Para aumentar a ingestão de água pelas minhas gatas (e ver se diminui a fixação de uma delas pela torneira da pia do banheiro) fui atrás de bebedouros/fontes motorizados para gatos.
Mas os que achei eram BEM caros e não dispunham de um reservatório satisfatório de água.
Mas como bom brasileiro não desisto nunca e se um problema não tem uma solução que se crie.
Como sou entusiasta de aquarismo (e dos Faça Você Mesmo que acompanham o hobby) resolvi adaptar um filtro rudimentar (usado para emergências no hobby) e fazer um bebedouro com um pote de mantimento.

É um pote para sete litros, (mas coloco dois a três litros), inverti a tampa e furei nas partes "mais altas" (para assim fazer um "prato" onde se acumula a água) e com um corpo de caneta (moldado no fogo) fiz uma "torneira".
Apesar de ser um pote de sete litros uso só de dois a três litros, para assim haver um queda d´água que "oxigena" e promove uma sensação de frescor ao ingeri a água.

Para circular a água fiz uso de uma bomba submersa (vazão de 60 a 140 l/h) 220v, uma mangueira de chuverinho de banheiro e de um corpo de caneta.
Na bomba eu coloquei um filtro usando um tubo para filtro biológico de fundo e um chumaço de perlon/manta acrílica usada em filtragem mecânica em filtros para aquários (pretendo mais para frente colocar um pouco de carvão ativado para deixar a água sempre puríssima).

Quando esquenta demais coloco ao sair e ao voltar pedras de gelo, caso não água do purificador de água e a cada 4-7 dias eu desmonto e lavo tudo (e troco o perlon).
O pote está transparente (para melhor ver o nível da água), mas penso em encapar com papel contact preto (deixando um filete do pote sem para acompanhar o nível da água).
O "prato/base" para vasos está lá para facilitar manutenções.
Saiu bem mais em conta, por ser montado por mim sei cada peça (e como troca-la em caso de defeito) e disponho de um sistema de depuração e filtragem pratico.
Uma outra opção seria conservar o pote e utilizar um filtro de aquário:

Mas aí teria de deixar o pote bem mais cheio (para o caso de acabar a força o filtro possa reinicar sem problemas).