Tratamento para Dermatite miliar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo jun 09, 2013 8:42 pm

Olá boa noite a todos!

Gostaria de partilhar convosco algo que nem sei se me deixa chocada :o ou confusa :roll:

Depois de algumas consultas e um bom par de exames de diagnostico em cada uma delas, foi diagnosticado á gatinha de uma amiga minha uma Dermatite Miliar Endocrina.

Hoje fui lá a casa visita-la e é aonde ela me coloca ao corrente de todo o percurso da gatinha, é a unica gatinha que tem e nem sequer tem muita experiência em doenças, dai nem ter reparado na medicação....
Quando ela me mostra a caixa dos comprimidos qual é o meu espanto quando consto que é pura e simplesmente uma pilula para gata talvez a mais comercializada e conhecida de todos nós nem que seja de ouvir falar!

Penso automaticamente que pode ter sido um erro de medicação mas pelo sim pelo não fui ler a bula e eis que esta lá a terapia para dermatite miliar...

Fiquei chocada!!!! Então os profissionais de medicina veterinária promovem com tanto afinco que a pilula faz mal. que provoca o cancro e bla bla e depois o mesmo principio activo e neste caso o mesmo medicamento é usado para a dermatite miliar endócrina???!!!!

Reparem, se este medicamento for usado como preventivo de cio é dado um comprimido de 15 em 15 dias, para o tratamento da dermatite miliar endocrina e dada uma dosagem muito mais agressiva e tendo já em conta que a avisaram que este tratamento pode ter de se prolongar por alguns meses.... Peço desculpa por nao partilhar a dosagem que a gatinha toma para fazerem comparação mas infelizmente como sabem existe ai muita boa gente que gosta de "brincar aos veterinários" e antes que tenham ideias de auto-medicar....

Fiquei mesmo confusa com esta situação e já agora o diagnostico e terapia foi feito e dado por um hospital veterinario bastante conhecido e com um nome a preservar, portanto creio que eles sabem o que estão a fazer, o que me deixou ainda mais baralhada.... :roll: :roll: :roll: :o :o :o :o
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jun 09, 2013 9:57 pm

Boa noite, Ana. Ainda que ande por aqui algum veterinário (e. mesmo assim, não lhe pode ver o diploma na parede), penso que o melhor seria procurar esclarecer-se junto do vet que fez a prescrição ou mesmo do seu -- ou dos dois, melhor ainda, que assim fica com duas opiniões.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo jun 09, 2013 11:12 pm

Tassebem Escreveu:Boa noite, Ana. Ainda que ande por aqui algum veterinário (e. mesmo assim, não lhe pode ver o diploma na parede), penso que o melhor seria procurar esclarecer-se junto do vet que fez a prescrição ou mesmo do seu -- ou dos dois, melhor ainda, que assim fica com duas opiniões.
Tassebem, nao vou ao Hospital onde a minha amiga foi pois de modo algum quero lá ir "armada aos cucos" e questionar a prescrição, mas sim, quando for ao vet das minhas miúdas vou tocar nesse assunto que me está a fazer muita confusão...

De qualquer maneira tenho andado aqui a pesquisar bulas de algumas pilulas e todas falam que serve para o tratamento da dermatite miliar endocrina, o que nos prova que o principio activo do tratamento para esta doença é o mesmo principio activo que inibe o cio nas gatas ou nas cadelas o tal que se promove que faz tanto mal....

Deveras estranho isto....
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jun 10, 2013 12:23 am

Não digo para ir a Ana, mas a sua amiga.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça jun 11, 2013 7:11 pm

Porque essas dermatites são responsivas à progesterona. Neste caso o risco-benefício tende para o tratamento da dermatite.
AnaNuno
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 10:48 pm

ZezinhoManel Escreveu:Porque essas dermatites são responsivas à progesterona. Neste caso o risco-benefício tende para o tratamento da dermatite.
Realmente hoje passei pelo meu vet para comprar pipetas para as miudas cá da casa e aproveitei para referir este assunto e na realidade é usado o contraceptivo oral para o tratamento da dita dermarite.

Claro que se parte do principio que os benefícios neste caso são superiores aos malefícios, mas o que realmente assusta é o que já referi: como contraceptivo é dada uma única dose de 15 em 15 dias e para o tratamento da dermatite e usada uma dosagem muitíssimo superior e agressiva com a possibilidade de se arrastar por meses, qual será nestes casos os resultados a longo prazo dos efeitos nocivos? Eu creio que serão superiores a uma toma de pilula normal
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta jun 14, 2013 7:55 pm

AnaNuno Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu:Porque essas dermatites são responsivas à progesterona. Neste caso o risco-benefício tende para o tratamento da dermatite.
Realmente hoje passei pelo meu vet para comprar pipetas para as miudas cá da casa e aproveitei para referir este assunto e na realidade é usado o contraceptivo oral para o tratamento da dita dermarite.

Claro que se parte do principio que os benefícios neste caso são superiores aos malefícios, mas o que realmente assusta é o que já referi: como contraceptivo é dada uma única dose de 15 em 15 dias e para o tratamento da dermatite e usada uma dosagem muitíssimo superior e agressiva com a possibilidade de se arrastar por meses, qual será nestes casos os resultados a longo prazo dos efeitos nocivos? Eu creio que serão superiores a uma toma de pilula normal
É a mesma coisa comparar um anti-inflamatório. Se tomar esporadicamente devido a uma gripe (durante 4 ou 5 dias) o risco de causar problemas cardiovasculares, renais, hepáticos, entre outros, é mínimo. Se tiver uma dor de cabeça de 15 em 15 dias e tomar sempre anti-inflamatório esse risco vai subindo por ai adiante...
Responder

Voltar para “Gatos”