segunda nov 05, 2012 2:20 pm
Olá viva
Já tendo definida a raça, falta escolher o sexo, e se for caso disso a cor.
Sobre a raça só posso dizer que nunca conheci um persa difícil, os que conheci ate hoje são dóceis e muito afectuosos com os donos, alguns mais pachorrentos outros mais brincalhões, o que se prende mais à idade e às rotinas criadas, sejam meninas ou meninos penso que ambos se adaptam bem à vida em apartamento, mas por experiência própria só posso falar de meninos, e do meu caso em particular ( as generalizações podem ser perigosas) . O meu afastou por completo os preconceitos sobre as grandes diferenças entre cães e gatos no que toca as interacções com os donos.
Ainda sobre a raça, esta pressupõe uma grande disponibilidade em temos da higiene. Terá que reservar uma boa meia horinha por dia para o escovar, para limpar os olhinhos, nariz etc, o meu Garfield não lacrimeja muito, mas há persas que ficam com o canto dos olhos marcados se não houver bastante cuidado. Esteja atenta aos progenitores. Atenção ao pelo, os persas têm muito pelo e comprido poderá ser complicado se não houver a "manutenção" adequada e depois só mesmo com tosquia...
Sobre criadores, a maraya já disse tudo, é ir à lista disponibilizada no CPF... Tentar escolher um que seja dentro da sua zona de modo a permitir-lhe algumas visitas, quer aos progenitores quer aos gatinhos bebes, nenhum criador digno desse nome entregará um dos seus bebes sem LOP, e sem testes e certificado de saúde, bem como as primeiras vacinas e desparazitaçoes, relativamente aos hábitos, já terão aprendido a usar a caixa de areia e estarão socializados Na maior parte dos casos entregarão inclusivamente um kit com comida que será sobretudo útil se não pretender manter a mesma ração dada pelo criador, pois permite-lhe fazer uma habituação gradual à nova comida. Evite comprar o seu gatinho em lojas, ou em sites mais ou menos duvidosos... O dinheiro que poupa vai gastá-lo em Veterinário...
Sobre esterilização a maraya também já disse tudo, depende de lugar para lugar, as gatas envolvem maiores custos e um processo bem mais complexo.
Tente escolher BEM o veterinario, será como o medico de família, convém que possa depositar toda a sua confiança, pois ao longo da vida do animal vai ter que se apoiar nas informações dele para tomar certas e determinadas decisões!
O Garfield vai a faca no próximo mês, entre os seus 6 e 7 meses, e a estimativa de custo da cirurgia e extras (colar, etc) bem como a colocação de chip esta na ordem dos 150 euros.
Terá também que preparar o enxoval. Transportadora, caixa de areia e areia, arranhador, alguns brinquedos, bebedouro, comedouro, ração...etc
Espero ter ajudado!
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"