Ajuda!! O que saber antes de comprar um gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

segunda nov 05, 2012 11:16 am

Olá a todos!

Estou a ponderar comprar uma gatinha persa e preciso de saber o que devo saber antes de fazer a compra.

Eu sei que os gatos devem ter um teste PKD, FIV e Felv, é isso?

Tenho preferencia por gatinhas, porque acho que são mais calmas, e nao urinam a marcar territorio, estou certa?

Quanto custa a esterilização de gatos? Se for para esterilizar tanto faz ser gato ou gata?

Como é o temperamento dos persas?

Fico à espera das vossas dicas, também, para poder fazer uma boa compra :)

Eu sou da zona de Coimbra, se tiverem gatinhos persas para vender podem-me mostrar ;)

Obrigada
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda nov 05, 2012 11:34 am

As perguntas sobre os persas em concreto não consigo responder, mas certamente virá alguém que perceba mais da raça.
Sobre o resto (e falando no geral):
Os gatos têm sim mais tendência a urinária fora da caixa para marcar território, mas as fêmeas também o podem vir a fazer.
Os preços da esterilização/castracao variam de sítio para sítio, mas geralmente a esterilização das fêmeas é mais cara que a castracao dos machos (e mais complexa)
Sobre os criadores a minha dica seria ver a lista presente no site do clube português de felinicultura e de seguida contactar e visitar vários de forma a escolher um que crie com condiçoes e lhe ofereça o que procura. Pode também visitar exposições de forma a ter contacto com os criadores e seus gatos.

Boa sorte :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

segunda nov 05, 2012 2:20 pm

Olá viva

Já tendo definida a raça, falta escolher o sexo, e se for caso disso a cor.
Sobre a raça só posso dizer que nunca conheci um persa difícil, os que conheci ate hoje são dóceis e muito afectuosos com os donos, alguns mais pachorrentos outros mais brincalhões, o que se prende mais à idade e às rotinas criadas, sejam meninas ou meninos penso que ambos se adaptam bem à vida em apartamento, mas por experiência própria só posso falar de meninos, e do meu caso em particular ( as generalizações podem ser perigosas) . O meu afastou por completo os preconceitos sobre as grandes diferenças entre cães e gatos no que toca as interacções com os donos.
Ainda sobre a raça, esta pressupõe uma grande disponibilidade em temos da higiene. Terá que reservar uma boa meia horinha por dia para o escovar, para limpar os olhinhos, nariz etc, o meu Garfield não lacrimeja muito, mas há persas que ficam com o canto dos olhos marcados se não houver bastante cuidado. Esteja atenta aos progenitores. Atenção ao pelo, os persas têm muito pelo e comprido poderá ser complicado se não houver a "manutenção" adequada e depois só mesmo com tosquia...
Sobre criadores, a maraya já disse tudo, é ir à lista disponibilizada no CPF... Tentar escolher um que seja dentro da sua zona de modo a permitir-lhe algumas visitas, quer aos progenitores quer aos gatinhos bebes, nenhum criador digno desse nome entregará um dos seus bebes sem LOP, e sem testes e certificado de saúde, bem como as primeiras vacinas e desparazitaçoes, relativamente aos hábitos, já terão aprendido a usar a caixa de areia e estarão socializados Na maior parte dos casos entregarão inclusivamente um kit com comida que será sobretudo útil se não pretender manter a mesma ração dada pelo criador, pois permite-lhe fazer uma habituação gradual à nova comida. Evite comprar o seu gatinho em lojas, ou em sites mais ou menos duvidosos... O dinheiro que poupa vai gastá-lo em Veterinário...
Sobre esterilização a maraya também já disse tudo, depende de lugar para lugar, as gatas envolvem maiores custos e um processo bem mais complexo.
Tente escolher BEM o veterinario, será como o medico de família, convém que possa depositar toda a sua confiança, pois ao longo da vida do animal vai ter que se apoiar nas informações dele para tomar certas e determinadas decisões!
O Garfield vai a faca no próximo mês, entre os seus 6 e 7 meses, e a estimativa de custo da cirurgia e extras (colar, etc) bem como a colocação de chip esta na ordem dos 150 euros.
Terá também que preparar o enxoval. Transportadora, caixa de areia e areia, arranhador, alguns brinquedos, bebedouro, comedouro, ração...etc

Espero ter ajudado!
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda nov 05, 2012 3:48 pm

Se consultar na net´o site do Clube Português de Felinicultura vai encontrar criadores na sua zona. É ir visitanto, vendo, fazendo perguntas, observando as condições dos animais.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda nov 05, 2012 4:20 pm

Bem isto vai ser um testamento. Começo por lhe explicar que criei durante muitos anos e conheço bem a maioria dos criadores. Conheço muito bem os que são honrados e têm orgulho na sua criação. Não tenho bebés e não vou recomendar ninguém porque não é correcto.

1º - Consulte a lista de criadores no site do Clube Português de Felinicultura.

2º - Visite criadores que a convidem. Veja os pais, veja como os bebés estão a ser criados. Eles devem estar imaculados, devem ser brincalhões e o ambiente onde estão deve ser super limpo e um bocado maricas. Os bons criadores fazem ponto de honra na limpeza e nos seus "bonequitos".

3º - Decida qual a qualidade do bebé que quer: companhia, reprodutor ou exposição. Têm custos diferentes e um contrato adequado. Todos os bons criadores vendem com contrato.

4º - Certifique-se que lhe mostram os originais dos testes de PKD dos pais ou antepassados. Uma cópia dos mesmos deverá ser-lhe entregue aquando da compra. Pode também pedir uma cópia do registo individual do bebé. O pedigree pode demorar bastante tempo e não é culpa do criador. Nenhum bebé pode ser entregue antes dos 3 meses. Idealmente será entregue com vacinação completa e micro-chip inserido.

5º - Ao contrário dos cães não há uma diferença de temperamento marcada entre machos e fêmeas. Depende do indivíduo em si. A esterilização do macho é mais barata que a da fêmea. Um criador sério obrigará contratualmente à esterilização de exemplares de companhia.

6º - Os Persas em bebés são brincalhões como todos os gatos. Em adultos são calmos, tranquilos e nada dados à destruição. Não são gatos de colo, são gatos que gostam de estar deitados ao lado do dono em sossego. Quanto melhor for o exemplar, mais trabalho dará em termos de manutenção: banhos, banhos e mais banhos.

Se tiver dúvidas, por favor coloque-as.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda nov 05, 2012 5:24 pm

Não compre em lojas.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça nov 06, 2012 2:39 am

Ninguem aqui neste forum lhe poderia dizer tudo bem certinho acerca das suas duvidas que a forista Water Monitor.

Tenho persas verdadeiros e falsos, estes ultimos são de raça mas não teem BI ,tudo porque foram salvos de situaçoes dificeis e apesar de traumas que por vezes ficam para sempre são doceis e amigos de quem escolhem em casa, sou um pouco suspeita pois sempre adorei animais em especial gatos,talvez por serem bastante independentes.

Desde que me foi oferecida a doce Carolina,persa legitima, fiquei completamente babada pela raça que apesar de dar muito trabalho mesmo me fascina e sempre vou tentar ir tendo algum garotinho/a persa apesar de ter perdido já alguns e dão-se perfeitamente com os EC.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
fm88
Membro

terça nov 06, 2012 10:53 am

Obrigada a todos pelas respostas :)

Contrato? Eu não sabia que era feito um contrato... Em que moldes?

Eu queria um gatinho para companhia. Que tipos de cuidados tenho de ter com o gatinho?

é dispendioso ter esta raça de gatos? Em termos de alimentação como é? Tem de comer determinada marca, ou podem comer qualquer uma? Comem ração e também comida humida?

Se quisesse para criação o valor do gato era mais caro?
WaterMonitor
Membro Veterano

terça nov 06, 2012 1:15 pm

Por norma um criador, e lembre-se que um criador correcto é alguém que se preocupa com os seus bebés e com o futuro deles, de qualquer raça de gato vende com contrato. No caso dos Persas e Exóticos praticamente todos os criadores o fazem.

No caso de bebés de companhia/pet, que são os menos onerosos, o contrato especifica 3 pontos fundamentais:

1º - A castração é obrigatória em idade a designar pelo vet escolhido pelo novo dono.

2º - O pedigree só é entregue quando for comprovada a castração.

3º - A propriedade do exemplar só pode ser transferida com autorização escrita do criador.

Por norma uma via do contrato é apensa ao Pedigree no Livro de Origens Português. Não é portanto possível registar filhos de pets ou transferir a sua propriedade.

Suponho que sejam claros para toda a gente os moldes em que isto protege o bebé.

Um Persa bebé de criador chega ao novo dono habituado a tomar banho e a ser seco com secador. Este é um hábito que deve ser mantido para a saúde, bem estar e higiene do pêlo e gato em geral. Este hábito tem custos: shampoos de qualidade são caros e são os únicos que devem ser utilizados.

A ração tem obrigatoriamente que ser topo de gama ou os problemas de saúde e do pêlo começam a aparecer. Pessoalmente detesto a ração húmida e quem já viu fezes moles pegadas em pêlo até ao chão percebe porquê.

Um gato para criação, por norma e dependendo da honradez do criador, transporta consigo um pedigree de grande qualidade. Obviamente é mais caro que um pet. Mas note que um show, um breeder e um pet podem ser todos irmãos da mesma ninhada. O que os distingue são características físicas que só um criador experiente (ou um juiz em exposição) pode e deve avaliar.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é por causa da criação em si que o criador proíbe a reprodução. Nenhum criador digno desse nome está minimamente preocupado com a "concorrência". O que não queremos de todo é arruinar um pedigree que amamos e respeitamos. Comprámos um exemplar desse pedigree na esperança que ele nos desse vitórias, filhos maravilhosos e uma linha que nos orgulhe. Ver por aí descentes do nosso exemplar com nariz, orelhão e pêlo de esfregona é um desgosto e uma vergonha. Prova que falhámos e que não fomos cuidadosos.

Não sei se conseguem entender, mas é assim que pensamos.
fm88
Membro

terça nov 06, 2012 4:28 pm

Mais uma vez obrigada :)

O que preciso agora é de referencias... Sei que há a lista dos criadores no clube, mas queria referencias pessoais. De preferência da zona centro.

Ja contactei alguns criadores, mas também já ouvi falar de casos em que os criadores não são totalmente honestos, por isso é que quero referencias.
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta nov 07, 2012 11:17 pm

Isso vai-me desculpar mas não vou dar. Não seria correcto da minha parte enquanto sócia do Clube Português de Felinicultura.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 07, 2012 11:41 pm

Tenho para mim que todos os criadores na lista do CPF são minimamente éticos. Era bom que o homólogo dos cães tivesse os mesmos procedimentos e requisitos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

fm88
Membro

quinta nov 08, 2012 11:46 am

Mais uma vez obrigada.

Sim, eu compreendo... Eu queria referencias de alguem que já tivesse comprado em algum criador.

Outra dúvida, pelo que percebo, há persas e persas exóticos, qual a diferença entre eles? Persa exótico não é persa puro? Como distingo quando adquirir?

Um gato para companhia tem der ter LOP para eu saber que ele é persa puro?

Precisava de saber se estes gatos são muito dispendiosos (quanto +- por mes) e se adoecem ou vao ao vet mt frequentemente.

Preciso de tomar uma decisão consciente por isso, quero estar ao corrente de tudo para não haver "surpresas".
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta nov 08, 2012 12:20 pm

A mim parece-me tudo um processo bastante longo, burocratico, dispendioso e com demasiados entretantos....qdo o objecttivo é apenas ter um bichinho de estimacao. Qdo se gosta do bichinho, gosta-se e pronto, penso eu de que... :o
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta nov 08, 2012 12:31 pm

LordNagash Escreveu:A mim parece-me tudo um processo bastante longo, burocratico, dispendioso e com demasiados entretantos....qdo o objecttivo é apenas ter um bichinho de estimacao. Qdo se gosta do bichinho, gosta-se e pronto, penso eu de que... :o
Se gosta de gatos, qualquer serve é verdade! mas uma adopção/compra responsavel , faz-se desses muitos entretantos.
Se o user que uma raça especifica, acho que está a começar muito bem, e a informar-se. Quem vende ( os bons criadores) não apressam a venda só porque o proprietário, e usando as suas palavras quando se gosta do bichinho, espera-se e faz se o que for necessário!
Responder

Voltar para “Gatos”