"Estou muito desgostosa e venho procurar a vossa ajuda.
Recolhi da rua uma gatinha que soube ter sido abandonada. Estava no pátio da Casa do Artista e ela própria veio ter comigo, perseguiu-me e pediu festinhas. Achei uma atitude estranha para um gato da rua até que soube que não era da rua!

Passaram-se dois meses e eu estou exausta da tentativa de fazê-la aceitar a minha gata. Tomei, cautelosamente, todos os procedimentos para a aproximação de ambas. Primeiro deixei que a novata se adapta-se ao novo ambiente enquanto se restabelecia da fraqueza que tinha, depois prossegui com a troca dos cheiros, depois longos períodos a observarem-se por uma janela ou pelo vidro da porta e a seguir confrontei-as na mesma divisão com a notava presa pela coleira, mas como a fúria dela é tanta que se esgana com a própria coleira, ultimamente tenho colocado a minha gata numa transportadora. Tem sido um abre e fecha portas e cuidados que já me desesperam.
A minha gata que eu julgava arisca, está de meter dó com tanto medo que tem a circular pela casa durante todo este tempo, coitadinha! A gata nova não bufa, em vez disso faz uns 'miados' estranhos, aflitivos, fortes e repete-os vezes sem fim sempre que vê a minha gata. Certa vez esqueci-me de fechar uma porta e deu-se o que se adivinhava ser um terrível encontro:

Para além da má relação que tem com a minha gata, ela está quase que permanentemente a miar e a andar atrás de mim, o que tenho interpretado como 'carência', mas para além disso faz um som estranho que não sei bem descrever... é assim cavernoso e parece um choro e dou com ela nisto todos os dias mesmo quando tem a casa toda livre (estando a minha gata presa numa divisão), comidinha e varandas para apanhar sol... não percebo porque tantas vezes repete esse 'choro' e mia sem parar mesmo quando não confrontada com a outra gata. Chega a ser incomodativo porque ela monta uma orquestra com os seus sons.
Talvez ela não esteja feliz!


Foram dois meses de muita atenção, cuidado e carinho... e não sei mais o que fazer. Estou a pensar procurar um novo lar para ela :'( onde não haja um segundo animal e ela consiga ser feliz e permitir que a minha gatinha volte a ser feliz na sua própria casa.
Estou preocupada, frustrada e cansada. Podem ajudar-me, por favor?
(Devo acrescentar que a minha gata é esterilizada e a nova também parece ser porque tem uma falha de pêlo em linha na zona da barriga)."
Posso acrescentar que o miar da gatinha nova é mesmo muito aflitivo e frequente quando está perto da gatinha residente. Pelo miar dela nunca diria que já passaram 2 meses lá em casa.