Rejeição das crias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarmenCGS
Registado: quarta fev 13, 2008 9:44 pm

terça abr 09, 2013 3:38 pm

Boa tarde.

A minha gata teve hoje 4 gatos e depois do nascimento do último ela não lhe ligou muito, e agora saiu de perto deles e não parece querer voltar. Como devo proceder para tentar convencê-la? E se ela os rejeitar? Acho que o último a nascer nem teve hipótese de mamar antes de ela sair. Ajudem, por favor.
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

terça abr 09, 2013 3:48 pm

Não tenho grande experiência, mas pelo que sei se a gata rejeitar não há nada a fazer, até os pode mesmo ferir.
Deve estar atenta e se isso realmente acontecer tem que os amamentar a biberão com leite especifico e estimular para fazerem as necessidades, assim como, deve mante-los sempre quentinhos, pode colocar uma botija de agua morna e cobertores em cima da botija para que eles fiquem quentinhos.

Contudo espere por mais opiniões...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 09, 2013 4:36 pm

É a primeira ninhada dela?
CarmenCGS

terça abr 09, 2013 4:56 pm

Não, ela já teve outras. É uma gata já idosa, com cerca de 12 - 13 anos, na verdade é do meu namorado e antes foi da avó dele. Teve poucas ninhadas ao longo da vida, 3 ou 4 no máximo e sempre foi boa mãe. Mas hoje simplesmente afastou-se dos bebés após o nascimento do último.

Se tiver que alimentá-los esta noite qual é a alternativa caseira para substituir o leite? É que só amanhã é que posso ir comprar leite apropriado para eles.
israel
Membro
Registado: sábado jul 13, 2002 6:05 pm

terça abr 09, 2013 6:13 pm

Boa tarde

A gata teve os gatinhos onde num cesto numa caixa? já tentaram sem pegar nos bebes se estiverem numa manta levanta-los para um local mais escondido numa caixa alta e confortavel com mantinhas e ao lado fora da caixa colocar com comida apelativa para a mae frango cozido ou raçao ou ate um paté e agua a disposiçao e areao tb tudo perto.a ver se a gata esta noite os recupera.se os rejeitar de vez tera q amamentar a biberao com leite em po o mixol out o da royal canin de 3h em 3h no minino e apos mamarem num biberao proprio tem q ser estimulados a fazer as necessidades com algodao humido e mante-los numa caixa ou cesta com uma botija de agua quente nao directa colocar um pano dps botija dps manta quentinha e colocar la os gatinhos.fechar a manta de maneira que fiquem proteguidos mas com ar para respiraram.Eu moro em GAIA-PORTO se tivesse mais perto eu podia ajudar directamente.

qq duvida estou ao dispor

cump Luisa e Israel
CarmenCGS

terça abr 09, 2013 7:38 pm

Já resolvi o problema. Afinal ela só não queria estar dentro da caixa que eu arranjei para eles ficarem. Lembrei-me de tirar os gatinhos da caixa e meti-os em cima da cama, junto com a mantinha que estava na caixa e ela foi logo tratar deles. Daqui a pouco vou pô-los num edredon no chão porque tenho medo que caiam da cama durante a noite, quando ela sai para fazer alguma coisa eles começam a andar à procura dela e é perigoso.

Ela sempre teve as ninhadas na rua e não está habituada a espaços muito restritos como uma caixa, por isso deve ter-se sentido presa e não gostou. Sempre foi muito independente da primeira dona, só ia a casa comer e receber uns miminhos e o resto do tempo passava no quintal entre a caça e os banhos de sol. Só desde que eu cuido dela é que começou a dormir dentro de casa.

O que importa é que os bébés já estão tratados.

Muito obrigada pelas respostas, as vossas dicas serão ser bastante úteis, em caso de necessidade, em situações futuras.
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

terça abr 09, 2013 7:44 pm

Ainda bem que ficou bem.

Mas só algo: com 12 - 13 anos acho que já é demais (embora eu não perceba muito de gatos, mas se forem como os cães...) para uma gata ter filhos.....
CarmenCGS

terça abr 09, 2013 7:54 pm

Eu sei. Como não havia disponibilidade financeira para esterilizar, ainda começámos a dar a pílula, mas na altura era só o meu namorado que estava com ela a tempo inteiro, (porque vivemos juntos há pouco tempo) e ele esqueceu-se de dar, então lá veio mais uma ninhada. Espero que tenha sido a última. Um parto rouba demasiada energia a uma velhota como ela, coitada, está de rastos. Assim que deixar de amamentar volta a tomar a pílula.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça abr 09, 2013 8:52 pm

Sabia que a pílula tem consequências muito graves para as gatas???
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 09, 2013 8:53 pm

Olhe pare de dar a pílula ao pobre animal. A pílula é péssima para a saúde dela e, coitadinha, já nem idade tem para ser esterilizada em completa segurança. Já devia estar esterilizara há anos e a gozar uma velhice tranquila.

Se gosta dela e tem respeito por ela, não a deixe sair de casa nunca e resolve o problema sem gastar um cêntimo.

Se por acaso tem em casa um macho, castre-o a ele e pronto. Sai mais barato.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça abr 09, 2013 8:55 pm

Responder

Voltar para “Gatos”