Testes sida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sexta fev 06, 2004 6:58 pm

Como alguns foristas já sabem eu comprei a minha gata persa por uma minharia, queria companhia para o Sunny e ela pareceu-me uma boa amiga para ele. Eu não andava à procura de um belo exemplar, só queria um bichano de temperamento calmo e encontrei-a. Por 80 euros não resisti e comprei a minha nova amiguinha... Ela veio muito doente e mal tratada pelo que fui logo ao vet, aconselharam-me a devolver a bichana mas eu afeiçoei-me e depois já não me podia separar dela.
Quarta desta semana a diane visitou-me e ficou muito triste com a gatinha, mencionou que eu devia fazer-lhe os testes fiv e felv pois como tem coriza crónica poderia ser um dos sintomas...depois disso puz-me a pensar no que tinha feito, não queria acreditar teria eu exposto o meu outro bichano a essas doenças? Desde então nem consegui dormir direito, que irresponsabilidade a minha, irresponsabilidade sem desculpa pois já li aqui muitas histórias que falam de doenças destas, não foi por falta de conhecimento :| Bem hoje peguei na minha amiguinha e levei-a a fazer os testes...felizmente está tudo bem, não tem nenhuma dessas doenças :) que alivio :)

Agora já estou mais descansada, mas deixo aqui um conselho se comprarem ou adoptarem algum felino em condições estranhas façam os testes antes de os misturarem com os outros bichanos :)
Eu aprendi a lição.

Guida
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta fev 06, 2004 7:08 pm

Pois é... eu sei o que isso é...

Quando tomei conta dos dois bebés recém nascidos nem pensei nisso e tive-os logo juntos comos meus outros 3 gatos... ainda por cima, da primeira vez que fiz os testes deram um resultado duvidoso... :?
Felizmente foi só um susto e também aprendi que se deve sempre fazer uma quarentena antes de juntar gatos novos em casa, ou pelo menos efectuar logo alguns testes básicos...

As melhoras da sua gatinha, espero que recupere e se torne uma linda menina!

Beijokas!
Susana
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta fev 06, 2004 8:26 pm

igualdade, imagino o seu susto e angústia :( .
Quando adoptamos os gatinhos ficamos tão felizes que nem nos lembramos destas coisas, que podem não ser nada, ou fazer toda a diferença!
Se precisar de alguma coisa... ;)
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 06, 2004 8:42 pm

Felizmente agora está tudo bem, a minha menina não tem nenhuma dessas doenças chatas, sem cura. Sei que ela não cresce mais, vai ficar assim pequenina do tamanho de um gatinho de cinco meses, pesa só 1.8 kg :o
A única coisa chata é a sinusite que ela tem e que faz com que o pequeno nariz esteje sempre fungoso :|
O que posso dizer é que para a próxima, quando quizer mais bichanos vou ter muito cuidado, tenho que proteger os que já tenho em casa.
Quanto à senhora que me vendeu a bichana espero que não volte a fazer o mesmo a mais ninguém, não se deve passar responsabilidades assim...Hoje disseram-me que a minha menina provavelmente é assim por a mãe desta ter tido muitas criações de seguida ou por ter sido mal alimentada enquanto amamentava :(

De qualquer forma ela é a minha filhota mais nova e eu vou cuidar dela o melhor que sei, o Sunny ajuda ;)

Guida
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta fev 06, 2004 9:22 pm

Olá

O perigo de se trazerem animais para casa sem se saber a proveniência deles é mesmo o das doenças. Se não temos mais nenhum animal tudo bem, mas se temos há que pensar bem.
E, não nos podemos esquecer que os animais devem fazer uma quarentena e só depois disso é que os testes são fiáveis e e´que se podem juntar aos outros animais.

Igualdade, será que não pode fazer uma pequena cirurgia correctiva á sua gata? Há vets que fazem...

beijokas
kathleen
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 06, 2004 9:27 pm

Já esgotei todas as possibilidades, assim que soube do problema da minha menina corri tudo para saber o que poderia fazer para aumentar a qualidade de vida dela. Falei da cirurgia e o que me aconselharam foi que não a fizesse pois o espaço que lhe poderiam dar era infimo, não existe espaço, a cavidade não tem espaço para abrir, talvez lhe conseguissem dar mais um milimetro :|

Guida
Gatosca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 21, 2003 9:47 pm

segunda fev 09, 2004 12:02 am

Boa noite

Felizmente que os exames se revelaram negativos. Como reconheceu, é fundamental que os novos animais não contactem com os residentes, antes de se efectuarem os testes devidos. Por vezes isso demora seis meses, desde os últimos contactos tidos com outros gatos, para que os resultados sejam credíveis. E eventualmente, se não forem claros, repetir.
É um tempo de espera que pode ser custoso, mas indispensável.
Ainda bem que teve a sorte do seu lado. Mas não devemos confiar muito nela, não lhe parece?
Quanto ao peso da gatinha, já tentou outras opiniões? Por vezes é possível tentar compensar esse mau começo de vida, com determinados suportes alimentares.
Felicidades.
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 09, 2004 9:46 am

Já tomou o nutriplus gel ;) aumentou 200 gramas, pois ela só tinha 1'6 Kg.
Não se posso estar sempre a dar suplementos, o vet alertou que pode fazer mal se for dado de forma continuada.

Obrigada pela sugestão

Guida
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda fev 09, 2004 10:41 pm

igualdade, já vi também um caso de um gatinho assim, pequenino e que não cresceu mais. O que lhe aconteceu foi que a mãe tinha pouco leite, porque era vadia e andava sempre a ter filhotes, passado um mesito deixava de lhes dar mama e até os agredia se tentassem. Logo depois com a ajuda de algumas pessoas conseguimos esterelizá-la, mas não foi fácil porque ela era muito brava :? , alguns gatinhos apesar de tudo acabaram por morrer, porque no início pensávamos que ela lhes continuava a dar mama e afinal não, abandonava-os, alguns cães vadios também lhes fizeram mal e enfim, foi mesmo um caso bicudo :evil: . Mas esse gatinho que foi o único a salvar-se da ninhada arranjou uma família e está bem agora, apesar de pequenino. Vai tudo correr bem com essa menina agora ;)
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 09, 2004 10:46 pm

Não faz mal que seja pequena, o que importa é que eu gosto dela :) Não imaginam a alegria que foi quando ouvi a minha menina ronronar pela primeira vez :lol: ;)
Não faço a menor ideia por onde andou a minha bicharroca antes de vir parar às minhas mãos :| mas trazia terra nas patinhas por isso frequentava algum jardim :|
O meu vet do Algarve dia que tem uma gatosca mais pequena que a minha por isso...

Ronrons
Guida
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

terça fev 10, 2004 5:10 pm

ccccccccc
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

terça fev 10, 2004 5:38 pm

dcggh
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

quarta fev 11, 2004 7:31 pm

Se a gata da igualdade tivesse fiv ou felv, o que é que ela devia fazer? Eutanásia? Mandá-la para um gatil? Mantê-la para sempre num espaço à parte? Ou.....?

Cordiais saudações.
Zeca
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 11, 2004 7:38 pm

Se ela tivesse, só em último caso pediria a eutanásia....cuidaria dela e teria que ir muitas vezes ao vet, o pior é que em vez de um gatinho doente teria dois :| e não poderia adoptar mais nenhum gato saudável.

Guida
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta fev 11, 2004 7:39 pm

Olá

Isso seria uma opção que a igualdade teria de tomar.
Se ela se dá bem com o outro gato provavelmente poderaim continuar a conviver os dois sem que existisse contágio, h+a muita gente que tem gatos saudáveis com gatos com uma dessas doenças e os saudáveis continuam saudáveis pois estão vacinados e não se envolvem em lutas.
Acho que depois de termos o animal em casa, se descobrirmos uma destas doenças temos de pensar no que fazer, eutanasia não me parece a solução. Se a pessoa não quiser um gato doente junto de um saudável procura quem o queira adoptar ou pode mantê-los separados.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”