Gatinho agressivo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cersei
Registado: terça dez 04, 2012 3:27 pm

segunda dez 31, 2012 5:33 pm

Olá
Tenho um gatinho com mais ou menos 4 meses que é muito agressivo. Morde-me (e ao meu namorado) as mãos até fazer sangue, atira-se às minhas pernas quando vou a passar, quando pego nele arranha-me logo...

A veterinária dele disse que ele precisava de uma companhia que lhe desse umas sapatadas para ele aprender.
Adoptei uma gata com 1 ano e meio e trouxe-a para casa. Ainda foi pior.

O gato (que é um piolho) é que anda atrás da gata, bate-lhe e anda constantemente a bufar. Já não sabemos o que fazer! :(
Já o borrifamos, damos palmadas secas, dizemos "não" com veemencia mas ele não nos respeita...
Vamos ter de devolver a gata porque a bichana anda cheia de medo do mais pequeno.
Por favor, digam-me o que posso fazer para ele ficar mais calmo. :cry:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jan 01, 2013 2:38 pm

o gato é novo e esse comportamento é normal. quanto mais agressivos forem, pior fica o gato.
a aceitação de outro gato não se faz no mesmo dia. precisa de tempo, paciencia e de preferencia, de os isolar no início
Cheila
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 10:24 pm

quinta jan 03, 2013 12:09 pm

Brinquem MUITO com ele, até ficar cansado. Usem uma daquelas canas de pesca com brinquedos na ponta ou daqueles brinquedos que são tipo uma luva grossa com coisas penduradas. Também podem atirar brinquedos ou bolas de papel, para ele correr atrás, ou usar um laser (cuidado com os olhos!). O que interessa é fazê-lo gastar as energias sem vos magoar.
Se vos magoar, empurrem-no firmemente (e imediatamente) para ele perceber que não gostaram e a brincadeira acabou temporariamente.
Outra coisa que pode ajudar é cortarem-lhe as pontas das unhas 1 vez por semana. É mais fácil cortar quando ele estiver sonolento e, se for preciso, com uma pessoa a segurar e a outra a cortar. Um poste para arranhar também ajuda.
Um brinquedo do tamanho dele, com que ele possa brincar à luta como se fosse um irmão também pode ajudar.
É possível que ele e a gatinha ainda não tenham tido tempo para se habituar um ao outro... É pena ela não dar umas patadas de volta :P
Provavelmente ele não deve ter passado tempo suficiente com a mãe... Elas é que os ensinam a serem sociaveis. Claro que também depende um pouco da personalidade de cada um, mas com um bocadinho de disciplina isso vai la :)
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta jan 03, 2013 3:40 pm

Ele não é agressivo. É um bebé. Esse comportamento é normal. Havia de ver as minhas mãos no dia a dia, quando o meu gato era bebé.

Quanto à sua gata bufar, é normal. Os meus gatos andaram assim durante duas semanas. Hoje são inseparáveis.

Vou fingir que nem li a parte de "devolver a gata".
RS
Cheila
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 10:24 pm

quinta jan 03, 2013 4:41 pm

Pois é :) Quando trouxe os meus 2 pequeninos para casa as minhas mãos andaram uma lastima nos primeiros meses. Até doía mexe-las! Mas sempre os achei muito meiguinhos. Estavam simplesmente a brincar. Agora já têm um ano e é raríssimo eu ficar com um arranhão.
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 4:49 pm

Exato.

Não pense em devolver a outra gatinha, por favor, fez-lhe um favor enorme ao adotá-la, não lhe tire agora a alegria de ter finalmente uma família. Não desespere e acredite que eles se vão dar bem. Apenas é preciso tempo, eles são animais, não pensam como nós...

O gatinho pode ser uma peste, mas todos são quando são bebés. Apenas temos de lhes dar tempo. Não mande água ao gatinho para o acalmar, só o tornam mais espevitado. Quando o meu abusava eu metia-o no chão, e se ele não acalmava, às vezes colocava-o noutra divisão durante uns minutos até ele acalmar. Comecei também a dar-lhe com um dedo no nariz (sem força, porque eles são muito sensíveis). O simples facto de lhe tocar no nariz já o chateava. Fazia isso ao mesmo tempo que dizia "Não!". Com o tempo ele aprendeu o significado do não. Hoje em dia só preciso de dizer "Não!" quando ele faz asneira, que ele pára logo ;)

Tenha paciência... Eles são assim mesmo!
RS
Cersei
Registado: terça dez 04, 2012 3:27 pm

sexta jan 04, 2013 10:04 am

kelinhapbl Escreveu: Vou fingir que nem li a parte de "devolver a gata".
Acha que quero devolver a gata? Que o faço com prazer? Pensei nisso porque estou com pena dela. Ela é uma joia de gata, extremamente meiga e eu levei-a para uma casa onde existe um gato que só lhe bate e morde. Prefiro ser eu a levar as mordidelas do que sujeitar a pobre da gata a isso.

Obrigada às outras pessoas pelas respostas.
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jan 04, 2013 11:19 am

Antes de agradecer só às outras pessoas pelas respostas, talvez deva perder tempo a ler melhor todas as respostas que lhe dei. Está a fazer mal à gata é se a devolver. E ponto final. E leia as coisas por inteiro antes de formular respostas, que foi o que eu fiz também.
RS
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sexta jan 04, 2013 8:19 pm

Quando levei o meu gato para casa (com 4 meses), a minha gata ficou doida, estava comigo à um ano e sozinha, chegou o pequenito que tomou conta de tudo dela (wc, comida, brinquedos e até a cama), foi uma loucura durante 3 semanas apenas se toleravam, foi muito dificil, mas nunca pensei em voltar a abandonar o pequeno abandonado....

Ainda hoje a gata bufa quando andam a brincar, pois enerva-se e bufa, mas ele nem liga nenhuma....

Tenha paciência, pois quem tem gatos tem que saber ter muita e tem que ter a noção que os gatos são muito donos do seu nariz e com personalidades muito próprias....
Devemos ajudar sempre os animais
ARibeiro1990
Membro
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm

sexta jan 04, 2013 9:50 pm

Não fique assustada, é perfeitamente normal que o gato residente reaja assim. Eu falo por experiência própria pois tenho o gato mais ciumento à face da terra. Quando trouxe a primeira gata cá para casa ele ainda não estava castrado por isso não reagiu tão mal, mas mesmo assim ainda ficou amuado por uns bons dias. Com a segunda gata já foi pior, ele já estava castrado por isso não gostou muito da ideia de ter uma nova amiga. Já lá vai um ano e tal e ele ainda não a suporta, bufa-lhe e da-lhe com a pata, sempre que se lembra, mas ele não a magoa não há razão para preocupações, nas alturas boas até consegue suporta-la e deixar que ela lhe dê uma lambidelas nas orelhas:). Cada caso é um caso e até pode ser que daqui a uns dias os seus gatinhos já durmam abracadinhos. Tem é de dar mais atenção ao gato em vez de repreende-lo pois isso só piora a situação.
Responder

Voltar para “Gatos”