A minha gata enjoou a comida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tixxa
Membro Júnior
Registado: quarta jul 11, 2012 11:47 pm

terça ago 14, 2012 12:08 am

Boa noite

tenho uma persa com 2 anos e ha uns meses parece-me que começou a enjoar a comida, mudei para AG e para RC e continua a nao ter o mesmo apetite que tinha. Ela nao comia muito mas agora nota-se que está a comer muito menos que antigamente.

Não noto qualquer sintoma de doença. Mas noto que ela me pede comida e quando a levo á taça ela cheira e nao come e quando come é muito pouco.
Ela toma a pípula ha mais de um ano pois se não a tomar anda com cios varias vezes por mês.

Será que me podem ajudar? É que nao sei o que fazer visto ja ter experimentado mais dois tipos de comida e ela estar na mesma.
Será normal que um gato possa enjoar a comida seca? Quando como fiambre ela vem sempre ter comigo para eu lhe dar bocaditos e ela gosta muito e até come bem..

Obrigado pela ajuda!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça ago 14, 2012 2:02 am

com o dinheiro que já gastou com a "pilula" já podia ter esterilizado a gata. Por favor, deixe de a dar e esterilize. Já não vai a tempo de evitar tumores mamários (teria de ser castrada antes do 1º cio) mas vai a tempo de evitar piómetras (uma grave infecção do útero que, não tratada - o que implica a seua remoção - leva rapidamente à morte), cancros do útero e dos ovários... e acabam-se os cios para sempre! Esteja atenta, se agata persiste em não comer, se está letárgica (dorminhoca), pode ser realmente algo grave. Eu recomendaria uma visita ao veterinário o mais depressa possível.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça ago 14, 2012 8:16 am

O meu gato começou assim, levei-o ao vet, e está com um probl. de fígado gravíssimo.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça ago 14, 2012 8:25 am

Sim, pra despistar era vet já. Se nao houver nada, o gato esta so um pco esquisito com a comida...geralmente um patê ou uma comida de lata um pco barrada na ração pode espevitar o apetite...mas sempre com ração.
E não sei ja disse, vet já!
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

domingo ago 19, 2012 12:34 am

Faz muito bem em dar-lhe a pilula, depois quando aparecerem tumores mamários e uterinos à gata, só tem que a mandar abater, que fica mais barato do que esterilizar. :roll:
tixxa
Membro Júnior

terça ago 21, 2012 1:11 am

Boa noite

para já quero referir que me parece que o facto da minha gatita nao ter muito apetite será de "luas" pois nestes ultimos dias tenho dado bastante atençao a este assunto e ela já anda a comer bem.

Em seguida quero dizer que acho muito deselegante atirarem pedras assim de qualquer maneira.

Adoptei ha uns anos uma gata em que a antiga dona lhe dava pilula e vi bem os tumores mamarios que ela ganhou, apesar de nunca me ter apercebido de ela estar a sofrer com eles ( fui alertada pela vet que isso iria acontecer num estado mais tardio e caso isso acontecesse estava decidida a abatê-la do que a ver a sofrer) e nao sei se foi devido a esses tumores ela faleceu de um momento pra o outro sem quaisquer sintomas visiveis, mas tambem ja tinha uma idade consideravel.

Quanto a minha gatita atual e como ja referi ela tinha cios de 5/6 dias descansava desses cios durante dois ou 3 dias e voltava a ter novos cios constantemente.
No que percebo penso que quando uma gata tem cio deverá ser bastante desconfortavel para ela e como quero ter filhotes dela dentro de, no maximo, 2 anos a esterilizaçao nao será uma opçao viável, logo a unica coisa que existe (que conheço) é a pilula.

Nao entendo o porquê de existirem tantos avanços científicos e ainda nao terem modificado a pilula para que nao causasse esses problemas (tal como acontecia ha anos atras com a pilula para nós mulheres)... Quer dizer talvez seja por nao existir uma venda considerável da pilula para as gatas que compense o investimento ou porque simplesmente nao se estao para ralar com o sofrimento dos pobres animais

E em vez de atirarem piadas e falarem extremamente mal de um dono que nao tem outra opçao senão dar a pilula que tal darem soluçoes para o problema?

Obg e agradeço que se rsponderem digam opçoes para o problema em questao pois as piadas nao solucionam nada.

Mais uma vez obrigada
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

terça ago 21, 2012 9:48 am

Não percebi porque não pode esterilizar
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça ago 21, 2012 10:02 am

Por vezes realmente os animais são de luas e fartam-se da ração. Quando for assim experimente dar-lhe comida húmida durante um dia ou dois, os gatos costumam adorar!
Agora se notar alguma mudança no comportamento da gatinha para além da falta de apetite é melhor porcurar um vet para ver o que se passa...

Relativamente á pilula e esterilização, a segunda é muito melhor opção!
Sem a querer ofender, no seu lugar se a gatinha não tem contacto com gatos machos não lhe daria a pilula!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça ago 21, 2012 10:16 am

Ainda não perceberam que ela dá a pílula agora pq daqui a +- 2 anos ela quer ter uma ninhada de gatitos? Por isso que nao estereliza já. Se bem que seja um risco pra gata...

:?
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

terça ago 21, 2012 10:57 am

LordNagash Escreveu:Ainda não perceberam que ela dá a pílula agora pq daqui a +- 2 anos ela quer ter uma ninhada de gatitos? Por isso que nao estereliza já. Se bem que seja um risco pra gata...

:?
Mas a gata anda por ai a *** a torto e a direito para ser preciso dar a pilula?

Se quer ter gatinhos quer ter gatinhos. Não esteriliza e pronto.
é a minha opinião. Que vale o que vale, obviamente.
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
tixxa
Membro Júnior

terça ago 21, 2012 2:18 pm

Ja agora e uma vez que quero a saude da minha nekas acham que o comportamento dela antes da pilula (de ter varios cios consecutivos) poderá terminar, ou seja, ter cios normais e nao constantes? (a minha vet garantiu-me que uma vez que ela começou a fazer isso e sendo tao nova que ira continuar durante toda a sua vida, mas outras pessoas com outras experiencias poderao ter outra opiniao!)

É que como devem saber quando elas têm cio nao param de miar seja de noite e de dia (o que é bastante incomodo para quem precisa de descansar e dá valor ao silencio) atençao que sei perfeitamente que a consequencia de nao a ouvir a "berrar" por toda a casa é prejudicial para ela. Será que deixando de dar a pilula havera qualquer outra coisa para que ela acalme?

É completamente diferente ter uma gata que tem cios 2 ou 3 vezes por ano face a uma que tem praticamente todas as semanas. Inclusive tive uma que nem se notava o cio, agora a minha nekas parece completamente "doida", grita que se farta que ate parece que a estao a "matar". :(

Tendo em conta que "apenas" dou a pilula ha pouco mais de ano será que parando de imediato ela de certeza que ira ter problemas de saude relacionadas com o comprimido? É que ha pessoas que dao durante toda a vida de uma gata e nao acredito que 100% ou sei la, 80% das vezes as gatas fiquem com problemas de saude, suponho que se tal fosse regra geral a pilula seria retirada do mercado....

Agradeço a vossa opiniao e ajuda
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

terça ago 21, 2012 2:46 pm

tixxa Escreveu:Ja agora e uma vez que quero a saude da minha nekas acham que o comportamento dela antes da pilula (de ter varios cios consecutivos) poderá terminar, ou seja, ter cios normais e nao constantes? (a minha vet garantiu-me que uma vez que ela começou a fazer isso e sendo tao nova que ira continuar durante toda a sua vida, mas outras pessoas com outras experiencias poderao ter outra opiniao!)

É que como devem saber quando elas têm cio nao param de miar seja de noite e de dia (o que é bastante incomodo para quem precisa de descansar e dá valor ao silencio) atençao que sei perfeitamente que a consequencia de nao a ouvir a "berrar" por toda a casa é prejudicial para ela. Será que deixando de dar a pilula havera qualquer outra coisa para que ela acalme?

É completamente diferente ter uma gata que tem cios 2 ou 3 vezes por ano face a uma que tem praticamente todas as semanas. Inclusive tive uma que nem se notava o cio, agora a minha nekas parece completamente "doida", grita que se farta que ate parece que a estao a "matar". :(

Tendo em conta que "apenas" dou a pilula ha pouco mais de ano será que parando de imediato ela de certeza que ira ter problemas de saude relacionadas com o comprimido? É que ha pessoas que dao durante toda a vida de uma gata e nao acredito que 100% ou sei la, 80% das vezes as gatas fiquem com problemas de saude, suponho que se tal fosse regra geral a pilula seria retirada do mercado....

Agradeço a vossa opiniao e ajuda
De uma forma geral todos os medicamentos têm efeitos secundários e não é por isso que são retirados do mercado.

Mas se calhar a pessoa indicada para lhe responder a essas dúvidas será mesmo um veterinário.

Tem de ponderar bem se tem essa necessidade de ter gatinhos dela.
Já viu que há ninhadas de gatinhos aos pontapés para adopção?
Sabe que as gatas apenas encaram os filhos como filhos enquanto eles estão a amamentar e depois são um gato como qualquer outro?
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça ago 21, 2012 3:09 pm

Parando de dar a pilula concerteza vai diminuir os riscos de tumores...
Andava aqui à procura dum cartaz muito interessante que vi há tempos acerca dos efeitos nocivos dos contraceptivos em animais, mas não o encontro. :(
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 21, 2012 3:17 pm

Boa tarde tixxa.

Se anda a dar a pílula á sua gatinha, leve-a o mais rápidamente possível ao Vet.
Quando começam com piómetras, ou até outras patologias, um dos sintomas é a falta de apetite.
Já li que ela já come melhor mas, não se iluda... irá chegar o dia em que não comerá mesmo nada, nem mesmo o melhor petisco... e quando esse dia chegar, o mais provável é já ser tarde demais. os felinos encobrem imenso o que possam estar a "incubar" e muitas das vezes só já quando nada há a fazer por eles, é que mostram que estão nas últimas...!

Se gosta da sua gata, e não dúvido, leve-a, "JÁ ONTEM", a ser examinada e aproveite a marcar a castração porque vai perde-la no pior dos sofrimentos, seja a curto ou longo praso!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tixxa
Membro Júnior

terça ago 21, 2012 3:34 pm

Obrigada pela vossa ajuda!

vou de imediato parar com a pilula.

Só mais umas questoes: esterilizando a gata ela vai parar de ter aqueles sintomas do cio?! Esses sintomas tambem nao serao um pouco psicologicos e nao continuarao (talvez em menor quantidade) a demonstrarem-se?

Quais os beneficios da esterilizaçao? Sao apenas para evitar a reproduçao ou algo mais?

Li algures que existe a esterilizaçao quimica (nao sei se e assim que se diz!) qual a diferença entre esta e a esterilizaçao "normal"? Qual a melhor a fazer, tendo em conta o sofrimento dela e beneficios/consequencias a longo prazo?

Desculpem as perguntas!
Obg
Responder

Voltar para “Gatos”