Conselhos sobre como cativar uma gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

quinta out 04, 2012 9:30 am

Olá a todos. :)
Pois bem dia 17 de Julho trouxe uma gatinha para casa com cerca de 2 anos, que eu ja alimentava a algum tempo e que sempre foi uma ternura.
Quando a trouxe para casa, dei-lhe o seu tempo e espaço porque, como é obvio ficou muito assustada. Pois o que é certo é que o tempo vai passando mas o comportamento dela é sempre o mesmo. Super assustada, foge sempre de nos. Raramente sai da cozinha, pegá-la é quase impensável que se assanha, e mia mia mia pareçe que estamos a matá-la.. Já tentei cativá-la com brinquedos comida, para ver se ela sai da cozinha e vai para a sala ou outras divisões e nada.`Normalmente nem damos por ela esta em casa. O que me entristece, porque acho que gostamos é que os animais sejam uma companhia para nos e nos para eles.
O que eu venha aqui pedir, é se alguém ja passou por esta situação que me explique e ajude a contorná-la e conselhos sobre como cativar a minha Lily...
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta out 04, 2012 9:39 am

É preciso mta paciência até eles confiarem.Eu apostava em por o alimento cada vez mais perto da sala onde vcs estão pra ela se habituar à companhia.
SuEllY
Membro Veterano

quinta out 04, 2012 9:51 am

Paciência não me falta! Até porque queria é que ela fosse mais feliz... EU vou tentar, alias vou tentar tudo. Já pensei que talvez se lhe arranjasse um amiguinho, mas esta semana dei um gatinho a minha mae, que andava na rua ( que é um amor de gato), e até o ir levar a casa dela trouxe-o para aqui uma tarde... A lily acho que não gostou nada, até se babava... Claro que foi a 1ª reação e a apresentação e convivio tem que ser feito gradualmente e com calma... mas... Realmente gostava de conseguir cativá-la... mas não sei... Só se com os anos mudar...
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta out 04, 2012 9:53 am

Não sei se outro gato neste momento iria ajudar. Ela ja está pouco à vontade e outro gato era mais stress encima.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta out 04, 2012 9:57 am

Gatos não são como cães, são mais complexos, mais donos do seu nariz. Terá de ter paciência, claro. Mas também aceitar a sua personalidade, os traumas pelos quais passou na rua. Dê-lhe espaço e tempo e, sobretudo, adapte-se à sua forma de ser. Pode nunca corresponder à suas expectativas mas também poderá ter agradáveis surpresas. Deixe que ela aprenda a confiar na sua família sem pressas, sem pressões... não a forcem a contacto que não quer, seja colo, seja o que for. Poderá ser mais prejudicial do que benéfico. Quando ela se sentir confiante e segura no novo ambiente, ela própria se aproximará....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
SuEllY
Membro Veterano

quinta out 04, 2012 10:16 am

Claro mas nesse aspecto estou disposta a dar-lhe o tempo que ela precisar! Eu não ando sempre em cima dela... Alias não me intrometo muito no seu espaço, claro que as vezes apetece-me fazer-lhe umas festinhas, e quando ela foge, dá uma tristezazinha... mas aceito! A altura que ela esta mais disposta a explorar a casa é mesmo de manha... De manha vai a sala, ao meu quarto etc... 2º feira ate fiquei espantada... porque demanha foi para a minha cama... :o Acho que estava com fome, já! Mas na generalidade ela é mesmo muito esquiva... e a partir do meio dia ninguém a vê mais...
Corine
Membro
Registado: quinta fev 24, 2011 7:45 pm

quinta out 04, 2012 10:51 am

Pessoalmente nunca passei por uma situação dessas. Mas posso dizer que a minha mãe tem uma gata, que por sinal foi resgatada da rua por mim... gata essa que depois de a ter deixado na casa da minha mãe, nunca mais a vi, durante 2 anos! Ela praticamente viveu 2 anos debaixo da cama, até que, do nada, resolveu aparecer e integrar-se com a restante "malta"...

A minha mãe também tentou de tudo para ela aparecer.. quando desistiu, ela deu ar de sua graça e começou a circular livremente pela casa. Hoje em dia é uma gatinha com alguns medos, é certo, mas muito mais descontraída. Pede mimo e tudo! Coisa que ao início era impensável...

Dê-lhe mais tempo e boa sorte ;)
SuEllY
Membro Veterano

quinta out 04, 2012 10:57 am

Pois é isso... EU deixo-a andar... De vez em quando ela lá se deixa ver... Mas é preciso acordar muito bem disposta lol Talvez com o tempo ela melhore... Provavelmente eu também tinha as expectativas muito elevadas em relação a ela e achava que ela iria ser melga comigo lol Que era o que queria! Mas nã é por isso que gosto menos dela, porque ela tem uma personalidade incrivel e é de uma esperteza que so visto lol :D
Responder

Voltar para “Gatos”