Gato com leucemia... Conselhos e ajuda!!!!
Moderador: mcerqueira
Peço desculpa, mas acho que vou fazer um testamento...Ontem de manha cedo, quando passeava o meu Braz, encontrei um gato na rua, encolhidinho junto a uma roda de um carro. Eu trabalho a 5m de casa e o bichano estava mesmo em frente do escritorio. Quando regressei, já sem o Braz para ir trabalhar, lá estava ele o mesmo sítio. Notei que se babava e tinha a boquinha um pouco aberta. Deixei comida e agua que não tocou. Claro que passei o dia "doente"a vê lo, a ligar para todo o tipo de associações, e a receber o mesma resposta. Estamos cheios !!! A tarde, levei uma toalha... Não me perguntei porquê. Este fim‑de‑semana não ia ficar em casa, para além de ter já o Braz (o rafeiro mais lindo do mundo)e o Tobias e a Blue os meus bichanos do coração. Seguindo, no fim do dia não aguentei mais, telefonei a minha melhor amiga, contei o que se estava a passar e ele prontamente disse que ficava com o gatuxo este fim‑de‑semana e que o leveza ao vet. E lá fui eu de toalha na mão, pedi ajuda a uns rapazes que se encontravam perto (um deles até levou uma dentada)e lá apanhei o bichinho. Resumindo, levou o hoje ao vet e surpresa, esta castrado!portanto era gato de casa....tem uma estomatite possivelmente consequência de ter leucemia. Esta a antibiótico e a vet aconselhou isolamento durante 10dias e lavar as mãos com agua sabão e depois com álcool. Tenho muitas questões.... Amanha vou busca lo e vai para casa da minha mae, onde nao existem animais, mas sou eu que vou tomar conta dele,dar lhe o antibiotico, dar miminhos...Isto é suficiente para proteger os meus gatos, o que fazer mais? Devo mudar a roupa? Como é que sem fazer uma analise ao sangue o vet pode dizer que é leucemia, que esperança e qualidade de vida pode ter este gatinho? Segunda feira vou a clinica colocar todas estas questões, como não fui eu que lá fui com ele não falei coma vet e como amanha o vou buscar gostaria de ter alguma ajuda. É um gato com uns olhos verdes lindos, preto e castanho. Muito meiguinho e calminho. Esta na marquise fechada da minha amiga e isolados das gatas dela. Já comeu e bebeu. Ela diz que levou 3seringas de soro porque estava desidratado. O que me dói o coração, é que este gato esteve um dia inteiro, a vista de todos, numa rua com muito movimento e não houve uma pessoa que se tenha preocupado, olhado, ou tentado ajudar!!!! Todos seguiam em frente e ele ali encolhido junto a roda. Peço desculpa pelo longo texto. Mas percebem os meus medos e a minha falta de experiência. Já tenho que fique com ele. Obrigada
[/u]
[/u]
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
alexsousa posso dizer-lhe que esse Vet não é fiavel,para o animal estar assim doente forçosamente teria de haver antes d tudo analises(despesas...)normais e a estomatite nada tem a ver com leucemia,uma das minhas gatas que tem 14 anos há poucos meses teve estomatite,seguida pelo Vet habitual fez destartarização, retirou 2 dentitos,fez medicação e a Zara está optima de saude foi 1 animal que veio da rua já adulta mas nunca foi doente excepto esta parte que lhe resumo e começei eu a aperceber me que algo não estava bem pois gatos para se lamentarem é porque estão bastante doentes mesmo,notei o cheiro que vinha da boca da Zara,vi tambem 2 dentitos muito escuros e de imediato embora contrariada abri lhe a boca vi que realmente era para irmos de seguida para o Vet e assim fiz,tudo está normalizado.
Esse gatinho decerto terá algo mais que a estomatite pois ainda por cima abandonado...sentiu o desgosto do abandono,teve de começar a procurar comida algo que decerto não sabia quando tinha casa ,rejeitado possivelmente por outros animais de rua,algumas brigas enfim sofreu já bastante.
Se estivesse no seu lugar ou tentava esclarecer com esse Vet ou ia a outro que me merecesse confiança pois alem de analises e diagnostico pós analises poderá detectar algo mais ou entender ser necessario mais algum exame;uma coisa lhe sugiro se falarem em testes Fiv não faça de kit instantaneo apesar de ser 1 pouco mais economico pois o de laboratorio é muito mais fiavel,entretanto o Vet deverá tb pronunciar se acerca do estado geral dele.
boa sorte e vá dando noticias
Esse gatinho decerto terá algo mais que a estomatite pois ainda por cima abandonado...sentiu o desgosto do abandono,teve de começar a procurar comida algo que decerto não sabia quando tinha casa ,rejeitado possivelmente por outros animais de rua,algumas brigas enfim sofreu já bastante.
Se estivesse no seu lugar ou tentava esclarecer com esse Vet ou ia a outro que me merecesse confiança pois alem de analises e diagnostico pós analises poderá detectar algo mais ou entender ser necessario mais algum exame;uma coisa lhe sugiro se falarem em testes Fiv não faça de kit instantaneo apesar de ser 1 pouco mais economico pois o de laboratorio é muito mais fiavel,entretanto o Vet deverá tb pronunciar se acerca do estado geral dele.
boa sorte e vá dando noticias

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Alexsousa, sem ofensa, mas primeiro que tudo esforce-se por escrever com paragrafos, vi-me à nora para ler tudo.
Quando o vet disse leucemia pretenderia referir-se ao Felv (Virus da Leucemia Felina)?
Seja como for, uma leucemia (o virus ou leucemia activa) não é detectada a olhómetro. As gengivites estão com alguma frequência associadas é ao FIV, mas mesmo assim há imensos gatos com gengivites sem que sejam positivos ao FIV.
Aconselho a ir de facto esclarecer devidamente as coisas com o vet ou consultar outro, pode ter sido só algum exagero ou incompreensão da sua amiga.
Após cuidar do gatinho deverá ter cuidados básicos de higiene, nem tamto pelo FIV e Felv, cujo contagio não é asim tão fácil, mas por outras doenças de que pode ser portador.
Quando o vet disse leucemia pretenderia referir-se ao Felv (Virus da Leucemia Felina)?
Seja como for, uma leucemia (o virus ou leucemia activa) não é detectada a olhómetro. As gengivites estão com alguma frequência associadas é ao FIV, mas mesmo assim há imensos gatos com gengivites sem que sejam positivos ao FIV.
Aconselho a ir de facto esclarecer devidamente as coisas com o vet ou consultar outro, pode ter sido só algum exagero ou incompreensão da sua amiga.
Após cuidar do gatinho deverá ter cuidados básicos de higiene, nem tamto pelo FIV e Felv, cujo contagio não é asim tão fácil, mas por outras doenças de que pode ser portador.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
peça-lhe para fazer as análises virais em laboratório. pode ter leucemia ou não. ou pode ter outra doença qualquer. ou não. para se saber só com análises.
de qualquer forma, deve te-lo em quarentena. se tiver o azar de ter leucemia, o contágio transmite-se pela saliva. parece-me pouco aconselhável misturá-lo com os seus. mas não vale a pena antecipar. para já há que saber o que o menino tem. espero que não seja nada disso. nem parecido.
de qualquer forma, deve te-lo em quarentena. se tiver o azar de ter leucemia, o contágio transmite-se pela saliva. parece-me pouco aconselhável misturá-lo com os seus. mas não vale a pena antecipar. para já há que saber o que o menino tem. espero que não seja nada disso. nem parecido.
Peço desculpa, mas só agora é que reparei que escrevi sem parágrafos!!!!
Tal era a emoção!!!
Na segunda feira vou leva lo a minha vet para fazer as analises. Ele esta isolado em casa da minha amiga e amanha ira para casa da minha mãe que não tem animais.
Falei a pouco com a minha amiga, já comeu, bebeu agua, já se lava e tem passado o dia ao solinho a dormir. Também já usou a caixa de areia.
Obrigada por tudo.

Na segunda feira vou leva lo a minha vet para fazer as analises. Ele esta isolado em casa da minha amiga e amanha ira para casa da minha mãe que não tem animais.
Falei a pouco com a minha amiga, já comeu, bebeu agua, já se lava e tem passado o dia ao solinho a dormir. Também já usou a caixa de areia.
Obrigada por tudo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Alex, a Julie que tirou os dentes ficando só com 4, com uma gengivite muito avançada fez o teste FIV/FELV em laboratório, antes de ser operada, e deram ambos negativo...
Nem sempre uma coisa está ligada à outra.
Por outro lado também acontece serem FELV.
Um dia de cada vez amiga...
Nem sempre uma coisa está ligada à outra.
Por outro lado também acontece serem FELV.
Um dia de cada vez amiga...
Ajude A Ajudar!
http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/
só sei que nada sei
http://coisasparadizer.blogspot.com/
só sei que nada sei
O gatinho já se encontra em casa da minha mãe.
Tem comido peixe cozido, porque ainda tem dificuldade a comer a ração. Esta muito activo, com os olhinhos muito brilhantes e curiosos. Passa o dia a lavar se. A língua já esta mais rosadinha e já não anda com a boquinha aberta. Mas também só fez hoje 24 horas de antibiótico.
Já brinca e gosta muito de estar em cima da maquina da roupa a custar as redondezas.
Deixei o sossegadinho, porque em 2 dias foram muitas mudanças.
Amanha antes de ir trabalhar passo por lá(a minha mãe esta de ferias a Sul), para ver como passou a noite, e vou falar com a vet para ir com ele ao fim do dia fazer as analises devidas.
Tem comido peixe cozido, porque ainda tem dificuldade a comer a ração. Esta muito activo, com os olhinhos muito brilhantes e curiosos. Passa o dia a lavar se. A língua já esta mais rosadinha e já não anda com a boquinha aberta. Mas também só fez hoje 24 horas de antibiótico.
Já brinca e gosta muito de estar em cima da maquina da roupa a custar as redondezas.
Deixei o sossegadinho, porque em 2 dias foram muitas mudanças.
Amanha antes de ir trabalhar passo por lá(a minha mãe esta de ferias a Sul), para ver como passou a noite, e vou falar com a vet para ir com ele ao fim do dia fazer as analises devidas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
As melhoras...
Ajude A Ajudar!
só sei que nada sei
só sei que nada sei
Hoje vamos ter mais uma estrelinha no ceu!!!
FLEV positivo
FIV positivo
Rins afectados
Figado afectado
Estou... estou, nem sei... pelo menos dei lhe 3 dias de carinho, quentinho, miminho...
O vet disse que provavelmente foi abandonada devido a este quadro clinico.
Tão querido, mansinho e dócil... deixou fazer tudo, nem se mexeu quando recolheram o sangue...
oh gente malvada....
FLEV positivo
FIV positivo
Rins afectados
Figado afectado
Estou... estou, nem sei... pelo menos dei lhe 3 dias de carinho, quentinho, miminho...
Tão querido, mansinho e dócil... deixou fazer tudo, nem se mexeu quando recolheram o sangue...
oh gente malvada....
Tadinho!alexsousa Escreveu:Hoje vamos ter mais uma estrelinha no ceu!!!
FLEV positivo
FIV positivo
Rins afectados
Figado afectado
oh gente malvada....
Realmente não se faz!!
Isa 
Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Triste desfecho 
Pelo menos deu-lhe o que os "donos" foram incapazes, carinho e afago nos últimos momentos.
Descansa em Paz estrelinha*

Pelo menos deu-lhe o que os "donos" foram incapazes, carinho e afago nos últimos momentos.
Descansa em Paz estrelinha*
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
alexsousa mas como no proprio dia chegaram a essa conclusão?eu estou sem palavras pois o animal não tinha analises feitas ontem...o que sucedeu?piorou o estado dele?
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
Quando a minha amiga o levou ao vet no sábado, esta apenas verificou a boca do gatinho e receitou lhe o antibiótico. Veio com a conversa de ter leucemia ou a sida dos gatos, que tinha que o separar das gatas dela...etc.
Eu não sou nada experiente nestas coisas, tenho 2 gatos ( um deles veio de uma associação das Caldas ainda bébé) que vão anualmente a minha vet e nunca tinha recolhido nenhum, mas achei muito estranho não o terem examinado minimamente.
Não foi desparasitado nem interna nem externamente, não lhe foi dado nenhuma indicação acerca da comida que deveria comer (tinha muita dificuldade em comer ração).
Como disse, não estive em casa este fds, e devo dizer que estava ansiosa por 2ª feira para tirar todas as duvidas que tinha.
Hoje levei o logo ao vet, e aí sim, fui ouvida, esclarecida e fizeram então analise ao sangue para verem o estado os rins e do figado, assim com o teste Felv e Fiv (peço desculpa se estou a dar o nome errado aos testes, mas volto a dizer que sou bastante inexperiente ).
Foi me dito pelo vet, que os rins estavam afectados assim como o figado e mostrou me o resultado do kit do teste.
Disse que o gatinho iria ter uma vida com muito pouca qualidade de vida que o melhor para ele, seria ....
Sabe o que eu não compreendo, é como é que é possível não terem feito logo os exames ao gatinho, como é que uma profissional de saúde ser tão ... tão pouco profissional...
Digo lhe de coração que me custou tanto, mas tanto tomar esta decisão... pela injustiça, pela passividade de todas as pessoas que o viram na 6ª feira que nem o "olharam", pela porcaria de donos que teve, sim porque teve donos... por não poder ter feito mais por ele....
Bolas!!!
Eu não sou nada experiente nestas coisas, tenho 2 gatos ( um deles veio de uma associação das Caldas ainda bébé) que vão anualmente a minha vet e nunca tinha recolhido nenhum, mas achei muito estranho não o terem examinado minimamente.
Não foi desparasitado nem interna nem externamente, não lhe foi dado nenhuma indicação acerca da comida que deveria comer (tinha muita dificuldade em comer ração).
Como disse, não estive em casa este fds, e devo dizer que estava ansiosa por 2ª feira para tirar todas as duvidas que tinha.
Hoje levei o logo ao vet, e aí sim, fui ouvida, esclarecida e fizeram então analise ao sangue para verem o estado os rins e do figado, assim com o teste Felv e Fiv (peço desculpa se estou a dar o nome errado aos testes, mas volto a dizer que sou bastante inexperiente ).
Foi me dito pelo vet, que os rins estavam afectados assim como o figado e mostrou me o resultado do kit do teste.
Disse que o gatinho iria ter uma vida com muito pouca qualidade de vida que o melhor para ele, seria ....
Sabe o que eu não compreendo, é como é que é possível não terem feito logo os exames ao gatinho, como é que uma profissional de saúde ser tão ... tão pouco profissional...
Digo lhe de coração que me custou tanto, mas tanto tomar esta decisão... pela injustiça, pela passividade de todas as pessoas que o viram na 6ª feira que nem o "olharam", pela porcaria de donos que teve, sim porque teve donos... por não poder ter feito mais por ele....
Bolas!!!
-
- Membro Veterano
alexsousa sabia que os testes de kit rapido ou seja sem ir a laboratorio podem não ser certos?ele poderia estar doente de figado e rins e o resto não ser real.
então sendo assim adormeceu o seu gatinho?fiquei mesmo triste
então sendo assim adormeceu o seu gatinho?fiquei mesmo triste

<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
eu nem quero acreditar. então o vet mandou abater o gatinho estando ele a comer bem, a responder à medicação e bem disposto? que horror.
de facto a ser verdade o diagnóstico, era bastante negro. mas o "ia ser" é diferente do é. e de momento, ele estava bem. todos os animais e pessoas a menos que morrar subitamente, padecem muito se estiverem com doenças graves. mas até lá, faz-se tudo por minorar e adiar a morte.
o meu vet (salvo seja) deve ser um ave rara. não estava com vontade de pôr a rita a dormir embora ela tivesse 17 anos e um cancro no fígado. o meu flávio tb. é muito velhote e fiv+. tem andado atrapalhadito mas vai-se aguentando. ainda não chegou a hora dele.
cada vez me convenço mais que os vets são uma categoria de profissionais em que muitos deixam muito a desejar.
claro que a forista não tem culpa nenhuma. com mais experiência, provavelmente ainda teria o gatinho consigo. lamento pelos dois.

de facto a ser verdade o diagnóstico, era bastante negro. mas o "ia ser" é diferente do é. e de momento, ele estava bem. todos os animais e pessoas a menos que morrar subitamente, padecem muito se estiverem com doenças graves. mas até lá, faz-se tudo por minorar e adiar a morte.
o meu vet (salvo seja) deve ser um ave rara. não estava com vontade de pôr a rita a dormir embora ela tivesse 17 anos e um cancro no fígado. o meu flávio tb. é muito velhote e fiv+. tem andado atrapalhadito mas vai-se aguentando. ainda não chegou a hora dele.
cada vez me convenço mais que os vets são uma categoria de profissionais em que muitos deixam muito a desejar.
claro que a forista não tem culpa nenhuma. com mais experiência, provavelmente ainda teria o gatinho consigo. lamento pelos dois.