Aconselhável adoptar gatinho de 1mês bravo?
Moderador: mcerqueira
Muito obrigada TiaFi.
Ele/ela já se alimenta sozinho, mas ainda está com a mãe. Mas está na rua, e como já aconteceu com outras ninhadas anteriores, acabam por morrer ou desaparecem. E vou ficar na zona só até amanhã e estou neste dilema.
Ele/ela já se alimenta sozinho, mas ainda está com a mãe. Mas está na rua, e como já aconteceu com outras ninhadas anteriores, acabam por morrer ou desaparecem. E vou ficar na zona só até amanhã e estou neste dilema.
Mais vale retirá-lo já à mãe até porque quanto mais tempo estiver sem contacto com humanos pior é.
Os gatinhos devem estar com as gatas até aos 3 meses mas isso é o ideal. Gatinhos de rua em risco de vida e ainda por cima em risco de se tornarem bravios, se pode, tire-o já e leve logo ao vet para ele orientar na alimentação, desparasitação, vacinas, etc.
Os gatinhos devem estar com as gatas até aos 3 meses mas isso é o ideal. Gatinhos de rua em risco de vida e ainda por cima em risco de se tornarem bravios, se pode, tire-o já e leve logo ao vet para ele orientar na alimentação, desparasitação, vacinas, etc.
Olá
eu já acolhi vários gatinhos que perderam a mãe por volta das 4 semanas e até agora correu sempre bem!
Provavelmente nos primeiros dias o gatinho vai ficar com muito medo e bufar cada vez que alguém se aproximar, pode até não comer e ter diarreia...
Mas se o colocar num ambiente calmo e o for amansando depressa perde o medo e habitua-se às pessoas e ao facto de não ter nem a mãe nem os irmãos.

Provavelmente nos primeiros dias o gatinho vai ficar com muito medo e bufar cada vez que alguém se aproximar, pode até não comer e ter diarreia...
Mas se o colocar num ambiente calmo e o for amansando depressa perde o medo e habitua-se às pessoas e ao facto de não ter nem a mãe nem os irmãos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317AnaICC Escreveu:Obrigada a todos pela ajuda
Agora resta ter a sorte de o/a apanhar, foge muito e quando agarrado arranha muito.
Algum conselho que deverei ter em conta, relativamente à alimentação por exemplo? Com que idade deve ser vacinado?
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Quanto à alimentação já lhe pode dar ração normal para gatinhos (se tiver mesmo um mês já tem dentes), mas amoleça-a com um pouco de água ou leite para gatos (encontra-se à venda nos supermercados normais). Também lhe pode dar comida húmida, mas como normalmente os pedaços são muito grandes é melhor partir-los em bocados para facilitar
A vacinação e desparasitação acho que é aos 2 meses, mas não tenho 100% certeza. Quanto às pulgas, se ele as tiver, pode comprar o spray e espalhar com a mão
A vacinação e desparasitação acho que é aos 2 meses, mas não tenho 100% certeza. Quanto às pulgas, se ele as tiver, pode comprar o spray e espalhar com a mão
-
- Membro Veterano
Sobre a alimentação, apesar dele já comer, neste texto encontra algumas dicas sobre a mesma:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
Leo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Já acolhi gatos adultos, ferais, nascidos e criados na rua, e que se tornam meigos comigo. Acabam por confiar em mim, mesmo que alguns não se tornem gatos de colo ou não gostem de entrar em casa. Claro que vai do feitio d cada gato, tb tenho um quase com 4 anos que adoptei aos 5 mses, bravio, e nunca gramou humanos e muito humanos estar dentro de casa. Mas o seu grande amigo é um mansarrão!
Acho que os bebés, até aos dois, 3 mesitos, "vergam-se" bem, a sua capacidade de adapatção é incrível e tomam-nos como "mães". Muito carinho, muito manuseamento, muita brincadeira e comidinha boa, e os gatinhos fazem-se!

Também sei de um caso (bem perto de mim) em que uma gatinha foi acolhida com 3 meses sensivelmente e até agora, já vai com um ano e tal se não estou em errro, nunca se habituou ao contacto humano.sxmota Escreveu:Já acolhi gatos adultos, ferais, nascidos e criados na rua, e que se tornam meigos comigo. Acabam por confiar em mim, mesmo que alguns não se tornem gatos de colo ou não gostem de entrar em casa. Claro que vai do feitio d cada gato, tb tenho um quase com 4 anos que adoptei aos 5 mses, bravio, e nunca gramou humanos e muito humanos estar dentro de casa. Mas o seu grande amigo é um mansarrão!Acho que os bebés, até aos dois, 3 mesitos, "vergam-se" bem, a sua capacidade de adapatção é incrível e tomam-nos como "mães". Muito carinho, muito manuseamento, muita brincadeira e comidinha boa, e os gatinhos fazem-se!
No inicio evitava-nos e fugia bastante, agora já consegue conviver bem no mesmo espaço mas no entanto se nos aproximamos temos o direito a uma patada e se insistirmos foge.
Mas tambem conheço outra que segundo contam foi acolhida com a ninhada, era uma gata de rua, suspeita-se que sempre tenha sido. A ninhada foi dada e a gata acabou por ficar com quem a tinha acolhido. Passou meses escondida, a fugir dos humanos e agora é um doce de gata que não pode ver ninguiem sentado sem lhe saltar para o colo

Ninguem insistiu muito com ela... foi simplesmente ela, que ás tantas, percebeu que podia confiar nos humanos

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Registado: sexta jun 15, 2012 3:37 pm
olá.
Eu sou nova no forum. Levei para casa um gato com 15 dias, tive que dar de mamar ainda, dee trabalho mas hoje tem 7 meses e é um lindo gato sem qualquer problema.
Eu sou nova no forum. Levei para casa um gato com 15 dias, tive que dar de mamar ainda, dee trabalho mas hoje tem 7 meses e é um lindo gato sem qualquer problema.
pois, há um ano atrás fiquei com 2 casos desses: uma considerada inadoptável, apesar de dormir na cama da fat não se deixava tocar, e que está uma mimalha pegajosa comigo; outra, uma velhota revoltada, atirada 2 vezes de uma janela de 2º andar e que foi parar ao gatil da APAMG... ainda não vem para o colo mas já lhe faço festas.maraya Escreveu:Também sei de um caso (bem perto de mim) em que uma gatinha foi acolhida com 3 meses sensivelmente e até agora, já vai com um ano e tal se não estou em errro, nunca se habituou ao contacto humano.sxmota Escreveu:Já acolhi gatos adultos, ferais, nascidos e criados na rua, e que se tornam meigos comigo. Acabam por confiar em mim, mesmo que alguns não se tornem gatos de colo ou não gostem de entrar em casa. Claro que vai do feitio d cada gato, tb tenho um quase com 4 anos que adoptei aos 5 mses, bravio, e nunca gramou humanos e muito humanos estar dentro de casa. Mas o seu grande amigo é um mansarrão!Acho que os bebés, até aos dois, 3 mesitos, "vergam-se" bem, a sua capacidade de adapatção é incrível e tomam-nos como "mães". Muito carinho, muito manuseamento, muita brincadeira e comidinha boa, e os gatinhos fazem-se!
No inicio evitava-nos e fugia bastante, agora já consegue conviver bem no mesmo espaço mas no entanto se nos aproximamos temos o direito a uma patada e se insistirmos foge.
Mas tambem conheço outra que segundo contam foi acolhida com a ninhada, era uma gata de rua, suspeita-se que sempre tenha sido. A ninhada foi dada e a gata acabou por ficar com quem a tinha acolhido. Passou meses escondida, a fugir dos humanos e agora é um doce de gata que não pode ver ninguiem sentado sem lhe saltar para o colo![]()
Ninguem insistiu muito com ela... foi simplesmente ela, que ás tantas, percebeu que podia confiar nos humanos

-
- Membro Veterano
O problema é que muita gente confunde "feral" com o comportamento que um felino bebé tem quando não foi ainda sociabilizado com humanos... é que eles arranham, mordem e "bufam" pelo receio normal... que, se não for uma cria feral e aqui sim, feral mesmo feral, sim, porque os há mesmo FERAIS e a esses é quase impossível domesticá-los até ficarem gatinhos de colo, como dizia, se não for feral, ao fim de 2 ou 3 vezes de manuseados por quem não tenha receio de levar umas dentaditas ou arranhões, ele fica domesticado. Claro que não totalmente, mas começa-se logo a notar a diferença, para melhor
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Já vi animais bebés que nunca se habituaram ao contacto humano mas também já tive um gato jovem que veio para casa com 5 meses, criado fora de contacto com humanos e veio a tornar-se uma maravilha.
Os irmão eram simpáticos, procuravam companhia humana mas não apreciavam grandes mexidas. Fugiam, não mordiam.
Ele porém tornou-se gato de casa e de colo! Sem ser pressionado.
Os irmão eram simpáticos, procuravam companhia humana mas não apreciavam grandes mexidas. Fugiam, não mordiam.
Ele porém tornou-se gato de casa e de colo! Sem ser pressionado.