GATOS & Coisas de Gatos - Alimentação
Moderador: mcerqueira
Olá
Vamos a mais um tópico para o Gatos & Coisas de Gatos, desta feita sobre alimentaçao!
Tipos de alimento, caseiro ou industrial? ração seca, húmidos, patês? marcas de supermercado e de veterinario? gamas? situações comuns que queiram partilhar...
Boas participações,
P.S. Para sugestões, criticas e afins sobre esta iniciativa, fica o link do tóptico geral:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100600
Vamos a mais um tópico para o Gatos & Coisas de Gatos, desta feita sobre alimentaçao!
Tipos de alimento, caseiro ou industrial? ração seca, húmidos, patês? marcas de supermercado e de veterinario? gamas? situações comuns que queiram partilhar...
Boas participações,
P.S. Para sugestões, criticas e afins sobre esta iniciativa, fica o link do tóptico geral:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100600
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm
não há assunto mais pco consensual do que a alimentação dos patudos 

A escolha da alimentação foi um dos pontos que melhor estudámos antes de trazer o Garfield cá para casa. Foi fácil verificar e é opinião generalizada que uma ração de boa qualidade se traduz em bem estar e saúde.
Uma revisão geral dos nutrientes...
Proteínas e Lípidos - são essenciais na alimentação que deve ser rica em ambos. Havendo naturalmente requisitos diferentes para cada etapa ou estilo de vida, devem representar, grosso modo, mais de 50% do alimento ingerido!
As proteínas têm diferentes funções... estruturais, hormonais, enzimáticas, de transporte e regulação do correcto funcionamento do organismo, devem estar presentes em quantidade e qualidade.
Os Lípidos são responsáveis pelo fornecimento de energia (FUNDAMENTAL!!!) e têm também funções estruturais bem importantes
Açucares - muito difíceis de digerir pelos gatos, estão presentes por exemplo no leite e é desaconselhado a sua administração, sobretudo a gatos adultos.
Fibras - as fibras são essenciais na correcta regulação do transito intestinal...
Minerais - são essências ao bom funcionamento do organismo, estruturam, regulam, transportam, catalisam, estando presentes na maior parte das funções vitais. Aqui a palavra chave é equilíbrio, não devem faltar, mas o excesso pode ser tão ou mais grave como a carência. (CUIDADO COM OS SUPLEMENTOS)
Vitaminas - são também essenciais ao organismo e mais uma vez, o equilíbrio é a chave. É fundamental garantir o fornecimento das vitamina A e D de fonte animal... Já que os gatos não processam a vit A a partir dos betacarotenos dos vegetais nem sintetizam a vit D através da radiação solar.
Decidimos que até ao ano de idade iria comer a ração seca KITTEN PERSIAN 32 da ROYAL CANIN. Quando fizer um ano passará para a PERSIAN 30 da mesma marca.
A ração é bastante equilibrada e completa em termos nutritivos e os bichanos adoram! O facto de ser uma gama que tem em consideração as especificidades da raça também nos tranquiliza. Foi unanimemente recomendada inclusive pelo criador, o Veterinário atestou tratar-se de uma boa ração.
A marca é bastante conceituada mas tem custos um pouco elevados, se tivermos em conta o PVP recomendado pela marca para comercialização em Portugal são 85€ para 10 kg de ração... Mas compra-se bem mais barato online, por exemplo na tienda animal são menos 20€ (!) entregue em casa e sem portes!
Optámos pela ração seca em detrimentos dos húmidos, é uma solução mais nutritiva, mais económica e promove uma melhor higiene oral. No entanto, temos em casa algum stock de KITTEN INSTINCTIVE da ROYAL CANIN, são doses individuais de 85g de alimento húmido. Serve para dias de menor apetite ou simplesmente para o mimar já que fica "doido" assim que abrimos a embalagem. Não usamos mais do que 3 ou 4 vezes por mês e claro, são vezes bastante espaçadas no tempo, no máximo, uma vez por semana.
Antes de vir cá para casa o Garfield estava a comer uma outra gama da ração indicada até aos 4 meses, BABYCAT da ROYAL CANIN, o criador deu-nos uma caixa com ração para uma/duas semanas e fizemos a troca gradualmente... no primeiro dia demos a que ele estava habituado ( bem bastou mudar tudo o resto) 80-20 no segundo dia, 60-40 no terceiro... Ao fim de 5 dias estava a comer da nova ração e em nenhum momento houve qualquer problema!
Uma revisão geral dos nutrientes...
Proteínas e Lípidos - são essenciais na alimentação que deve ser rica em ambos. Havendo naturalmente requisitos diferentes para cada etapa ou estilo de vida, devem representar, grosso modo, mais de 50% do alimento ingerido!
As proteínas têm diferentes funções... estruturais, hormonais, enzimáticas, de transporte e regulação do correcto funcionamento do organismo, devem estar presentes em quantidade e qualidade.
Os Lípidos são responsáveis pelo fornecimento de energia (FUNDAMENTAL!!!) e têm também funções estruturais bem importantes
Açucares - muito difíceis de digerir pelos gatos, estão presentes por exemplo no leite e é desaconselhado a sua administração, sobretudo a gatos adultos.
Fibras - as fibras são essenciais na correcta regulação do transito intestinal...
Minerais - são essências ao bom funcionamento do organismo, estruturam, regulam, transportam, catalisam, estando presentes na maior parte das funções vitais. Aqui a palavra chave é equilíbrio, não devem faltar, mas o excesso pode ser tão ou mais grave como a carência. (CUIDADO COM OS SUPLEMENTOS)
Vitaminas - são também essenciais ao organismo e mais uma vez, o equilíbrio é a chave. É fundamental garantir o fornecimento das vitamina A e D de fonte animal... Já que os gatos não processam a vit A a partir dos betacarotenos dos vegetais nem sintetizam a vit D através da radiação solar.
Decidimos que até ao ano de idade iria comer a ração seca KITTEN PERSIAN 32 da ROYAL CANIN. Quando fizer um ano passará para a PERSIAN 30 da mesma marca.
A ração é bastante equilibrada e completa em termos nutritivos e os bichanos adoram! O facto de ser uma gama que tem em consideração as especificidades da raça também nos tranquiliza. Foi unanimemente recomendada inclusive pelo criador, o Veterinário atestou tratar-se de uma boa ração.
A marca é bastante conceituada mas tem custos um pouco elevados, se tivermos em conta o PVP recomendado pela marca para comercialização em Portugal são 85€ para 10 kg de ração... Mas compra-se bem mais barato online, por exemplo na tienda animal são menos 20€ (!) entregue em casa e sem portes!
Optámos pela ração seca em detrimentos dos húmidos, é uma solução mais nutritiva, mais económica e promove uma melhor higiene oral. No entanto, temos em casa algum stock de KITTEN INSTINCTIVE da ROYAL CANIN, são doses individuais de 85g de alimento húmido. Serve para dias de menor apetite ou simplesmente para o mimar já que fica "doido" assim que abrimos a embalagem. Não usamos mais do que 3 ou 4 vezes por mês e claro, são vezes bastante espaçadas no tempo, no máximo, uma vez por semana.
Antes de vir cá para casa o Garfield estava a comer uma outra gama da ração indicada até aos 4 meses, BABYCAT da ROYAL CANIN, o criador deu-nos uma caixa com ração para uma/duas semanas e fizemos a troca gradualmente... no primeiro dia demos a que ele estava habituado ( bem bastou mudar tudo o resto) 80-20 no segundo dia, 60-40 no terceiro... Ao fim de 5 dias estava a comer da nova ração e em nenhum momento houve qualquer problema!
LordNagash Escreveu:não há assunto mais pco consensual do que a alimentação dos patudos

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am
De momento, como o meu pequeno veio só neste Domingo passado, ainda estou a usar a que ele estava acostumado a comer na doadora, embora não seja muito má, não a acho de muita qualidade e portanto estou à espera que chegue o saco da Royal Canin para gatos esterilizados 37, foi a decisão que fizemos cá por casa, agora só espero que ele não se mostre esquisito quando começar a mudança gradual. 
Isto de comprar em loja física, só se houver uma bela urgência, ou seja, se a ração acabar mais cedo que o esperado e ainda não ter chegado da loja online, está muito caro nas físicas, até na ração dos meus Hamsters poupo uns 40€.

Isto de comprar em loja física, só se houver uma bela urgência, ou seja, se a ração acabar mais cedo que o esperado e ainda não ter chegado da loja online, está muito caro nas físicas, até na ração dos meus Hamsters poupo uns 40€.
A verdade � que a unica coisa em que todos os donos sao unanimes � que a ra�ao fica sempre mais barata comprada online.
De resto cada um tem a sua escolha, escolha esta que tambem passa pelo o animal em si, nem todos sao iguais e nem todos gostam da mesma coisa.
Eu dou ra�ao seca para gatinhos da IAMS misturada com Purina One numa propor�ao de 80-20. Isto porque apesar de a composi�ao da IAMS ser melhor, a minha mafarrica gosta mais da Purina One. Entao misturo-as e ela come tudo.
A medida que ela for crescendo a raçao vai crescendo com ela, nao tenho a certeza que ela vai comer sempre da IAMS, mas se ela se adpatar bem a ela nao vejo porque nao. Depois da esterilizaçao vai ter que comer raçao light pois e uma gata de interior, mas ainda nao decidi a marca, vou experimentando a medida que ela for crescendo.
De resto cada um tem a sua escolha, escolha esta que tambem passa pelo o animal em si, nem todos sao iguais e nem todos gostam da mesma coisa.
Eu dou ra�ao seca para gatinhos da IAMS misturada com Purina One numa propor�ao de 80-20. Isto porque apesar de a composi�ao da IAMS ser melhor, a minha mafarrica gosta mais da Purina One. Entao misturo-as e ela come tudo.
A medida que ela for crescendo a raçao vai crescendo com ela, nao tenho a certeza que ela vai comer sempre da IAMS, mas se ela se adpatar bem a ela nao vejo porque nao. Depois da esterilizaçao vai ter que comer raçao light pois e uma gata de interior, mas ainda nao decidi a marca, vou experimentando a medida que ela for crescendo.
Última edição por Angela40 em quinta out 04, 2012 8:45 am, editado 1 vez no total.
este é um daqueles temas tão controversos...
para já porque não existe A melhor ração, uma vez que cada animal pode reagir de forma diferente a uma marca. por exemplo, diz-se que as rações sem cereais são as melhores, mas quando experimentei uma sem cereais a minha gatucha não se deu bem com ela (fezes muito mal cheirosas e moles, pelo sem brilho...), pelo que decidi mudar de marca.
vou colocar aqui um texto que me parece bastante útil, uma vez que permite a cada dono ter algum sentido crítico e saber interpretar o rótulo de uma ração e perceber melhor quais os ingredientes que uma boa ração deve ou não conter. desde que li este texto que entendo melhor o que leio na lista de ingredientes!
posto isto, falarei já agora da minha opinião e experiência pessoal. acho muito importante que durante o 1º ano de vida do gatinho se tente mesmo investir algum dinheiro numa ração boa, afinal, eles estão a crescer! comecei por dar Royal Canin Babycat e, depois, RC Kitten à minha gatucha. Dava-se lindamente com a ração. Depois de alguma pesquisa, e após ela ser esterilizada, decidi tentar dar-lhe a melhor ração possível e optei pela Naturea, uma vez que tem 0% de cereais e até 70% de carne e peixe, o que me pareceu ótimo. Infelizmente a minha gatinha não se deu com ela, e o preço de 10 euros/kilo era também um pouco puxado, pelo que passados uns meses lancei-me novamente em busca de uma boa ração, de preço mais acessível. escolhi a Arden Grange, estou a dar-lhe a Light, uma vez ela é esterilizada e vive estritamente dentro de casa, mas planeio ir comprando outro sabor, dentro da mesma ração, para ela não enjoar da comida.
para mim a AG é uma excelente opção em termos de preço e qualidade, pago 5 euros/kilo e compro 5 quilos de uma vez, pelo que só tenho de preocupar-me em encomendar ração de 3 em 3 meses. mal noto o dinheiro que gasto, pois 25 euros de 3 em 3 meses parece-me pouco, e a gata dá-se lindamente com a comidinha, pelo lindo e brilhante e adeus às bombinhas de mau cheiro que ela largava na caixa
e é tudo

vou colocar aqui um texto que me parece bastante útil, uma vez que permite a cada dono ter algum sentido crítico e saber interpretar o rótulo de uma ração e perceber melhor quais os ingredientes que uma boa ração deve ou não conter. desde que li este texto que entendo melhor o que leio na lista de ingredientes!
encontrei este texto pelo fórum e até o guardei para futura referênciaO que deve saber antes de mais nada:
Por norma, os ingredientes de uma ração estão dispostos numa ordem quantitativa decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está presente na ração em maior quantidade e por aí adiante.
Deve, por isso, dar especial atenção aos primeiros 5 ingredientes de uma composição, onde deve estar incluída a proteína de origem animal (carne de frango ou peixe).
A evitar:
* Sub-produtos animais: tratam-se de penas, bicos, patas, orgãos etc., menos digeríveis e de menor qualidade que a carne propriamente dita. Evite sempre que possível rações com sub-produtos.
* Carne vs Farinha de carne: a diferença entre estes dois termos é muito importante, pois a farinha de carne é já desidratada e a sua quantidade na composição é a quantidade real existente na ração. Quando está indicado, por exemplo, 25% de carne de frango em vez de farinha de frango, a percentagem realmente presente no saco é bem menor, pois esta teve que ser desidratada para se transformar em ração seca.
Se estiver a ler termos em inglês, Meal significa farinha de carne e meat é apenas carne.
* Cereais: uma ração sem cereais é sempre preferível, pois estes não fazem parte da alimentação natural dos cães e gatos, e são por isso menos digeríveis. No entanto, rações com 0% de cereais são um luxo e, logo, mais caras (exemplo da Orijen). Mas pode encontrar uma excelente ração com cereais incluidos na composição. A questão que deve ter em conta é que tipo de cereais estão presentes e em que quantidade.
Os menos aconselhados são milho (corn), trigo (wheat), o seu derivado gluten e soja (soy/soybeans).
* Ingredientes não especificados: sempre que estiver indicado um termo geral tal como carne, gordura animal, cereais etc., sem identificação do animal ou cereal em causa, desconfie!
* Conservantes químicos (BHA, BHT, ethoxyquin): um pormenor que não deve ser descurado, pois está presente, infelizmente, em muitas marcas de ração do mercado, mesmo nas mais conceituadas, e pode ser perigoso para a saúde dos animais.
Existem conservantes naturais como o rosmaninho, que não são prejudiciais, mas é mais barato e simples usar os químicos, potencialmente cancerígenos. A evitar absolutamente!
Mais-valias
* 0% de cereais: tal como explicado acima, não é obrigatoriamente negativo conter cereais, mas se não tiver nenhum, melhor!
* Ómega 3 e ómega 6: contêm DHA e EPA que fortalece a saúde da pele e torna o pêlo mais brilhante e saudável.
* Glucosamina e Condroitina: estes "palavrões" são mais-valias para fortalecer os dentes, ossos e ariculações, especialmente importante para raças grandes.
* Vitaminas e Minerais: uma ração que tenha uma grande variedade de vitaminas e minerais é sempre preferível a uma que tenha poucos. São extras que fazem diferença na escolha de uma ração.
* Frutas e vegetais:o princípio é o mesmo que em relação ás vitaminas e minerais. As frutas e vegetais nem sempre estão presentes numa ração e são importantes para a saúde do animal. Quantos mais melhor! Quando falamos de vegetais, não estamos a incluir milho ou outro tipo de cereais.
* Óleo de girassol: trata-se de um óleo muito saudável e benéfico. Encontrá-lo numa ração é bom sinal.
fonte: http://petness.pt/lj/TD1.php

posto isto, falarei já agora da minha opinião e experiência pessoal. acho muito importante que durante o 1º ano de vida do gatinho se tente mesmo investir algum dinheiro numa ração boa, afinal, eles estão a crescer! comecei por dar Royal Canin Babycat e, depois, RC Kitten à minha gatucha. Dava-se lindamente com a ração. Depois de alguma pesquisa, e após ela ser esterilizada, decidi tentar dar-lhe a melhor ração possível e optei pela Naturea, uma vez que tem 0% de cereais e até 70% de carne e peixe, o que me pareceu ótimo. Infelizmente a minha gatinha não se deu com ela, e o preço de 10 euros/kilo era também um pouco puxado, pelo que passados uns meses lancei-me novamente em busca de uma boa ração, de preço mais acessível. escolhi a Arden Grange, estou a dar-lhe a Light, uma vez ela é esterilizada e vive estritamente dentro de casa, mas planeio ir comprando outro sabor, dentro da mesma ração, para ela não enjoar da comida.
para mim a AG é uma excelente opção em termos de preço e qualidade, pago 5 euros/kilo e compro 5 quilos de uma vez, pelo que só tenho de preocupar-me em encomendar ração de 3 em 3 meses. mal noto o dinheiro que gasto, pois 25 euros de 3 em 3 meses parece-me pouco, e a gata dá-se lindamente com a comidinha, pelo lindo e brilhante e adeus às bombinhas de mau cheiro que ela largava na caixa

e é tudo

Última edição por Keera em quarta out 03, 2012 9:09 pm, editado 1 vez no total.
Estava a pensar em deixar os mimos para outro tópico... Angela e keera, querem "guardar"as partes dos vossos posts para mais tarde
O tema da alimentação já é extenso o suficiente, deixemos os suplementos, mimos prémios e afins para depois.

O tema da alimentação já é extenso o suficiente, deixemos os suplementos, mimos prémios e afins para depois.
ja editeiKDeG Escreveu:Estava a pensar em deixar os mimos para outro t�pico... Angela e keera, querem "guardar"as partes dos vossos posts para mais tarde![]()
O tema da alimenta��o j� � extenso o suficiente, deixemos os suplementos, mimos pr�mios e afins para depois.

-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi
Eu estou a dar ao Pipoca Perfect Fit pro-sterile. Por vezes troco pela in-form. No local onde estou a morar só encontro royal canin a preços exorbitantes, e para mandar vir online, os portes de envio custam quase tanto como a ração, por isso tive de me virar com as marcas do hiper. Das disponíveis foi a que mais me agradou a nível de composição e o gato está a gostar dela.
Estou a contar mudar de ilha ainda este ano, e aí vou ter mais oportunidades de comprar outras marcas, pelo que estou a pensar na arden grange.
Estou a contar mudar de ilha ainda este ano, e aí vou ter mais oportunidades de comprar outras marcas, pelo que estou a pensar na arden grange.
<p class="fr0">O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder. <strong>Buda</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Não se preocupe que a Perfect-Fit não é má, aliás, veja a composição da RC e dessa, vai encontrar muitas semelhanças. Também são da mesma empresa.
A Purina One também não é má, tem uma qualidade muito equivalente à gama Super Premium, a Pro Plan.
Mas, se eu tivesse gatos(e um dia hei de ter), optava pela Arden Grange, só mesmo se não gostasse ou se se desse mal é que mudava.
Há no site da RC um mini livro em PDF, acho que se chama o livro dos nutrientes. Está muito bem escrito, e ajuda e MUITO a encontrar uma boa ração.
A Purina One também não é má, tem uma qualidade muito equivalente à gama Super Premium, a Pro Plan.
Mas, se eu tivesse gatos(e um dia hei de ter), optava pela Arden Grange, só mesmo se não gostasse ou se se desse mal é que mudava.
Há no site da RC um mini livro em PDF, acho que se chama o livro dos nutrientes. Está muito bem escrito, e ajuda e MUITO a encontrar uma boa ração.
Olá viva!
Este tópico entra na recta final mas até à próxima Terça-Feira ainda se podem juntar mais participações.
Keera e Angela 40 vão dando uma olhada nos vários posts. A ideia é escolher 3 ou 4 posts que se complementem.
Este tópico entra na recta final mas até à próxima Terça-Feira ainda se podem juntar mais participações.

Keera e Angela 40 vão dando uma olhada nos vários posts. A ideia é escolher 3 ou 4 posts que se complementem.
Para bebés: rações de gama veterinária, e não as comerciais, de preferência. Converti-me à RC PEDIATRIC WEANING. No verão, dou húmidos em pedaços e "carne a sério", complementada com uma ração de gama média/baixa, como a Cat Chow Kitten (a única Cat Chow q tem a carne em 1º lugar). Também ofereço pratinhos de leite SEM LACTOSE, ou de cabra, como miminho. No Inverno, dou rações com mais proteína animal e gordura, e de gama média/alta, como a ADVANCE REAL CARNIVORES, HILLS (para gatos adultos) e... Cat Chow para misturar, q os gatos são muitos. E carninha, claro, sempre que possível. Se fosse rica, ou tivesse apenas 2 ou 3 gatos, nem provavam rações. E a carne, sempre, sempre crua!
Recentemente encontrei na Ornimundo a RC Persian 30 por menos 15 euros, cm os meus 10% de desconto ficou perto dos 62 euros, e aind tive um vale de 10 euros para outra saca de 10 kg de RC. Acho que foi bom negócio.
de reserva, tenho sempre um saquito de i/d da Hills, dá sempre jeito para algum desarranjo gastrointestinal que surja.
Nao dou mais húmidos em pedaços porque os de qualidade ficam muito caros, e teriam de ser, pelo menos, 50 saquetas/latas diárias...
Recentemente encontrei na Ornimundo a RC Persian 30 por menos 15 euros, cm os meus 10% de desconto ficou perto dos 62 euros, e aind tive um vale de 10 euros para outra saca de 10 kg de RC. Acho que foi bom negócio.

de reserva, tenho sempre um saquito de i/d da Hills, dá sempre jeito para algum desarranjo gastrointestinal que surja.
Nao dou mais húmidos em pedaços porque os de qualidade ficam muito caros, e teriam de ser, pelo menos, 50 saquetas/latas diárias...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
sxmota, desculpe-me, mas fiquei curiosa, quantos gatos tem?
isto porque falou em 50saquetas diárias
isto porque falou em 50saquetas diárias

Actualmente, tenho ao meu cuidado 27 gatos, mas destes, 2 adoptaram outras famílias aqui perto de casa. Um vem visitar-nos todos os dias (e há dias em que janta duas vezes, na sua outra casa e nesta
mas é um gatarrão enorme e meigo, chega bem para duas famílias!), outra aparece praí de 2 em 2 meses, linda e escovada
, mata saudades (seja uma hora, um dia ou uma semana) e volta para a outra casa, por isso não contabilizo estes dois na alimentação. Há também 5 "penetras": uma fêmea arisca que já aqui vivia e que demorei ano e meio a conseguir apanhar para esterilizar, 3 bebés que apanhei bravinhos e corizentos e contam agora com 3 mesitos de idade - e estão meiguinhos, embora ainda persista uma infecção ocular no olho esquerdo dos 3 manos
- e um gatarrão preto e cabeçudo, muito melga e mião, com idade estimada entre 5 e 8 anos, que me deixaram, inteiro, dentro de um caixote junto ao carro enquanto fui ao supermercado...
Mandei-o castrar e tempos depois abri-lhe a porta para a rua e deixei-o decidir. Ele olhou para mim com cara de "eu moro aqui" e pronto, ficou... com a aprovação do Kiko, o gatarrão e "chefe", o tal que tem duas famílias e vem diariamente "fazer a ronda" e verificar se está tudo nos eixos 
Por isso, alimento diariamente 25 gatos. Tendo em conta que a média de pesos é de 4 kg, e consomem, em carne ou comida húmida, 5% do seu peso, assim por alto seriam 200 gramas por dia, ou seja, duas saquetas de 100 gramas cada uma.

Por isso, alimento diariamente 25 gatos. Tendo em conta que a média de pesos é de 4 kg, e consomem, em carne ou comida húmida, 5% do seu peso, assim por alto seriam 200 gramas por dia, ou seja, duas saquetas de 100 gramas cada uma.