Comportamento gatinha bebé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
goliath
Membro
Registado: terça nov 02, 2010 12:03 pm

quarta abr 17, 2013 9:53 am

Olá a todos, a ver se me conseguem ajudar com os comportamentos de uma gatinha que uma amiga minha adoptou. Para perceberem a história, na empresa onde trabalho apareceram 5 gatinhos com cerca de 4/5 semanas segundo a Vet, como a mãe não aparecia e não podem haver animais na fábrica e já estávamos a ver um triste desfecho para os bichos, eu e mais uns colegas decidimos resgatá-los, como nenhum de nós tinha hipótese de ficar com todos, cada um ficou com um até arranjarmos donos, eu sei que tinha sido melhor para os pequenos ficarem todos juntos, mas não dava mesmo.

A que ficou comigo arranjou-se logo dono e como é uma amiga minha tenho estado bastante com a gata, neste momento já terá cerca de 8/9 semanas. É totalmente independente, come ração (Royal Canin Weaning) usa a areia sempre, vai para a caminha quando já não quer brincadeira.

É um amor, vem ter connosco, farta-se de fazer ronron, mas de vez em quando começa a morder as mãos a atacar, parece-me brincadeira, mas fico na dúvida se é ou não (num gato adulto consigo ver se é), a minha dúvida é se devo ignorá-la ou se posso incentivar a brincadeira, não quero que ela seja uma gata bravinha em adulta....

Basicamente é parecido com isto que ela faz:

http://www.youtube.com/watch?v=IWVcZnEZ02w

mas sendo as nossas mãos o alvo.

Já agora como a habituar ao nome?

Obrigado!
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta abr 17, 2013 10:22 am

esse mordiscar é tipico de animal bébé "mal sociabilizado".
eu corrigiria o comportamento pois possiveis futuros donos não vão gostar concerteza (um animal adulto mordisca com mais força).

dizer não num tom firme e afastá-la quando o fizer.

habituar ao nome ?? pois...repetição embora os gatos tenham alguma tendencia para sofrer de "audição seletiva" ou seja...só se a conversa lhes interessar.... :lol:
goliath
Membro

quarta abr 17, 2013 10:47 am

Ela já está com os donos definitivos eu quando estou com ela e quando ela começa a fazer isso agarro-a pelo cachaço (como fazem as mães) digo um não forte e afasto-a, não sei se isso é radical demais...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta abr 17, 2013 11:11 am

agarre-a pelo cachaço e "sacuda-a" levemente como as gatas fazem!
e afaste-a!

e....fotos da malandra ?!
goliath
Membro

quarta abr 17, 2013 11:13 am

Logo meto aqui umas fotos :)
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quarta abr 17, 2013 3:38 pm

A minha Xena também faz isso, também a estou a corrigir para ser bem comportada :lol: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta abr 19, 2013 4:26 pm

Chame-lhe Maria. As minhas duas Marias sabem perfeitamente como se chamam e respondem logo ao nome. Já as outras, vá-se lá saber porquê, não ligam aos nomes que têm.

E não estou a gozar, é mesmo verdade.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta abr 19, 2013 4:55 pm

omg...chamar maria à gata.... :o

antes fosse Choco.... :o
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

sexta abr 19, 2013 6:05 pm

o meu gato tem muitos nomes e, tal como a homeless disse, se lhe interessar, vem sempre, independentemente do que lhe chamo.

já o do meu primo, responde muito bem ao nome.

li algures que eles respondem mais a nomes curtos e simples, acabados em 'i'. mais por isso é que o meu se chama, oficialmente, johnny, mas não noto que responda mais a esse do que aos restantes.

mas tente da maneira como se faz aos cães: repetição.
Punisheiro
Registado: sábado nov 17, 2012 10:43 am

segunda abr 22, 2013 7:35 pm

Boas, no sábado eu e a minha mulher achámos uma gatinha siamesa que ronda as 4 semanas, trouxe mo na para casa , é claro que vinha carregada de pulginhas, mas após alguma paciência, á partida ficou limpinha.

O problema é que ela passa o dia todo deitada no sofá a dormir, e so come se nos lhe meter mos o prato á frente, desde sábado que só fez cócó uma vez,será este um comportamento normal para uma gata da sua idade?que estava abandonada e a viver em condições deploráveis.

A minha Pingas ainda anda desconfiada..com a sua nova amiga.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda abr 22, 2013 8:48 pm

Essa gatinha devia ter ido imediatamente ao vet, para ser desparasitada convenientemente e bem vista. Não, esse comportamento não é normal para um animal dessa idade e não deveria ser junta à residente sem um período de quarentena
Responder

Voltar para “Gatos”