Ajuda!! O que saber antes de comprar um gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta dez 20, 2012 9:49 am

WaterMonitor Escreveu:Pois, alguns têm mesmo mau feitio. Mas devido ao formato corporal bojudo, não conseguem causar os danos que outro gato qualquer consegue. :lol: :lol: :lol:
O meu faz danos, mesmo DANOS :lol: . A minha sorte é eu ver melhor que ele e conseguir desviar-me a tempo. Um gato Persa "alérgico" a penteadelas e afins, com 8,5 Kgs e mau feitio é uma combinação mortífera. Mas, tirando isso, é o meu gato-metade. É um descanso, não aborrece ninguém senão o aborrecerem a ele, não estraga nada, não salta para sítios estranhos. Tudo o que exija mais esforço dispendido é para esquecer... logo, aparte o adorar atracar-se às paredes e um fetiche por laços de embrulho, nem se dá por ele.

Ahhh, pelo menos o meu é hiper-silencioso, raramente se ouve miar e, quando mia, é mais um "iiiiii" muito baixinho...

Mas rosna! 8)

Numa palavra? Fantásticos!
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
jorge91
Membro Júnior
Registado: terça fev 28, 2012 12:31 am

quinta dez 20, 2012 7:33 pm

Acabei agora de ler todo este tópico, muito interessante e ja aprendi algumas coisas que nao sabia.

Mas ainda tenho algumas duvidas, nomeadamente:

-Compensa mais em relação preço qualidade comprar um gato persa fora de portugal?

-Quais os promenores que valorizam um gato persa para alem do ser muito tipado?

-Para criações de belos exemplares o que é realmente necessário?

Desde já um obrigado a todos os utilizadores que ajudem :)

ha..e ficamos ha espera de fotos da gatinha :wink:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta dez 20, 2012 9:34 pm

Olhe eu sou outsider, nunca tive persas nem conto ter, mas baseando-me nos cães posso-lhe dizer que para ter belos exemplares, precisa de apostar forte numa boa gata.
E depois em encontrar um macho tão bom como ela. Não quer dizer que o compre, pode pagar a cruza.

Não se podem ter boas crias sem bons pais.

Os persas, para além do serem tipados, coisa que por acaso não aprecio, penso que a sua beleza reside na pelagem. Que exige muito esforço e dedicaçãopara ser magnifica.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta dez 20, 2012 9:52 pm

jorge91 Escreveu:Acabei agora de ler todo este tópico, muito interessante e ja aprendi algumas coisas que nao sabia.

-Compensa mais em relação preço qualidade comprar um gato persa fora de portugal?

1- em portugal, ha alguns criadores bons, quanto ao preço depende da qualidade que queira, se quiser um show/breeder tera um preço, se quiser um de companhia tera outro... e se o gato for bom vai ser tao caro aqui como la fora, porque um criador a serio sabe avaliar o que tem!!

2 - O ser tipado nem é o mais importante, o que importa são as linhagens de tras, dai o lop ser importante, dois gatos show, podem dar origem a gatos de qualidade criação, ou mesmo companhia.
No caso dos de criação, que podem nao ser perfeitos mas tem boas linhas por de tras, podem ter filhos de qualidade show, mas aqui tambem só com lop.
Um bom gato persa, tem lop, o nariz colocado no meio do olhos, ou ligeiramente abaixo, olhos grande e redondos, orelhas pequenas e arredondadas na ponta, expressão redonda e doce, corpo curto e compacto, cauda ate meio do lombo no maximo, dentes certinhos, e pêlo comprido e denso.

3 - para criação de bons exemplares é preciso ter um muito bom macho, uma boa femea, e os pontos fracos de um, serem os pontos fortes do outro, para os gatinhos irem buscar o melhor dos dois.

Mais importante, nao estar na criação pelo dinheiro, porque criar persa de verdade, nao os do olx, nao é barato, os gatos são caros de comprar, de manter, tem muitas doenças inerentes a raça, muitos exames para despistes, ração especifica, comedouros e bebedoures especificos, mil e um shampos para cada cor e tipo de pêlo...

As gatas ao ficarem gravidas, tem de fazer, ecografias e raios-x constantes ao aproximar do nascimento, por causa do formato e tamanho da cabeça dos gatinhos, uma boa parte nascem de cesariana, as gatas com a costura de operação recusam a dar de mamar aos bebes, tem os alimentar a biberão, outros simplesmente nao mamam e ter de ser alimentados a mão, são horas nao durmidas, mil e uma contas de vet, farmacia... Nao é para qualquer um...

Mau, é primeiro ter adquirido gatos de ma qualidade de criação e sem lop, e depois vir pedir conselhos para aquisição de gatos de criação...
Inverteu um pouco a ordem nao??
:lol:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
jorge91
Membro Júnior

quinta dez 20, 2012 10:12 pm

Debora20 Escreveu:
jorge91 Escreveu:Acabei agora de ler todo este tópico, muito interessante e ja aprendi algumas coisas que nao sabia.

1- em portugal, ha alguns criadores bons, quanto ao preço depende da qualidade que queira, se quiser um show/breeder tera um preço, se quiser um de companhia tera outro... e se o gato for bom vai ser tao caro aqui como la fora, porque um criador a serio sabe avaliar o que tem!!

2 - O ser tipado nem é o mais importante, o que importa são as linhagens de tras, dai o lop ser importante, dois gatos show, podem dar origem a gatos de qualidade criação, ou mesmo companhia.
No caso dos de criação, que podem nao ser perfeitos mas tem boas linhas por de tras, podem ter filhos de qualidade show, mas aqui tambem só com lop.
Um bom gato persa, tem lop, o nariz colocado no meio do olhos, ou ligeiramente abaixo, olhos grande e redondos, orelhas pequenas e arredondadas na ponta, expressão redonda e doce, corpo curto e compacto, cauda ate meio do lombo no maximo, dentes certinhos, e pêlo comprido e denso.

3 - para criação de bons exemplares é preciso ter um muito bom macho, uma boa femea, e os pontos fracos de um, serem os pontos fortes do outro, para os gatinhos irem buscar o melhor dos dois.

Mais importante, nao estar na criação pelo dinheiro, porque criar persa de verdade, nao os do olx, nao é barato, os gatos são caros de comprar, de manter, tem muitas doenças inerentes a raça, muitos exames para despistes, ração especifica, comedouros e bebedoures especificos, mil e um shampos para cada cor e tipo de pêlo...

As gatas ao ficarem gravidas, tem de fazer, ecografias e raios-x constantes ao aproximar do nascimento, por causa do formato e tamanho da cabeça dos gatinhos, uma boa parte nascem de cesariana, as gatas com a costura de operação recusam a dar de mamar aos bebes, tem os alimentar a biberão, outros simplesmente nao mamam e ter de ser alimentados a mão, são horas nao durmidas, mil e uma contas de vet, farmacia... Nao é para qualquer um...

Mau, é primeiro ter adquirido gatos de ma qualidade de criação e sem lop, e depois vir pedir conselhos para aquisição de gatos de criação...
Inverteu um pouco a ordem nao??
:lol:
Agora começamos a entender nos, ja aprendi alguma coisa, mas mais uma vez dispensava se o ultimo comentário, ou pelo menos tente nao falar em ma qualidade sem se quer ver os gatos em questão pessoalmente, ja frisei no meu topico que a unica que pode ser considerada ma qualidade é a tartaruga, pois os outros tiveram mae ou pai com lop, logo têm sem alguma qualidade pelo menos dentro dos que nao têm lop. Mais uma vez digo tambem que so percebi a importancia do lop tarde, e nem eu nem outra pessoa no meu caso temos culpa de nao termos tido essa preocupação ou curiosidade inicial, e muito menos estar agora a ser criticado por isso constantemente.

Acabando com o off topic..

Se os meus nao tem lop e sao assim tao ma qualidade e nao tem qualquer tipo de problema ou doença, porque é que as grandes linhagens têm de ter preocupaçoes e grandes contas vet se supostamente paga se a mais pelo lop para ter testes negativos e dos melhores pais sem problemas hereditários?
Quanto a banhos e champos nao é prejudicial? Todos os vet que ja fui me disseram para nao cair no erro de dar banhos constantes e aparar o pelo no verao..afinal quem tem razao neste assunto?
Debora20
Membro Veterano

quinta dez 20, 2012 11:21 pm

jorge91 Escreveu:
Agora começamos a entender nos, ja aprendi alguma coisa, mas mais uma vez dispensava se o ultimo comentário, ou pelo menos tente nao falar em ma qualidade sem se quer ver os gatos em questão pessoalmente, ja frisei no meu topico que a unica que pode ser considerada ma qualidade é a tartaruga, pois os outros tiveram mae ou pai com lop, logo têm sem alguma qualidade pelo menos dentro dos que nao têm lop. Mais uma vez digo tambem que so percebi a importancia do lop tarde, e nem eu nem outra pessoa no meu caso temos culpa de nao termos tido essa preocupação ou curiosidade inicial, e muito menos estar agora a ser criticado por isso constantemente.

Acabando com o off topic..

Se os meus nao tem lop e sao assim tao ma qualidade e nao tem qualquer tipo de problema ou doença, porque é que as grandes linhagens têm de ter preocupaçoes e grandes contas vet se supostamente paga se a mais pelo lop para ter testes negativos e dos melhores pais sem problemas hereditários?
Quanto a banhos e champos nao é prejudicial? Todos os vet que ja fui me disseram para nao cair no erro de dar banhos constantes e aparar o pelo no verao..afinal quem tem razao neste assunto?
A maior parte dos gatinhos nao tem qualquer tipo de problema inicialmente/aparentemente, ou pelo menos nao a tem detectada!
Fez exames de adn para fiv, felv e pkd?
Sem os fazer nunca sabera realmente se os gatos tem ou nao essas doenças, umas contagiosas outras geneticas!

Os seus gatos se vieram de criadeiros e nao criadores, eu cá fazia os exames todinhos.
Eu nao falo em má qualidade em relação aos seus gatos... as fotos deles falam por eles mesmo...

As grandes linhagens como diz, ou criadores de boas linhagens, pagam caro por gatos com garantias de muitas gerações sem esses problemas geneticos.
Se so forem criados gatos com lop, sem indicios de pkd e outras doenças normais nos persas, essas doenças acabavam por ser irradicadas... nao o caso de fiv e felv porque é uma doença comum a todos os gatos infelizmente...

Nao paga a mais pelo lop, paga a mais pela garantia de pureza e isenção de muitas doenças geneticas, ou pelo menos, menos predisposição para elas aparecerem.

Quanto a banhos, se for para manter um pêlo excepcional o ano todo, dê um por semana, que é o que eu faço, e qualquer criador faz.
No maximo dê de 15 em 15 dias, fora epoca exposições, que no seu caso nao se aplica, por isso no minimo um banho de 15 em 15 dias é o ideal para mantar o pêlo de um persa.
Dentro dos shampos, convem escolher o mais indicado para cada tipo e cor de pêlo. A maioria são shampos caros e nao encontra em portugal...

Quanto ao tosquiar, tambem nao sou contra, tenho uma persa de companhia que tosquio no verão.
No seu caso se sempre for para a frente com a ideia de cruzar as suas xpersa, vai ter de as tosquias na altura de elas parirem, pelo menos a barriga.

:wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
sasquatch
Membro Veterano

sexta dez 21, 2012 12:10 am

Ter mãe ou pai com lop é pouco!

Pelo menos nos cães não é nada e penso que nos gatos significará o mesmo, um animal sem lop. Que não pode ir a expos nem ser avaliado.

Não se pode dizer que não se teve essa "curiosidade" no inicio. Não é uma questão de ter curiosidade, é algo básico e fundamental....é como começar uma casa sem fazer fundações.
Debora20
Membro Veterano

sexta dez 21, 2012 12:49 am

sasquatch Escreveu:Ter mãe ou pai com lop é pouco!

Pelo menos nos cães não é nada e penso que nos gatos significará o mesmo, um animal sem lop. Que não pode ir a expos nem ser avaliado.

Não se pode dizer que não se teve essa "curiosidade" no inicio. Não é uma questão de ter curiosidade, é algo básico e fundamental....é como começar uma casa sem fazer fundações.
Sim nos gatos so um pai com lop também é a mesma coisa que nada!!
Mas o forista nao percebe que para fazer criação nao é so juntar dois gatos e pumba! Ate ja tem 4, dois machos e duas fêmeas... Tudo sem lop, e sem serem bons exemplares...
E nao percebe que em vez de os cruzar a toa, pode esterilizar/castrar e arranjar bons gatos de criação!! Ja que sabe admitir que adquiri-los sem lop, foi um erro, corrija-o...
O ah ja esta agora tem de ser... So tem se quiser!!
jorge91
Membro Júnior

sexta dez 21, 2012 1:19 am

Debora20 Escreveu:
sasquatch Escreveu:Ter mãe ou pai com lop é pouco!

Sim nos gatos so um pai com lop também é a mesma coisa que nada!!
Mas o forista nao percebe que para fazer criação nao é so juntar dois gatos e pumba! Ate ja tem 4, dois machos e duas fêmeas... Tudo sem lop, e sem serem bons exemplares...
E nao percebe que em vez de os cruzar a toa, pode esterilizar/castrar e arranjar bons gatos de criação!! Ja que sabe admitir que adquiri-los sem lop, foi um erro, corrija-o...
O ah ja esta agora tem de ser... So tem se quiser!!
Agradeço desde ja ter me esclarecido no comentário anterior.
Nao tenho 4 gatos, tenho 3, o creme não é meu,mostrei como exemplo. Eu sou estudante com paixao por estes animais, nao tive curiosidade inicial pois também ja sabia que nao tinha € para lop's, por tanto decidi ter sem lop numa fase inicial, e apesar de todos os defeitos que lhe estao a atirar para cima, são óptimos animais e com uma personalidade diferente de todos os outros gatos que tive de rua. Como devem compreender vivemos num mundo que ha do melhor ao pior, e por mais que digam que nao ha mercado para tudo se nao nem anuncios havia dos tais 'persas rafeiros'. Talvez graças a estes 'rafeiros' possa um dia ter com lop, sim porque quando nao há dinheiro para começar la no alto tem de se começar por baixo. Agora a questao de serem bons ou maus exemplares ja tem muito que se lhe diga, varia conforme os gostos.

E para que acabem as duvidas, nao tenciono que levem a mal ter dito jovem criador, prenderam se muito a essas duas palavras e desataram ha pedrada em mim e nos meus animais, coisa que nao é de pessoas minimamente civilizadas. Procuro aqui opinioes serias e nao pessoas que so estejam a tentar denegrir os animais dos outros por terem um ou mais que acham melhores ou que supostamente as fotos até falam por si. Ja se sabe que as fotos nunca fazem jus ao que sao na realidade.

Peço apenas que me enriqueçam com o vosso conheçimento e deixem as criticas negativas para voçes mesmos pois eu tambem nao critiquei ninguém.

Ja agora existe algum pdf ou site com informações de como de ser um bom persa em termos anatómicos? queria ter uma ideia mais concreta
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 21, 2012 1:39 am

nao tive curiosidade inicial pois também ja sabia que nao tinha € para lop's,
O preço do registo no LOP não é nada de especial... Pode é dizer que não tinha € para comprar um bom exemplar para reprodução de em criador em condições
Como devem compreender vivemos num mundo que ha do melhor ao pior, e por mais que digam que nao ha mercado para tudo se nao nem anuncios havia dos tais 'persas rafeiros'
Ninguém lhe diz que não ha mercado... Infelizmente ha!
Há porque há quem não sabe o que procura, há porque há quem não tenha a noção de que uma criaçao pode ser feita de varias maneiras, há porque ainda há quem pense que o registo no LOP é só um papel para exposições, ha porque etc, etc etc
Talvez graças a estes 'rafeiros' possa um dia ter com lop, sim porque quando nao há dinheiro para começar la no alto tem de se começar por baixo.
Na minha opiniao "isto" é uma coisa para ser bem pensada e bem feita. Poderia chamar "começar por baixo" se tivesse adquirido um exemplar registado que apesar de não ter qualidade de reprodutor que tivesse pontos fortes, se estivesse informado do que fazer, se fizesse os despistes, se tivesse algum objectivo que visasse melhorar a raça etc.
Mesmo assim considero que seria melhor juntar dinheiro e até lá ir recolhendo informação. Não acho bem usar os gatos que tem para criar e achar que é um bom ponto de partida...
Agora a questao de serem bons ou maus exemplares ja tem muito que se lhe diga, varia conforme os gostos.
Quando aqui se fala em bons ou maus exemplares não tem a ver com gostos não. Ser bonito ou feio isso sim tem a ver com gostos.
Um exemplar será bom ou mau dependendo das suas características. Se estas estiverem de acordo com o estalão da raça será um bom exemplar.
E para isto ser "determinado" poderá/deverá ser avaliado por juízes em varias expos.

Pense em estudar muito o assunto, recolher informação, recolher contactos, juntar dinheiro e condições... Depois sim pense em começar a criar.

Não lhe vai valer de nada, nem a si, nem há raça, nem aos gatos em geral, criar com os exemplares que tem agora...

(Desculpem qualquer coisa que possa soar mal... Mas as horas não ajudam :lol: )
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
jorge91
Membro Júnior

sexta dez 21, 2012 1:55 am

maraya Escreveu:
nao tive curiosidade inicial pois também ja sabia que nao tinha € para lop's,
O preço do registo no LOP não é nada de especial... Pode é dizer que não tinha € para comprar um bom exemplar para reprodução de em criador em condições
Como devem compreender vivemos num mundo que ha do melhor ao pior, e por mais que digam que nao ha mercado para tudo se nao nem anuncios havia dos tais 'persas rafeiros'
Ninguém lhe diz que não ha mercado... Infelizmente ha!
Há porque há quem não sabe o que procura, há porque há quem não tenha a noção de que uma criaçao pode ser feita de varias maneiras, há porque ainda há quem pense que o registo no LOP é só um papel para exposições, ha porque etc, etc etc
Talvez graças a estes 'rafeiros' possa um dia ter com lop, sim porque quando nao há dinheiro para começar la no alto tem de se começar por baixo.
Na minha opiniao "isto" é uma coisa para ser bem pensada e bem feita. Poderia chamar "começar por baixo" se tivesse adquirido um exemplar registado que apesar de não ter qualidade de reprodutor que tivesse pontos fortes, se estivesse informado do que fazer, se fizesse os despistes, se tivesse algum objectivo que visasse melhorar a raça etc.
Mesmo assim considero que seria melhor juntar dinheiro e até lá ir recolhendo informação. Não acho bem usar os gatos que tem para criar e achar que é um bom ponto de partida...
Agora a questao de serem bons ou maus exemplares ja tem muito que se lhe diga, varia conforme os gostos.
Quando aqui se fala em bons ou maus exemplares não tem a ver com gostos não. Ser bonito ou feio isso sim tem a ver com gostos.
Um exemplar será bom ou mau dependendo das suas características. Se estas estiverem de acordo com o estalão da raça será um bom exemplar.
E para isto ser "determinado" poderá/deverá ser avaliado por juízes em varias expos.

Pense em estudar muito o assunto, recolher informação, recolher contactos, juntar dinheiro e condições... Depois sim pense em começar a criar.

Não lhe vai valer de nada, nem a si, nem há raça, nem aos gatos em geral, criar com os exemplares que tem agora...

(Desculpem qualquer coisa que possa soar mal... Mas as horas não ajudam :lol: )
Tem razão em tudo o que disse, e sim as horas nao sao as melhores, mas eu por acaso tou de ferias da faculdade de momento.

No meu caso foi cometer o 'erro' para ter a noção que devia ter feito de outra forma, mas mesmo assim nao arrependo pois mesmo sem lop, estou contente com eles dou lhes do melhor e trato os como verdadeiros persas. Agora quanto aos exemplares de excelência terá de ser com o tempo. E comparado com o que anda aí tenho a certeza que teria exemplares bem mais atrativos que muitos que estao aí ha venda. E até la é ir percebendo melhor todos os pormenores que preciso saber para adquirir um óptimo exemplar com lop e boas caracteristicas.

Como é que estão definidos o estalão da raça?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 21, 2012 2:05 am

Ainda bem que estima os gatos que tem. É a atitude correcta sendo persa ou não.
Mesmo que os ache lindos e que ache que dariam gatinhos bonitos, acho que não deve criar como já expliquei acima.
Tem razão quando diz que pode ir aprendendo com eles, pode ir aprendendo a manter o pelo, a lidar com gatos, até mesmo a entrar no mundo das exposições (neste ponto não tenho a certeza. A minha ideia seria concorrer com eles como domésticos de pelo longo. Mas não sei se "passavam")
Agora não acho que por os ter, os deva usar para criaçao.
Quando diz que acha que conseguiria exemplares melhores que alguns que aí andam (que estão nas mesmas cinducoes que os seus, sem garantia de serem puros) acho que não é a maneira correcta de pensar. Se se quer tornar num bom criador não pode querer conseguir os melhores exemplares entre os piores mas sim os melhores entre os melhores (se e que me faço entender)

Os estalões das raças podem ser consultados no site da FIFE
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta dez 21, 2012 6:15 am

Quem se intitula de jovem criador não procede como tem feito e talvez esperando mais algum tempo conseguisse apenas 1 exemplar mas optimo.

Lamento que diga tentar com as suas gatinhas fazer algum dinheiro para depois ir comprar outros melhores pois são seres vivos que sentem e só vai conseguir "ganhar" alguns euros se as puser a ter ninhadas de seguida doutro modo impossivel mesmo mas recorde bem o que atrás está escrito a maioria dos persas são cesarianas e antes disso serem seguidos por Vet com exames assim pense quanto vai pagar por cesariana e se tiver o azar de apenas ficar com 2 gatuxos 1 deles pertence ao criador do pai dos mesmos e o outro fica consigo o que ganha depois de o vender?decerto terá prejuizo...mas desejo boa sorte a essas gatuxas.

O que chama de gatosd de rua são os SRD ou europeu comum e quem tenha de ambos pode comparar eu afirmo que os gatos SRD são aquilo que os donos fazem deles ou lhes ensinam...tenho por aqui de tudo um pouco e verdadeiras ternuras salvas da rua já em adultas, no entanto desde que há 17 anos tive a primeira doce persinha que fiquei super fã deles.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta dez 21, 2012 9:25 am

Aqui têm o estalão: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/EXO-PER.pdf
E vou deixar aqui a minha opinião e exemplo pessoal, pois à uns 4 anos atrás fiz exactamente o mesmo que o forista fez, mas com o cão. Não percebi a a importância do LOP nem tinha dinheiro para um cão em condições, então fui buscar a um criadeiro.
Depois de muito estudar e visitar exposições, percebi que seria um "atentado" cruzar o meu cão, que já está castrado sem nunca ter sido cruzado.
As raças existem porque respeitam um estalão, que levou anos a criar e muito trabalho de muitos criadores. Ao cruzarmos animais de má qualidade estamos a estragar isso tudo, até porque nesse mercado que diz que existe as pessoas não percebem nada de estalões ou de raças. São capazes de comprar um persa "de focinho comprido", mas isso não é um persa, é um rafeiro. Não é só uma característica, são caractaristicas que têm de ser respeitadas. Imagine que alguém se lembra de fazer Rottweillers de côr branca, deixam de ser Rottweiller, certo?
Não estou a acusá-lo de ter feito um erro, porque eu também passei pelo mesmo, acho que o erro só será cruzar os seus animais porque se já os têm resta-lhe tratar deles o melhor que poder durante muitos anos.
Quanto ao começar "por baixo" como diz não é boa opção, porque se quer entrar a sério na felinicultura não é a vender gatos sem LOP que alguma vez terá o respeito de alguém como criador. Com a sua primeira cruza irá começar a fazer o seu nome, e olhe que depois de asneiras feitas não é fácil de limpar.
Para finalizar posso-lhe dizer que como aprendi com o erro do cão, quando procurei um gato desta vez fiz-lo em condições. Veio de um bom criador, com LOP e com os exames todos. Como sou estudante também me demorou um bocado a juntar dinheiro para tal, mas não me arrependi nada em momento algum. Tenho um bom exemplar da raça que gosto, que posso levar a exposições e que é elogiada por juízes.
Em comparação posso-lhe até dizer que gasto mais num mês em veterinário com o cão que me foi barato só no acto da compra, do que com a gata num ano inteiro! Portanto, por experiência própria posso-lhe garantir que o barato sai caro.
Aconselho-o a castrar os seus gatinhos e a juntar mais algum tempo para se iniciar na criação, mas a fazer algo de que se orgulhe.
sasquatch
Membro Veterano

sexta dez 21, 2012 1:01 pm

É esta a essência do criadeirismo: fazer dinheiro com animais baratuchos, sem garantias, sem testes, sem registo de raça, que passam por animais de raça e servem para quem quer do bom mas não tem dinheiro, ter a ilusão de que também tem um gato de raça.

É triste. E é de quem não gosta de animais e muito menos da raça que se propôe criar.

Gosta de persas? Vá a expos, fale com criadores e juizes, leia sobre o assunto, informe-se sobre os riscos e os pontos fracos da raça.
Avalie bem custos de aquisição, manutenção, veterinário, etc. acrescidos das despesas inerentes a reprodução.

O mundo da felinicultura é fascinante mas não inclui entradas pela porta dos fundos....
Responder

Voltar para “Gatos”