Não come ração nem bebe água

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

TiaFi
Membro Júnior
Registado: terça mai 08, 2012 3:23 pm

domingo set 09, 2012 11:17 am

WaterMonitor Escreveu:2ª Situação:

- Nasceu-me uma fêmea intolerante à lactose. A mãe rejeitou-a uns dias após o nascimento e eu mantive-a viva, nem sei como porque o leite entrava de um lado e saía do outro, cerca de 2 semanas sem aumentar o peso. Levei-a ao vet para eutanasiar e ele pediu-me 2 dias. Chamou-me lá e mostrou-me um bebé mínimo a comer AD com uma espátula de ver gargantas. Esta gata, hoje adulta com o tamanho de um bebé de 4 meses, nunca conseguiu comer ração seca. Come sozinha, mas tenho que picar a ração e molhar um pouco o pó. Não tem dentes dos lados e penso que nunca terá.

A minha sugestão é que leve o gato a um bom vet e que peça ajuda. É fundamental que ele consiga ver se há ou não fenda palatina minúscula (o irmão de ninha da minha Persa também comia à mão, mas porque tinha uma fenda e problemas na dentição) ou problemas nos dentes. Se não houver nada, nunca lhe dê comida à boca ou não vai conseguir livrar-se do hábito.
Obrigada pela disponibilidade.

A ultima vez que a veterinária dele o viu estava tudo bem, ele agora vai para ser castrado tenho que falar com ela.
Porque o comer humido ele come lindamente e se lhe dermos atum, fiambre ou frango ele também come, é so mesmo a ração e a água e para ele não ter sede tenho que lhe dar á boca, também misturo a ração no paté ele assim come.

Obrigada
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo set 09, 2012 1:16 pm

Ui não lhe dê nada, mas mesmo nada, à mão.

Se ele é saudável garanto-lhe que não vai morrer à fome e à sede.

Fale sobre isto com o vet e peça aconselhamento. Os gatos são super teimosos e apanham manias que se tornam obsessões. Combater isto é tremendo e não podemos encorajar.
TiaFi
Membro Júnior

domingo set 09, 2012 1:56 pm

WaterMonitor Escreveu:Ui não lhe dê nada, mas mesmo nada, à mão.

Fale sobre isto com o vet e peça aconselhamento. Os gatos são super teimosos e apanham manias que se tornam obsessões. Combater isto é tremendo e não podemos encorajar.
sim é saudável, é acho que é guloso.

mais uma vez obrigada
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo set 09, 2012 5:15 pm

Mas cuidado, se o capricho dele for muito forte e ele não quiser comer, não pode estar 48h sem comer, ou corre risco de Lipidose hepática que pode ser fatal, tudo tem limites, e os gatos tem esta particularidade, principalmente se forem gorditos.[/u]
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
TiaFi
Membro Júnior

domingo set 09, 2012 5:21 pm

paulograve Escreveu:

Mas cuidado, se o capricho dele for muito forte e ele não quiser comer, não pode estar 48h sem comer, ou corre risco de Lipidose hepática que pode ser fatal, tudo tem limites, e os gatos tem esta particularidade, principalmente se forem gorditos.[/u]
ele não come a ração entao dou-lhe paté por isso nunca passa fome :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo set 09, 2012 8:26 pm

Paulo, já perdi um macho para essa doença horrível.

Mas acredite, a minha Maria durante a luta esteve bem mais de 48 horas sem comer. Só que foi como expliquei: tive o apoio do vet e ela estava super controlada. Aquilo não podia continuar.
Responder

Voltar para “Gatos”