gatos - castrar ou nao?
Moderador: mcerqueira
Boas. Tenho um gato persa exotico com 6 meses e a veterinária aconselhou a castrar/esterilizar o gato. O gato vive num apartamento e nao penso fazer criação.
Devo castrar o gato? Ouvi dizer que tem vantágens para a saúde do gato como evitar certos tumores. É uma operaçao dolorosa para o gato?
Gostava da vossa opiniao, obrigado
Devo castrar o gato? Ouvi dizer que tem vantágens para a saúde do gato como evitar certos tumores. É uma operaçao dolorosa para o gato?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am
Eu seguiria o conselho da veterinária e esterilizaria o gato.
Aqui em casa vivem 5 gatos machos e estão todos castrados (e duas gatas, que também estão esterilizadas).
Aqui em casa vivem 5 gatos machos e estão todos castrados (e duas gatas, que também estão esterilizadas).
Os gatos têm tendência para começar a marcar território, mesmo estando dentro de casa.CarlosRS Escreveu:Boas. Tenho um gato persa exotico com 6 meses e a veterinária aconselhou a castrar/esterilizar o gato. O gato vive num apartamento e nao penso fazer criação.
Ou seja daqui a uns meses é provável que ele comece a urinar pela casa o que é bastante desagradável.
A castração dos machos é mais "fácil" que a esterilização das fêmeas e o pós operatório é mais simples.
O meu gato, no dia seguinte á operação, já estava "normal".
Sobre vantagens e desvantagens: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/esteril ... _gatos/491
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Castrar para bem do animal, até porque conviver com um gato macho inteiro dentro de casa pode tornar-se complicado...
A criadora não fez contrato a especificar a obrigatoriedade de castrar?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Dino, o gato veio de uma loja.dinodane Escreveu:Castrar para bem do animal, até porque conviver com um gato macho inteiro dentro de casa pode tornar-se complicado...
Tópico antigo: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1679984
Parece que neste forum um gato rafeito ou vindo de uma loja...ou que nao venha do CFP não é gatomi_xen Escreveu:Dino, o gato veio de uma loja.dinodane Escreveu:Castrar para bem do animal, até porque conviver com um gato macho inteiro dentro de casa pode tornar-se complicado...
Tópico antigo: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1679984
Nao énem nunca foi minha intenção discriminar o seu gato. O senhor fez asneira na compra e percebeu tarde demais. Não me pareceu em momento algum que fosse gostar menos do gato por ter percebido que ele não tem LOP, eo gato não tem culpa disso. Tem o direito de ser bem tratado até ao fim da sua vida. Eu também ja passei pelo mesmo à uns anos e tenho um rafeiro de raça muito feliz.
Disse que o gato veio de uma loja para justificar a falta de contrato de compra e também a falta de conselhos e apoio por parte do criador que é habitual quando se compra um animal a um bom criador.
Disse que o gato veio de uma loja para justificar a falta de contrato de compra e também a falta de conselhos e apoio por parte do criador que é habitual quando se compra um animal a um bom criador.
Peço desculpa por ter reagido daquela maneira entaomi_xen Escreveu:Nao énem nunca foi minha intenção discriminar o seu gato. O senhor fez asneira na compra e percebeu tarde demais. Não me pareceu em momento algum que fosse gostar menos do gato por ter percebido que ele não tem LOP, eo gato não tem culpa disso. Tem o direito de ser bem tratado até ao fim da sua vida. Eu também ja passei pelo mesmo à uns anos e tenho um rafeiro de raça muito feliz.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
a minha opinião: sim, castre.
o meu vai ficar sem os tintins no próximo fim-de-semana
não é uma cirurgia complicada, nem muito dolorosa. os primeiros dias são os menos bons, mas rapidamente recuperam. principalmente no caso dos machos.
o meu vai ficar sem os tintins no próximo fim-de-semana

não é uma cirurgia complicada, nem muito dolorosa. os primeiros dias são os menos bons, mas rapidamente recuperam. principalmente no caso dos machos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
Francamente Rickdf, colocar no meu ecran um inseto a andar
.
Quanto à castração só encontro vantagens, ainda não consegui perceber é se existe alguma desvantagem
.

Quanto à castração só encontro vantagens, ainda não consegui perceber é se existe alguma desvantagem

Clara
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Os meus gatos e gatas são castrados, e o meu cão também, pelos motivos acima apontados, porque me seria impossível acolhê-los todos se assim não fosse, porque é melhor para a sua saúde e porque é melhor para o seu bem-estar.
Só deste último ponto de vista, o do bem-estar: para quê manter inteiro um animal que não pode satisfazer o seu instinto sexual? Acho uma crueldade.
Procuro seguir os conselhos da veterinária quanto ao melhor momento: gatas, antes do primeiro cio, se possível (cerca dos seis meses); gatos, por volta do ano de idade/logo que começar a fazer marcação de território.
Nalgumas raças, a maturidade sexual acontece mais tarde. Tenho um Bosques que só a atingiu cerca dos dois anos, e foi só nessa altura que o castrei. Não sei como é em relação aos exóticos.
Se hoje é uma operação relativamente simples e não dolorosa para as gatas, com as costuras internas, para os gatos é-o ainda mais. Esta semana levei a esterilizar uma gatinha que dei em adopção e, no dia seguinte, para grande preocupação da dona, já ela andava aos pinotes como se não fosse nada com ela.
Só deste último ponto de vista, o do bem-estar: para quê manter inteiro um animal que não pode satisfazer o seu instinto sexual? Acho uma crueldade.
Procuro seguir os conselhos da veterinária quanto ao melhor momento: gatas, antes do primeiro cio, se possível (cerca dos seis meses); gatos, por volta do ano de idade/logo que começar a fazer marcação de território.
Nalgumas raças, a maturidade sexual acontece mais tarde. Tenho um Bosques que só a atingiu cerca dos dois anos, e foi só nessa altura que o castrei. Não sei como é em relação aos exóticos.
Se hoje é uma operação relativamente simples e não dolorosa para as gatas, com as costuras internas, para os gatos é-o ainda mais. Esta semana levei a esterilizar uma gatinha que dei em adopção e, no dia seguinte, para grande preocupação da dona, já ela andava aos pinotes como se não fosse nada com ela.
Última edição por Tassebem em domingo fev 17, 2013 11:53 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Eu também sou a favor da castração em gatos, tendo estes a vantagem de ser uma cirurgia muito mais simples do que nas fêmeas, com um pós-operatório muito menos complicado.
Sinceramente não conheço nenhuma desvantagem relacionada com a castração de gatos, e as vantagens são as que se sabem: a nível de fugas, de marcação de território, de miados em busca de parceira, etc...
Sinceramente não conheço nenhuma desvantagem relacionada com a castração de gatos, e as vantagens são as que se sabem: a nível de fugas, de marcação de território, de miados em busca de parceira, etc...
Tenho lido bastante sobre o assunto e ja li que os gatos devem ser castrados por volta dos 6 meses...e tambem ja li que devem ser mais tarde por volta de 8 meses a 1 ano. Será que o gato ao ser castrado aos 6 meses pode ser negativo?Tassebem Escreveu:Os meus gatos e gatas são castrados, e o meu cão também, pelos motivos acima apontados, porque me seria impossível acolhê-los todos se assim não fosse, porque é melhor para a sua saúde e porque é melhor para o seu bem-estar.