Gato 6 meses sozinho uma noite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JayT
Registado: quarta jul 11, 2012 8:29 am

quarta jul 11, 2012 8:40 am

Olá a todos,

Desde que tenho um gatinho (adoptei-o às 9 semanas de vida) que vejo algumas coisas neste forum para tirar conselhos.
O Gatinho estava super doente mas felizmente, depois de várias idas ao veterinário está de belissima saúde!
Gosto bastante de ler este forum mas só hoje decidi inscrever-me lol.

Gostaria da vossa opinião sobre uma questão que me está a causar algum deconforto:
O meu gato tem agora 6 meses, e está a atravessar uma fase onde parece que tem energia que nunca mais acaba. Comprámos-lhe vários brinquedos, um poste para arranhar e brincar e tanto eu como a minha mulher brincamos ele regularmente.
Esta sexta-feira vamos passar a primeira noite fora e só voltamos sábado à tarde. Estou um pouco nervoso por , essencialmente, duas razões:

- Não sei como lhe deixar a comida. Visto que vou estar fora sensivelmente 24 horas não sei bem o que fazer neste aspecto. Deixo a taça dele "cheia" ?

- Tenho algum receio que o gato incomode os vizinhos durante a noite. O prédio supostamente não permite animais porque os apartamentos são pequenos e os soalhos de madeira (fazem mais barulho) mas, se falarmos com o senhorio, ele regra geral abre execpção para gatos ou passáros. Além disso, tenho receio que o gato passe a noite a miar e que o senhorio receba queixas e nos obrige a "tirar o gato do apartamento" . Confesso que tenho mesmo receio disto até porque já me afeiçoei imenso ao bichinho.

O que acham que devo fazer ? Será o gato muito pequeno ainda para ficar sozinho? Será que por ser pequeno vai miar de noite ou fazer traquinices? Eu tenho, felizmente, onde deixar o gatinho durante as férias (em casa dos meus pais que adoram animais) portanto poderia deixar o gato lá durante uma noite.
Eu sempre tive gatos a minha vida toda e regularmente eles ficavam sozinhos (estilo uma, duas noites por mês) em casa. Nas férias , obviamente, ou vinham comigo ou deixava-os com alguém. Claro está, isto era ainda no tempo que estava em casa dos meus pais e a casa era muito, muito maior,

Agradeço imenso qualquer conselho , pois estou algo nervoso :?

Cumprimentos.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta jul 11, 2012 8:53 am

por uma noite...comida e agua, wc limpo e...sem problema.

se tem receio de traquinice limite os acessos às salas mais problematicas. :lol:
JayT

quarta jul 11, 2012 9:00 am

Obrigado pela resposta!
Eu vivo num T2 e estava a pensar fecha a porta do quarto , e do escritório e deixar a sala acessivel , bem como o WC (onde está a casota de banho dele) e a cozinha (onde vou deixar os brinquedos porque o chão aqui não é de madeira).

E será que o gatinho não vai miar? Ou , regra geral, eles não costumam fazer isto?
E a comida? Encho-lhe a taça?

Peço desculpa por tantas perguntas :oops:

Cumprimentos
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta jul 11, 2012 9:12 am

Eu deixo sempre os meus em casa mesmo quando vou de férias e não acontece nada. Tenho um dispensador de comida e água por isso fome e sede não passam. Claro que quando vou de férias tenho sempre alguém que lá vai a casa de 2 em 2 dias para ver se os piolhos estão bem.
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta jul 11, 2012 9:18 am

para um gato se esgoelar a miar (e não fazem nem metade do barulho de um cão) têm de ter fome e sede...
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

quarta jul 11, 2012 9:20 am

Se o gatinho estiver habituado a dormir com vocês no quarto é capaz de resmungar um bocado de noite por estar sozinho.
Caso contrario fica bem.
é deixar o prato com comida quando sair e dar-lhe novamente quando chegar. E a mesma coisa com a agua.
JayT

quarta jul 11, 2012 9:26 am

O Gato, regra geral, adormece fora da nossa cama mas de manhã quando acordo (ou ele me acorda) ele está sempre deitado na cama , lol .

Uma vez estava com insonias e reparei que volta das 2 da manhã ele acordou, foi petiscar qualquer coisa e foi para a nossa cama e adormeceu.

De qualquer maneira sinto-me um pouco mais descansado.
Vou-lhe deixar a taça cheia de comer antes de sair , deixar muitos brinquedos na cozinha e na sala e esperar que ele não faça barulho durante a noite.
Craycats
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 9:54 am

No dormir à noite é que eles às vezes são mais chatinhos porque estão habituados a companhia.
Agora o comer e beber é como se tivesse a trabalhar e ele em casa.
Deixe agua e comida suficiente que ele lá se entende com ela :)

é provavel que quando voltar ele esteja amuado mas depois passa-lhe :)
JayT

quarta jul 11, 2012 10:08 am

Obrigado ;)

A razão pela qual eu estou um pouco receoso com o barulho é porque no prédio inteiro somos os únicos que temos um animal de quatro patas (existem passarinhos em vários apartamentos) e, por mais que uma vez, já me deu a impressão que isto desagrada algumas pessoas mesmo eu tendo autorização do senhorio.
Por isto mesmo, não quero dar razões a ninguém para implicarem comigo até porque mais rapidamente eu mudava de apartamento que me livrava do meu pumba ( é o nome do meu gatinho :P ) !
Craycats
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 10:19 am

JayT Escreveu:Obrigado ;)

A razão pela qual eu estou um pouco receoso com o barulho é porque no prédio inteiro somos os únicos que temos um animal de quatro patas (existem passarinhos em vários apartamentos) e, por mais que uma vez, já me deu a impressão que isto desagrada algumas pessoas mesmo eu tendo autorização do senhorio.
Por isto mesmo, não quero dar razões a ninguém para implicarem comigo até porque mais rapidamente eu mudava de apartamento que me livrava do meu pumba ( é o nome do meu gatinho :P ) !
Eu se fosse a si não deixava muitas divisões abertas não vá ele lembrar-se de fazer corridas a meio da noite.
Deixe-o com um espaço simpático mas não demasiado amplo que sempre ganham menos velocidades :) é simpático para os vizinhos de baixo não haver sprints de madrugada.

Quanto aos miados ele quando perceber que não está vai acabar por se calar e vai começar a "inventar" (Boa sorte com isto ) e a não ser que os vizinhos sejam mto chatinhos não terá problema. Porque afinal também pode ser um gato de rua a miar...

:wink: :wink:
Craycats
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 11:27 am

Mas veja o tópico "Caixa de areia para 2 gatos" que tem lá comedouros e bebedouros que são óptimos para essas ocasiões.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta jul 11, 2012 12:02 pm

se tem receio que o Pumba se sinta sozinho, deixe a tv ligada com som baixo. Ou um rádio. Isto normalmente acalma-os. Também pode dar-lhe um pouquinho de catnip antes de sair, ele vai divertir-se e depois vai relaxar, passando a noite sossegado. :)
Craycats
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 12:19 pm

sxmota Escreveu:se tem receio que o Pumba se sinta sozinho, deixe a tv ligada com som baixo. Ou um rádio. Isto normalmente acalma-os. Também pode dar-lhe um pouquinho de catnip antes de sair, ele vai divertir-se e depois vai relaxar, passando a noite sossegado. :)
O que é catnip?
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta jul 11, 2012 12:20 pm

deixe bastante comida e água. e não o deixe em sítios onde se possa esconder. os bichinhos são danados e lembram-se de coisas que nem ao diabo. um dia não é nada. é pena não o deixar no quarto. se ele está habituado, seria o ideal. mas veja se não há nada que ele possa partir, roer, etc.
Craycats
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 12:24 pm

anja-azul Escreveu:deixe bastante comida e água. e não o deixe em sítios onde se possa esconder. os bichinhos são danados e lembram-se de coisas que nem ao diabo. um dia não é nada. é pena não o deixar no quarto. se ele está habituado, seria o ideal. mas veja se não há nada que ele possa partir, roer, etc.
Quando estão sozinhos mais tempo que o normal têm uma imaginação...
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Responder

Voltar para “Gatos”