terça fev 10, 2004 5:46 pm
Olá
Não ligando ao resto...
Em relação á FIV e FELv sei pouco. A Fiv é a Sida dos gatos e o modo de transmissão é igual à dos humanos.
Os gatos conseguem viver vários anos com a doença devem ser devidamente medicados e ter sempre as vacinas em dia. Não devem andar na rua pois são mais frágeis que os outros.
A FELV é a leucose felina, parecida com a leucemia humana, tem contágio directo através da saliva. Os cuidados são os mesmos que na FIV. tem vacina e diz-se que é eficaz em 80% dos casos.
A PIF, é para mim a pior, pois um gato infectado normalmente morre em poucos dias.
A PIF é a Peritonite Infecciosa Felina. Tem duas formas uma humida e uma seca.
Na humida o gato começa a ganhar liquido nos pulmões a ficar com a barriga inchada e morre em pouco tempo.
Na seca o gato pode ou não ganhar algum liquido, perde peso, pode fazer um tratamento com retrovirús e viver mais algum tempo. Normalmente só sobrevivem anos com a doença.
A PIF é altamente contagiosa, a forma de contágio é o contacto com fezes de animais infectados, a saliva e através do leite materno.
A PIF é uma mutação de um Coronavirús. Existem imensos coronavirus, mas só um se transforma em PIF.
O teste de despiste da doença não é eficaz, pois testa coronavirús e quase todos os gatos estão sujeitos aos contacto com um ou outro coronavirus, por isso um este positivo não significa nada. Só com a autopsia é possível saber se o gato morreu ou não de PIF.
os sintomas são : apatia, falta de apetire, febres altas, diarreia, ventre inchado, muitas vezes os olhos ficam turvos.
isto é uma análise muito geral. Se quiserem saber mais posso indicar um site muito completo.
beijokas
kathleen