Pancreatite - gato páraquedista

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sandrab81
Registado: quinta nov 15, 2012 11:54 pm

sexta nov 16, 2012 12:12 am

o meu gato de 3 anos caiu do 3º andar ha 15 dias (31out). teve um pneumotorax :( ficou internado e esteve a soro durante vários dias porque tiveram de lhe colocar um pleurocan para lhe retirar o ar da cavidade toraxica...
como esteve vários dias (de quarta-1nov a domingo-4nov) sem comer e é considerado um gato obeso (6kg) acabou por desenvolver uma pancreatite.

nos últimos dias de internamento (entre segunda-5nov e quinta-8nov) foi comendo qualquer coisinha (royal canin obesity seca e humida) mas sempre muito pouco... se bem me lembro sem vómito.

veio pra casa no dia 8nov e vomitou ao fim do dia. como no sab-10nov pouco comia decidi dar-lhe raçao normal (friskies). devorou! comeu normalmente mas no dia seguinte vomitou a comida...

continuou a comer normalmente mas voltou a vomitar a comida na terça-13nov e na quarta-14nov... hoje, quinta-15nov, nao comeu praticamente nada e vomitou duas vezes apenas liquido e espuma.

durante esta semana tenho-o levado de carro 2x todos os dias ao vet para lhe darem um comprimido (antibiotico). deve andar stressado com o entra-e-sai da transportadora e as viagens, mais o stress de lhe abrirem a boca pra lhe enfiar o comprimido... ele nao gosta nada :(

no meio disto tudo parece-me estar sempre com bastante sede :( tem feito fezes (quase à mesma hora) todos os dias desde que veio pra casa mas pouquinho comparado com antes...

será a raçao (friskies) que lhe faz mal? a pancreatite estará a piorar? alguém ja passou por situaçoes semelhantes? nao sei bem o que fazer :( casa vez que ele vomita é uma agonia... e pelo que percebi é uma doença que pode ser fatal :(
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta nov 16, 2012 2:55 am

deu-lhe Friskies porquê, quer matar o gato??? :o se o seu vet não lhe aconselhou uma dieta, PERGUNTE!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta nov 16, 2012 10:22 am

Por favor fale com o vet!
Tive uma gata com lipidose hepática à pouco tempo e dependeu muito de alimentação especial e forçada, varias vezes ao dia, além do tratamento no vet
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta nov 16, 2012 11:15 am

À parte da alimentação, que tal como lhe disseram anteriormente, deve rever, porque leva o gato ao veterinário duas vezes por dia para dar o comprimido? Imagino que isso o deva stressar imenso... Não a ensinaram a dar os comprimidos?
RS
sandrab81

sexta nov 16, 2012 12:22 pm

sxmota Escreveu:deu-lhe Friskies porquê, quer matar o gato??? :o se o seu vet não lhe aconselhou uma dieta, PERGUNTE!
claro que nao quero matar o meu gato... mas como nao comia nada e estava fraco, dei-lhe a raçao habitual... o vet permitiu mas aconselhou a insistir com a ração royal canin obesity mas ele continua a nao comer...
kelinhapbl Escreveu:À parte da alimentação, que tal como lhe disseram anteriormente, deve rever, porque leva o gato ao veterinário duas vezes por dia para dar o comprimido? Imagino que isso o deva stressar imenso... Não a ensinaram a dar os comprimidos?
as saidas acabaram ontem. vivo sozinha e é um gato relativamente grande (6kgs). nao consigo agarrar o corpo e ao mesmo tempo dar-lhe o comprimido... falta de jeito! nao importa... as saidas acabaram.

obrigado pelas respostas.
maraya
Membro Veterano

sexta nov 16, 2012 12:51 pm

sandrab81 Escreveu:
sxmota Escreveu:deu-lhe Friskies porquê, quer matar o gato??? :o se o seu vet não lhe aconselhou uma dieta, PERGUNTE!
claro que nao quero matar o meu gato... mas como nao comia nada e estava fraco, dei-lhe a raçao habitual... o vet permitiu mas aconselhou a insistir com a ração royal canin obesity mas ele continua a nao comer...
kelinhapbl Escreveu:À parte da alimentação, que tal como lhe disseram anteriormente, deve rever, porque leva o gato ao veterinário duas vezes por dia para dar o comprimido? Imagino que isso o deva stressar imenso... Não a ensinaram a dar os comprimidos?
as saidas acabaram ontem. vivo sozinha e é um gato relativamente grande (6kgs). nao consigo agarrar o corpo e ao mesmo tempo dar-lhe o comprimido... falta de jeito! nao importa... as saidas acabaram.

obrigado pelas respostas.
As saídas acabaram como assim?
Não vai mais ao vet?
Não vai pedir indicações de como tratar da pancreatite?
Fez analises? Já estão nos valores normai?

Não tenho a certeza se pancreatite e lipidose hepática sei o mesmo, mas se forem a técnica do "deixa ver" e "deixa andar" terá provavelmente um mau resultado. É preciso mesmo um esforço pis é uma algo que demora e da trabalho a curar.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sandrab81

sexta nov 16, 2012 1:05 pm

as saidas forçadas para dar os comprimidos acabaram. estava apenas a referir-me a isso!
no vet disseram-me para lhe dar a raçao da royal canin obesity e ver se os vomitos desaparecem.
também me disseram que se a situação persistir irão fazer análises de sangue mas como ele é um pouco arisco teriam de o sedar o que, segundo eles, pode piorar a pancreatite. portanto... disseram-me para esperar alguns dias :(
vou ver como ele se comporta hoje, se come a raçao da RC (vou-lhe tirar a Friskies) e espero que os vómitos desapareçam... mas ao mesmo tempo custa-me vê-lo sem comer nada. não sei como "forçá-lo" a comer.

obrigado maraya... acredito que será preciso muita paciencia :(
maraya
Membro Veterano

sexta nov 16, 2012 1:13 pm

O vet não lhe deu indicação de nenhuma lata que ele possa comer? Talvez a comida húmida lhe abra o apetite...

Com a minha andei (acho que) mais de uma semana a força-lá a comer com intervalos de poucas horas. Ora usava uma seringa com patê ou um pó da RC que se mistura com água, ora lhe abria a bica e lhe metia o paté lá dentro.
Além disto andava a fazer soro + tratamento todos os dias.
Claro que tudo foi indicação do vet.

As analises foram feitas e voltarão a ser para ver se está já tudo normal.
Mas tenho uma gata bastante fácil e paciente felizmente.

Espero que o seu gatinho melhore, e se vir que continua sem comer ligue ao ver, porque a situação pode piorar.
sandrab81

sexta nov 16, 2012 1:26 pm

infelizmente o meu gato é mesmo muito arisco para essas coisas. até os vets tiveram dificuldade em alimentá-lo e dar-lhe a medicação no hospital, quando esteve internado... também tenho umas saquetas com comida húmida mas limita-se a lamber a comida :(

vamos ver como corre o dia de hoje. se a situaçao se mantiver claro que irei insistir com o vet... nao me agrada nada esta situação de "esperar pra ver"
:? obrigado pelas suas palavras assertivas e apoio.
maraya
Membro Veterano

sexta nov 16, 2012 1:38 pm

Ups, mas onde é que eu tinha a cabeça? :oops:
O que a minha gata teve não foi problema a nível do pâncreas mas sim di fígado.
De qualquer forma ambas sao perigosas, e precisam de tratamento prescrito pelo vet.
No caso da minha precisava de comer muitas vezes, no caso do seu provavelmente será diferente, mas precisará de comer à mesma claro

Vá dando notícias da evolução do seu pequeno :wink:
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta nov 16, 2012 1:45 pm

Sandra, vou dizer-lhe como dou comprimidos aos meus gatos:

Meto-me de joelhos no chão. Pego neles e coloco-os entre as minhas pernas, de costas para mim (para eles não terem espaço para recuar). Com uma mão pressiono de cada lado dos maxilares e abro-lhes a boca. Enfio o comprimido bem lá para baixo, fecho-lhes a boca e voilá! ;)

PS: Mas claro que cada gato é um gato, os meus são meigos e deixam fazer isso... ;)
RS
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta nov 16, 2012 2:01 pm

:o

1 - se tem problemas em dar comprimidos ao gato....compre uma seringa, remova a agulha, esmigalhe ou parta o comprimido lá para dentro, junte umas gotas de agua morna, agite, levante a beiça do gato e prima o êmbolo. é mais fácil fazer isto com o gato em jaula ou transportadora senão, segure-o com a mão esquerda no cachaço e aplique a força do braço sobre o corpo para o obrigar a amochar e use a mão direita (parece mais dificil do que é). o gato deverá estar á altura da sua cintura (mais coisa menos coisa) - uso a bancada da cozinha para este exercício.

2- não troque de rações tão bruscamente, misture-as diminuindo gradualmente a que quer retirar e aumentando a "boa".

3 - hum.....não pode ir a outro vet ?! eu ia....

as melhoras e ponha rede nas janelas - os gatos têm a mania que têm asas.... :roll:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta nov 16, 2012 2:18 pm

ah...por-lhe um "colar" também ajudar a domar feras!! 8)
sandrab81

sexta nov 16, 2012 2:31 pm

maraya
eu apercebi-me que o problema da sua gata era ao nível do figado. mas ambos têm algumas coisas em comum, nomeadamente o facto de ser preciso muita paciencia para alimentar os bichanos. darei noticias sim :)

kelinhapbl
obrigado pela dica. ja tinha tentado algo semelhante mas ele parece ganhar forças redobradas na hora de enfiar o comprimido lá pra dentro e contorce-se muito :? como bateu com o focinho na queda do 3º andar tem uma ferida feia na boca e tenho algum receio de o magoar :( mas felizmente so tinha de lhe dar os comprimidos durante uma semana (que já passou)... agora é só tentar fazê-lo comer!

homeless
obrigado igualmente pela dica. tenho confiança no hospital veterinário onde vou... o problema parece-me ser o facto que há médicos a mais a segui-lo... cada vez que lá vou é um médico diferente a atendê-lo e... se calhar perdem-se um pouco. tenho de estar sempre a repetir as mesmas coisas e pelo meio se calhar perde-se informação :(

o gato passou o verao naquela varanda e eu ganhei confiança que nunca iria acontecer nada mas... acidentes acontecem! nao volta a ir pra lá sem protecção :(
sandrab81

sexta nov 16, 2012 7:37 pm

se aparecer aqui alguém com um gato com pancreatite por favor deixe o seu testemunho :)
Responder

Voltar para “Gatos”