Gata acolhida não se dá com gata residente!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Porpy
Membro Júnior
Registado: domingo dez 16, 2001 7:42 pm

sábado mar 16, 2013 11:03 pm

Copio pedido de ajuda de uma pessoa que conheço. Parece que a gatinha não se dá mesmo com outros gatos. Já alguém daqui passou pelo mesmo?

"Estou muito desgostosa e venho procurar a vossa ajuda.
Recolhi da rua uma gatinha que soube ter sido abandonada. Estava no pátio da Casa do Artista e ela própria veio ter comigo, perseguiu-me e pediu festinhas. Achei uma atitude estranha para um gato da rua até que soube que não era da rua! :( Vim embora mas tive de voltar lá no dia seguinte para a ir buscar porque não conseguia deixá-la, sozinha, entregue ao frio de Janeiro.

Passaram-se dois meses e eu estou exausta da tentativa de fazê-la aceitar a minha gata. Tomei, cautelosamente, todos os procedimentos para a aproximação de ambas. Primeiro deixei que a novata se adapta-se ao novo ambiente enquanto se restabelecia da fraqueza que tinha, depois prossegui com a troca dos cheiros, depois longos períodos a observarem-se por uma janela ou pelo vidro da porta e a seguir confrontei-as na mesma divisão com a notava presa pela coleira, mas como a fúria dela é tanta que se esgana com a própria coleira, ultimamente tenho colocado a minha gata numa transportadora. Tem sido um abre e fecha portas e cuidados que já me desesperam.

A minha gata que eu julgava arisca, está de meter dó com tanto medo que tem a circular pela casa durante todo este tempo, coitadinha! A gata nova não bufa, em vez disso faz uns 'miados' estranhos, aflitivos, fortes e repete-os vezes sem fim sempre que vê a minha gata. Certa vez esqueci-me de fechar uma porta e deu-se o que se adivinhava ser um terrível encontro: :evil: embrulharam-se num pequeno instante e era só pêlo por todo o lado. Ela já consegue estar com a outra na mesma divisão sem miar infinitamente mas qualquer movimento da minha gata é suficiente para ela se pôr em sentido e iniciar a sinfonia.

Para além da má relação que tem com a minha gata, ela está quase que permanentemente a miar e a andar atrás de mim, o que tenho interpretado como 'carência', mas para além disso faz um som estranho que não sei bem descrever... é assim cavernoso e parece um choro e dou com ela nisto todos os dias mesmo quando tem a casa toda livre (estando a minha gata presa numa divisão), comidinha e varandas para apanhar sol... não percebo porque tantas vezes repete esse 'choro' e mia sem parar mesmo quando não confrontada com a outra gata. Chega a ser incomodativo porque ela monta uma orquestra com os seus sons.
Talvez ela não esteja feliz! :( :( É possível que ela tenha saudades da sua antiga casa?

Foram dois meses de muita atenção, cuidado e carinho... e não sei mais o que fazer. Estou a pensar procurar um novo lar para ela :'( onde não haja um segundo animal e ela consiga ser feliz e permitir que a minha gatinha volte a ser feliz na sua própria casa.

Estou preocupada, frustrada e cansada. Podem ajudar-me, por favor?
(Devo acrescentar que a minha gata é esterilizada e a nova também parece ser porque tem uma falha de pêlo em linha na zona da barriga)."

Posso acrescentar que o miar da gatinha nova é mesmo muito aflitivo e frequente quando está perto da gatinha residente. Pelo miar dela nunca diria que já passaram 2 meses lá em casa.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo mar 17, 2013 12:20 am

É triste querer ajudar e não poder. E desgastante toda essa situação. Pessoalmente gostaria de a ajudar, mas tenho 4 gatas e não dá para ter mais, ainda por cima uma gata com esse comportamento. Tbtenho uma com um feitiozinho assim para o especial, mas nãó tem havido nada de especial. Faço votos para que consiga arranjar alguém que fique com a gatita o mais rapidamente passivel, pq a situação não é a melhor para a sua gatita residente.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo mar 17, 2013 4:17 am

porque não levar a gatinha que ajudaram a ter lar a 1 Vet confirmar a esterilização?essa falta de pelo pode nada ser de cirurgia.

Quem sabe caso não esteja,sendo esterilizada tudo acalma aos poucos?esse animal deve estar sim muito traumatizado.

desejo boa sorte :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”