jorge91 Escreveu:Acabei agora de ler todo este tópico, muito interessante e ja aprendi algumas coisas que nao sabia.
Mas ainda tenho algumas duvidas, nomeadamente:
-Compensa mais em relação preço qualidade comprar um gato persa fora de portugal?
-Quais os promenores que valorizam um gato persa para alem do ser muito tipado?
-Para criações de belos exemplares o que é realmente necessário?
Desde já um obrigado a todos os utilizadores que ajudem
ha..e ficamos ha espera de fotos da gatinha

1- em portugal, ha alguns criadores bons, quanto ao preço depende da qualidade que queira, se quiser um show/breeder tera um preço, se quiser um de companhia tera outro... e se o gato for bom vai ser tao caro aqui como la fora, porque um criador a serio sabe avaliar o que tem!!
2 - O ser tipado nem é o mais importante, o que importa são as linhagens de tras, dai o lop ser importante, dois gatos show, podem dar origem a gatos de qualidade criação, ou mesmo companhia.
No caso dos de criação, que podem nao ser perfeitos mas tem boas linhas por de tras, podem ter filhos de qualidade show, mas aqui tambem só com lop.
Um bom gato persa, tem lop, o nariz colocado no meio do olhos, ou ligeiramente abaixo, olhos grande e redondos, orelhas pequenas e arredondadas na ponta, expressão redonda e doce, corpo curto e compacto, cauda ate meio do lombo no maximo, dentes certinhos, e pêlo comprido e denso.
3 - para criação de bons exemplares é preciso ter um muito bom macho, uma boa femea, e os pontos fracos de um, serem os pontos fortes do outro, para os gatinhos irem buscar o melhor dos dois.
Mais importante, nao estar na criação pelo dinheiro, porque criar persa de verdade, nao os do olx, nao é barato, os gatos são caros de comprar, de manter, tem muitas doenças inerentes a raça, muitos exames para despistes, ração especifica, comedouros e bebedoures especificos, mil e um shampos para cada cor e tipo de pêlo...
As gatas ao ficarem gravidas, tem de fazer, ecografias e raios-x constantes ao aproximar do nascimento, por causa do formato e tamanho da cabeça dos gatinhos, uma boa parte nascem de cesariana, as gatas com a costura de operação recusam a dar de mamar aos bebes, tem os alimentar a biberão, outros simplesmente nao mamam e ter de ser alimentados a mão, são horas nao durmidas, mil e uma contas de vet, farmacia... Nao é para qualquer um...
Mau, é primeiro ter adquirido gatos de ma qualidade de criação e sem lop, e depois vir pedir conselhos para aquisição de gatos de criação...
Inverteu um pouco a ordem nao??

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>