eu à minha gatucha deixei-a comer à vontade até aos 12 meses (apesar de ter sido esterilizada com 6). simplesmente deixava comida na taça e ela que comesse à vontade, eu ia repondo.
agora já lhe controlo as doses e dou 50/55 gramas todos os dias. tendo só uma gata, claro que se torna fácil controlar. já elogiaram a 'elegância' da bichinha no vet, pelo que acho que estou a fazer um bom trabalho

já não arrisco deixar-lhe a comida à discrição. só o faço quando tenho de ir passar um fim de semana fora, e nesse caso deixo-lhe imensa comida, mas já reparei que se lhe deixo uma taça ela come uma taça, se lhe deixo duas ela come as duas, se lhe deixo um tupperware enorme cheio ela come quase tudo... quase que juro que a acho mesmo bem mais gorda quando volto de um desses fins de semanas, ela come que nem uma lontra e não tem qualquer noção de quando parar! portanto acho que o melhor é controlar-lhe as doses.
uma vez por semana dou um miminho (paté) e vou dando biscoitinhos. às vezes dou paté duas vezes por semana quando a quero compensar por alguma coisa xD continua elegante