Boas, antes de mais peço desculpa caso este topico não esteja na secção correcta. Então o que me trás aqui é o seguinte, eu tenho uma gatinha com 3 aninhos muito linda, que desde muito nova foi habituada a conviver com um gato que era do vizinho e que saltava do apartamento dele para vir para minha casa ou vice versa, tudo para estarem juntos. Infelizmente tive de mudar de casa e a gata nunca mais o viu, noto que a gata inicialmente ficou um pouco tristonha apesar de não lhe faltarem mimos. Agora é o seguinte, tanto gosto de cães como de gatos e como ja tenho uma gatinha estava a pensar em adoptar um caozinho porte pequeno/médio, agora a minha questão é como moro num apartamento eles vão ter que conviver um com o outro como é lógico, da mesma maneira que passarei muito tempo com ambos. O que queria saber é se é possivel juntar os 2 no apartamento, sem que ajam conflitos, e quem sabe até que se possam dar bem e que brinquem um com o outro ?
Cumps
adoção de cão e juntar a gato
Moderador: mcerqueira
Boa noite, não sou a pessoa mais indicada para o ajudar porque não tenho cães, mas já que não consigo encontrar outros tópicos que o ajudem, deixo aqui a minha humilde opinião.
O cão é bebé? Se não é, é um cão que se dá bem com gatos? Estas questões são essenciais para haver uma boa adaptação, pois a gatinha reagirá melhor a um animal que não seja agressivo para com ela.
O meu namorado tem uma gata com cerca de 2 anos e há coisa de um ano adoptou 2 cachorros. A gata já tinha tido uma má experiência com membros novos (neste caso um gato bebé e não tinha aceite o pequeno, que depois ficou comigo), mas deu-se muito bem com os cães.
O que ele fez foi habituar a gata ao cheiro dos cães, tendo-os numa divisão e a gata solta pela casa durante 1 dia. Depois começou a abrir um bocadinho a porta para eles se verem, mas sem contacto e para ela se sentir segura.
Mais uns dias de separação e a gata foi começando a ter curiosidade e a aproximar-se da divisão. Começámos a deixá-los interagir, sempre a controlar. A gata cheirava e fugia...
Depois de basntantes dias e de interacção controlada começou a aproximar-se dos cachorros e a brincar com eles (dando patadas, correndo...). Nunca os deixávamos sozinhos, até que ela ganhou confiança. Agora dormem juntos e são todos amigos...
A questão aqui será: não faça aproximações bruscas do género de colocar a gata ao pé do cão forçadamente. deixe-a habituar-se e ser ela a procurar e, acima de tudo, controle bem o tempo em que estão juntos até eles se sentirem bem.
O cão é bebé? Se não é, é um cão que se dá bem com gatos? Estas questões são essenciais para haver uma boa adaptação, pois a gatinha reagirá melhor a um animal que não seja agressivo para com ela.
O meu namorado tem uma gata com cerca de 2 anos e há coisa de um ano adoptou 2 cachorros. A gata já tinha tido uma má experiência com membros novos (neste caso um gato bebé e não tinha aceite o pequeno, que depois ficou comigo), mas deu-se muito bem com os cães.
O que ele fez foi habituar a gata ao cheiro dos cães, tendo-os numa divisão e a gata solta pela casa durante 1 dia. Depois começou a abrir um bocadinho a porta para eles se verem, mas sem contacto e para ela se sentir segura.
Mais uns dias de separação e a gata foi começando a ter curiosidade e a aproximar-se da divisão. Começámos a deixá-los interagir, sempre a controlar. A gata cheirava e fugia...
Depois de basntantes dias e de interacção controlada começou a aproximar-se dos cachorros e a brincar com eles (dando patadas, correndo...). Nunca os deixávamos sozinhos, até que ela ganhou confiança. Agora dormem juntos e são todos amigos...
A questão aqui será: não faça aproximações bruscas do género de colocar a gata ao pé do cão forçadamente. deixe-a habituar-se e ser ela a procurar e, acima de tudo, controle bem o tempo em que estão juntos até eles se sentirem bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
Boa noite, no meu caso foi ao contrário, tenho um chihuahua com 1 ano e uns meses e recentemente decidi adoptar uma gatinha bebé, no primeiro dia o que fiz foi deixar a gatinha isolada do meu Rufus, só se podendo cheirar por baixo da porta, no dia seguinte decidi então chegá-la um pouco perto do Rufus, ela nos primeiros 2 dias bufava-lhe, e aos poucos fui os juntando um pouco todos os dias sempre a vigiá-los e agora brincam muito e já se adoram
acho que desde que faça a aproximação progressivamente vai obter bons resultados
boa sorte e vá dando noticias 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Deixo-lhe um artigo que talvez lhe seja de alguma utilidade:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48813
"JUNTAR GATO E CÃO"
Boa sorte,
Leo
Deixo-lhe um artigo que talvez lhe seja de alguma utilidade:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48813
"JUNTAR GATO E CÃO"
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu não quero ser a má da fita mas pense bem porque há gatos e gatos. Um dos meus gatos nunca aceitou a minha cadela e já lá vai um ano. Fica completamente alterado ao ponto da vet deles me dizer para parar com as tentativas de os habituar. Tive que mudar toda a minha logística e fazer algumas alterações à minha casa de forma a proporcionar qualidade de vida a todos. Deve ser um caso em 1000 (até porque com o outro é tranquilo) mas há sempre esta hipótese.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."