Preciso de ajuda..gatinhos assustados

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

segunda jan 14, 2013 6:57 am

Bom dia a todos,
estou a ser FAT de 2 gatinhos com cerca de 6 meses, que foram acolhidos em Agosto de 2012.
São dois gatos lindos, mas muito assustados, estiveram uns tempos no abrigo, mas nunca foram gatos de se deixar tocar, o macho quando adoeceu em Dezembro e foi na altura em que o conseguimos apanhar para levar ao vet, nessa altura ficou cerca de 1 semana no vet para também se tentar socializa-lo e dar a medicação, enquanto esteve doentinho pedia mimos e vinhar ter ás grades com a vet e a assistente, mas quando ficou bem começou a atacar e nessa altura achamos por bem traze-lo para a minha casa para o quarto dos penduritas..mas não está a correr nada bem :cry: :cry: :cry: foge sempre que entro no quarto, sempre que me tento aproximar bufa e foge desalmadamente, não quero andar no quarto a correr atrás dele para não o stressar mais..mas estou a perder as forças para o conquistar :cry: :cry:
Agora foi a vez da irmã, tenho que lhe colocar umas gotas num dos olhos todos os dias, está numa transportadora daquelas de grades e é bem espaçosa tem lá tudo o que lhe faz falta, nos primeiros dias e apesar de bufar ainda consegui pegar nela e colocar as gotas, mas agora não estou a conseguir e estou a ficar desesperada e por isso venho pedir ajuda a quem já tenha passado por uma situação destas, o que posso fazer para ganhar a confiança destes gatinhos maravilhosos :?: :( :( :(

Obrigada
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda jan 14, 2013 9:52 am

Diabinhos portanto... :twisted:

eu não consigo ajudar, nem para sociabilizar a minha gata que já está sociabilizada presto!!!!!

Mas deixo aqui a minha solidariedade, porque vais precisar para domar essas feras!!! :wink:
Boa sorte Luna!
Lunabloom
Membro Veterano

segunda jan 14, 2013 10:23 am

Obrigada lucci :wink:

o problemas aqui acho que foi eles já terem chegado assustados, mas como não havia FAT, e eu que infelizmente sou a única cá para gatos, estava com outra ninhada em casa e não pude ficar com eles :( , agora temo o pior que não os consiga acalmar :( , tenho vist "n" de coisas mas queria saber algumas opiniões de quem usou p.e. Feliway ou Florais de Bach..
Não sei mesmo estou a ficar esgotada e sem melhoras, e o que preocupa mais é a gatinha que tenho de colocar gotas no olhinho..já pedi ajuda á minha mãe para logo tentarmos as 2 uma segura e outra limpa e coloca gotinhas..é a melhor solução neste momento..mas a minha mãe tem um pouco de receio de levar umas arranhadelas ou dentadas..e eu tb..não é uma gatinha pequena já tem cerca de 6 meses...é natural o receio :( :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 14, 2013 11:54 am

Entre no quarto vezes e vezes sem conta e se possível, leve um livro para se entreter, sente-se no chão e leia... quanto mais tempo estiver no quarto sem tentativas de os agarrar, melhor! Eles precisam de se aperceberem que não estão "ameaçados" de cada vez que lá vai! Quanto ao tratamento da gata, ao olhos, aí é que já a porca torce o rabo, como se costuma dizer, porque o tratatento não deve ser interrompido (presumo que seja A.B.).
Enquanto no quarto, ao fim de variadas vezes de lá ir, pode começar a atirar, ao gato que está livre, grãos de ração para junto dele, devagarinho, pelo chão, para ver se ele os panha?! mesmo que não os apanhe, não faz mal pois assim que virar costas ele irá come-los. O ideal é quando numa dessas vezes...ele os coma, um a um, na sua frente, pois será já sinal de estar a "enturmar"... Também pode (não para já, mais tarde), levar um cordel com algo na ponta, uma pena de ave, por exemplo, ou uma bolinha de papel de prata, e ir puxando o cordel até o desafiar... Tem mesmo que o cativar.
Para a gata, não pode logo ir "de arma apontada"; vulgo: a medicação para lhe colocar. terá que falar baixinho para ela, levar alguns grãos de ração na mão e tentar que ela os coma da sua mão, ou pelo menos que os cheire. Não coloque logo a pomada, mesmo que ela os coma... porque se o fizer, ela vai associar que comendo, leva com "aquela coisa que a espanta..." e da próxima já nem a deixa aproximar-se. Vá fazendo isto, intercalando com a tentativa de lhe fazer uma festinha. Ao fim de variadas vezes... pode ser que ela entretanto confie mais, para poder, então, depois, agará-la pelo cachaço e colocar-lhe a medicação...
Se puder comprar o Feliway (difusor) e colocar no quarto onde eles estão, era muito bom para os acalmar.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em segunda jan 14, 2013 6:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lunabloom
Membro Veterano

segunda jan 14, 2013 12:08 pm

Obrigada leonilde pela resposta,
acho que o problema com a gatinha foi esse mesmo como tenho que colocar as gotas várias vezes, ela já sabe que quando lá vou ao quarto a maioria das vezes é para o tratamento :( .
O feliway chega amanhã durante o dia..espero que resulte...sinceramente acho que é a minha última chance com eles :( :( , vou tentar passar mais tempo sozinha com eles no quarto..principalmente quando lhes vou por comidinha e fico lá mais um pouco e já vejo se comem na minha presença pois não costumam..mas a ver vamos..

Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 14, 2013 6:50 pm

De nada.
Estou segura que o difusor vai ajudar :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cersei
Registado: terça dez 04, 2012 3:27 pm

sexta jan 18, 2013 3:46 pm

leonildecarvalho Escreveu:Se puder comprar o Feliway (difusor) e colocar no quarto onde eles estão, era muito bom para os acalmar.

Leo
Desculpem estar a meter-me na conversa mas será que me podia dizer onde posso comprar esse difusor? Já estive a ver o site deles e parece ser a solução para os meus dois gatos. :)
Muito obrigada
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 18, 2013 4:29 pm

É vendido em clínicas veterinárias, mas nem em todas. A minha recomendação é que ligue antes de se deslocar.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 18, 2013 4:36 pm

Lunabloom, já tive uma ou duas ninhadas de "pestinhas" e a minha experiência é que eles mudam quando passam a ter mais contacto com as pessoas e são integrados em pleno num lar.

O problema é que nós somos FAT, mantemo-los à parte e, normalmente, essa integração e esse maior convívio só acontece quando eles são adoptados. Mas, por sua vez, a adopção destes gatinhos acaba por ser mais complicada, exactamente porque são assustados e fogem ou tentam intimidar-nos... e a grande maioria das pessoas prefere gatos meiguinhos logo à partida.

É um círculo vicioso. :roll:

Acho boas as sugestões da Leonilde, da maior permanência na divisão onde eles estão e do difusor, de que se diz dar bons resultados na maior parte dos casos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Lunabloom
Membro Veterano

terça jan 29, 2013 9:37 am

Olá,
só agora vi os seus comentários Tassebem, não tenho tido muito tempo para vir cá, quando venho é só de passagem :wink:

A gatinha felizmente está bem do olhinho embora tenha perdido a visão :( , o menino desde que soltei a irmã já não se esconde tanto, estão co o difusor ligado e só ela é que bufa :wink: , mas ao mesmo tempo é a que se aproxima mais de mim, embora sempre a resmungar :P
Para a apanhar para vermos o olhinho teve de ser com a ajuda de um comprimido, está magrita pesa 1.450kg apesar de já ter 6meses, estou um pouco preocupada com isso, mas comem bem os cócós são normais brincam muito pois está sempre tudo de pernas para o ar no quarto :evil: :evil: , só não posso aspirar tenho medo que se assustem :|
Enfim um dia de cada vez :wink: :wink:
Obrigada a todas pelas dicas :wink:
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

domingo abr 28, 2013 4:37 pm

Noticias destes meninos? :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”