rações baratas ou caminhos faceis para um problema desses.
fale bem com o seu vet e siga a risca as recomendações.... Não procure rações baratas ou caminhos faceis para um problema desses.
Olá,
Agradeço desde já todos os conselhos e desejos de melhoras. Ele neste momento já toma Laxatone e Laevolac diariamente, supostamente para tornar as fezes mais moles e fáceis de expelir, o que não tem acontecido. Agora vou começar a procura por uma ração/comida húmida que o ajude também nesse aspecto.
Já sigo as recomendações do veterinário (que foram essas duas), mas ele não me indicou nenhuma marca de ração em particular, vou-me informar sobre a RC Fibre Response. O que eu precisava era conseguir encontrar uma alimentação que lhe tornasse as fezes um pouco mais moles, pois caso contrário, como "a saída" é muito pequenina, ficam facilmente retidas nos intestinos.
Obrigada a todos!
Agradeço desde já todos os conselhos e desejos de melhoras. Ele neste momento já toma Laxatone e Laevolac diariamente, supostamente para tornar as fezes mais moles e fáceis de expelir, o que não tem acontecido. Agora vou começar a procura por uma ração/comida húmida que o ajude também nesse aspecto.
Já sigo as recomendações do veterinário (que foram essas duas), mas ele não me indicou nenhuma marca de ração em particular, vou-me informar sobre a RC Fibre Response. O que eu precisava era conseguir encontrar uma alimentação que lhe tornasse as fezes um pouco mais moles, pois caso contrário, como "a saída" é muito pequenina, ficam facilmente retidas nos intestinos.
Obrigada a todos!
-
- Membro
- Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am
Fale com o seu vet sobre a RC Fibre response, acredite que vai notar a diferença, pelo menos as fezes vão saír mais moles, e inteiras...