Duvida sobre reproduçao de persas
Moderador: mcerqueira
Por curiosidade queria saber se há problema de cruzar persas da mesma familia...por exemplo filho/mãe ou filha/pai.
Outra coisa quando se compra um macho qualidade criação se o macho não reproduzir, o que fazem os criadores? Dão outro gato? É comum um gato persa não ser bom "cobridor"?
Outra coisa quando se compra um macho qualidade criação se o macho não reproduzir, o que fazem os criadores? Dão outro gato? É comum um gato persa não ser bom "cobridor"?
Qual é o objectivo de cruzar animais parentes? Quando faz cruzamentos consanguíneos está a apurar características presentes nos dois gatos, mas está também a apurar possíveis problemas de saúde que só se manifestam em homozigotia.fm88 Escreveu:Por curiosidade queria saber se há problema de cruzar persas da mesma familia...por exemplo filho/mãe ou filha/pai.
Este tipo de cruzamentos fazem-se quando uma raça está em risco, para assim aumentar o número de indivíduos. Agora com tanto persa que anda para aí, não há vantagem absolutamente nenhuma em fazer tal coisa.
Alguém que se possa chamar minimamente de criador não faz estas coisas.
Quanto ao gato para criação, depende do tipo de contrato que fizer aquando a compra. Acho que se for comprovada a esterilidade do animal, o criador deve sim dar outro gato. Se não for comprovado, ou possível comprovar medicamente tal coisa, o criador não tem de dar outro gato porque muitos outros factores podem ser motivo da "falta de vontade" do macho como o ambiente, a presença de outros machos, a incompatibilidade com as fêmeas, etc...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Se comprou 1 animal de companhia é isso mesmo e apenas,alem de que se foi comprado numa criadora fica tambem com o compromisso escrito da esterilização para o seu animal vendido como de companhia e não de reprodução,o papel dos criadores é criar e apurar ,cruzar animais á toa só pode dar borrada mesmo.fm88 Escreveu:Por curiosidade queria saber se há problema de cruzar persas da mesma familia...por exemplo filho/mãe ou filha/pai.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Só mais uma coisa, quem precisa de colocar estas questões num fórum não deve nunca reproduzir os seus animais.
Acho que as coisas devem ser ditas com mais cordialidade e menos arrogância e critica! Julgo que este e um espaço de partilha e não de critica...
Compreendo que quem, de facto, gosta de lidar com animais se preocupa com o facto de o que podem fazer com eles, e dos erros que podem cometer... Mas acho que existem formas mais adequadas de o expressar.
Em primeiro lugar eu não disse que iria reproduzir, para além do que a minha gata não tem idade para isso, nem eu tenho condições, nem o conhecimento necessario para tal. Conclusões precipitadas!
Em segundo, eu coloquei a questão porque na altura que andei a fazer pesquisas para comprar um gato persa falaram me de um criador que tem imensos gatos e que não se controlava bem quem era filho de quem e daí possíveis consanguinidades.
Em terceiro, acho que não ha problema nenhum estar informada... Informação a mais nunca fez mal a ninguem. Vale mais isso que ser ignorante sobre o assunto!
Compreendo que quem, de facto, gosta de lidar com animais se preocupa com o facto de o que podem fazer com eles, e dos erros que podem cometer... Mas acho que existem formas mais adequadas de o expressar.
Em primeiro lugar eu não disse que iria reproduzir, para além do que a minha gata não tem idade para isso, nem eu tenho condições, nem o conhecimento necessario para tal. Conclusões precipitadas!
Em segundo, eu coloquei a questão porque na altura que andei a fazer pesquisas para comprar um gato persa falaram me de um criador que tem imensos gatos e que não se controlava bem quem era filho de quem e daí possíveis consanguinidades.
Em terceiro, acho que não ha problema nenhum estar informada... Informação a mais nunca fez mal a ninguem. Vale mais isso que ser ignorante sobre o assunto!
fm88, este forum é um lugar de partilha de conhecimentos e opiniões, mas não precisa de ver muitos tópicos para perceber que todas as semanas aparecem aqui com questões destas, com o único objecto de criar para ganhar dinheiro. Por isso as foristas mais experientes já reagem de uma forma menos simpática e mais directa, porque a conversa é "sempre a mesma".
Quando a fm88 colocou esta questão, imaginei que fosse algo parecido com a situação que acabou de descrever tendo em conta a sua participação no forúm anteriormente. Mas quem vem para um forúm publico está sujeito a opiniões e a suposições quando a história não é bem explicada desde início. Para a próxima vez mais vale explicar a história toda para não haver suposições e mal-entendidos, com respostas mais directas.
E quanto à sua pergunta, tal como eu já disse anteriormente, a consanguinidade é sempre indesejável.
Quando a fm88 colocou esta questão, imaginei que fosse algo parecido com a situação que acabou de descrever tendo em conta a sua participação no forúm anteriormente. Mas quem vem para um forúm publico está sujeito a opiniões e a suposições quando a história não é bem explicada desde início. Para a próxima vez mais vale explicar a história toda para não haver suposições e mal-entendidos, com respostas mais directas.
E quanto à sua pergunta, tal como eu já disse anteriormente, a consanguinidade é sempre indesejável.
Mi_xen, compreendo a situação... Eu apaixonei-me pela raça e também condeno quem anda aí a fazer disparates a estragar a raça e a passar doenças como o PKD entre a raça... Mas ha que ter em atenção a forma como se diz as coisas, so isso.
Estão num outro tópico que abri 
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... a&start=75
Ela agora ja esta maiorzita

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... a&start=75
Ela agora ja esta maiorzita

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Eu escrevo sempre o que acho, sem paninhos quentes.
Porque amo a raça, fico possessa com quem usa gatos de pêlo comprido para ganhar dinheiro à custa deles. A esmagadora maioria nem sequer são Persas ou são-o de linha antiga e não devem ser reproduzidos.
Reproduzir uma raça é no mínimo fazê-lo de acordo com o estalão e no máximo ideal, melhorá-la.
O inbreeding deve ser evitado ou deixado a quem conhece a sua linha há anos e anos e sabe o que está a fazer.
Porque amo a raça, fico possessa com quem usa gatos de pêlo comprido para ganhar dinheiro à custa deles. A esmagadora maioria nem sequer são Persas ou são-o de linha antiga e não devem ser reproduzidos.
Reproduzir uma raça é no mínimo fazê-lo de acordo com o estalão e no máximo ideal, melhorá-la.
O inbreeding deve ser evitado ou deixado a quem conhece a sua linha há anos e anos e sabe o que está a fazer.
Compreendo perfeitamente. Antes de a ter eu não entendia isso de melhorar a raça e serem todos xpto. So depois de conhecer a minha Safira é que entendo o porquê de tudo... Apaixonei-me pela raça e isso elevou-me o pensamento sobre o assunto.
Eu hoje vejo anuncios no olx e até me rio... Tudo é gato persa puro!.. E ate ja vi la um numa coisa que parece galinheiro! Na altura que queria comprar mandei varios emails para vendedores e perguntava sobre o teste do PKD e nem disso sabiam. Isto é um verdadeiro atentado!
Por isso, Water, compreendo perfeitamente a tua raiva a essas pessoas... but I am not one of them
Eu hoje vejo anuncios no olx e até me rio... Tudo é gato persa puro!.. E ate ja vi la um numa coisa que parece galinheiro! Na altura que queria comprar mandei varios emails para vendedores e perguntava sobre o teste do PKD e nem disso sabiam. Isto é um verdadeiro atentado!
Por isso, Water, compreendo perfeitamente a tua raiva a essas pessoas... but I am not one of them

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Forista fm88 o que eu disse foi a realidade e se não errarmos nunca aprendemos nada na vida que é mesmo a melhor escola, acredito que essa linda gatinha vai ser muito amada e que esses trafulhas mais tarde ou mais cedo terão de terminar essas negociatasna sombra dos pobres animais.
Desejo que ela seja sempre saudavel e feliz
Desejo que ela seja sempre saudavel e feliz

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>