Domesticar gato bebe

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado abr 20, 2013 12:51 pm

Há uns tempos atrás trouxe para casa três gatinhos irmãos, com dois meses pensando dá-los para adopção mas, que acabaram por ficar, estão agora com um ano.
As duas gatinhas vieram com a mãe que ficou a recuperar por uns dias e depois foi esterilizada e devolvida ao dono.
O gatinho só conseguimos apanhá-lo 15 dias depois e chegou super meigo como se sempre tivesse vivido aqui e connosco.
As meninas eram muito medrosas, mal me sentiam entrar no quarto onde estavam escondiam-se logo debaixo dos móveis. Uma delas em poucos dias aceitou festas, colo e a interagir, já com a irmã foi mais difícil. Durante algum tempo não se deixava pegar, quando de surpresa conseguia fazê-lo ficava assustadíssima, o medo era tanto que nem se mexia quando recebia festas. Optei por não a forçar, só a agarrava quando necessário mesmo. Todos os dias e várias vezes ao dia ia para junto deles e brincava com uma caninha daquelas com um ratinho pendente que chia, eles adoravam a brincadeira, a medrosinha esticava-se debaixo dos móveis só cabecita e patitas de fora para brincar também. Se eu me aproximava fugia. Fui repetindo isto por algum tempo, ela começou a sair do esconderijo para brincar, a vir-me cheirar as mãos até a subir para o meu colo mas se eu fizesse algum movimento ela fugia e voltava a esconder-se, por isso fui-a deixando explorar, deixei-a ter o seu tempo. Ao fim de algum tempo fez-se uma gatinha muito meiga, a gostar de colo e mimos, adaptou-se bem a todos os gatos e às cadelinhas. Continua sim a ser medrosa com pessoas estranhas, mal persente alguém que não é habitual e ela não se vai esconder mas trepa para o móvel mais alto donde pode controlar mas não ser apanhada facilmente.

Penso que com tempo e paciência também vai conseguir que esse gatinho ganhe confiança, pois pelo que conta ele comporta-se agora tal como a minha Luz fazia.

Boa sorte com o pequenito...
Responder

Voltar para “Gatos”