Olá Boa noite
tenho um gatinho com cerca de três anos, trouxe-o da rua ainda bebé, desde ai reparou-se que era um gatinho muito assustadiço, mas meiguinho dormia connosco, passado uns meses reparei que ele deixou de ronronar, e cerca de um ano para cá tornou-se extremamente agressivo, atira-se aos donos sem razão aparente, sera que a castração pode influenciar o comportamento agressivo?
é que esta situação esta-se a tornar muito complicada, e insustentável pois aqui em casa anda tudo com receio do proximo ataque, sinceramente não sei o que fazer.
Gato agressivo
Moderador: mcerqueira
não tenho muita experiência, a minha sempre foi um doce, só em gatos de rua mas quando nos mostramos uma má reacção eles percebem logo... se voces mostram que têm medo dele ele ira continuar a reagir assim, na minha opinião, mas aconselhe-se com o seu vet...
-
- Membro
- Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Depende. Isso tanto pode ser o stress por ele não estar esterilizado, como pode ser mesmo o feitio dele que é complicado. Mas eu tentava a esterilização porque normalmente eles acalmam bastante. Concordo com a parte de mostrar medo ser pior, a minha Guna também tem um feitio complicado. Acho que foi por ter sido tirada muito cedo da mãe, ela agora é um bocadito desconfiada e tem a mania de atacar também quando é contrariada, mas só o faz comigo porque eu não sou muito assertiva, com o meu namorado já é diferente ela já não tem tanta treta:)
o meu gato tem 2 anos e eu reparei nele os mesmos sinais que descreveu do seu. o ser assustadiço, mas ser inicialmente meiguinho e o facto de ter deixado de ronronar.. ele tornou-se bastante agressivo também.
só à muito pouco tempo, é que o castrei, não só como tentativa de o acalmar nesse aspecto, mas também como forma de não miar toda a noite e tentar fugir de casa.
sem dúvida que ficou mais calmo e meigo, mas o feitio dele é mesmo este e o melhor mesmo é ser assertiva e mostrar que não é ele que "manda".
só à muito pouco tempo, é que o castrei, não só como tentativa de o acalmar nesse aspecto, mas também como forma de não miar toda a noite e tentar fugir de casa.
sem dúvida que ficou mais calmo e meigo, mas o feitio dele é mesmo este e o melhor mesmo é ser assertiva e mostrar que não é ele que "manda".
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jan 17, 2013 11:43 pm
Olá,
O meu gato também nasceu na rua e quando o fui buscar era muito meigo e calmo. Com o tempo e conforme foi crescendo também começou a ficar mais agressivo, não comigo nem com o meu companheiro, mas com outras pessoas. Ninguém lhe pode tocar, só nós. Eu considero que isso é personalidade do gato, com o tempo ele vai-se habituar às pessoas com quem contacta todos os dias, mas quem for de fora talvez continue assim. No meu caso, ele passou por tanto quando era novo que tem medo de quem não conhece e não confia.
Tenha paciência e demonstre afecto.
Bjs
O meu gato também nasceu na rua e quando o fui buscar era muito meigo e calmo. Com o tempo e conforme foi crescendo também começou a ficar mais agressivo, não comigo nem com o meu companheiro, mas com outras pessoas. Ninguém lhe pode tocar, só nós. Eu considero que isso é personalidade do gato, com o tempo ele vai-se habituar às pessoas com quem contacta todos os dias, mas quem for de fora talvez continue assim. No meu caso, ele passou por tanto quando era novo que tem medo de quem não conhece e não confia.
Tenha paciência e demonstre afecto.
Bjs