Bebedouro motorizado FVM.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

domingo jan 13, 2013 9:25 pm

Bom dia gente.

Para aumentar a ingestão de água pelas minhas gatas (e ver se diminui a fixação de uma delas pela torneira da pia do banheiro) fui atrás de bebedouros/fontes motorizados para gatos.

Mas os que achei eram BEM caros e não dispunham de um reservatório satisfatório de água.

Mas como bom brasileiro não desisto nunca e se um problema não tem uma solução que se crie.

Como sou entusiasta de aquarismo (e dos Faça Você Mesmo que acompanham o hobby) resolvi adaptar um filtro rudimentar (usado para emergências no hobby) e fazer um bebedouro com um pote de mantimento.

Imagem

É um pote para sete litros, (mas coloco dois a três litros), inverti a tampa e furei nas partes "mais altas" (para assim fazer um "prato" onde se acumula a água) e com um corpo de caneta (moldado no fogo) fiz uma "torneira".
Apesar de ser um pote de sete litros uso só de dois a três litros, para assim haver um queda d´água que "oxigena" e promove uma sensação de frescor ao ingeri a água.

Imagem

Para circular a água fiz uso de uma bomba submersa (vazão de 60 a 140 l/h) 220v, uma mangueira de chuverinho de banheiro e de um corpo de caneta.
Na bomba eu coloquei um filtro usando um tubo para filtro biológico de fundo e um chumaço de perlon/manta acrílica usada em filtragem mecânica em filtros para aquários (pretendo mais para frente colocar um pouco de carvão ativado para deixar a água sempre puríssima).

Imagem

Quando esquenta demais coloco ao sair e ao voltar pedras de gelo, caso não água do purificador de água e a cada 4-7 dias eu desmonto e lavo tudo (e troco o perlon).

O pote está transparente (para melhor ver o nível da água), mas penso em encapar com papel contact preto (deixando um filete do pote sem para acompanhar o nível da água).

O "prato/base" para vasos está lá para facilitar manutenções.

Saiu bem mais em conta, por ser montado por mim sei cada peça (e como troca-la em caso de defeito) e disponho de um sistema de depuração e filtragem pratico.
Uma outra opção seria conservar o pote e utilizar um filtro de aquário:
Imagem
Mas aí teria de deixar o pote bem mais cheio (para o caso de acabar a força o filtro possa reinicar sem problemas).
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 14, 2013 6:48 pm

Já ontem tive a oportunidade de ler este tópico mas depois passou-me...
Beeeeeeeeeeeeeeem, está um engenho digno de parabéns :wink: Muito útil, nada dispendioso e mais ou menos fácil para quem tenha tempo e habilidade. Muito bom, mesmo!

Os meus parabéns e obrigada pela partilha.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta fev 14, 2013 3:00 pm

Olhem, mesmo com esse bebedouro uma das minhas gatas cisma (aliás insiste :roll: ) em beber água da torneira do banheiro.

Tem algum problema entre gatos e o cloro da água encanada?
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta fev 14, 2013 4:56 pm

os meus gatos só bebem agua da torneira e tá tudo fino! 8)
correij
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 3:00 pm

quinta fev 14, 2013 9:09 pm

Tenho assim um pouco mais simples!

Imagem
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sábado fev 16, 2013 4:21 pm

O que tem dentro do vaso, pedrinhas?

Parece muito bom, teve sucesso?
Devemos ajudar sempre os animais
CarlosRS
Membro Júnior
Registado: quinta jan 17, 2013 11:04 pm

segunda fev 18, 2013 7:11 pm

ando precisamente à procura de um bebedouro desse genero, com agua em movimento para estimular o gato a beber agua....mas até agora o mais barato que vi custava mais de 50 euros :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 19, 2013 11:27 am

Comprei um na semana passada e os meus gatos, TODOS, ao contrário do que eu pensava, não lhe ligaram nenhuma. Preferem beber quando a bica está parada. Enfim...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
correij
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 3:00 pm

terça fev 19, 2013 9:44 pm

São só precisas 3 coisas:
bomba de água, a mais fraca é suficiente
um recipiente, no caso é um vasinho de vidro
e pedrinhas de aquário

a minha olivinha adora, mesmo desligado vai lá muitas vezes beber água
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo fev 24, 2013 11:11 am

Tenho um que mandei vir de Barcelona e que custou à volta dos 50 euros. O Felini adorava beber da torneirinha, o Xico só bebe do recipiente em baixo.
Só resulta para os que gostam de ir às torneiras da casa...
Janaa
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 8:49 pm

sábado mar 02, 2013 2:25 am

Graças aos post's colocados neste tópico e "copiando" a ideia, hoje fiz um para o meu bichano! :D
Aparentemente adorou a ideia!

Obrigada a todos! 8)

Imagem
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sexta mar 15, 2013 7:45 pm

Comprei um que me custou 40 e tal euros, o Felini gostava muito mas o Xico não lhe liga.

Vou vende-lo.
Responder

Voltar para “Gatos”