A baixinha está com Coriza :( já está TUDO BEM!!!! :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

domingo jul 22, 2012 11:44 am

A Baixinha está com coriza.... :( :(

Coitadinha... Começou com espirros e no 3º dia reparei que um dos olhinhos estava lacrimejante... fui de imediato ao Vet e pelos sintomas será então uma constipação (coriza). A Vet diz que estará muito no inicio e por isso em principio 8 dias de antibiotico vai resolver...

Nunca pensei que uma gatinha em casa pudesse apanhar esta doença...

Está mesmo em baixo coitadinha... :( :( :(

Pelas vossas experiencias, o tratamento é eficaz?

Eu estou a dar 1 antibiotico e antinflamatorio (comprimidos) + colirio (voltaren) + pomada para colocar nos olhos... o problema é que coloco, mas a seguir a Baixiha pasa uma hora a limpar a pomada dos olhos...
Última edição por franjinhas1 em sexta ago 03, 2012 10:11 pm, editado 1 vez no total.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo jul 22, 2012 1:35 pm

quando lhe aplicar a medicação nos olhos ponha-lhe um colar isabelino durante 1 hora ou até ver que a medicação está completamente abosorvida...a coriza pode levar à cegueira.

corte-lhe as unhas.

as melhoras. 8)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 22, 2012 1:40 pm

de facto no verão e em casa, é esquisito. a menina não apanhou nenhuma corrente de ar?
se for no início, depressa fica boa. as melhoras
homeless
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 4:49 pm

desculpe...a gata está vacinada ??? que idade tem ???
tenha cuidado com a coriza....
as melhoras.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

domingo jul 22, 2012 5:32 pm

o/a homeless fez uma boa pergunta: a gatinha está vacinada?

Estou a tratar 1 gatinho com 1 coriza que foi resgatado da rua. Já passaram uns 5 dias e está bem melhor. Estou a fazer basicamente o mesmo tratamento. Boa sorte e as melhoras :)
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo jul 22, 2012 6:22 pm

a minha gatinha também tinha coriza, quando veio para minha casa! e mal tinha sintomas :( a sorte foi que passada uma semanita eu levei-a ao vet para iniciar a vacinação e etc e ela é que disse que não podia vacinar a gata porque ela estava com uma grande constipação em cima (conforme a vet lhe mexia no pescocito ouvia-se a respiração esquisita, como se estivesse com o nariz muito ranhoso).

disse-me que era coriza e o tratamento foi basicamente antibiótico, gotinhas nos olhos e um xarope anti inflamatório. e ao fim de unas 10 dias estava fina! foi logo vacinada depois disso. se foi apanhada ainda no início e já está a ser tratada, vai correr tudo bem :D as melhoras!
franjinhas1
Membro

domingo jul 22, 2012 6:53 pm

homeless Escreveu:desculpe...a gata está vacinada ??? que idade tem ???
tenha cuidado com a coriza....
as melhoras.
A Baixinha tem 3 anos.
Em relação à vacinação realmente não sei. Ela desde pequenina que vai regularmente ao Vet para levar as vacinas recomendadas, agora se já levou a especifica para a corisa, não sei... A Vet também não referiu...

O que faz mais aflição são os olhinhos... estão sempre com muitas lagrimas... em relação aos pulmões estão limpinhos segundo a Vet que a auscultou. Menos mal..

Estou super ansiosa para que os medicamentos começem a fazer efeito... :( :(
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 22, 2012 7:16 pm

já fez os testes dofiv, felv e pif? eu agora ando alucinada com isto. com os vets nunca fizeram a não ser ao chiquinho que é o mais novinho, fiquei a saber que um dos gatos é fiv+. esta doença pode potenciar várias infeções. oxalá que não. mas se a baixinha está em casa há 3 anos, é estranho ter coriza. a menos que vá à rua, tenha apanhado frio. sei lá.
homeless
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 8:35 pm

a vacina mais vulgar inocula contra a coriza.

FIV e Felv haverá várias opiniões, eu testo!

fale com o vet e verifique se a gata está testada! é que a coriza não cai do céu e se não há contacto com gato de exterior....
tenha muito cuidado com os olhos!

as melhoras.
franjinhas1
Membro

terça jul 24, 2012 1:09 pm

Obrigado a todos pelas sugestões, mas de facto ela fez todos os testes quando era pequenina e tudo deu negativo.

Neste momento parece-me que os espirros já passaram quase totalmente... está é mais murchita.... coitadinha :( ... e os olhinhos ainda estão muito lacrimejantes.. :(

Muito obrigado pela ajuda.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 24, 2012 8:27 pm

As melhoras.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça jul 24, 2012 8:42 pm

a coriza é um conjunto de virus (calicivirus, herpesvirus e rinotraqueite), pode ser mais atacada por uns ou por outros. E, sendo vírus e muito contagiosos, até nós os levamos para casa - na pele, no cabelo, na roupa, no calçado. Também podia suceder a gata ser portadora assintomática e a coisa ter "acordado". As vacinas diminuem a gravidade dos sintomas, mas não protegem completamente da infecção deste chamado "complexo respiratório felino". E por amor de deus, testar a gata só porque se constipou uma vez ao fim de 3 anos? e teste de PIF, é o quê? só conheço o teste de coronavírus, que indica a titulação e se é ou não positivo, mas não detecta mutações. Um gato até pode ter uma titulação altíssima e não ser um coronavirus mutante. Deixem lá as hipocondrias, uma coriza tratada não é nada de outro mundo, é como um resfriado nosso...
tinoco27
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 3:19 pm

quarta jul 25, 2012 5:29 pm

também tenho uma gatinha com quase 3 meses que veio para casa com coriza,felizmente estava no inicio e já esta boa praticamente...vou na segunda semana com antibiótico e gotas e os olhinhos e o nariz já estão normais,já nem espirra mas tenho que ter sempre algum cuidado pois ela ainda não está vacinada... :D
se for no inicio como diz,é um tratamento facil ;) não se preocupe ;)
mfranca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão

quarta jul 25, 2012 5:48 pm

Eu também infelizmente adoptei um gatinho com coriza..

Quanto aos olhitos se não estão melhores, aconselho que faça o seguinte (foi o vet que me ensinou pois também só com o colírio não estava a melhorar significativamente)

Primeiro passe uma gaze embebida em soro fisiológico nos olhinhos para desinfectar e tirar a porcaria..e depois deite o colírio normalmente,e logo de seguida pegue na pálpebra superior e inferior e "levante" e "mexa" um pouco para que o colírio entre bem e faça efeito.

E como a home já disse convém pôr-lhe um colar..eu pus no meu gatinho, fiz o procedimento e ele melhorou a olhos vistos..
mfranca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão

quarta jul 25, 2012 5:51 pm

Se não tem possibilidade de comprar agora o colar..

dê uma olhada neste site.. :wink:

http://cronicasmalpassadas.blogspot.pt/ ... colar.html
Responder

Voltar para “Gatos”